• Nenhum resultado encontrado

4. POLÍTICAS DE ENSINO, PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

4.1. POLÍTICA DE ENSINO

O ensino deverá contribuir para a formação do perfil profissional a ser estabelecido em cada projeto pedagógico de curso, em respeito à missão estipulada neste plano institucional. No ensino de graduação e pós-graduação, articulado à extensão e à investigação científica, tendo como foco o educando, buscar-se-á:

a) desenvolver postura ativa do aluno em busca do conhecimento;

b) desenvolver as habilidades e competências para a resolução de questões do cotidiano e acadêmicas;

c) identificar necessidades e interesses dos alunos, para desenvolvimento de ferramentas e estratégias em busca de soluções adequadas,

d) preparar para a constante atualização profissional, devido a velocidade das mudanças de comportamento, decorrentes das inovações tecnológicas e científicas, globalização etc.

Em relação aos projetos pedagógicos de cursos, são políticas gerais:

a) cada coordenador estabelecerá objetivos realizáveis, buscará os meios para atingi- los, verificará sua eficácia, produzirá a constante revisão e atualização dos processos utilizados e discutirá essas questões com os corpos docente e discente.

b) o projeto pedagógico de curso será estudado, discutido, revisado e atualizado periodicamente por seu Colegiado, com apoio específico do Núcleo Docente Estruturante, observadas as orientações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nas Resoluções do Conselho Nacional de Educação e na legislação educacional.

c) as atividades e aulas dos cursos deverão ser planejadas e realizadas em consonância com os planos de ensino, com abordagem interdisciplinar e transversal, em especial quanto aos conteúdos relativos à compreensão e transformação da

18 realidade social pelo conhecimento, com vistas a contribuir para uma sociedade menos violenta e aqueles pertinentes a questões contemporâneas relacionadasao contexto histórico, econômico, estratégico e à perspectiva internacional da globalização.

d) o ensino voltado ao perfil do formando previsto no respectivo projeto pedagógico de curso articula-se à pesquisa científica e à extensão, planejadas em um contexto que considere a missão, os objetivos e as capacidades institucionais.

e) o ensino, em todos os cursos deverá valorizar uma formação humanista, voltada ao equilíbrio ambiental, a cultura regional e o saber científico, bem como prever a difusão dos valores liberdade, igualdade, democracia, solidariedade, livre iniciativa, propriedade privada e respeito pela diversidade.

Em coerência com esta proposta pedagógica e ainda como visão do processo de ensino-aprendizagem, a Instituição deverá considerar que a educação deve preparar os indivíduos para acompanharem a sociedade em acelerado processo de mudança. Nesse sentido, cada professor deverá desempenhar um papel de liderança em suas aulas, por meio do qual divulgará seu plano de ensino, oferecerá motivos para o aprendizado, tendo em vista as habilidades e competências a desenvolver com os conteúdos de formação profissional, os interesses e realidades do aluno e as expectativas do mercado.

Ainda dentro desse processo, o diálogo com os alunos será uma postura necessária, na medida em que os seres humanos se transformam cada vez mais em seres criticamente comunicativos. 15Por ser também um processo de comunicação, o professor deverá agir dentro desta perspectiva, de modo que tenha sempre sua concentração voltada para os receptores de sua mensagem, que deverá ser clara, objetiva, direta, sintonizada com a realidade atual e adequada para o público-alvo.

4.1.1. Normas Institucionais para o Ensino

Nos termos do Projeto Pedagógico Institucional e doTítulo III, Capítulo I, do Regimento Geral da IES, o ensino é ministrado em cursos de:

I. graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

15 FREIRE, Paulo e SHOR, Ira, Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor, 10ª ed., p. 123. E prossegue Paulo Freire: “O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e re-fazem. Outra coisa: na medida em que somos seres comunicativos, que nos comunicamos uns com os outros enquanto nos tornamos mais capazes de transformar nossa realidade, somos capazes de saber que sabemos, que é algo mais do que só saber”.

19 II. pós-graduação, abertos a candidatos portadores de diploma de curso superior

ou equivalente, que satisfaçam aos requisitos exigidos em cada caso;

III. sequenciais, para atender necessidades específicas e abertos a candidatos portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, de diploma de nível superior e aos demais requisitos estabelecidos pelo CEPE; e IV. de extensão, abertos à comunidade.

O currículo pleno dos cursos de graduação é estabelecido pela Instituição, mediante aprovação dos colegiados, de proposta apresentada pelos Núcleos Docentes Estruturantes, tendo como referenciais as Diretrizes Curriculares fixadas pelo MEC, as características profissionais almejadas para o perfil do formando segundo a demanda regional e nacional e tendo em vista as exigências dos Conselhos Profissionais.

As principais características da organização curricular dos cursos da IES são:

a) todo curso tem um Projeto Pedagógico (PPC), no qual se definem seus objetivoso perfil do egresso a ser atingido mediante o desenvolvimentode habilidades e competências associadas a determinados conteúdos e referenciais,organizadosem um currículoque se orientapelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso e ajusta-se às demais normas vigentespara a organização de cursos superiores.

b) a estrutura curricular deve considerar o mínimo de duzentos dias para o ano letivo e contribuir para a integração entre atividades de formação teórica e prática, em especial durante os estágios e programas de extensão; o conteúdo de suas disciplinas, os ementários e os referenciais bibliográficos devem ser atualizados e contemplar a interdisciplinaridade, em especial em disciplinas da mesma série;

c) as matrizes curriculares devem oferecer conteúdos sobre metodologia científica e orientação para os trabalhos de conclusão de curso e, na medida do possível, oferecer alternativas de flexibilização curricular, seja por meio de atividades complementares, de ensino a distância, de estágios mediante convênios, de disciplinas optativas ou de outras atividades reconhecidas pela legislação educacional;

d) para efeito de apuração da carga horária integralizada nos cursos serão computadas cargas horárias de aulas e demais atividades em horas relógio.

Para os cursos de Graduação na modalidade a distância, a Instituição, preparou material específico:

a) o Regulamento para Oferta de Cursos a Distância em Todos os Níveis Educacionais da União das Faculdades Dos Grandes Lagos, que organiza o

20 funcionamento de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância, assim como a oferta de disciplinas nos cursos presenciais com percentual a distância. b) o Manual do Aluno de Cursos Superiores EaD, que explicita ao aluno a natureza do trabalho com o qual se deparará na integralização bem sucedida de um curso a distância.

c) o Regulamento para Oferta de Disciplinas na Modalidade Semipresencial (20%), que normatiza a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial (20%), de acordo com o disposto pela Portaria MEC nº. 4.059, de 10 de dezembro de 2004.