• Nenhum resultado encontrado

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.3 População e amostra

O universo do estudo foi composto pelas pessoas que representam e/ou desenvolvem atividades profissionais nos clubes e outras organizações/agentes do núcleo de produção espetáculo de futebol denominado Campeonato Gaúcho de Futebol. O procedimento de amostragem da pesquisa foi do tipo não-probabilístico, pois os sujeitos do estudo foram selecionados de maneira intencional, por critério de conveniência aos objetivos geral e específicos do trabalho.

As organizações que compõem o estudo foram selecionadas segundo os seguintes critérios de conveniência:

− Produto-Espetáculo de Futebol: o produto-espetáculo de futebol selecionado foi o Campeonato Gaúcho de Futebol, por 4 (quatro) motivos: 1) em vista da sua tradição no cenário esportivo nacional e estadual, tratando-se de uma competição que acontece desde 1919; 2) pela polarização presente da rivalidade entre dois importantes clubes brasileiros, o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense e Sport Club Internacional de Porto Alegre; 3) pelos avanços da Federação Gaúcha de Futebol em termos de representatividade dos clubes, referente a negociação dos direitos de televisionamento e a venda de pacotes de publicidade para todos os estádios; e 4) pela presença do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, um clube de muita reputação no cenário esportivo nacional (1º no ranking de clubes da CBF), mas que, no ano de 2005, foi rebaixado e disputou a Série B do Campeonato Nacional de Futebol.

− Entidade de Administração do Futebol: a entidade de administração selecionada foi a Federação Gaúcha de Futebol, pelo seu papel federativo, de organização e gestão do Campeonato Gaúcho de Futebol, prezando pelos interesses dos Clubes,

50

da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) e seus objetivos.

− Clubes de Futebol: do Campeonato Gaúcho de Futebol e dos filiados da Federação Gaúcha de Futebol foram selecionados 3 (três) clubes: o Grêmio Foot- Ball Porto-Alegrense, o Sport Club Internacional de Porto Alegre e o Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul. O critério de conveniência para a seleção desses clubes foi a sua importância no cenário esportivo Nacional e do Estado do Rio Grande do Sul, conforme segue: O Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, clube fundado em 15 de setembro de 1903, ocupa o 1º lugar no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tendo sido: Campeão Mundial de Clubes (1983), Campeão da Copa Libertadores da América (1983 e 1995), Campeão da Recopa Sul-Americana (1996), Campeão Brasileiro – Série A (1981 e 1996), Campeão da Copa do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), Campeão da Copa Sul (1999), Campeão Estadual 33 vezes. O Sport Club Internacional de Porto Alegre, fundado em 4 de abril de 1909, ocupa a 8ª posição no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF): Campeão Brasileiro (1975, 1976 e 1979), Campeão da Copa do Brasil (1992) e Campeão do Estado por 37 vezes. O Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul, fundado em 29 de junho de 1913, ocupa a 27ª posição no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF): Campeão da Copa do Brasil (1999), Campeão Brasileiro – Série B (1994), Campeão Estadual (1998).

− Torcedores: as organizações selecionadas, em termos de torcedores, foram as seguintes torcidas organizadas: Torcidas Organizadas Garra Tricolor e Super Raça do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, Torcidas Organizadas Camisa 12 e F.I.C.O. do Sport Club Internacional de Porto Alegre e Torcida Organizada Papada do Esporte Clube Juventude. Optou-se pela seleção de Torcidas Organizadas como amostra pelo alto grau de comprometimento dos membros destas organizações nas trocas com os clubes.

− Mídia esportiva: os veículos de comunicação selecionados para o estudo foram: os Jornais Zero Hora e Correio do Povo, as Rádios Gaúcha e Guaíba e a Emissora de TV RBSTV/TVCom – todas do Rio Grande do Sul. O critério de seleção desses veículos de comunicação foi a circulação/audiência deles, como também a quantidade de informações esportivas veiculadas por eles, diariamente, sobre o Campeonato Gaúcho de Futebol (durante a temporada) e sobre os clubes selecionados.

− Investidores: os investidores selecionados foram aqueles que estabelecem relacionamentos de negócio com os clubes em diferentes categorias. São eles: Banco Banrisul, empresa do setor financeiro, patrocinador oficial do Grêmio e do Internacional; DalPonte, empresa de materiais esportivos, patrocinadora técnica (materiais esportivos) do Juventude; e a Unimed, empresa do setor de saúde, patrocinadora secundária do Grêmio e do Internacional.

Dessas organizações selecionadas, participaram da amostra 22 (vinte e duas) pessoas, sendo 7 (sete) ligadas aos clubes, 2 (duas) à Entidade de Administração do Futebol, 5 (cinco) às Torcidas Organizadas dos Clubes, 5 (cinco) à mídia esportiva e 3 (três) aos investidores. A escolha desses sujeitos da amostra foi pautada nos seguintes critérios:

− Sujeitos dos Clubes: o Dirigente 18

, do Conselho de Administração do clube, foi selecionado pela sua participação na tomada de decisões estratégicas do clube; os Dirigentes 2, 3 e 4, da área de marketing dos clube, foram selecionados pela suas funções diretamente vinculadas às atividades de marketing dos clubes; o Dirigente 5, da área de administração do clube, foi selecionado pela sua ligação com processos internos e questões financeiras; o Dirigente 6, da área do futebol profissional do clube, foi selecionado pelas suas atividades ligadas à equipe de futebol, elemento central do produto; e o Dirigente 7, da área de assessoria de imprensa, foi selecionado em virtude da sua função na relação com a mídia esportiva.

− Sujeitos da Federação: o Dirigente 8 e o Dirigente 9, membros da diretoria da Entidade de Administração do Futebol, foram selecionados pelo impacto de suas funções e decisões nas relações com os clubes, mídia esportiva e investidores (agentes do núcleo de produção).

− Sujeitos das Torcidas Organizadas: os Dirigentes 10, 11, 12, 13, e 14, presidentes das Torcidas Organizadas, foram selecionados pela representatividade que têm frente aos demais torcedores, como também pela possibilidade de falar sobre o relacionamento com o clube em vista do comprometimento existente na relação. − Sujeitos da Mídia Esportiva: os Dirigentes 15, 16, 17, 18 e 19, coordenadores/diretores da editoria de esportes dos veículos de comunicação, foram

8

Para preservar a identidade dos entrevistados, no momento de apresentar e discutir os resultados, será utilizada a denominação Dirigente para todos, diferenciando-os pela numeração.

52

selecionados pela importância que suas funções têm no relacionamento com os clubes, entidade de administração, torcedores e investidores.

− Sujeitos dos Investidores: os Dirigentes 20, 21 e 22, membros da direção das empresas patrocinadoras, foram selecionados pela importância de seus cargos e o impacto de suas decisões nos relacionamentos empreendidos com os clubes.

Documentos relacionados