• Nenhum resultado encontrado

Primário e secundários habilitados com uma das seguintes qualificações em Ciências da Educação [não especificada]; Diploma de estudos superiores especializados; Curso de formação de formadores com duração igual ou superior a trezentas horas (30 créditos) [INFQ, 2013: 2].

O documento reconhece a importância da avaliação enquanto garante do "sucesso dos processos formativos, uma vez que permite aferir os resultados de uma acção formativa ao nível do impacto no desempenho qualificado de uma profissão" (INFQ, 2013: 8). Nesse sentido, propõe o desenvolvimento de dispositivos de acompanhamento e avaliação da formação que permitam adequar os saberes às necessidades profissionais, intervir em situações-problema, identificar casos de sucesso e difundir boas-práticas (idem).

Quanto ao sistema de creditação das acções formativas, o número de créditos será determinado em função do número de horas da acção, equivalendo dez horas a um crédito. Assim, por exemplo, uma acção de formação de 400 horas terá a equivalência de 40 créditos (idem: 12).

A certificação das qualificações, no âmbito da formação inicial, cabe às instituições de formação de professores públicas. Já a certificação da formação contínua pode ser feita por qualquer instituição formadora, desde que acreditada e seguindo as normas definidas (idem: 13). No caso de formação efectuada fora de Angola, o seu reconhecimento ou equivalência deverá obedecer ao regime jurídico em vigor13 .

3.4

Plano Mestre de Formação de Professores 2008-2015

Em 2007, Pinda Simão, Vice-Ministro da Educação de Angola, afirmava na introdução do guia Formar Professores Hoje(Roegiers: 2007) que o seu ministério contava ainda com "um grande número de professores que dão aulas sem a agregação pedagógica e mesmo sem a formação mínima exigida". Assim, em virtude da necessidade de "reforçar e aperfeiçoar a formação contínua e em serviço dos professores em todos os níveis de ensino", estariam a ser realizadas acções de formação e de actualização de professores, à data, no âmbito da reforma educativa em curso.

13Despacho n.º 63/83, de 14 de Julho, publicado em Diário da República n.º 165, 1.ª série; Lei n.º 13/01 de 31 de Dezembro (Lei de Bases do Sistema de Educação), publicado em Diário da República n.º 65, 1.ª série.

Com efeito, num quadro de reforma educativa, traduzido por inovações, a formação de profes- sores assume uma importância fulcral, porquanto "constitui um veículo muito importante para assegurar a adesão de todos os actores à mudança, fazer evoluir as representações dos professores, fazer evoluir as suas práticas profissionais e garantir a transferência das competências adquiridas, no terreno" (Roegiers, 2007: 3).

Numa lógica de mudança que é determinada do topo da pirâmide do sistema educativo (Ministério da Educação) para a base (professores), é normal que se assista a uma forte resistência à mudança, pelo que de nada serve ignorá-la. É importante, outrossim, estudar formas de resolver o problema (idem: 12-13). Registamos alguns factores que podem facilitar e consolidar a mudança em contexto educativo, conforme apontados por Roegiers (idem: 7):

1. Revisão dos textos reguladores e programas escolares; 2. Ferramentas de trabalho docente apropriadas;

3. Supervisão e acompanhamento das práticas em mudança;

4. Trabalho conjunto entre comunidades docentes e directores de escolas, da mesma escola e entre escolas;

5. Formação contínua para enfrentar os problemas que forem surgindo;

6. Avaliação regular das mudanças empreendidas e consequente adequação de objectivos, metas e recursos.

Sob a matriz destes princípios defendidos por Roegiers, surgiu em 2007 o Plano Mestre para a Formação de Professores em Angola (PMFP). Definindo-se como um plano directório de todos os projectos de formação de recursos humanos para o ensino primário e secundário, o PMFP visava o desenvolvimento profissional de professores e gestores escolares, no quadro da reforma educativa, de 2008 a 2015. A sua elaboração esteve a cargo de uma equipa de técnicos do INFQ, gestores e formadores angolanos, e técnicos do Bureau d’Ingénierie en Éducation et en Formation(BIEF)14, com o apoio técnico e financeiro da UNICEF, sob a alçada do MED. Na introdução do PMFP, o Ministro da Educação à data, António Burity da Silva Neto, atribuía-lhe:

um papel estratégico na vida Nacional, cuja configuração e forma de implementação defini- rão uma política global de formação de profissionais da educação que possam contribuir para que o Sistema Educativo Angolano acompanhe a transformação acelerada do mundo,

73 3.4. Plano Mestre de Formação de Professores 2008-2015

a partir do desenvolvimento de competências básicas necessárias para «aprender a apren- der ao longo da vida». E isso só poderá ser conseguido com uma gestão democrática, e com o desenvolvimento de um compromisso social, ético e político da docência e daqueles que auxiliam a sua realização, com base na reflexão crítica [MED; UNICEF; BIEF, 2007: 4].

O PMFP identifica, como principais problemas da formação inicial de professores, a sua pouca eficácia, o baixo nível de exigência do perfil de entrada dos alunos nas instituições de formação, a distribuição geográfica inadequada dos professores, uma utilização descoordenada das instâncias de formação (Institutos Médios Normais de Educação, Institutos Politécnicos e Escolas do Magistério Primário); desarticulações em torno da reforma do sistema educativo; e ainda uma descoordenação a nível de esforços de formação de professores externos ao MED (e.g.: ADPP, Instituto de Ciências Religiosas - ICRA e formações nos PALOP).

Tentando responder a estas problemáticas, os objectivos do PMFP (idem: 9) passam por:

1. Promover a reflexão sobre a formação de professores em Angola;

2. Contribuir para melhorar a qualidade da formação dos professores, nas modalidades inicial, contínua e à distância;

3. Propor acções para melhorar a qualidade do desempenho dos diferentes actores educativos (directores, supervisores e formadores das EFP);

4. Funcionar como um plano directório das acções do MED e das acções dos diferentes projectos externos, ao nível da formação de professores, estabelecendo a coordenação e a articulação entre elas, garantindo uma maior coerência interna, e promovendo a eficácia dos recursos existentes.

As acções planeadas assentam em oito eixos de intervenção, sendo os primeiros quatro gerais e comuns às formações inicial, contínua e à distância, a saber: (1) pilotagem e avaliação do programa da reforma do subsistema de formação de professores; (2) criação de capacidades administrativas e de gestão para sustentar a formação a nível nacional e provincial; (3) criação de uma base material mínima necessária ao desenvolvimento das diferentes acções e (4) formação dos principais actores da formação de professores. Os eixos cinco a oito, mais direccionados a cada tipo de formação docente, propõem a (5) criação de um dispositivo de gestão e administração da formação contínua e à distância, com aumento da oferta de cursos, visando a (6) melhoria da equidade e da qualidade da formação contínua. No caso da formação inicial, (8) propõe-se a

revisão das políticas de acesso às instituições de formação de professores e a (7) melhoria da própria qualidade da formação (idem: 15).

As acções previstas no Plano não têm surtido, porém, os resultados esperados. Tome-se, como exemplo, a "revisão dos programas de formação inicial" (acção 8.2), cuja fase de experimentação deveria ocorrer em 2013. Sabemos, contudo, que em 2013 os programas em uso nas EFP se mantiveram, com a agravante inexistência de programas curriculares para algumas disciplinas, especialmente em cursos mais recentes como Educação Física e Educação Visual e Plástica. Outro exemplo ainda não conseguido do PMFP compreende a "elaboração de materiais didácticos para a formação inicial" (acção 8.3), a desenvolver entre 2007 e 2012 (idem: 46). A formação de professores tem feito uso de manuais do ensino geral, pela inexistência de manuais específicos, o que aliás constituiu uma das recorrentes queixas dos docentes.

As estratégias do PMFP perseguem modelos, discursos e agendas universais de educação, como o objectivo da aprendizagem ao longo da vida (a que Neto alude na introdução ao PMFP), e não meramente lógicas nacionais. Importará, assim, reflectir acerca das chamadas de atenção feitas por Dale (2004) e Charlot (2007), sobre o impacto das organizações internacionais nas políticas educativas nacionais, subordinadas às lógicas económicas de qualidade e eficácia. Embora a balança possa apresentar repercussões positivas e negativas, no caso que expomos em seguida, cremos lidar com um efeito nefasto da lógica de decalque.

No âmbito do PMFP, a consultoria do BIEF introduziu no sistema educativo angolano o conceito do "Enfoque por Competências", abordagem metodológica filiada na Pedagogia da Integração, numa versão desenvolvida por aquele organismo, à luz das teses do sociólogo Philippe Perrenoud. Apesar das devidas considerações em torno do contexto particular de Angola e das adaptações feitas, temos assistido (desde 2009) a resultados pouco positivos desta abordagem pedagógica.

Para além da vulgar resistência à mudança por parte dos agentes educativos, aliada à fraca motivação de uma grande fatia do corpo docente para a profissão, há a registar deficiências na modalidade de formação orientada para preparar os professores para esta metodologia de ensino-aprendizagem: desnivelamento entre a formação científico-didáctica dos professores e os pressupostos cognitivos da metodologia, escasso número de horas de formação, abordagens muito teóricas e poucos exemplos de aplicação às práticas lectivas. Além disso, nem sempre se verificou a multiplicação de resultados esperada da formação em cascata (as primeiras formações, em Luanda, seriam reproduzidas até aos professores nas províncias). Há ainda a juntar as