• Nenhum resultado encontrado

Elementos do sistema de gestão de SSO

Elemento 4.2 Política de SSO

Este requisito diz que:

A alta direção deve definir e autorizar a política de SSO da orga- nização e assegurar que, dentro do escopo definido de seu sistema de gestão de SSO, a política:

a) Seja apropriada à natureza e à escala dos riscos de SSO da organização;

b) Inclua um comprometimento com a prevenção de lesões e doenças e com a melhoria contínua da gestão e do desempenho da SSO;

c) Inclua um comprometimento em atender, pelo menos, aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela orga- nização que se relacionem a seus perigos de SSO;

d) Forneça a estrutura para o estabelecimento e análise crítica dos objetivos de SSO;

e) Seja documentada, implementada e mantida;

f) Seja comunicada a todas as pessoas que trabalhem sob o con- trole da organização, com o objetivo de que elas tenham ciência de suas obrigações individuais em relação a SSO;

g) Esteja disponível às partes interessadas; e

h) Seja periodicamente analisada criticamente para assegurar que permanece pertinente e apropriada para a organização.

A OHSAS 18001:2007 define política de SSO como sendo “inten- ções e direções globais de uma organização, relacionadas ao seu desempe- nho da SSO, conforme formalmente expresso pela alta direção.

Portanto, a política de uma organização nada mais é do que o “nor- te”, o “farol” que guia a organização para onde ela quer chegar. E isso quem define é a alta direção.

No caso da política de SSO, a mesma leva a organização a se preocu- par com a melhoria contínua do seu desempenho em SSO e proporciona visi- bilidade às partes interessadas (clientes, colaboradores, fornecedores, gover-

e-Tec Brasil

no e outros), por isso deve estar de acordo com a realidade da organização e adequada ao grau dos riscos de SSO inerentes as suas atividades. Logo, é primordial que o texto da política de SSO deixe claro o tipo de atividade da Organização.

Por sua vez, o comprometimento com a prevenção de lesões e doen- ças e com a melhoria contínua deve estar evidenciado não apenas enquanto palavras na política, mas enquanto ações ao longo da implementação do sistema de gestão de SSO.

Do mesmo modo, o comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos subscritos pela Organização deve ser evidenciado quando da identificação desses requisitos pela Organização e pelo esforço em cumpri-los. A norma entende por “outros requisitos” as normas técnicas, códigos de ética, acordos com clientes e autoridades pú- blicas, requisitos das associações de classe, entre outros estabelecidos pela Organização.

A política de SSO também deve fornecer subsídios para o estabe- lecimento dos objetivos de SSO, ou seja, os objetivos devem ser facilmente identificados ao longo do texto da política.

O fato de a norma exigir que a política de SSO seja documentada, implementada e mantida significa que, além de registrada, a política não deve ficar apenas no campo das boas intenções, mas sim, no das ações e, portanto, não devendo ser estática, mas atualizada sempre que necessário.

Devido ser o “norte” da Organização, todos os que trabalharem sob o controle da Organização, incluindo os terceirizados, devem compreender a política de SSO e estar conscientes sobre suas responsabilidades de SSO. Portanto, a política de SSO deve estar disponível às partes interessadas afe- tadas pelo desempenho de SSO: vizinhança, fornecedores, clientes, governo, etc.

Por fim, devido a política expor seu comprometimento com a melho- ria contínua, essa deverá ser analisada criticamente mediante as mudanças internas e/ou externas à Organização.

Curso Técnico Nível Médio Subsequente

ATIVIDADE 2

Interpretando o requisito 4.2 da norma OHSAS18001, ve- rificamos que a política de SSO está baseada em três pilares. Identifique esses três pilares e comente sobre cada um deles.

ATIVIDADE 3

Agora que você já sabe como definir uma política de SSO, analise o seguinte texto de uma política de SSO de uma deter- minada Organização e verifique se o mesmo está em conformi- dade com as diretrizes da OHSAS 18001. Quais melhorias que podem ser feitas nesta política?

“A empresa XYZ (nome fictício) se compromete a minimizar os riscos de suas operações, promovendo a prevenção de aci- dentes; prever, avaliar e gerenciar os riscos de SSO, atendendo à legislação aplicável; enfatizar a prevenção e preparação às situações de emergência e promover o desenvolvimento e qua- lidade de vida dos seus funcionários.

Essa política encontra-se disponível em nosso site e nas áreas de atuação da XYZ”

EXERCÍCIOS

A partir de então, ao longo das aulas, você aplicará seus co- nhecimentos em uma determinada organização à sua escolha, enquanto estudo de caso. Essa organização pode existir ou não (organização fictícia). Caso não exista, você deve criar uma Organização, seu ramo de atividade, sua atuação, quantidade de funcionários, setores existentes, entre outros aspectos rele- vantes para um sistema de gestão de SSO.

Nesta aula, você deverá definir o escopo e política de SSO da Organização escolhida para realizar o estudo de caso.

Obs: Não necessariamente o sistema de gestão de SSO deverá ser implementado, mas deverá

ser apresentado ao final da disciplina um projeto para tal implementação.

e-Tec Brasil

Leituras complementares

ARAUJO, G.M. Sistema de gestão de SSO OHSAS 18001:2007 e OIT SSO/2001 Comentado e Comparado. 2ª edição. Rio de Janeiro: GVC, 2008 SEIFFERT, M.A.B. Sistemas de gestão ambiental e de saúde e segurança ocu- pacional: vantagens da implantação integrada. São Paulo: Atlas, 2008

Resumo

Foram abordados os elementos de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional conforme modelo OHSAS 18001:2007, com des- taque para a elaboração do escopo do sistema de gestão de SSO e para a definição da política de SSO.

Auto-avaliação

Afinal, o que a alta Direção deve assegurar com sua política de SSO?

Curso Técnico Nível Médio Subsequente

Referências

BENITE, A.G. Sistema de Gestão de saúde e segurança no trabalho para empresas construtoras. São Paulo, 2004. Dissertação (mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de construção civil.

BRITISH STANDARDS INSTITUITION. Occupational health and safety management system – specification BSI OHSAS 18001, London, 2007.

Figura 1 - Adaptado de Benite (2004)

e-Tec Brasil

Segurança do Trabalho

Sayonara Rocha

2010

Natal-RN

Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho

Curso Técnico Nível Médio Subsequente

Aula 04

Sistema de gestão de SSO OHSAS 18001:2007: Mapeamento de processos, identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de controles

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

No documento Gestão de saúde e segurança no trabalho (páginas 38-43)