• Nenhum resultado encontrado

As reformas empreendidas por Cárdenas não o transformaram num revolu cionário. Na realidade, elas

No documento 17 Família Real no Brasil (páginas 54-57)

atrelaram o movimento popular ao Estado, neutra

-lizando-o politicamente, ao mesmo tempo em que a

burguesia mexicana se for taleceu “cooperando” com os

Estados Unidos e, com isso, esvaziando o conteúdo

social da Revolução Mexicana.

Ejido: terras sobre as quais as comunida des indígenas detinham a posse coletiva.

1

(UECE – MODELO ENEM)– Em Chiapas, no México, em 1994, ocorre uma rebelião conduzida pela Frente Zapatista de Libertação Nacional que reivindica mudanças na distri -buição da terra e benefícios sociais para as populações do campo e indígena. Quanto à utiliza ção do termo “zapatistas”, assinale o correto.

a) Uma aproximação à imagem de Emiliano Zapata, um líder da revolução Mexicana que, no início do século XX, parecia ser a única esperança para os camponeses do sul do país.

b) Uma clara homenagem ao atual presidente espanhol José Luiz Rodríguez Zapatero, que à época da rebelião, era militante do Partido dos Trabalhadores Socialistas Espanhol (PSOE) e porta-voz internacional das minorias mexica nas. c) Referência a Zapata, território localizado no pequeno estado mexicano Morelos, cuja popu -lação de índios e camponeses, há séculos, resiste às violentas expropriações dos fazen -deiros sobre suas comunidades.

d) Uma homenagem aos irmãos Emiliano e Eufêmio Zapata, pequenos proprietários de terras, no estado de Morelos, que injusta

-mente tiveram suas terras expropriadas por grandes fazendeiros e foram brutalmente assassinados.

e) Referência a Zapata, um imperador asteca que coman dou a importante revolta de Ayala con -tra a utilização do seu povo como -traba lhadores escra vos nas minas de ouro, perten centes ao espanhóis do Vice-Reino de Nova Espanha.

Resolução

Foi um dos mais destacados líderes campo neses na luta pela reforma agrária no México, durante a Revolução iniciada em 1910 naquele país.

A

Quais as características do governo de Antonio López de Sant’Anna?

B

Comente os fatores que levaram à Guerra da Refor ma.

C

Podemos considerar que o governo de Porfirio Díaz foi autoritário e, ao mesmo tempo, promoveu o desen vol vimento capitalista no México.

Comente a frase, caracterizando o autoritarismo e o de sen -volvimento capitalista mexicano à época de Porfí rio Díaz.

RESOLUÇÃO:

A ascensão de Benito Juarez, liberal, que promoveu as leis da re -forma, afetando os interesses da Igreja Católica (extinção dos tribunais eclesiásticos, supressão da cobrança do dízimo, li ber -dade de culto e criação do ensino laico) e do exército (ex tin ção dos tribunais militares).

RESOLUÇÃO:

Porfírio Díaz promoveu o desenvolvimento capitalista in ter no do México, utilizando capital estrangeiro, ao qual foram en tregues a exploração petrolífera e a mineradora, além de ter ras. Ao mesmo tempo, esse processo gerou o em po bre ci mento da população, pela perda das terras comuns, os ejidos, e pela exploração da força de trabalho por capitalistas in ter na cionais, além de uma repressão político-social violenta.

RESOLUÇÃO:

Sant’Anna governou de forma conservadora, centralista e au -toritária, com o apoio da Igreja Católica e dos lati fun diá rios. Seu desgaste deve-se a perda dos ter ri tórios mexicanos na guerra contra os Estados Unidos, em 1848.

2

(FGV – MODELO ENEM) – Durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911), o México desenvolveuse, mas os benefícios desse pro -gres so não alcançaram todos os segmentos sociais. Havia muita pobreza no campo e nas cidades, e os camponeses reclamavam terras para trabalhar.

Sobre a Revolução Mexicana, afirma-se: I. Durante o longo governo de Porfírio Diaz (1876-1911), os recursos nacionais do subsolo foram entregues ao controle estrangeiro e se manteve a forte concentração fundiária. II. Pressionado pelas massas camponesas e operárias, Francisco Madero estabelece uma reforma agrária radical, que incluía o fim dos latifúndios.

III. A institucionalização do processo revo lucio -nário tem como marco a promulgação de uma carta constitucional em 1917, na qual se pre -conizava a nacionalização do solo e do subsolo. IV. Após a renúncia de Porfírio Diaz, assumiu Francisco Madero que, com o apoio dos Estados Unidos, governa o México até o início dos anos 1930.

V. O assassinato à traição de Emiliano Zapata, em 1919, revela as fortes divergências ideoló -gicas entre o líder camponês e o presidente Venustiano Carranza.

São corretas as afirmativas a) I, III e V, apenas. b) I, IV e V, apenas. c) II, III e V, apenas.

d) I, II, III e V, apenas. e) I, II, III, IV e V.

Resolução

A afirmação II é incorreta porque a reforma agrária, em bora fosse uma reivindicação dos camponeses desde o início da Revolução Mexicana, não foi posta em prá tica por Madero, que assumiu o poder imedia tamente após a queda de Porfirio Díaz. Também a afirmação IV está incorreta porque, além de Madero ter sido exe cutado nos primeiros meses da Revolução Mexicana, os Estados Unidos eram favoráveis ao go verno de Porfírio Díaz, e não ao movimento revolucio -nário.

D

A Revolução Mexicana resultou do descontenta men to de diversos setores sociais com o longo governo de Porfírio Díaz. Nesse contexto, podemos entendê-la co mo a mais profunda revolução ocorrida na América Latina antes da Revolução Cu ba -na de 1959. Qual foi a -natureza social da Revolução Mexica -na?

E

Analise a postura política dos Estados Unidos duran te o processo da Revolução Mexicana.

F

O programa de reformas e nacionalização do pre si dente Cárdenas, levado a cabo entre 1934 e 1940, foi marcado por uma série de medidas, excetoa

a) criação do monopólio estatal sobre o petróleo, com a instituição da PEMEX em 1938.

b) realização de obras públicas, visando a conter os efei tos da crise de 1929 no país.

c) criação do Banco de Crédito Nacional para dar res pal do financeiro aos camponeses.

d) restituição dos ejidos às comunidades indígenas. e) criação do Partido Revolucionário Nacional.

7

(UERJ – MODELO ENEM)– “A Revolução é uma súbita imersão do México em seu próprio ser (...) é uma busca de nós mesmos e um regresso à mãe. Nela, o México se atreve a ser.”

(OCTAVIO PAZ, escritor mexicano. Citado por Grandes Fatos do Século XX. Rio de Janeiro, Rio Gráfica, 1984.)

A Revolução Mexicana, iniciada em 1911, trouxe à tona a organização e a luta de populações camponesas de origem indígena que até hoje utilizam esse movimento como símbolo. A eclosão da Revolução Mexicana pode ser explicada pelos seguintes motivos:

a) A influência do ideário positivista e a atuação dos “cientí -ficos” nos movimentos camponeses.

b) A luta do campesinato pela propriedade da terra e as reivindicações de setores burgueses por um maior espaço na política.

c) A necessidade de uma modernização capitalista e o desejo da burguesia pela ampliação da influência do capital francês no país.

d) A união dos liberais e dos comunistas mexicanos contra o porfiriato e o interesse dos grandes proprietários na aliança com o capital inglês.

e) Uma tentativa de retomada dos territórios cedidos aos Estados Unidos após a vitória contra o México e celebrado no Tratado de Guadalupe-Hidalgo.

RESOLUÇÃO:

O Partido foi criado em 1924, antes de Cárdenas assumir. Resposta: E

RESOLUÇÃO:

A Revolução Mexicana tinha um caráter popular, agrário e antiditatorial.

Resposta: B RESOLUÇÃO:

A posição norte-americana contra Porfírio Díaz teve início no mo mento em que este buscou recursos europeus para neu tra lizar a influência dos Estados Unidos no México. Durante o pro -cesso, a intervenção de 1914 revela nitidamente a preo cu pação dos Estados Unidos em garantir seus interesses den tro do México e, ao mesmo tempo, impedir a vitória das forças po -pulares no processo revolucionário.

RESOLUÇÃO:

A Revolução Mexicana apresenta dois grupos de aspectos po lí ticosociais diversos. De um lado, a classe média e a elite, des -contentes em razão da ausência de democracia e do direito de participação política e também por causa da entrega do di reito de exploração das riquezas nacionais a mãos es tran geiras. De outro lado, a população camponesa e o operariado ur bano beirando a situação de mendicância e sofrendo forte re pres são política.

1. O despertar das

nacionalidades

O século XIX representou a fase final dos conflitos

No documento 17 Família Real no Brasil (páginas 54-57)

Documentos relacionados