• Nenhum resultado encontrado

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

...BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AUTO DE RESISTÊNCIA

Aos ... dias do mês de ... do ano de dois mil e ..., nesta cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro, na rua tal, número tanto (ou na rua tal, em frente ao número tanto; ou na rua X, da favela tal, próximo ao barraco tal), às ...horas, em cumprimento ao mandado junto, expedido pelo Dr. Juiz de Direito da ...Vara Criminal (ou por quem for), intimei..., depois de me fazer bem conhecer e de lhe apresentar o mesmo mandado, a que se considerasse preso e me acompanhasse incontinenti. E porque não obedeceu, antes resistiu a prisão, havendo disparo sua arma de fogo contra mim e insistindo em continuar a faze-lo (relatar minuciosamente como se deu a resistência ativa), repeli, com o emprego dos meios necessários (dizer quais foram) esta resistência ativa, do que resultou a morte do criminoso (ou ferimento no criminoso). E para constar lavro o presente auto, que assino com as testemunhas da diligência ... e ..., residentes, respectivamente, na rua ...n.º ... e na rua ...nº ...

______________________________ (Executor) ______________________________ (Testemunha) ______________________________ (Testemunha) OBSERVAÇÃO:

O policial deve ter presente que o local deve ser interditado e a arma do criminoso apreendida, com as devidas cautelas. Todas as medidas cabíveis devem ser tomadas imediatamente.

PRISÃO EM FLAGRANTE

POLÍCIA MILLITAR DO ESTADO RIO DE JANEIRO ...BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

AUTO DE RESISTÊNCIA

Aos ... dias do mês de ... do ano de dois mil e..., nesta cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro, na rua ... n.º ....(ou na rua tal, em frente ao número tanto; ou na rua X, da favela tal, próximo ao barraco tal às ...horas, em serviço na área da ... da Delegacia de Polícia (ou da Delegacia tal), encontrei... praticando a seguinte infração penal: ...(ou, em qualquer daquelas demais circunstâncias previstas no Art. 302, inciso II, III e IV Código Processo Penal, após cometer a seguinte infração penal ...). Identificando-me, dei-lhe vos de prisão e para que me acompanhasse incontinenti. E por que não me obedeceu, antes resistiu à prisão, havendo disparado sua arma de fogo contra mim, e insistindo em continuar a faze-lo (relatar minuciosamente como se deu a resistência ativa), repeli, com o emprego dos meios necessários (dizer quais foram), esta resistência ativa, do que resultou a morte do criminoso (ou ferimento no criminoso). E, para constar, lavro o presente auto, que assino com as testemunhas da diligência Fulano e Beltrano, residentes, respectivamente, na rua ...n.º ... e na rua ... nº ...

______________________________ (Executor) ______________________________ (Testemunha) ______________________________ (Testemunha)

AUTO DE EXAME DE LOCAL DE CRIME

Aos ...dias do mês de ... de 20..., nesta cidade de ... os infra-assinados ... (posto e nome) peritos nomeados pelo ...(posto e nome), Encarregado do IPM, para proceder a exame no ...(lugar onde houver o crime) onde ocorreu...(dizer o que: homicídio de, lesões corporais de )...descrevendo, com verdade e com todas as circunstâncias, o que encontrarem, descobrirem e observarem. EXAME: a) DO LOCAL: (descrever com detalhes o local do crime, seja em quarto, rua ou campo aberto, os vestígios encontrados, projéteis, local onde a vítima foi atingida, onde caiu, onde foi encontrada, enfim, tudo que possa oferecer elementos para conhecimento da mecânica do crime, caso o cadáver tenha sido retirado pode ser feita a reconstituição); b) DO CADÁVER: (se ainda estiver no local, descrever minuciosamente a posição, inclusive dos membros, da cabeça, posição e orientação em relação a outros objetos, descrever o cadáver, vestes, idade aparente, as lesões apresentadas, inclusive orifícios nas vestes, etc., trajetória dos projéteis, se for o caso, etc.). DISCUSSÃO: (descrever como se teriam passado os fatos, tomando por base o acima descrito). CONCLUSÃO: (Nesta parte os peritos apresentam sua conclusão, isto é, se houve homicídio, suicídio, morte por fenômeno da natureza, etc). Nada mais havendo a declarar, foi lavrado o presente no qual são anexados ...desenhos e ...fotografias (ou só desenho ou só fotografia) que vão rubricados (as) por nós peritos. Do que, para constar, depois de lido e achado conforme, vai por nós, peritos, assinado.

______________________________ (Perito)

______________________________ (Perito)

OBSERVAÇÃO:

É conveniente a realização desse exame, instruído com fotografia ou gráficos, porque é de grande validade para a justiça e melhor esclarecimento do fato, devendo ser realizado na presença do indiciado e, se for o caso, da vítima.

AUTO DE RECONSTITUIÇÃO

Aos ...dias do mês de ... do ano de 20..., no ...(local onde houve o crime), presente o ...(posto e nome), Encarregado deste IPM, comigo ...(posto ou graduação e nome), Escrivão, o indiciado...(nome) e ...(nome de outras pessoas que vão cooperar na reconstituição e o ofendido ...(nome) (caso esteja presente), procedeu à reconstituição dos fatos que estão sendo apurados neste IPM, segundo descrição do indiciado ... e do ofendido ... e (ou) as testemunhas ... tudo de acordo com ... fotografias e respectivas legendas, rubricadas pelo Sr. Encarregado, por mim Escrivão, pelo indiciado (se for o caso, pelo ofendido). Do que, para constar, lavrei o presente auto que vai assinado pelo Sr. Encarregado do IPM, pelo indiciado (e pelo ofendido ou testemunha) e por mim Escrivão, que o subscrevo. ______________________________ (Encarregado do IPM) (Nome e posto) ______________________________ (Indiciado) ______________________________ (Ofendido (se for o caso)) ______________________________

(Escrivão)

(nome e posto ou graduação) OBSERVAÇÃO:

Toda vez que, durante as investigações, pairar dúvidas quanto ao desenrolar dos acontecimentos, o Encarregado do IPM determinará (por despacho) que seja reconstituído o evento, em sua presença e do Escrivão, fotografando, para melhores resultados.

LAUDO DO EXAME DE EMBRIAGUEZ

Aos...dias do mês de ... de 20.... nesta cidade de ..., no local de ...(ou outro local) os infra-assinados ...(posto e nome) e ...(posto e nome) peritos nomeados pelo ...(posto e nome), Encarregado do Inquérito, para proceder exame de embriaguez em ... e responder aos quesitos seguintes: PRIMEIRO: O paciente apresentado a exame está embriagado? SEGUNDO: No caso afirmativo, que espécie de embriaguez? TERCEIRO: No estado em que se acha, pode pôr, o mesmo, em risco a segurança própria ou alheia? QUARTO: É possível determinar se o paciente se embriaga habitualmente? QUINTO: No caso afirmativo, qual o prazo, aproximadamente, em que de ficar internado para necessária desintoxicação? Em seguida, passaram a fazer os exames que julgaram necessários, concluído os quais declararam o seguinte: HISTÓRICO: Às...horas foi encontrado em aparente estado de embriaguez, nas condições seguintes: ...(dizer como foi encontrado). DESCRIÇÃO: marcha; equilíbrio estático; orientação; memória; pensamento; coordenação motora; pulso com b. p. m.; hálito etílico; conjuntiva; pupilar; estacional; elocução; mais o seguinte (expor o que couber). DISCUSSÃO: ...(expor o que achar necessário). CONCLUSÃO: ...(o que concluíram). Em seguida, passaram a responder os quesitos: Quanto ao primeiro (resposta); quanto ao segundo (resposta); quanto ao terceiro (resposta); quanto ao quarto (resposta); quanto ao quinto (resposta); E foram estas as declarações que, em sua consciência e debaixo do compromisso prestado, fizeram, lavrando o presente, que vai assinado por nós ... e ... peritos.

______________________________ (Perito)

______________________________ (Perito)

CONCLUSÃO

Terminadas as diligências, o Escrivão fará uma “conclusão” conforme o modelo já descrito, ao Encarregado de Inquérito para que este faça o relatório.

RECEBIMENTO

Aos...dias do mês de ... de 20... nesta cidade de ..., no Quartel de ..., recebo do Sr. Cap. ...(Encarrega do Inquérito) os pressentes autos e o Relatório que se segue; do que, para constar, lavrei este termo. Eu, ...(nome, posto ou graduação e RG), servindo de Escrivão, o subscrevi.

______________________________ (Escrivão)

OBSERVÇÃO:

Recebendo, novamente, os autos com o relatório, entregues pelo Encarregado do Inquérito, o Escrivão fará um termo de “Recebimento”.

RELATÓRIO

Examinando-se atentamente o presente Inquérito Policial-Militar, verifica-se que ...(descrever detalhadamente as conclusões do Inquérito, considerando sempre a necessidade de constar o dia, hora, autor, o instrumento do crime, seu resultado, as testemunhas, os motivos; se possível, ainda esclarecer se tal motivo foi torpe, no cumprimento do dever legal, se em legítima defesa, se por relevante motivo de valor social e moral, se decorrente de anomalia mental, enfim o motivo do crime, o ofendido ...(pessoa ou coisa) e as conseqüências.

Do exposto conclui-se ...(descreve-se, sucintamente, a conclusão a que se chega, os elementos em que se baseie para tal).

E como o fato apurado neste Inquérito constitui (ou não constitui) crime da competência da Justiça Militar (ou comum) (e/ou transgressão da disciplina militar), sejam estes autos encaminhados ao Sr. ...(autoridade que determinou a abertura do IPM), a que incumbi solucioná-lo e remete-lo à autoridade judiciária competente, para os devidos fins, conforme preceitua o artigo 23 do CPPM.

(Local e data) ...de ...de 20... ______________________________

(Assinatura do Encarregado) REMESSA

Aos ...dias do mês de ... de 20..., nesta cidade de ..., no Quartel do ... faço remessa destes autos ao Sr. ...(autoridade que determinou a abertura do inquérito); do que, para constar, lavrei o presente termo. Eu, ...(nome, posto ou graduação e RG), servindo de Escrivão, o subscrevi.

______________________________ (Nome, posto ou graduação e RG

Serv. Escrivão)

OBSERVAÇÃO:

(OFÍCIO DE REMESSA)

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

...BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Local, .../.../20...

Do: Cap. PM ... Encarregado do IPM Ao: Sr. Cmt do ...

Assunto:Remessa de Autos - FAZ

Como o presente, remeto-vos, para os devidos fins, o inquérito Policial-Militar que procedi de acordo com a ordem ...(Ofício, Portaria ou o que for) constante da fls ... dos referidos autos..

_________________________________ (Cap. Encarregado do IPM)

OBSERVAÇÃO:

Os autos serão remetidos juntamente com um ofício assinado pelo Encarregado do Inquérito à autoridade que o mandou proceder, nestes termos:

(MODELO DE SOLUÇÃO DE IPM

INSTAURADO PELO COMANDANTE-GERAL) POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RI DE JANEIRO

DIRETORIA GERAL DE PESSOAL DPA – SJD

Nota nº ..., de .../.../20... IPM – Solução – Remessa

Ref. Protocolo nº ... – SJD nº ... Encarregado: ...(posto, RG e nome)

Em solução ao IPM supra, instaurado por determinação deste Comandante Geral, no qual figura (m) como indiciado (s) o (s), RG, posto ou graduação, ou nomes se for civil e ofendido (s)... para apurar...(resumir sucintamente o assunto em apuração, mencionando local, hora , dia, mês e ano) verifica-se que o fato apurado constitui ...(Crime Comum ou Militar e transgressão da disciplina ou somente transgressão da disciplina ou Acusação Improcedente), razão por que resolvo:

1) ...; 2) ...;

3) Remeter os presentes autos de IPM ao MM Sr. Doutor Juiz Auditor de Justiça Militar deste Estado, de acordo com o Art. 23 do CPPM.

Publique-se em Bol. da PM.

Quartel-General, em...de...de 20... _______________

(MODELO DE SOLUÇÃO DE IPM AVOCADO PELO CMT GERAL)

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RI DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE PESSOAL

DPA – SJD

Nota nº ..., de .../.../20... IPM – Solução – Avocação – Remessa Ref. Protocolo nº ... – SJD nº ... Encarregado

Pela conclusão de diligências policiais a que se procedeu, no qual figura (m) como indiciado (s) os ...(posto ou graduação, RG e nome (s) os ...(posto, graduação, RG e nome) para apurar (narrar sucintamente o assunto em apuração, mencionando local, hora, dia, mês e ano), verifica-se que o fato apurado constitui ...(crime Comum ou militar ou Acusação Improcedente ou somente transgressão da disciplina), razão por que este Comando Geral avoca a solução daquele Encarregado e resolve:

1)...; 2)...; 3)...;

4) ... Remeter os presentes autos de IPM ao MM Sr. Doutor Juiz Auditor da Justiça Militar deste Estado, de acordo com o Art. 23 do CPPM.

Publique-se em Bol. da PM.

Quartel-General, em...de...de 20... _______________

(Cmt. Geral)

OBSERVAÇÃO:

“Discordando da solução dada ao inquérito, a autoridade que o delegou poderá avoca-lo e dar solução diferente”.

Em qualquer circunstância, a autoridade militar não poderá arquivar os autos do IPM, embora conclusivos da inexistência de crime ou de infração disciplinar a punir, nos termos do Art. 24 do CPPM.

Os autos do IPM, seja qual for a conclusão, mesmo de tratar-se de crime comum, devem ser remetidos à Autoridade da Justiça Militar correspondente, à qual caberá decidir qual das hipóteses se verificou, tipificando o crime ou julgando se incompetente com a remessa à autoridade judiciária competente.

Convém salientar que os instrumentos do crime e os objetos que interessem a sua prova acompanham os autos do IPM, quando remetidos à Justiça Militar (Art. 23 do CPPM).

Ressalvadas a coisa julgada e a extinta da punibilidade (Art. 25 do CPPM), o arquivamento do IPM não impede a instauração de outro inquérito se surgirem fatos novos. Recomenda-se a leitura dos Arts, 22 a 25 do CPPM.

(MODELO DE SOLUÇÃO DE IPM DADA PELO CMT DA Uop) SOLUÇÃO Pela conclusão das diligências policiais a que procedeu, verifica-se que o (s) ...(fato apurado) constitui (em)...(Crime Comum ou Militar, Transgressão da Disciplina Militar ou Acusação Improcedente), praticado (s) pelo (s) ...(posto ou graduação, RG, nome (s) do (s) indiciado (s), contra ...(narrar o fato em apuração sucintamente, indicando local, hora, dia, mês e ano), razão pela qual este Comando resolve: 1) ...;

2) ...;

3) ...;

4) ...;

5) Remeter os presentes autos de IPM ao MM Sr. Doutor Juiz Auditor de Justiça Militar deste Estado, de acordo com o Art. 23 do CPPM. Publique-se em Boletim Interno. Quartel à rua...

(Cmt. da Unidade)

RECOMENDAÇÃO – CORREÇÃO – IPM

Visando a disciplinar o modo de se conduzir os Encarregados do IPM na eventual feitura imperfeita do Processo, deverão ser observados os seguintes procedimentos quando de retorno do Inquérito ao encarregado para correção de falhas:

1) O Encarregado do Inquérito, de posse do IPM e do Ofício do Cmt. Geral ou Cmt. Da Uop, determinando correção de falhas, fará um “DESPACHO” para o Escrivão, no próprio corpo do IPM, logo após a remessa;

2) O Escrivão faz recebimento e, cumprida a exigência, certifica e am seguida faz a “JUNTADA” do Ofício ao Processo;

3) Depois de “JUNTADA”, a “CONCLUSÃO” ao Encarregado do IPM;

4) O Encarregado, por sua vez, redige o “Relatório-Aditamento”, mencionando se as exigências influíram ou não no Relatório de “folhas tal”;

5) Devolve, em seguida, ao Escrivão para anexação do “Relatório-Aditamento”, procedido do “Recebimento”;

6) Em seguida, o Escrivão fará nova “Remessa” à autoridade que determinou o IPM;

7) O Comandante da OPM, de posse novamente do IPM, dará nova “Solução”, se for o caso, ou fará menção de que as exigências em nada influíram na “Solução” de folhas tal.

a) Os Cmt. Da Uop devem realizar um exame rigoroso no IPM, antes de sua remessa à AJMERJ.

b) O encarregado do IPM deve efetuar um criterioso exame no inquérito, visando a evitar repetição de falhas (técnicas, ortográficas, incoerência de datas, etc.), já que provocam atrasos no julgamento dos processos, pelo retorno para correção, e revelam, sobretudo, ausência de zelo do encarregado do IPM.

PRESCRIÇÕES DIVERSAS

1) Verificar se a Solução do Comando e a nomeação do Escrivão foram publicadas devidamente;

2) Verificar se todas as folhas foram rubricadas, na margem direita, pelo encarregado, bem como colocada sua chancela (rubrica grada em sinete para suprir assinatura).

A rubrica a chancela do Encarregado, na margem direita das folhas do IPM, não são previstas no CPPM, entretanto devem ser usadas como mais um medida de segurança, quanto à autenticidade do documento e à possibilidade de troca ou subtração.

O Escrivão, além de numerar e rubricar as folhas, deve, também, usar a chancela.

3) Verificar se as testemunhas e ofendido rubricaram os seus depoimentos em folhas soltas.

4) Verificar se os títulos dos termos de inquirição (para testemunha), de perguntas (para indiciado e ofendido) estão registrados na forma regulamentar.

5) Verificar, o encarregado, as datas de nomeação do escrivão (fls. 4), termo de compromisso (fls.3), Portaria do encarregado (fls.2) e Autuação (fls.1), observando as datas de uma.

6) Verificar a colocação das 5 (cinco) primeiras folhas. I – Capa

II – Portaria do Encarregado III – Compromisso do Escrivão IV – Nomeação do Escrivão

V – Portaria determinando a Instauração do IPM

7) Verificar a juntada dos documentos recebidos, obedecendo a data em que é fita a “Juntada”.

8) Verificar se houve acareação, existindo divergência nas declarações dos envolvidos.

9) Verificar se consta a relação de corretivos (praças) e/ ou nota de culpa (oficiais), sempre que figurarem como indiciados ou mesmo suspeito do envolvimento. 10) Verificar se o escrivão numerou e rubricou todas as folhas, uma por uma, a

partir da Capa (Autuação, até a que contém o termo final da “Remessa”.

11) Verificar se concluiu pela inexistência de crime ou transgressão da disciplina militar, sem que para tal se justifique.

12) Verificar se deixou de fazer juntada aos autos de Laudo Pericial, Cadavérico e Exame de Corpo de Delito, desde que haja necessidade (acidente de Trânsito, morte e agressão).

13) Observar o espaço 2 (dois) nos depoimentos, bem como 5 cm à esquerda e dois cm à direita.

15) Verificar para não ultrapassar o prazo do encerramento do IPM, sem que, para tal, tenha solicitado prazo.

16) Verificar se deixou de datar o Relatório e a Solução do IPM.

17) Verificar se os despachos, “Julgo Procedente” e “Junte-se aos Autos”, foram postos devidamente nos documentos recebidos.

18) Verificar se os espaços em brancos foram inutilizados por linhas sinuosas.

19) Quando houver pedaços de papéis pequenos, devem ser presos (cola, grampos, etc.) em uma folha de papel que será anexada (e devidamente numerada) aos autos.

20) Verificar o encarregado do IPM se em seu “Relatório” fez constar o enquadramento do faltoso no RDPM, sempre que concluir pela existência de transgressão da disciplina militar.

21) Verificar se a autoridade instaurante, discordando do encarregado do IPM, imputar o cometimento de transgressão da disciplina militar, e ou fez o devido enquadramento do faltoso no RDPM.

22)Verificar, em se tratando de “Acidente em Ato de Serviço ou não”, se foi feito o enquadramento conforme o Dec 544, de 7 de janeiro de 1976.

Documentos relacionados