• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO 4 INFORMAÇÕES RELATIVAS À ACTIVIDADE DA ENTIDADE

4.9 Política de investimentos

Os grandes projectos desenvolvidos no ano em análise, estrategicamente enquadrados num Plano a cinco anos, cuja execução se iniciou em 1997, orientaram-se numa perspectiva de criação de condições para a implantação de novas funcionalidades e de produtos ao nível do Banco, contribuindo para aumentar a sua competitividade no mercado, e podem ser agrupados em duas grandes áreas: área de infraestruturas tecnológicas e área de desenvolvimento de sistemas aplicacionais. A actividade desenvolvida no BTA ao longo de 1999, nas áreas dos Sistemas, Tecnologias de Informação e Comunicações, foi marcada pela continuação da reorganização e uniformização das aplicações e sistemas dos bancos que constituiam o Grupo e pelas adaptações necessárias à passagem para o ano 2000. Destes projectos destacam-se, pela sua relevância, os seguintes:

Área de Infraestruturas Tecnológicas

Centro de Processamento de Dados Único (CPDU) - Depois de concluída, no final

de 1998, a concentração física dos Centros de Processamento de Dados do BTA e dos restantes bancos de retalho e do Centro de Impressão e Acabamento Único, avançou-se, em 1999, para a 2ª fase deste Projecto, que consistiu na definição da arquitectura de gestão e exploração do CPDU.

Rede Única de Telecomunicações (RUT) - Este Projecto, iniciado em 1998 e

terminado no ano seguinte, com a interligação, em Abril, das redes de telecomunicações internas, quer nos balcões, quer nos serviços centrais, e a integração posterior, na rede, da Companhia de Seguros Mundial-Confiança, permitiu a eliminação de circuitos de telecomunicações redundantes e de barreiras à comunicação interna em termos da voz, de dados e de fax dentro das instituições do Grupo. A tecnologia implementada permite uma grande eficiência na gestão dos meios de telecomunicações, contribuindo para uma acentuada redução dos seus custos.

Reestruturação das Redes dos Edifícios Centrais (RREC) - O Projecto RREC,

iniciado e concluído em 1999, teve como finalidade a reestruturação e modernização das redes locais das instituições bancárias do Grupo, garantindo, simultaneamente, a

Capítulo 4 – Informações Relativas à Actividade Emitente

compatibilização do parque microinformático com o ano 2000 e a introdução de tecnologia comum nestas instituições.

Foram, assim, criadas todas as infraestruturas que permitem modernizar os métodos de trabalho e de organização interna, com reflexos muito positivos nas vertentes operacionais e de custos.

Help-Desk - Este Projecto, que teve como finalidade centralizar num único orgão o

atendimento e o controlo da resolução de problemas informáticos das Instituições, desenvolveu-se ao longo de 1999.

Nova Plataforma de Balcões (NPB) - Criado em 1998, com o objectivo de reformular

e uniformizar as soluções informáticas de suporte à actividade dos balcões dos quatro bancos, o Projecto da Nova Plataforma de Balcões foi completado, em 1999, com o roll-

out em todos os balcões.

Área de Desenvolvimento de Sistemas Aplicacionais

Projecto Ano 2000 - Projecto de Adaptação ao Ano 2000, que se iniciou em 1996 e

finalizou em 1999, teve como finalidade a identificação, revisão, correcção e certificação de todos os sistemas dos Bancos do Grupo que pudessem vir a ser potencialmente afectados pela transição para o Ano 2000.

Sistema de Informação de Gestão (MIS) - Este Projecto, que teve início em 1998,

tem como objectivo a produção de informação de gestão sistemática e sintética, por forma a auxiliar no processo de tomada de decisões e a permitir o posterior controlo do impacto dessas decisões.

Canais Complementares - No ano que decorreu foi disponibilizado aos clientes do

Banco um serviço de homebanking para particulares através da Internet, mantendo-se, para o segmento das empresas, a possibilidade de aceder aos mesmos serviços através de PC. Ainda no âmbito dos canais complementares, destaca-se o Projecto de Call Center, cuja implementação visou a criação de um serviço de Banca Telefónica, similar para os 3 bancos de retalho, que oferece, para além de atendimento automático, através de IVR, atendimento personalizado, via operador. Durante o ano de 1999 foi implementada a 1ª fase deste Projecto.

DataWharehouse - Este Projecto, iniciado em 1999, tem por objectivo a criação de

um “armazém de informação” de suporte às diferentes áreas de gestão, em particular à actividade comercial do Banco.

Plataforma Única de Cartões - Ao longo do ano em análise foi sendo implementado

um sistema único para a gestão de cartões de débito e de crédito dos Bancos do Grupo, que, para além de contemplar os cartões já existentes, serviu de suporte aos cartões lançados em 1999.

Projecto Estrangeiro – Uniformização - Parametrização do Eximbills / AS 400,

versão multiempresa, para tratamento de operações de Estrangeiro do Banco.

Projecto Totta & SottoMayor Bank Canada - Foi implementado um novo sistema

para substituição do produto informático existente, considerado em 1997 como inadequado e de substituição obrigatória por ser incompatível com o Ano 2000.

Para além dos Projectos acima mencionados foram, ainda, desenvolvidas acções em inúmeras áreas aplicacionais, algumas das quais comuns aos três Bancos e outras específicas de cada um.

Merecem breve referência, as relativas à instalação da versão 5.0 do Corona-Multi e à reformulação do sistema de cálculo de juros para contas Esc.

Na sequência do acordo realizado entre o accionista de referência, o BSCH e a CGD, iniciaram-se, no dia 1 de Março de 2000, os trabalhos de separação dos sistemas informáticos e de telecomunicações do Grupo.

Durante a segunda metade de 2000 iniciou-se a alteração de imagem e remodelação de balcões do Banco Totta & Açores que se pretende mais rejuvenescida mas aproveitando a notoriedade e reconhecimento da marca Totta. O investimento com a campanha inicial de lançamento de imagem foi da ordem do meio milhão de contos.

O valor dos investimentos realizados durante os anos de 1998,1999 e 2000 está descriminado no quadro seguinte (em milhões de Escudos):

Imobilizado 1998 1999 2000 Corpóreo 3,881 2,750 1,493 Incorpóreo 1,585 2,545 1,529 Em curso 893 411 2,192 Financeiras 10,756 7,656 275,398 Total 17,115 13,362 280,612

Capítulo 5 – Património, Situação Financeira e Resultados do Emitente

Documentos relacionados