• Nenhum resultado encontrado

No Nordeste existem grandes áreas que podem contribuir com o esforço de produção de biocombustíveis a partir de projetos de agricultura familiar e plantio de girassol. A atividade visa gerar renda e oferecer alternativas para a população rural, diminuindo a migração para os grandes centros. Com forte potencial para substituir total ou parcialmente o óleo processado a partir do petróleo, o biodiesel vem sendo pesquisado por empresas privadas que experimentam culturas que melhor se adaptam a cada região.

Devido às condições naturais de clima e solo do Rio Grande do Norte, que o tornam potencial produtor de oleaginosas como mamona, girassol, dentre outras, a produção do biodiesel a partir destas fontes pode significar independência energética do Estado, bem como um forte indutor de emprego e renda (SILVEIRA, 2008).

A Petrobras, que mantém no Estado o pólo de refino de Guamaré, complexo industrial construído pela estatal para beneficiar petróleo e o gás natural extraído dos campos marítimos de Ubarana e Agulha e dos campos terrestres de todo o estado, está trabalhando a produção de biodiesel a partir da agricultura familiar. Isto é feito, também, para a obtenção do Selo Combustível Social, concedido pelo Governo Federal, que garante ao produtor de biodiesel direito a benefícios de políticas públicas específicas, voltadas para estimular a inclusão social de agricultores familiares na cadeia produtiva de biodiesel. Exemplos desta ação são as 148 famílias que vivem nos assentamentos: Modelo 1 e 2, localizados no município de João Câmara, cerca de 120 km de Natal (RN). Onde foram cultivados pelos assentados cerca de 750 hectares de girassol, negociados antecipadamente com a Petrobras (BIODIESEL..., 2007).

A Petrobras, por intermédio de seu Centro de Pesquisas (CENPES), vem desenvolvendo estudos de produção de biodiesel. Para a construção das duas unidades experimentais de processamento de biodiesel, foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões e juntas produzem diariamente cerca de 6 mil litros de biodiesel, podendo produzir futuramente cerca de 15 mil toneladas de litros por ano.

No Rio Grande do Norte a bioenergia pode ser economicamente viável, devido à disponibilidade de matérias-primas, podendo tornar-se praticável com o apoio do governo em parceria com as universidades e empresas privadas. As linhas de financiamento podem ser obtidas junto ao Banco do Brasil – BB, Banco do Nordeste Brasileiro S.A – BNB, Agência de Fomento do Rio Grande do Norte S.A – AGN e programas governamentais (SILVEIRA, 2008).

2.7 CONCLUSÕES

Diante do exposto neste capítulo pode-se perceber a importância da energia no contexto global, de suas fontes renováveis na matriz energética brasileira, a origem, definição, composição, especificações do biodiesel, sua viabilidade técnica, social e ambiental e o que diz as Políticas Públicas para o Biodiesel no Estado do Rio Grande do Norte. Abordou-se também aspectos importantes sobre a reutilização de óleo e gordura vegetal para fins de energia, mais especificamente, para sua transformação em biocombustível, usando como cenário a cidade do Natal-RN, considerada de médio porte. Em meio à análise do estudo, foi percebida a necessidade de se localizar uma estação de tratamento de OGR, dado a pré- existência de duas unidades experimentais de produção de biodiesel no Estado e a possibilidade de utilização do resíduo como matéria prima por uma delas que está em fase de conversão para unidade comercial.

3

LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES

A muito que os problemas de localização têm sido estudados devido à sua aplicação em várias situações reais. Tem-se registro de trabalhos sobre localização datados de um século atrás por Weber em 1909 (BRANDEAU; CHIU, 1989). Um problema de localização consiste em encontrar a posição geográfica das instalações e da sua designação para os clientes a fim de otimizar determinados objetivos. De fato, para muitas empresas uma das principais decisões estratégicas é a de decidir onde construir suas instalações. Estes problemas têm sido amplamente estudados por Daskin (1995) ou Mirchandani e Francis (1990). Melo, Nickel e Saldanha-da-Gama (2009), fazem uma revisão da literatura dos modelos de instalação local no contexto da gestão da cadeia de abastecimento onde são identificadas características básicas que esses modelos devem apresentar para capacitação no apoio à tomada de decisão envolvidos na estratégia de planejamento da cadeia de abastecimento, inclusive os referentes a logística reversa. À exemplo desses trabalhos pode-se citar Drezner, Scott e Song (2003), ao investigarem dois modelos de localização para minimizar os custos totais de transporte de um armazém central. O primeiro, um modelo tradicional e outro que considerava o estoque e os custos do serviço. Lin e Chen (2009), desenvolveram uma metodologia para identificação de regiões que apresentem maior necessidade de instalações de depósitos de reciclagem.

Já o termo roteirização, embora não encontrado nos dicionários de língua portuguesa, é a forma que vem sendo utilizada como equivalente ao inglês “routing” (ou ”routeing”) para designar o processo para a determinação de um ou mais roteiros ou seqüências de paradas a serem cumpridos por veículos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais pré-determinados, que necessitam de atendimento (CUNHA, 1997).

De acordo com Laporte et al. (2000), o problema de roteirização de veículos consiste em definir roteiros de veículos que minimizem o custo total de atendimento, cada um dos quais iniciando e terminando no depósito ou base dos veículos, assegurando que cada ponto seja visitado exatamente uma vez e a demanda em qualquer rota não exceda a capacidade do veículo que a atende.

Neste estudo é apresentado duas possíveis soluções para um problema de localização de instalação única de uma unidade de tratamento de óleo e gordura residual de fritura, através do método do Centro de Gravidade e do modelo de Ardalan. A intenção é gerar subsídios para auxiliar na decisão de empreendedores ou órgãos governamentais que venham a demonstrar interesse em construir uma unidade dessas na cidade do Natal-RN. Os critérios adotados nesses modelos foram basicamente as distâncias entre os pontos de coleta e/ou entre os grupos (modelo de Ardalan) e suas respectivas ofertas. Além da localização da planta, o estudo ainda apresenta uma proposta de roteirização através do Método da Varredura a título de ensaio, visto que a demanda real é formada diariamente. As equações serão melhor detalhadas no capítulo 4, a seguir.

Documentos relacionados