• Nenhum resultado encontrado

PODER E LEGITIMAÇÃO DAS POSIÇÕES DE MANDO

No documento Download/Open (páginas 41-45)

Observa-se que através do carisma o líder é visto como escolhido e enviado por Deus para cumprir uma missão, ao mesmo tempo em que o líder é escolhido por Deus, ele consequentemente possui o poder divino. Desta forma percebe-se como tais dimensões, carisma e poder, estão entrelaçados e encontram sua justificativa na religião. Por isso a religião é considerada como uma forma de

resistência e é vista como espaço de poder, na qual o negro na pessoa do pai-de- santo se vê empoderado. Para melhor compreender sobre esse poder é necessário ter uma visão geral do que significa poder. Apresentam-se aqui várias concepções de poder na visão de diferentes autores.

Bourdieu (1998) conceitua poder, como sendo poder simbólico, poder invisível de construção e manutenção da realidade que se estabelece no mundo social. O poder simbólico se constitui pela enunciação de fazer ver e crer, confirmar ou transformar a visão do mundo e a ação sobre este mundo. Quer dizer que o poder simbólico se define numa relação determinada entre os que exercem o poder e os que estão sujeitos a ele.

O conceito de poder não tem forma na concepção de Weber (1999), já que o poder não tem especificidade e pode ocorrer em diferentes situações. O que acontece é uma transformação das relações de poder em relações de dominação, por meio da legitimação e da organização social. Este autor procura analisar dominação como uma das formas de poder, na qual poder é “toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social” (Weber, 1999, p. 33). Este poder acontece por meio de três formas de dominação legítima: a legal, a tradicional e a carismática.

A dominação burocrática baseada na dominação racional é um tipo moderno de administração presente nas sociedades ocidentais, que pode se encontrar tanto nas esferas econômicas, políticas, como na religião ou na profissão. Legitima-se através da legalidade das normas e dos direitos dos que exercem a autoridade (Weber, 1999). Baseia-se no direito diante pacto ou imposição estabelecida de modo racional que se refere a fins e a valores, em que o senhor deve ser respeitado, principalmente pelos membros da associação que participa. O senhor

ordena e manda e quem obedece, está se vendo como membro daquela associação, portanto só obedece ao direito, as ordens impessoais estabelecidas por regras. “Só estão obrigados a obediência dentro da competência objetiva, racionalmente limitada” (Weber, 1999, p. 142).

A dominação tradicional é baseada nas crenças cotidianas das tradições e na legitimidade daqueles que representam a autoridade. Assim obedece-se ao senhor, nomeado pela tradição em virtude dos hábitos e costumes existentes desde sempre. O dominador é um senhor, pessoa e não superior, e os dominados são servidores pessoais, companheiros tradicionais, súditos. É a fidelidade pessoal de servidor que determina as relações entre dominados e dominador. Nesta administração não se obedece a estatutos, mas a pessoa indicada pela tradição. As ordens são legitimadas em virtude da tradição e da crença, do livre arbítrio do senhor que se baseia na ausência de limitações, que caracteriza a obediência e piedade. Todos os encarregados são funcionários domésticos do senhor (Weber, 1999).

Existem vários tipos de dominação tradicional, como: a gerontocracia, é exercida pelos mais velhos, pela idade, por serem os mais conhecedores da tradição sagrada; o patriarcalismo que acontece dentro de uma associação doméstica, às vezes econômica e familiar, que é exercida por um indivíduo escolhido de acordo com regras fixas de sucessão. Nestes dois tipos o poder se orienta pela idéia dos dominados e que essa dominação se exerce materialmente como direito dos associados (Weber, 1999).

A dominação carismática é uma relação comunitária de caráter emocional entre os adeptos e o líder. A pessoa carismática é vista com dons sobrenaturais, extracotidiano, com os quais ele se considera escolhido por Deus. A validade do

carisma está no reconhecimento por parte dos dominados, consolidado por vocação, provas e milagres. A dominação carismática representa uma relação social, pessoal. Ela é irracional quando se trata de regras, e é revolucionária quando ignora o passado, tem valor e se legitima enquanto é reconhecida tendo grande força na tradição (Weber, 1999).

Para assegurar e legitimar as posições sociais de mando é necessário a rotinização do carisma, que acontece com “apropriação de poderes de mando e oportunidades” (Weber, 1999, p. 164). Partindo do interesse dos adeptos na reanimação da comunidade, na falta do carismático que atuava, a comunidade escolhe uma nova pessoa que possua os dons do carisma; esperam por uma revelação ou a indicação do sucessor pelo carismático anterior reconhecido pela comunidade (Weber, 1999).

A Umbanda também se caracteriza por esses valores, pois se percebe dentro desta religião um grande respeito pela tradição. Os mais velhos são muitos respeitados, principalmente pela sua experiência, assim como diz Weber (1999), os mais velhos conhecem a tradição sagrada, desta forma podem repassar conhecimentos, os costumes e às vezes até segurança ao grupo.

Considera-se que o poder invocado pelo carismático, está relacionado com a posição religiosa que o pai-de-santo tem dentro do terreiro uma vez que ele ao ter o domínio religioso estabelece relações de poder fortalecendo a religião e assegurando suas forças diante da comunidade umbandista.

Destaca-se ainda que na Umbanda ocorre uma inversão de valores no que diz respeito ao poder, pois as classes que estão em posições de desigualdades na sociedade como os negros, os índios,.as prostitutas, os vaqueiros e outros, assumem papéis de poder quando se integram ao panteão umbandista, ou seja

eles saem da situação de excluídos e se colocam numa posição de poder simbolicamente na dimensão religiosa. Neste sentido observa-se a centralidade da temática do poder, bem como sua importância para compreensão do papel legitimador da religião.

No documento Download/Open (páginas 41-45)

Documentos relacionados