• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES

No documento Relatório e Contas Consolidadas (páginas 113-123)

Regulamento sobre transacções com Partes Relacionadas

6. POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES

Apesar da PT Multimedia não dispor de qualquer política autónoma de comunicação de irregularidades ocorridas no seio da Sociedade, beneficia de um conjunto de procedimentos denominado “Sistema de Participação Qualificada de Práticas Indevidas”, que foi instituído pelo Grupo PT em 2005.

No âmbito deste Sistema, consideram-se “práticas indevidas” todos os actos ou omissões, dolosos ou gravemente negligentes, que sejam imputados à conduta de membros dos órgãos sociais e demais dirigentes, directores, quadros e restantes colaboradores de empresas do Grupo PT, nomeadamente em assuntos relativos à contabilidade, ao Controlo Interno ou à auditoria, que possam ter reflexos nas demonstrações financeiras ou nas informações enviadas à entidade reguladora portuguesa, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), ou norte-americana, a Securities and Exchange Commission (SEC), ou causar dano ao património do Grupo PT.

Após a sua implementação, a existência do Sistema foi publicitada através de comunicação pessoal dirigida a cada um dos colaboradores e da inserção de um texto no site do Grupo PT. Qualquer colaborador pode participar práticas indevidas através de carta dirigida a um endereço postal disponibilizado para o efeito, devendo ainda ser criados, à medida que se mostrarem necessários ou convenientes, um número de telefone, um número de fax e um endereço de e-mail com a mesma função.

Qualquer prática indevida conhecida por alguém exterior ao Grupo (no sentido de não pertencer aos quadros do Grupo PT – por exemplo, um accionista, cliente ou fornecedor) poderá ser comunicada a um colaborador, o qual fica obrigado a comunicá-la através dos mecanismos próprios do Sistema.

As participações são recebidas por um Núcleo de Análise de Participações Qualificadas (NAPQ), o qual procede ao seu tratamento e as envia à Comissão de Auditoria do Conselho de Administração. A Comissão de Auditoria, enquanto comissão especializada do Conselho de Administração nestas matérias, é competente para tomar as decisões necessárias, dando conhecimento destas ao CEO e ao CFO da Portugal Telecom, bem como a outras entidades, internas ou externas, cujo envolvimento se imponha ou justifique.

Em qualquer caso, a identidade dos autores das participações de práticas indevidas é mantida confidencial (quando for conhecida), a menos que os próprios inequivocamente pretendam e declarem o contrário. Em caso algum é tolerada qualquer represália contra quem realize as referidas participações.

No entanto, a presente situação deverá ser objecto de revisão tendo em conta a proposta anunciada pelo Conselho de Administração da Portugal Telecom de proceder ao spin-off da sua participação na PT Multimédia através da atribuição gratuita aos seus accionistas da totalidade das acções que detém representativas do capital social da PT Multimédia. Com a concretização do Spin-off, a PT Multimedia deverá instituir uma política própria de comunicação de irregularidades. Adicionalmente, nos termos previstos no Código das Sociedades Comerciais na redacção que lhe foi dada pelo Decreto – Lei n.º 76-A/2006 de 29 de Março, a competência para receber as comunicações de irregularidades apresentadas por accionistas, colaboradores da Sociedade ou outros, passará a ser, no caso de adopção do modelo anglo-saxónico de governo societário que irá ser proposto à Assembleia Geral, da Comissão de Auditoria da Sociedade. Deste modo, a Comissão de Auditoria da PT Multimedia, a nomear pela Assembleia Geral, terá a responsabilidade de criar uma política de comunicação de irregularidades específica para a Sociedade.

ANEXO I

Funções desempenhadas por membros do órgão de administração noutras sociedades As funções desempenhadas em outras sociedades por cada um dos administradores são as seguintes:

ƒ Henrique Manuel Fusco Granadeiro*

Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT:

- Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da - Portugal Telecom, SGPS, S.A. - Presidente do Conselho de Administração da PT Centro Corporativo, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da PT Portugal, SGPS, S.A. - Presidente do Conselho de Administração da PT Rede Fixa, SGPS, S.A. - Presidente do Conselho de Administração da Cabo TV Madeirense, S.A. - Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portugal Telecom Funções desempenhadas noutras sociedades:

- Administrador não executivo da OPCA - Obras Públicas e Cimento Armado, S.A. - Membro do Conselho Estratégico do Banco Finantia

- Presidente da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa

- Membro do Conselho Geral da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação - Administrador não executivo da Fundação Eugénio de Almeida

- Membro do Conselho de Fundadores da Fundação Casa da Música

* Face à renúncia ao cargo de Presidente do Conselho de Administração pelo administrador Miguel António Igrejas Horta e Costa, o Conselho de Administração deliberou que as funções de Presidente do Conselho de Administração passassem a ser interinamente asseguradas pelo administrador Henrique Granadeiro até à eleição de novo Presidente, a qual deverá oorrer na próxima reunião de Asssmbleia Geral Anual.

ƒ Zeinal Bava

Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: - Administrador Executivo da Portugal Telecom, SGPS, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A. - Presidente do Conselho de Administração da PT Televisão por Cabo, SGPS, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da CATVP – TV Cabo Portugal, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da PT Conteúdos – Actividade de Televisão e de Produção de Conteúdos, S.A. - Presidente do Conselho de Administração da Lusomundo Cinemas, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da Lusomundo Audiovisuais, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da PT PRO, Serviços Administrativos e de Gestão Partilhados, S.A. - Presidente do Conselho de Administração da Previsão – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. - Administrador da PT Centro Corporativo, S.A.

- Administrador da PT Rede Fixa, SGPS, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da PT Prestações – Mandatária de Aquisições de Gestão de Bens, S.A. - Administrador da Brasilcel, N.V.

Funções desempenhadas noutras sociedades: Não Aplicável.

ƒ Manuel Francisco Rosa da Silva*

- Administrador da PT Televisão por Cabo, SGPS, S.A. - Administrador da CATVP – TV Cabo Portugal, S.A.

- Administrador da PT Conteúdos, Actividade de Televisão e de Produção de Conteúdos, S.A. - Administrador da Lusomundo Audiovisuais, S.A.

- Administrador da Lusomundo Cinemas, S.A.

- Administrador da Octal TV – Engenharias de Sistemas para TV Interactiva, S.A. - Administrador da Previsão – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. - Administrador da TV Lab, Serviços e Equipamentos Interactivos, S.A. Funções desempenhadas noutras sociedades:

- Administrador da Sportinveste Multimédia, S.A. - Administrador da Sportinveste Multimédia, SGPS, S.A.

- Administrador da BEST - Banco Electrónico de Serviço Total, S.A.

* Nomeado por cooptação no dia 3 de Maio de 2006, face à renúncia ao cargo de administrador apresentada por José Manuel de Morais Briosa e Gala para completar o mandato relativo ao triénio em curso (2004-2006).

ƒ Francisco José Meira Silva Nunes*

Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: - Administrador da PT Televisão por Cabo, SGPS, S.A. - Administrador da CATVP – TV Cabo Portugal, S.A.

- Administrador da PT Conteúdos – Actividade de Televisão e de Produção de Conteúdos, S.A. - Administrador da Lisboa TV, S.A.

- Administrador da Sport TV, S.A.

- Administrador da Lusomundo Audiovisuais, S.A. - Administrador da Lusomundo Cinemas, S.A.

- Administrador Executivo da PT PRO, Serviços Administrativos e de Gestão Partilhados, S.A. - Administrador da Previsão – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A.

- Administrador da PT Prestações – Mandatária de Aquisições e Gestão de Bens, S.A. - Director de Reporte e Consolidação do Grupo Portugal Telecom

Funções desempenhadas noutras sociedades: Não aplicável.

* Nomeado por cooptação no dia 3 de Maio de 2006, face à renúncia ao cargo de administrador apresentada por Luís Miguel da Fonseca Pacheco de Melo para completar o mandato relativo ao triénio em curso (2004-2006).

ƒ Duarte Maria de Almeida e Vasconcelos Calheiros Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: - Administrador da PT Televisão por Cabo, SGPS, S.A. - Administrador da CATVP - TV Cabo Portugal, S.A. - Administrador da Cabo TV Madeirense, S.A.

- Administrador da PT Conteúdos – Actividade de Televisão e de Produção de Conteúdos, S.A. - Presidente da Comissão Executiva da Lusomundo Audiovisuais, S.A.

- Presidente da Comissão Executiva da Lusomundo Cinemas, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da Lusomundo Imobiliária 2, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da Lusomundo Sociedade de Investimentos Imobiliários, S.A. - Gerente da Lusomundo Moçambique, S.A.

- Gerente da Lusomundo Editores, Lda.

- Gerente da Distodo, Distribuição e Logística, Lda. - Gerente da Lusomundo España, SL.

- Gerente da Distodo, Distribuição e Logística, Lda. Funções desempenhadas noutras sociedades:

Não aplicável.

ƒ Pedro Humberto Monteiro Durão Leitão Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: - Administrador da PT Televisão por Cabo, SGPS, S.A. - Administrador da CATVP – TV Cabo Portugal, S.A.

- Administrador da PT Conteúdos – Actividade de Televisão e de Produção de Conteúdos, S.A. - Administrador da Lusomundo Audiovisuais, S.A.

- Administrador da Lusomundo Cinemas, S.A Funções desempenhadas noutras sociedades: Não aplicável.

ƒ Manuel Fernando Moniz Galvão Espírito Santo Silva Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: Não aplicável.

Funções desempenhadas noutras sociedades:

- Presidente do Conselho de Administração da Academia de Música de Santa Cecília

- Presidente do Conselho de Administração da Herdade da Comporta – Actividades Agro Silvícolas e Turísticas, S.A. - Presidente do Conselho de Administração da Espírito Santo Health & SPA, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da Espírito Santo Industrial, S.A.

- Presidente do Conselho de Administração da Euroamerican Finance Corporation, Inc. - Presidente do Conselho de Administração da Espírito Santo Tourism (Europe), S.A.

-Vice Presidente do Conselho de Administração da Espírito Santo Tourism (Portugal) - Consultoria de Gestão Empresarial, S.A.

- Presidente da Comissão Executiva da Espírito Santo Resources, Limited - Administrador da Banco Espírito Santo, S.A.

- Administrador da Bespar - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. - Administrador da E.S.Control Holding, S.A.

- Administrador da Espírito Santo Bank of Florida - Administrador da Espírito Santo Financial Group, S.A. - Administrador da Espírito Santo Services, S.A.

- Administrador da Santogal - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. - Administrador da Sociedade de Investimentos Imobiliários Sodim, S.A. ƒ António Domingues

Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: Não aplicável.

Funções desempenhadas noutras sociedades:

- Administrador da Banco BPI, S.A. - Vice Presidente do Conselho de Administração do Banco Fomento, S.A.R.L. (Angola) - Administrador da BPI Madeira, SGPS, Unipessoal, S.A.

- Administrador da Allianz Portugal, S.A.

- Administrador da Banco Comercial e de Investimentos, S.A.R.L. (Moçambique) - Administrador da SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços, S.A

Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: Não aplicável.

Funções desempenhadas noutras sociedades:

- Presidente do Conselho de Administração da SGPICE – Sociedade de Serviços de Gestão de Portais na Internet e de Consultoria de Empresas, S.A.

- Administrador da Caixanet Telemática e Comunicações, S.A. - Director do Sogrupo, Sistemas de Informação, ACE

ƒ Joaquim Aníbal Brito Freixial de Goes

Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: - Administrador não executivo da Portugal Telecom, SGPS, S.A. Funções desempenhadas noutras sociedades:

- Administrador da Banco Espirito Santo, S.A.

- Administrador da BES-Vida, Companhia de Seguros, S.A. - Administrador da BEST, Banco Electrónico de Serviço Total, S.A. - Administrador da ESDATA – Espirito Santo Data, SGPS, S.A. ƒ Luís João Bordalo da Silva

Funções desempenhadas noutras sociedades do Grupo PT: Não aplicável.

Funções desempenhadas noutras sociedades: - Administrador da Cinveste, SGPS, S.A. - Administrador da HSF Engenharia, S.A. - Administrador da Kebab Express S.A.

Qualificações profissionais e actividades profissionais exercidas nos últimos 5 anos ƒ Membros da Comissão Executiva

Zeinal Bava. Português. 41 anos. Vice Presidente da Portugal Telecom S.G.P.S., S.A. desde Maio de 2006; Vice-Presidente do Conselho de Administração da PT Multimedia – Serviços de Telecomunicações e Multimedia, SGPS S.A. desde Novembro de 2002; Presidente da Comissão Executiva da PT Multimedia – Serviços de Telecomunicações e Multimedia, SGPS S.A. desde Maio de 2003; Presidente da TV Cabo Portugal S.A. desde Março de 2004; Presidente da Comissão Executiva da TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A. desde Dezembro de 2005; Presidente do Conselho de Administração da Previsão – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões S.A. desde Março de 2003; Presidente do Conselho de Administração da PT PRO - Serviços de Gestão S.A. desde Fevereiro de 2003; Membro do Conselho de Administração da Brasicel, N.V. desde Dezembro de 2002. Foi Administrador Financeiro da Portugal Telecom S.G.P.S., S.A. desde 2000 a 2006; Membro do Conselho de Administração da Portugal Telecom Investimentos Internacionais, S.A. de Abril de 2004 a Abril de 2006; Membro do Conselho de Administração da PT Corporate – Soluções Empresariais de Telecomunicações e Sistemas S.A. de Junho de 2003 a 2006; Membro do Conselho de Administração da PT Sistemas de Informação, S.A. de Maio de 2003 a 2006; foi Vice-Presidente Executivo da PT Comunicações, S.A. de Janeiro de 2004 a Dezembro de 2005; foi membro do Conselho de Administração da Portugal Telecom Brasil, S.A. de Julho de 2002 a Março de 2004; foi membro do Conselho de Administração das Páginas Amarelas, S.A. de Janeiro de 2004 a Maio de 2005; foi membro do Conselho de Administração da PT Compras – Serviços de Consultoria e Negociação, S.A. de Maio de 2003 a 2005; foi membro do Conselho de Administração do BEST – Banco Electrónico de Serviço Total, S.A. de Maio de 2001 a Outubro de 2004; foi membro do Conselho de Administração da Telesp Celular Participações, S.A. de Abril de 2001 a Dezembro de 2003; foi membro do Conselho de Administração da Tele Sudeste Participações, S.A. de 2003 a 2005; foi membro do Conselho de Administração da Tele Leste Participações, S.A. de 2003 a 2005; foi membro do Conselho de Administração da Tele Centro Oeste Celular Participações, S.A. de 2003 a 2005; foi Vice-Presidente da PT Ventures, SGPS, S.A. de 2000 a 2002; Merrill Lynch - Director Executivo e de Relationship para a Portugal Telecom, de 1998 a 1999; Deutsche Morgan Grenfell – Director Executivo e de Relationship para a Portugal Telecom, de 1996 a 1998; Warburg Dillon Read – Director Executivo, de 1989 a 1996. Licenciado em Engenharia Eléctrica e Electrónica pela University of London.

Manuel Francisco Rosa da Silva*. Português. 39 anos. Eleito pela primeira vez em 2006. O mandato terminou a 31 de Dezembro de 2006. Membro do Conselho de Administração da PT Conteúdos – Actividades de Televisão e de Produção de Conteúdos, S.A., desde 2006; Membro do Conselho de Administração da PT Televisão por Cabo, SGPS, S.A., desde 2006; Membro do Conselho de Administração da CATVP – TV Cabo Portugal, S.A., desde 2006; Membro do Conselho de Administração da Lusomundo Audiovisuais, S.A., desde 2006; Membro do Conselho de Administração da Lusomundo Cinemas, S.A., desde 2006; Membro do Conselho de Administração da Octal TV desde 2006; Membro do Conselho de Administração da TV Lab desde 2006; Membro do Conselho de Administração da Previsão desde 2005; Membro do Conselho de Administração do Banco Best desde 2004; Membro do Conselho de Administração da Sportinveste Multimédia, SA desde 2004; Membro do Conselho de Administração da Sportinveste Multimédia, SGPS desde 2004; Director da área de Planeamento e Controlo da PT SGPS, de 2002 a 2003; Administrador Executivo da PT Comunicações, S.A., de 2004 até 2006; Presidente do Conselho de Administração da Janela Digital de 2004 a 2006; Presidente do Conselho de Administração da PT.Com de 2004 a 2006; Presidente do Conselho de Administração da Motormédia de 2004 a 2006; Presidente do Conselho de Administração da Telepac II de 2003 a 2006; Presidente do Conselho de Administração da Saber & Lazer de 2003 a 2006; Presidente do Conselho de Administração da Foliver de 2004 a 2006; Presidente do Conselho de Administração da Vox Pop de 2004 a 2006; Presidente do Conselho de Administração da EJV de 2003 a 2005; Membro do Conselho de Administração das Páginas Amarelas, SA de 2005 a 2006; Membro do Conselho de Administração da PT PRO, Serviços Administrativos e de Gestão Partilhados, SA de 2003 até 2005.

* Nomeado por cooptação no dia 3 de Maio de 2006, face à renúncia ao cargo de administrador apresentada por José Manuel de Morais Briosa e Gala para completar o mandato relativo ao triénio em curso (2004-2006).

Francisco José Meira Silva Nunes*. Português, 43 anos; Administrador Executivo da PT-Multimédia, Serviço de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, SA desde Maio de 2006; Vogal do Conselho de Administração das seguintes empresas: Lusomundo Audiovisuais, SA, Lusomundo Cinemas, SA, PT Conteúdos – Actividade de Televisão e de Produção de Conteúdos, SA, CATVP – TV Cabo Portugal, SA, PT Televisão por Cabo, SGPS, SA, Lisboa TV, SA e Sport TV desde Maio de 2006; Vogal do Conselho de Administração da PT Prestações desde Março de 2004; Director de Reporte e Consolidação do Grupo Portugal Telecom desde 2003; Membro do Conselho de Administração da PT PRO – Serviços Administrativos e de Gestão Partilhados, S.A. desde Fevereiro de 2003 e Membro da Comissão Executiva desta empresa desde Março de 2004; Membro do Conselho de Administração da Previsão – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. desde Março 2004. Membro do Conselho de Administração da PT Compras – Serviços de Consultoria e Negociação, S.A. de Maio de 2003 a

Outubro de 2005. Trabalhou na Arthur Andersen de 1987 a 2002, tendo sido promovido a sócio desta organização em 1999. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa em 1987.

* Nomeado por cooptação no dia 3 de Maio de 2006, face à renúncia ao cargo de administrador apresentada por Luís Miguel da Fonseca Pacheco de Melo para completar o mandato relativo ao triénio em curso (2004-2006).

Duarte Maria de Almeida e Vasconcelos Calheiros. Português, 57 anos. Eleito pela primeira vez em 2003. O mandato termina a 31 de Dezembro de 2006. Presidente do Conselho de Administração da Lusomundo Imobiliária 2, S.A, desde 2004; Presidente do Conselho de Administração da Lusomundo Sociedade de Investimentos Imobiliários, S.A, desde 2004; Presidente do Comissão Executiva da Lusomundo Cinemas, S.A, desde 2004; Presidente do Comissão Executiva da Lusomundo Audiovisuais, S.A, desde 2004; Membro do Conselho de Administração da PT Conteúdos – Actividades de Televisão e de Produção de Conteúdos, S.A., desde 2004; Membro do Conselho de Administração da CATVP – TV Cabo, S.A., desde 2004; Membro do Conselho de Administração da PT Televisão por Cabo, SGPS, S.A., desde 2004; Gerente da Lusomundo Moçambique, S.A, desde 2004; Gerente da Lusomundo Editores, Lda., desde 2004; Gerente da Lusomundo España, SL, desde 2004; Gerente da Distodo, Distribuição e Logística, Lda., desde 2004; Presidente do Conselho de Administração da HERTZ – HR – Aluguer de Automóveis, S.A, desde Março de 2000 a Abril de 2003; Membro do Conselho de Administração da HERTZ – HR – Aluguer de Automóveis, S.A, desde Junho de 1998 a Março de 2000; Membro do Conselho de Administração da HERTZ – HR – Aluguer de Automóveis (Cabo Verde), desde Junho de 1998 a Abril de 2003; Membro do Conselho de Administração da HERTZ – HR España, S.L., desde Junho de 1998 a Abril de 2003; Membro do Conselho de Administração da HERTZ – HR – Aluguer de Equipamentos, S.A. desde Junho de 1998 a Abril de 2003; Membro do Conselho de Administração da HERTZ – HR III Renting Gestão de Frotas, S.A., desde Junho de 1998 a Abril de 2003; Gerente da HERTZ – HR Gibraltar, Lda. desde Junho de 1998 a Abril de 2003. Membro do Conselho Fiscal da Fundação Cultursintra desde 2006.

Pedro Humberto Monteiro Durão Leitão. Português. 35 anos. Eleito pela primeira vez em 2004. O mandato termina a 31 de Dezembro de 2006. Membro do Conselho de Administração da PT Conteúdos – Actividades de Televisão e de Produção de Conteúdos, S.A., desde 2004; Membro do Conselho de Administração da PT Televisão por Cabo, SGPS, S.A., desde 2004; Membro do Conselho de Administração da CATVP – TV Cabo Portugal, S.A., desde 2004; Membro do Conselho de Administração da Lusomundo Audiovisuais, S.A., desde 2004; Membro do Conselho de Administração da Lusomundo Cinemas, S.A., desde 2004; Administrador Delegado da PTMultimédia.com, SGPS, S.A., desde 2002 até 2003; Administrador Executivo da PT Comunicações, S.A., desde 2003 até 2004; Director da área de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da PT Investimentos, SGPS, S.A., desde 2000 até 2002.

ƒ Administradores não executivos

Henrique Manuel Fusco Granadeiro*. Português, 63 anos. Eleito pela primeira vez em 2003. O mandato terminou a 31 de Dezembro de 2006 Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Portugal Telecom, SGPS, S.A. desde 2003. Membro do Conselho de Administração da Espírito Santo Resources desde 2005; Membro do Conselho de Administração da OPCA – Obras Públicas e Cimento Armado, S.A. desde 2005; Presidente da Comissão Executiva da Lusomundo Media, SGPS, S.A. desde 2002 até 2004; Presidente da Comissão Executiva do Diário de Notícias desde 2002 até 2004; Presidente da Comissão Executiva do Jornal de Notícias desde 2002 até 2004; Presidente da Comissão Executiva da TSF desde 2002 até 2004; Presidente da Comissão Executiva do Jornal do Fundão desde 2002 até 2004; Presidente da Comissão Executiva da Açoreana Ocidental desde 2002 até 2004; Presidente da Comissão Executiva do DN da Madeira desde 2002 até 2004; Presidente do Conselho de Administração da Aleluia - Cerâmica Comércio e Indústria S.A desde 2001

No documento Relatório e Contas Consolidadas (páginas 113-123)