• Nenhum resultado encontrado

4.3 ANÁLISE DAS AÇÕES DE GRH EM ORGANIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS,

4.3.5 Treinamento e desenvolvimento

4.3.5.2 Políticas de consciência ecológica

Com referência ao subsistema de Treinamento e desenvolvimento, o relato dos gestores podem ser vistos no aspecto Políticas de consciência ecológica (Quadro 21).

O Sr (a) poderia comentar sobre a existência de programas de treinamento, e iniciativas para os funcionários, no tocante ao desenvolvimento de uma consciência ecológica?

Ideia Central I DSC

Existência de programas sócio-ambientais; vendas de produtos e financiamentos de projetos para o ambiente externo

Há existência de programas sócio-ambientais (...) mas as vendas de produtos e financiamentos de projetos são para o ambiente externo. A cada três meses, o Comitê executivo de Responsabilidade Sócio-ambiental avalia e define a política alinhando suas ações e analisando todos os projetos que são propostos ao banco, bem como a Comissão de Responsabilidade Social, que a cada dois meses discute as demandas da sociedade (...)

(conclusão)

O Sr (a) poderia comentar sobre a existência de programas de treinamento, e iniciativas para os funcionários, no tocante ao desenvolvimento de uma consciência ecológica?

Ideia Central I DSC

Existência de programas sócio-ambientais; vendas de produtos e financiamentos de projetos para o ambiente externo

os Programas sócio-ambientais (...) Voluntário e o Solidário, que incentiva a participação do funcionário em ações sociais na sociedade, junto às creches, professores, comunidades, em programas do bairro, na praia na reciclagem (...) o Solidário (...) o programa Criança, junto com o UNICEF (...) há verba que são aplicadas nas questões ambientais do ambiente externo.As ações de responsabilidade social podem ser vistas quando fazemos inclusão social, (...) inserimos pessoas e filhos de funcionários vindos da fundação no banco, dando oportunidades delas aplicarem tudo que aprenderam na fundação no banco (...) Temos esta parceria com os Institutos Chitãozinho e Xororó, a AACD. (...) temos Fundo (verbas) para investir em projetos que desenvolvam produtos menos poluentes e com análise de risco menor, baixando a taxa de juros. (...) Venda de produtos:PIC Criança, PIC UNICEF, onde a venda desses produtos é destinado à UNICEF, para programas sociais, o banco sempre lança programas e fundos para promover este trabalho. Parte da receita desses produtos é oriundo da venda de cartão de crédito intitulado SOS Mata Atlântica, (...) cada cartão que é vendido plantamos trinta arvores na mata atlântica, parte da receita é revertida para a fundação mata atlântica, que cuida de preservação e da expansão (...)

Ideia Central II DSC

A estratégia de consciência por cartilhas, cartazes e campanhas internas (baixo consumo de energia, utilização de materiais recicláveis, baixo consumo de água)

Na realidade existe um Programa de conscientização através de folhetos, de conscientização acerca da saúde, da alimentação, meio ambiente, como ele pode utilizar. Não existe um treinamento específico para isso. (...) a central do Banco Nacional que cuida das ações de consciência ecológica (...) A estratégia de consciência é por cartilhas, cartazes e campanhas internas (...) (baixo consumo de energia, utilização de materiais recicláveis, baixo consumo de água).Há uma campanha para redução do consumo de energia, desligar os aparelhos de ar condicionado mais cedo, evitar imprimir o desnecessário, apagar as luzes nos ambientes que não são usados continuamente (banheiros, copa, almoxarifado).Não são treinamentos, são mais ações, iniciativas, campanhas. Utilizamos materiais reciclados, agendas, meu cartão de apresentação é de papel reciclado, o nosso calendário, os cartuchos das impressoras são reciclados etc. A impressora é programada para imprimir frente e verso e há doação de papel utilizado, que não comprometa a segurança para o programa Fome Zero. Não reutilizamos, mas controlamos o consumo de água. No ano passado plantamos várias árvores aqui perto, não é nossa atividade, mas estamos sempre participando, colaborando. A fundação do banco apóia diversos projetos que se preocupam com a preservação da Biodiversidade Quadro 21- Ideias centrais e discursos do sujeito coletivo relacionados ao Treinamento e

Desenvolvimento Fonte: Elaboração Própria

O Quadro 21 demonstra duas ideias centrais: IC I) Existência de programas sócio-ambientais; vendas de produtos e financiamentos de projetos para o ambiente externo; e IC II) A estratégia de consciência por cartilhas, cartazes e campanhas internas (baixo consumo de energia, utilização de materiais recicláveis, baixo consumo de água).

Identifica-se na ideia central I que as ações detém aspectos da sustentabilidade; entretanto, são focos da gestão organizacional e, se voltadas para o ambiente externo, não estando vinculadas diretamente às ações de RH sustentável. Configura uma ação de RH parcialmente sustentável. Quanto à ideia central II, observa-se que contempla os indicadores de sustentabilidade (EN2, EN5 e EN10) através da conscientização desta prática no ambiente interno de campanhas para baixo consumo de energia; utilização de materiais recicláveis; baixo consumo de água. Entretanto, ressalva-se são feitas no sentido de considerar a visão reducionista de uma consciência ecológica para as campanhas adotadas. Compreende-se que tal consciência é construída a longo prazo e envolve estratégicas muito mais impactantes e permanentes que campanhas, a exemplo da aprendizagem contínua, considerando sobretudo que essa consciência exige uma mudança de comportamento, advinda de uma complexidade de fatores, tais como aspectos educacionais e culturais. Considera-se, assim, uma ação de RH parcialmente Sustentável.

Apresenta-se, pois, a ação 1 de políticas de consciência ecológicas, contidas no subsistema Treinamento e Desenvolvimento, condizente com a prática das organizações reportadas na IC II Ação1: Desenvolver estratégias (aprendizagem contínua) para a construção de uma consciência ecológica e sua aplicabilidade no ambiente interno da organização (DA)

A ação de desenvolvimento de estratégias para a construção de uma consciência ecológica é contemplada na dimensão ambiental e sua aplicabilidade no ambiente interno da organização, devendo envolver funcionários e gerentes. Tal consciência minimiza os impactos ambientais, nos aspectos: baixo consumo de energia, utilização de materiais recicláveis e reutilização de água. Esta ação de RH sustentável, redução dos custos operacionais da organização traz reflexos e estende-se para uma conduta ecologicamente responsável.

É necessário abordar nos programas de treinamentos os problemas ambientais (DENTON, 1999) e a capacitação dos funcionários que são reconhecidas como fatores essenciais para a manutenção de práticas efetivas para uma consciência ambiental nas organizações (MADSEN; ULHOI, 2001).

Por meio da educação e treinamentos, os funcionários tornam-se mais conscientes das necessidades de melhoria da qualidade ambiental, evidenciando maior receptividade às mudanças advindas da consciência ecológica, compreendendo sua importância e agindo pró - ativamente (GOVINDARAJULU; DAILY, 2004).

Outras questões envolvendo o ambiente interno foram tratadas no subsistema Higiene e Segurança no Trabalho.