• Nenhum resultado encontrado

Políticas de Extensão

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES

1.6 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO - PEDAGÓGICA

1.6.3 Políticas de Extensão

A extensão universitária, como prática acadêmica, é instrumento de articulação com os diversos segmentos sociais, de forma programada e sistemática, envolvendo um processo orgânico que não se confunde com assistencialismo. É um fator integrador do ensino e pesquisa objetivando responder à demanda social e representa um compromisso com a comunidade visando:

 Implementar projetos, enquanto situa a extensão na linha pedagógica na qual os docentes

desenvolvem ações que contribuem para transformações sociais, econômicas e políticas, procurando instituir valores de democracia e dos direitos humanos;

 Interligar-se as áreas de ensino e pesquisa possibilitando a associação da prática acadêmica com o todo na vida do estudante;

 Aproveitar a infraestrutura de laboratórios, pessoal docente e técnico, possibilitando sua utilização em prol da comunidade e pesquisa; e

 Criar novos cursos de extensão com base na integração contínua ao ensino e a pesquisa favorecendo a educação continuada.

Desta maneira, através do NIPE (Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão), a Faculdade Padre João Bagozzi ao desenvolver atividades de extensão, procura estabelecer espaços para parcerias comprometidas com a missão de formar cidadãos capazes de pensar, situar-se diante de suas necessidades e ofertas, construírem o seu conhecimento com qualidade e transformar as

31 A extensão acadêmica compreende as ações da Faculdade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido por meio das atividades de ensino e de pesquisa, que consideram as dimensões educativa, cultural e científica.

Na dimensão educativa são ofertados cursos de extensão de curta duração relacionados a diversas temáticas, sendo ministrados por docentes da Faculdade ou convidados. Podem se matricular estudantes, ex-estudantes, colaboradores e membros da comunidade.

Na dimensão científica a Faculdade edita os ebooks do Projeto Acadêmico Destaque que visa reconhecer os Projetos Integradores (PIs) desenvolvidos pelos acadêmicos dos diferentes cursos ao longo do semestre letivo, que se destacarem pela sua inovação, qualidade acadêmico-científica e relação com a prática profissional.

Atrelada à dimensão anterior, mas com ênfase cultural, desde 2013 a Faculdade possui sob a sua responsabilidade o Centro de Memória dos Oblatos de São José, tendo como missão captar, organizar, preservar e disponibilizar acervos documentais sobre a presença da Congregação dos Oblatos de São José no Brasil, visando à disseminação e produção de conhecimentos, bem como a promoção de ações de caráter multidisciplinar para a pesquisa, ensino e extensão. O recorte temático voltado à memória dos Oblatos de São José no Brasil justifica-se tendo em vista a potencialidade aberta à comunidade – pesquisadores acadêmicos de diferentes níveis e interessados em geral – no sentido de desenvolver ações de pesquisa e educação na relação direta com fontes documentais. Decorrente dos processos de sistematização, em 2017 a Faculdade fez o lançamento do arquivo virtual do Centro de Memória, ampliando as fronteiras de acesso virtual à comunidade nacional e internacional.

A Revista Identidade Oblata é uma revista de edição semestral que tem como objetivo a publicação de pesquisas sobre a presença e atuação da Congregação dos Oblatos de São José no Brasil. Surgiu com a intenção de contribuir na formação da identidade dos religiosos oblatos por meio do registro escrito e do estudo dos seus documentos e arquivos históricos. A sua publicação vem somar os esforços do Centro de Memória dos Oblatos de São José em ampliar a consciência histórica tanto dos membros da Congregação dos Oblatos de São José quanto dos participantes e colaboradores das diferentes realidades missionárias e instituições paroquiais, pastorais, educacionais e sociais.

32 O projeto Cinema em Debate tem como objetivo ampliar o cenário cultural dos estudantes e da comunidade externa, que também é convidada a participar. São realizados debates sobre temas pertinentes, como educação, gênero, mercado de trabalho, relações interpessoais, biodiversidade, ética, política, entre outros, por meio da exibição de filmes temáticos. O objetivo é a formação de um público mais crítico e exigente no que diz respeito à qualidade artística e temática das obras a que assiste. Isso é realizado através da participação dos estudantes e dos professores no encaminhamento dos debates, já que isso implica na necessidade de análise, pesquisa e estudo da obra. Os debates, dessa forma, contribuem para a formação pessoal do estudante que o encaminha e do público, que compartilha essa experiência. As exibições acontecem gratuitamente aos sábados, a partir das 14h em sala apropriada na Faculdade Bagozzi.

Cabe destacar que em parceria com a Pastoral Universitária são ofertadas anualmente ações de voluntariado nas quais os universitários podem participar. O projeto de voluntariado é um projeto de engajamento social, cuja ação tem sua extensão à sociedade, estabelecendo parcerias com organismos sociais. Tem como objetivo fomentar o engajamento social dos estudantes no serviço à sociedade, tendo a coerência como fator indispensável à educação.

Principais projetos em andamento e/ou realizado:

 Centro de Memória e de Documentação dos Oblatos de São José

 Ciclo de Palestras

 Cinema em Debate

 Cursos de Extensão

 Curso de Português para Haitianos (parceria com Fundação Honorina Valente)

 Formação Continuada dos Docentes na área de Pesquisa Acadêmica e Científica

 Grupo de Teatro Corpo e Mente em Cena

 Grupo da Terceira Idade

 Programa Acadêmico de Iniciação Científica – PAIC

 Programa de Monitoria

 Programa de Nivelamento

 Projeto Acadêmico Destaque (e-book)

 Revista Escritos

 Revista Identidade Oblata

 Voluntariado

A unidade curricular de Atividades Práticas visa atender ainda a esta dimensão da Extensão da Faculdade Bagozzi, tendo em vista as ações realizadas, produtos criados que estão diretamente

33 relacionados com demandas trazidas tanto pelos acadêmicos, quanto pelos professores ou mesmo pelas instituições da comunidade que são assistidas e atendidas pela faculdade.