• Nenhum resultado encontrado

6 PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS

6.2.2 Plano de aula do 2º ano do Ensino Médio

Para o segundo ano do Ensino Médio, a Coleção Escola Aprendente orienta que os professores escolham conteúdos associados à Ciência Política, que envolvem participação política e cidadania. Nos planos que seguem abaixo se identifica por parte dos professores, porém, uma sequência alternada e opções diferentes das recomendas. E novamente com os aspectos estudados por Meucci e Bezerra (2014), os documentos legais não se constituem como únicos para a definição do currículo.

Quadro 10 – Conteúdos da Sociologia – Segundos Anos

Professores Conteúdos escolhidos

Letícia

Orientação feita pelo livro: Sociologia para jovens do Século XXI CAP. 9 - “Tudo que é sólido se desmancha no ar”: capitalismo e barbárie

O objetivo principal é refletir sobre o desenvolvimento, as características e as contradições do capitalismo. Outro objetivo é apresentar as propostas alternativas, econômicas e políticas, que se apresentaram ao longo do desenvolvimento do capitalismo, denominadas socialismo e comunismo.

Abordagem teórica: Karl Marx – Friedrich Engels – Tom Bottomore – Milton Santos – Noam Chomsky – Robert Owen – Charles Fourier – Vladimir Lênin – Leon Trotsky – Josef Stalin – Afrânio Mendes Catani.

CAP. 10 - “Todo mundo come no mcdonald’s e compartilha no facebook?” Globalização e neoliberalismo

O objetivo deste capítulo é refletir sobre o atual momento da expansão do capitalismo mundial, denominado “globalização”.

Abordagem teórica: Paul Singer – Karl Marx – Friedrich Engels – François Chesnais – Michel Chossudovsky – Virgínia Fontes – Marildo Menegat – Eric Hobsbawn – David Harvey. CAP. 11 - “Um novo fast food para você”: o mundo do trabalho e a educação

Este capítulo tem como objetivo apresentar as discussões sobre as grandes transformações no mundo do trabalho e na reprodução do capital.

Abordagem teórica: Ricardo Antunes – Gaudêncio Frigotto – Pierre Bourdieu – Eric Hobsbawn – István Mészáros – Laura Tavares.

CAP. 12 – “O mercado exclui como o gás carbônico polui”: capital, desenvolvimento econômico e a questão ambiental

Apresentar a atual questão ambiental como uma discussão de caráter sociológico, fazendo as necessárias conexões teóricas entre esse tema e o desenvolvimento do capitalismo no planeta. Abordagem teórica: Selene Herculano – István Mészáros – David Harvey – Karl Marx – Friedrich Engels.

CAP. 13 – “É de papel ou é para valer?” Cidadania e direitos no mundo e no Brasil contemporâneo

Definir historicamente os conceitos cidadania e direitos, com as suas características ao longo do tempo e suas relações com as desigualdades sociais, assim como debater a questão da longa e tortuosa trajetória da cidadania e dos direitos na História do Brasil.

Abordagem teórica: T. H. Marshall – Wanderley Guilherme dos Santos – José Paulo Netto – Elaine Behring – Ivanete Boschetti – Maria Lucia Teixeira Werneck Vianna.

CAP. 14 - “O estado sou eu.” Estado e democracia.

Caracterizar as funções do Estado moderno e apresentar o debate sobre o caráter da democracia no mundo contemporâneo.

Abordagem teórica: Max Weber – Friedrich Engels – Rousseau – Locke – Montesquieu – Adam Smith – Boaventura de Sousa Santos – Robert Michels – Evelina Dagnino.

CAP. 15 – “Não é só pelos R$ 0,20 centavos!” Movimentos sociais ontem e hoje

Definir e caracterizar os movimentos sociais através da História, apresentando o papel que desempenharam na luta por direitos e por democracia no Brasil contemporâneo.

Abordagem teórica: Karl Marx – Eder Sader – Ana Maria Doimo – Evelina Dagnino – Marcelo Badaró.

CAP. 16 – “Na telinha da sua casa, você é cidadão?” O papel da mídia no capitalismo globalizado

O poder da mídia no mundo moderno é uma questão que está permanentemente presente no mundo dos jovens. Neste capítulo, pretendemos refletir, de um ponto de vista crítico, esse poder e suas interseções com o cotidiano da juventude.

Abordagem teórica: Marshall McLuhan – Jürgen Habermas – Walter Benjamin – Marilena Chauí – Jean Baudrillard – Muniz Sodré – Pierre Bourdieu.

Joana

Orientação feita pelo livro: Sociologia O sentido do trabalho: da manufatura à tecnologia. Livro p. 110 a 113.

- O trabalhador e o trabalho no mundo atual: trabalho alienado e noções de mais-valia. (Teórico: Karl Marx). Livro p. 108 a 109 e 111. O trabalho em crise: emprego, trabalho e desemprego. O labirinto do mercado de trabalho: Livro p. 114 a 123. Diferenciações no trabalho: mulheres no trabalho e desigualdades étnico-raciais no mercado de trabalho. Livro: p. 124 a 129.

Tecnologia, trabalho e mudanças sociais.

- As tecnologias transformam as sociedades: da manufatura à tecnologia. Livro p. 136 a 138. (Usar o quadro da p.136/137); Organização do trabalho no século XX: Keynesianismo, taylorismo/fordismo, toyotismo. Livro: 138 a 142; A flexibilidade e a sociedade (Neoliberalismo e seus desdobramentos, a terceirização do trabalho. Livro: p. 143 a 149; Novo perfil do trabalhador precarização do trabalho, mudanças e novas configurações do trabalho (Livro: p. 150 a 153; p. 156 a 161); Sindicatos e seus desafios: livro p. 154 a 156. A cultura e suas raízes

- O que é Cultura? Cultura e civilização (Imperialismo/ etnocentrismo) e Relativismo Cultural: Livro p. 170 a 175; Nós e os outros (Diversidade e identidade Cultural): Livro p. 176 a 187; Indústria cultural e práticas sociais/ A cultura que se mundializa/ individualização e cultura: Livro: p. 190 a 196; Mudanças culturais na sociedade global (Resistências e culturas alternativas): Livro p. 188 e 189. (Texto complementar)

Sociedade e religião

- A religião como instituição social: p. 202 a 206; A religião na visão da Sociologia Clássica: Comte, Durkheim, Weber e Marx. Livro p. 207 a 210; A religião em tempos de globalização (pontuar o poder simbólico da Religião – Bourdieu): Livro p. 211 a 213; Fundamentalismo e conflitos religiosos: Livro p. 217 a 220; A religiosidade no Brasil. Livro p. 221 a 223.

Renata

Orientação feita pelo livro: Tempos modernos, tempos de sociologia A teoria Sociológica de Émile Durkheim; Capítulo 3: O Apito da Fábrica.

- Compreender o papel da Sociologia, ou seja, desnaturalizar os fenômenos sociais, a partir das contribuições da Sociologia de Émile Durkheim.

A teoria Sociológica de Max Weber; Capítulo 4: Tempo é dinheiro!

- Identificar no cotidiano, a partir da Sociologia de Max Weber, na Reforma Protestante e na Revolução Científica os elementos que contribuíram para a racionalização do mundo moderno.

Sociabilidade Urbana: Teoria Sociológica de Georg Simmel: Capítulo 5: A metrópole Acelerada.

- Compreender que a modernidade propicia no cotidiano das pessoas que vivem em centros urbanos uma série de paradoxos.

Teoria sociológica de Karl Marx: Capítulo 6: Trabalhadores, uni-vos!

- Compreender que a concepção de história de Marx está centrada na ideia de luta de classes. - Compreender que as transformações de ordem social e econômica não se dão à margem das transformações culturais, gerando conflitos de valores.

Poder e política: Capítulo 7: Liberdade ou Segurança?

- Compreender duas características centrais da democracia, que são vigilância permanente e participação dos cidadãos.

- Relações de Poder: Capítulo 8: As muitas faces do Poder.

- Entender os processos históricos que geraram novas instituições de controle modernas e a formação das sociedades disciplinares.

As Instituições Sociais e o processo de Socialização: (Capítulo 9: Sonho de Civilização). - Compreender a concepção de indivíduo como historicamente construída e a subjetividade individual como resultado do processo de socialização.

- Compreender que a relação entre consumo e lazer tem suas origens nas metrópoles modernas. E que os recursos tecnológicos não apenas contribuem para a praticidade da vida, mas também podem alterar a forma como percebem o mundo.

- Metodologia científica das Ciências Sociais: Capítulo 11. Caminhos Abertos pela Sociologia.

- Refletir sobre as diferentes construções teórico-metodológicas acerca do objeto da Sociologia. Diferenciar o pensamento científico e de senso comum.

João

Orientação feita pelo livro: Sociologia hoje Unidade 2

Cap. 6 – Pensando a Sociedade – página 118

Objetivo: Nesta etapa apresentar a disciplina e começar a introduzir a sua importância na sociedade e para eles no Ensino Médio.

Cap. 7 – O mundo do trabalho – página 134 Cap. 8 – Classe e Estratificação social – página 152

Objetivo: apresentar os clássicos da sociologia para os alunos aprenderem que a disciplina se fundamenta em autores que discutem a realidade social

Cap 9 – Sociologia brasileira – página 168

Objetivo: Compreensão do desenvolvimento da Sociologia no Brasil. Cap 10 – Temas contemporâneos da Sociologia – página 184 Objetivo: Apanhado de todos os conteúdos.

Ivone Orientação feita pelo livro: Sociologia para jovens do Século XXI O poder e suas manifestações: TD sobre poder e dominação.

Conceito de poder;

- Formas de poder: econômico, ideológico e político; - Tipos de dominação legítima segunda Max Weber: legal, tradicional e carismática.

Estado e política institucional: TD sobre Política. Capítulo 14 - Conceito de política;

- Estado Moderno: conceito, surgimento e tipos; - Formas de governo: autocracia, teocracia e democracia; - Regimes políticos: monarquia e república; - Os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; - Espectro político: Esquerda e Direita.

Direitos, cidadania e participação: Capítulo 13 e Capítulo 15 - Conceito de política;

- Estado Moderno: conceito, surgimento e tipos; - Formas de governo: autocracia, teocracia e democracia; - Regimes políticos: monarquia e república; - Os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; - Espectro político: Esquerda e Direita.

Desigualdades sociais no Brasil: causas e efeitos: Capítulo 19 - Fenômenos gerados pelas desigualdades sociais;

- Exclusão / marginalidade social; - Pobreza; - Violência; - Criminalidade. Fonte: Elaborado pela autora com base nos dados da pesquisa, 2020.