• Nenhum resultado encontrado

Política Externa – Questão Christie

No documento 17 Família Real no Brasil (páginas 32-35)

1

(UFG – MODELO ENEM)– Durante o Se -gun do Reinado, as relações entre o Brasil e a Inglaterra ficaram tensas. Nesse clima, a Questão Christie (1863) foi deflagrada pela a) resistência das elites escravistas brasileiras em extinguir o tráfico de africanos, gerando descontentamento entre os diplomatas ingleses.

b) decisão do governo brasileiro de não renovar o tratado de comércio com a Inglaterra,

favorecendo a situação financeira do governo imperial.

c) aprovação da lei Bill Aberdeen pelo Parlamento inglês, proibindo o tráfico de escravos no Atlântico, sob pena de apreensão de navios negreiros.

d) pilhagem da carga de um navio inglês naufragado no Brasil e pelo aprisionamento, pela Inglaterra, de navios brasileiros no Rio de Janeiro.

e) instabilidade nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra, decorrente da entrada de produtos industrializados, principalmente dos Estados Unidos.

Resolução

A alternativa descreve as causas que levaram o Brasil a um choque de interesses diplomáticos com a Inglaterra durante a representação do embaixador William Dougal Christie.

Resposta: D

A

As palavras foram ditas por um diplomata inglês, no século passado:

“Nossas colônias não têm mais escravos. Por que outras áreas haverão de ter? Estamos montando negó cios na África. Por que continuar com o tráfico negreiro, que tira nossa mão de obra de lá? Além disso, nem a servi dão nem a escravidão cabem mais no mundo de hoje. Viva o trabalho assalariado! E que os salários sejam gastos na compra de nossas merca -dorias.”

a) De acordo com esse diplomata, que interesses teria a Inglaterra em acabar com o tráfico de escravos e com a escravidão?

b) No Brasil, que outros motivos levaram à abolição da escra -vidão?

B

A orientação livre-cambista do Primeiro Reinado cedeu lugar ao protecionismo no Reinado de D. Pedro II. Por que as tarifas aduaneiras devidas, prin ci pal mente, ao ministro da Fa -zenda Manuel Alves Branco são consideradas protecionistas? Por que a inovação chegou a ser combatida?

C

Leia as proposições abaixo:

I. A cessação do tráfico negreiro (1850) não provo cou escas -sez de mão de obra para os fazen deiros das províncias do Norte, graças ao grande número de escravos adquiridos nos Estados Unidos.

II. Uma das primeiras tentativas de implantação do trabalho livre, no Brasil, foi o sistema de parceria.

III. A industrialização foi possível, entre outros fatores, pela acumulação de capital proveniente da economia cafeeira. Assinale

a) se todas as proposições forem verdadeiras. b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II. c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III. d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e III. e) se todas as proposições forem falsas.

RESOLUÇÃO:

O movimento abolicionista, após a Guerra do Paraguai, foi crescendo com a adesão do Exército, de intelectuais e jornalistas, forçando o governo a adotar leis que paulatinamente caminharam para a Abolição, em 13 de maio de 1888.

RESOLUÇÃO:

São consideradas protecionistas porque elevaram em até 60% o valor dos impostos sobre a importa ção de produtos estrangei ros. Tal inovação prejudicava sensivelmente os negócios britânicos com o Brasil, que até então gozavam de tarifas preferenciais reduzidas.

RESOLUÇÃO:

A escravidão era um empecilho à ampliação do mercado consumidor dos produtos ingleses, seja nas tradicionais áreas de exportação (América), seja nas áreas destinadas ao neocoloniaismo (África).

RESOLUÇÃO:

O fim do tráfico escravista gerou a necessidade premente de trabalhadores para a lavoura cafeeira – o que foi obtido graças à vinda de emigrantes europeus.

D

O Bill Aberdeen, aprovado pelo Parlamento inglês em 1845, foi

a) uma lei que abolia a escravidão nas colônias ingle sas do Ca -ribe e da África.

b) uma lei que autorizava a Marinha a apresar navios negrei ros em qualquer parte do Oceano.

c) um tratado pelo qual o governo brasileiro privile giava a importação de mercadorias britânicas.

d) uma imposição legal de libertação dos filhos recémnas ci -dos de mãe escrava.

e) uma proibição de importação de produtos brasi leiros para que não concorressem com os das colô nias antilhanas.

E

Caracterize a política externa do Segundo Reinado.

F

Quais os antecedentes que levaram ao rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra?

7

(UFRN – MODELO ENEM) – No século XIX, após a Inde -pendência, o Brasil desenvolveu relações internacionais com outros países da América do Sul. Essas relações estão representadas no mapa abaixo:

VICENTINO, Cláudio, DORIGO, Gianpaolo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2001. p. 401. (Série Parâmetros)

O mapa se refere às

a) disputas e aos conflitos que expressam uma ação impe -rialista do Brasil, que inclui tentativas de anexação territorial. b) relações econômicas do Brasil, sobretudo as exportações de café, cuja produção se concentrava no Vale do Paraíba. c) tentativas do governo brasileiro de integrar o território nacional às regiões vizinhas, por meio de investimentos nos transportes fluviais.

d) ações de investimento integradas entre o governo brasileiro e o Barão de Mauá, procurando conter o avanço comercial dos ingleses.

e) invasões brasileiras da Província Cisplatina para garantir a posse da Colônia de Sacramento.

RESOLUÇÃO:

O não cumprimento dos Tratados de 1827 (e a não pror ro ga ção deles), o protecionismo da Tarifa Alves Branco e a arbitrariedade dos ataques a navios brasileiros, tendo por base a Bill Aberdeen. RESOLUÇÃO:

Marcou-se pela Política de Prestígio (destinada a reverter a imagem desvirtuada e até excêntrica do País), pela afirmação da soberania nacional em relação aos países europeus e pelo inter -ven cio nismo na região da Bacia do Prata.

RESOLUÇÃO:

O mapa serve para ilustrar a política externa do Império brasileiro para salvaguardar seus interesses na região do Prata. Por causa da data apresentada (1816-28) no mapa, entende-se: a invasão e anexação da Cisplatina por ordem de D. João VI; como território pertencente ao Brasil durante parte do Primeiro Reinado até a Guerra de Independência (1827-28) que levou a região a ser denominada de Uruguai. Posteriormente, o Brasil guerreou contra os presidentes Rosas (Argentina) e Oribe (Uruguai) em 1851-52; interferiu substituindo o presidente blanco – Aguirre, pelo colorado – Rosas, em 1864; e, finalmente, a Guerra contra o Paraguai entre (1864-70).

Resposta: A RESOLUÇÃO:

A Inglaterra resolvera pressionar – com a força dos canhões da sua poderosa Marinha – pelo fim do comércio de escravos afri -canos.

1. Intervenções

No documento 17 Família Real no Brasil (páginas 32-35)

Documentos relacionados