• Nenhum resultado encontrado

Políticas institucionais

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO (páginas 66-69)

3. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

3.4 POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO ÂMBITO DO CURSO

3.4.2 Políticas institucionais

As políticas da IES estão descritas como contemplado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI):

a) Políticas de ensino

Em sua política para o ensino superior a FATEC-PR visa à compreensão do contexto no qual se insere, marcado por transformações geopolíticas, econômicas, sociais e culturais. Isto significa que as relações estabelecidas com a sociedade são abrangentes, complexas e variadas.

Desse entendimento e considerando a política educacional brasileira, a Faculdade apresenta como sua função primeira à formação profissional decorrente das demandas sociais e das necessidades do mercado de trabalho. Desta forma, a estruturação e o desenvolvimento do ensino elegem como eixo curricular a consolidação de uma educação geral e continuada, como base na formação profissional, sendo essencial o equilíbrio entre humanismo e tecnologia.

Assim, no Curso de Direito e nos Cursos de Pós-graduação da área a serem ofertados a IES deverá voltar-se para:

O desenvolvimento de competências - valores, conhecimentos, habilidades e atitudes - essenciais à melhoria da qualidade de vida da população e ao desenvolvimento sustentável do Estado e região, levando à formação de profissionais com postura ética, empreendedora e crítica, que tenham incorporadas as perspectivas históricas e epistemológicas de produção do conhecimento, entendendo ainda os impactos exercidos pelas mudanças sobre a sociedade e a cultura;

A integração e flexibilização de tarefas e funções, a capacidade de solucionar problemas, a autonomia, a iniciativa e a criatividade como requisitos fundamentais no novo contexto social e de produção, constituindo-se o acesso à informação e o seu tratamento em condições essenciais à vida em sociedade, seja no cotidiano, seja nas situações de trabalho;

A constituição do ser, nos níveis pessoal, cidadão e profissional,

compreendendo o saber conviver com os outros; dominar conhecimentos integrando-os a vivências cidadãs; e dominar e interpretar várias linguagens, estruturando-se como profissional que dialoga com a ciência e a técnica e, ao mesmo tempo, é capaz de manter-se em equilíbrio consigo, com os outros e com o mundo.

b) Políticas de iniciação científica

A FATEC-PR acredita que a iniciação científica é um grande diferencial de desenvolvimento humano e mercadológico. Nas mais diversas áreas do conhecimento, ela abre caminhos que permitem o amadurecimento acadêmico de professores e alunos dedicados a procurar respostas.

A realização da iniciação científica integrada à graduação reflete a busca incessante do ser humano na solução dos problemas do cotidiano. Assim, a Faculdade desenvolve a iniciação científica, o ensino e a extensão, a fim de produzir e divulgar o conhecimento através da produção científico-acadêmica nos campos técnico, científico e artístico-cultural.

Atenta à política institucional da FATEC-PR, o NDE do curso de Direito elaborou um Regulamento do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (ANEXO 1), específico para o curso e com coordenação própria.

c) Políticas de extensão

A política de extensão da FATEC-PR mantém compromisso com a sociedade e seus movimentos sociais, políticos, econômicos e culturais, contribuindo para o aumento da produtividade de cada cidadão e para o desenvolvimento sustentável do Estado e região. Para alcançar esse objetivo, a Faculdade vem se relacionando com a sociedade por meio de programas de extensão, a partir dos quais o ensino da instituição é retroalimentado com a realidade social nos diversos aspectos. A discussão dos fatos e das demandas sociais é incorporada ao contexto do ensino, gerando propostas alternativas que contribuam para a melhor atenção aos problemas das populações, especialmente as mais carentes.

A prática extensionista obedece aos compromissos acadêmico-sociais e às políticas institucionais estabelecidas, estando norteada pela integração entre os cursos, os setores, os serviços e as comunidades envolvidas. Assim, deve-se ter prioridade como extensão as atividades e os trabalhos desenvolvidos por professores e alunos nas diferentes disciplinas e práticas integradas, bem como nas diferentes atividades complementares propostas à formação do aluno.

Neste âmbito da extensão, a Faculdade e o Curso de Direito preocupam-se em conhecer a realidade local regional, implementando suas ações (oferta de serviços e saberes) por meio principalmente dos projetos desenvolvidos nos Programas Institucionais de Extensão, vinculados às ações pedagógicas dos cursos de graduação.

Assim, o programa de extensão articula a teoria à prática, levando o discente a construir o seu próprio conhecimento através das atividades práticas e de prestação de serviços, colocando-o, ao mesmo tempo, a serviço da comunidade.

Além das atividades didático-pedagógicas, o aluno será levado a deparar-se com o mundo real, vivenciando trocas de experiências com a comunidade, ao mesmo tempo em que amplia e fortalece a responsabilidade social da instituição junto à sociedade da região. Diante da política institucional atinente à extensão, o NDE do curso de Direito decidiu criar seu Núcleo de Extensão e Assuntos Comunitários, que possui regulamento específico (ANEXO 2) e coordenação própria.

Enfim, as políticas institucionais de ensino, extensão e iniciação científica estão previstas no PDI de acordo com as características regionais e as propostas da instituição, e todas se encontram previstas no âmbito do curso de Direito.

Na perspectiva de fazer educação e de aproximação da Faculdade FATEC-PRcom a sociedade, ela não pode dissociar ensino, pesquisa e extensão, pois a tradução do conhecimento científico no campo operativo exige profissionais com conhecimento e competência para a construção da ciência e da tecnologia, assim como exige habilidades de socializarem esses conhecimentos para segmentos da sociedade, de forma a contribuir para sua autonomia.

Em função disso, torna-se necessário o estímulo a abordagens e estratégias que envolvam a prática da problematização, do estudo de caso, da pesquisa e da investigação. A Faculdade FATEC-PR, de modo indissociavel, acredita que nas relações de ensino-aprendizagem emanam problemas de pesquisa que, em muitas situações, resultam em práticas de extensão.

A região onde se encontra a IES é rica em aspectos dessa natureza. Assim, tem-se um universo bastante profícuo que, a partir da metodologia dialética, proporciona a emergência dessas temáticas, ora provocadas pelos docentes, ora pelos acadêmicos.

A Faculdade FATEC-PRconcebe a educação como um processo voltado à formação social, científica e acadêmica nas diversas áreas do saber humano, integração que se estabelece pelo tripé “ensino, pesquisa e extensão”. Nesse contexto, a FATEC-PR se propõe a ir ao encontro de um elevado padrão de qualidade educacional, desenvolvendo alternativas que gerem uma sólida capacitação humanística, técnica e profissional, permitindo aos seus alunos a inclusão no mercado de trabalho altamente competitivo. O compromisso vai além;

eles devem ser capazes de intervir com alta competência humanística, técnica e profissional nas atuais demandas de trabalho.

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO (páginas 66-69)