• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES

2. O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

2.15. POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES

A IES é sensível à necessidade de atenção aos discentes. Esta prevê em seus documentos oficiais políticas concretas para atendimento aos discentes.

2.15.1. Forma de Acesso ao Curso

A forma de acesso ao curso ocorrerá semestralmente de processo seletivo. A Instituição disponibilizará o manual do candidato onde estarão contidas todas as informações necessárias para o candidato, tanto a formação acadêmica do corpo docente vinculado ao curso, bem como, a infraestrutura existente (física e acadêmica da Faculdade).

O acesso ao estudante é possível através de diversas formas:

 Candidatos com os cursos de ensino médio, ou equivalente, concluído, e que tenham sido

classificados no processo seletivo da Instituição ou por ela reconhecidos como o ENEM;

 Portadores de diplomas de ensino superior devidamente registrado desde que haja vagas

abertas, após o encerramento das matrículas dos selecionados;

 Estudantes vinculados em outras Instituições através do processo de transferência desde que haja sobra de vagas;

 Transferências de estudantes através de análise do histórico e ementas cursas em outra IES. A Faculdade poderá adotar outros critérios de acesso através do Colegiado Superior, que regulamentará a sistemática do acesso dentro da Legislação vigente.

83

2.15.2. Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão (NIPE) – Estímulo à Permanência

A Faculdade, preocupada em assegurar à comunidade acadêmica um ambiente saudável para o ensino pedagógico, bem como assegurar condições para que não ocorra evasão/afastamento escolar, além de estimular a pesquisa e complementação da formação docente por meio de projetos sócio culturais, criou, em janeiro de 2008, o Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão (NIPE), cujos principais objetivos são:

 O apoio a estudantes e professores da Faculdade;

 A difusão da cultura entre os membros da comunidade acadêmica e comunidade externa;

 A melhora na qualidade do ensino ofertado nos cursos da Faculdade;

 O acompanhamento dos egressos;

 A divulgação da pesquisa no âmbito acadêmico.

 Para tanto, o NIPE oferece a todos os estudantes da IES vários serviços de apoio ao estudante.

2.15.3. Programas de Nivelamento

Consciente das lacunas em relação a conhecimentos básicos sobre Língua Portuguesa e Matemática que muitos estudantes trazem do Ensino Médio, e, na tentativa de amenizá-las, o Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão (NIPE), da Faculdade Padre João Bagozzi, instituiu o Programa de Nivelamento em Produção de Textos e Matemática Básica para seus estudantes ingressantes e também para aqueles que, mesmo em curso há mais de um semestre, ainda sentem dificuldades nessas áreas, a fim de melhorar seu aproveitamento no transcorrer de sua vida acadêmica.

2.15.4. Apoio Psicopedagógico - NAPEB

O processo de aprendizagem é exaustivo, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto psicológico. A quantidade crescente de informação exige uma metodologia que não que não seja

84 monótona. Nesse caso, os estudantes recém-ingressantes, assim como os demais já matriculados, muitas vezes apresentam dificuldades de adaptação ao ambiente acadêmico. Para tanto, o Apoio ao Discente (NAPEB – Núcleo de Apoio Pedagógico Bagozzi) propõe-se a estar atento a estas questões e a atuar nesta área, procurando examinar e orientar os estudantes em seus eventuais problemas no exercício de aprendizagem. Sob uma perspectiva mais preventiva, os estudantes que apresentam excessivo número de faltas, ou persistente aproveitamento deficiente são convidados a fazer uso do Apoio ao Discente, sendo colocada à sua disposição a possibilidade de terem acompanhamento profissional para revisão da metodologia de estudo ou para a investigação de outras dificuldades que eventualmente possam estar presentes.

Com essa mesma ótica preventiva, são entrevistados todos os estudantes que solicitam trancamento ou cancelamento de matrícula. Também, são realizadas orientações profissionais e para o desenvolvimento de postura ético-humanística na tarefa educacional. Deste modo, os estudantes se adaptam à sua nova situação através de estratégias, de direcionamento e defesas psicodinâmicas, comportamentais e afetivas.

Aos estudantes recém ingressantes é realizado atendimento especial para adaptação ao novo espaço físico e à nova turma de colegas, aquisição e domínio da linguagem acadêmica, incorporação de atitudes e valores próprios à carreira escolhida a fim de eliminar as dificuldades e estabelecer novos vínculos.

2.15.5. Programas de Apoio Financeiro

Com a finalidade de assegurar a permanência e o bom rendimento escolar de estudantes com potencial, mas que apresentam dificuldades econômicas, além de ofertar bolsas de PROUNI e FIES, é compromisso da Mantenedora, de acordo com seu compromisso social, uma organização filantrópica, conceder bolsas de estudo, usando uma porcentagem de até 20% (vinte por cento) de sua receita bruta. Cada caso é analisado por uma comissão, composta por um(a) assistente social, um(a) representante do setor financeiro, um(a) representante da secretaria acadêmica, um(a) assessor pedagógico(a) e o representante da Direção-Geral, que analisa o desempenho acadêmico e situação econômico-financeira do estudante.

85

2.15.6. Projeto Cinema em Debate

Esse projeto tem como objetivo ampliar o cenário cultural dos estudantes e comunidade externa, convidada a participar também, proporcionando o debate sobre temas pertinentes, como educação, gênero, mercado de trabalho, relações interpessoais, biodiversidade, ética, política, entre outros, por meio da exibição de filmes temáticos, escolhidos pelo corpo de professores que compõem esse projeto e um debate após cada sessão. O primeiro ciclo, que teve como tema A criança no cinema, propõe a reflexão sobre as formas de interpretação do universo infantil vistas pela ótica cinematográfica. As exibições aconteceram gratuitamente aos sábados, a partir das 14h00min em sala apropriada na Faculdade. A média de público tem sido cerca de 50 expectadores, um número considerável para um país em que o cinema reflexivo é pouco valorizado.

2.15.7. Grupo de Teatro

Organizado por profissional com titulação de mestre na área de teatro, esse projeto visa à disponibilização de um espaço físico e temporal em que estudantes e demais interessados, gratuitamente, possam discutir sobre arte, especificamente a linguagem do teatro. São, atualmente, cerca de 25 pessoas participantes do grupo que se reúne na Faculdade todos os sábados das 9h00min às 12h00min, com o objetivo de, ao final do semestre, apresentar um espetáculo teatral.

2.15.8. Convênio Comercial

Este incentivo é concedido aos estudantes que tenham vínculo empregatício em empresas conveniadas com a Faculdade Padre João Bagozzi e que seguem aos critérios:

 Que estejam devidamente matriculados a partir do 1º período em pelo menos 3 (três) unidades curriculares de 80 horas;

 O percentual de desconto é de 10% do valor principal contratado;

 Para solicitar o benefício o estudante deverá apresentar no ato da matrícula uma declaração de vínculo empregatício com a empresa conveniada.

86

2.15.9. Monitorias

A monitoria é uma prática acadêmica com benefícios concedidos aos estudantes que apresentarem média igual ou superior a 8,5 e frequência igual o superior a 85%. Devem atender aos critérios:

 Após avaliação por banca examinadora estejam aptos a exercer atividades acadêmicas orientadas por professores por meio de ações multiplicadoras;

 Estejam devidamente matriculados em pelo menos de 3 unidades curriculares de 80;

 O percentual auferido será de até 50% do valor principal contratado, de acordo com o número de horas disponibilizado pela instituição;

 O estudante perde o benefício no momento em que for verificado o não cumprimento dos

critérios estabelecidos.

2.15.10. Prêmio José Marello

A premiação por melhor desempenho, chamada “PRÊMIO JOSÉ MARELLO” pode ser concedida aos estudantes que se destacarem dentre os membros de sua turma/curso.

Apenas pode ser concedida aos ingressantes no curso mediante processo seletivo, excluindo-se matriculados advindos de transferência externa ou interna e aproveitamento de estudos, matrícula trancada e que cursaram unidades curriculares na modalidade de DISPEN. Devem ainda: ter cumprido todos os créditos do curso no próprio curso; ter concluído integralmente todos os períodos sem interrupção da matrícula.

O estudante premiado receberá uma bolsa 100% (cem por cento) em um curso de Pós Graduação.