• Nenhum resultado encontrado

População, seleção dos sujeitos e constituição da amostra

2 Introdução

4.3 População, seleção dos sujeitos e constituição da amostra

A população-alvo deste estudo foi constituída por sujeitos adultos, submetidos ao TCTH alogênico, independente da doença de base.

Para a seleção dos sujeitos foram empregados os seguintes critérios de elegibilidade:

4.3.1 Critérios de inclusão:

 Pacientes maiores de 18 anos, submetidos ao TCTH alogênico;  Ter um CVC-LP de silicone de pelo menos duas vias implantado;

 Receber CSA endovenosa de forma contínua através de uma das vias do CVC estabelecida para tal fim.

4.3.2 Critérios de exclusão:

 Evidência de concentração sérica de CSA superior a 30,0 ng/mL em alguma das amostras coletadas antes do início da infusão do medicamento (valor basal).

4.3.3 Critérios de descontinuidade da coleta de dados:

 Infusão de CSA realizada em via do CVC que não a estabelecida para tal fim;  Necessidade de retirada e/ou troca do CVC;

 Impossibilidade de coleta da amostra de sangue em acesso venoso periférico.

No caso de ocorrência de alguma das três últimas situações, se já tivesse sido realizada pelo menos uma coleta das amostras de sangue para dosagem sérica depois do início da infusão da CSA, a coleta de dados foi interrompida, porém o sujeito não foi excluído. Nestes casos, foi realizada a análise das dosagens obtidas apenas referente ao(s) dia(s) coletado(s).

4.3.4 Constituição da amostra

4.3.4.1 Tamanho amostral

Tendo em vista que o tempo disponível para a coleta dos dados foi de dois anos (referente ao período de vigência do auxílio concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP para aquisição dos materiais de consumo utilizados) e, considerando que no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2011 foram transplantados na unidade 37 pacientes que atenderiam aos critérios de inclusão, optou-se por realizar o estudo com todos os pacientes transplantados no período de coleta de dados, que atenderam aos critérios de inclusão e concordaram em participar do estudo.

Essa decisão justifica-se, pois, de acordo com Mourão Júnior (2009), sempre que o tamanho da amostra do estudo for muito restrito (menos de 30 medidas), a análise de subgrupos fica dificultada, assim como o desempenho dos testes estatísticos comprometido; não justificando a realização do cálculo amostral - mesmo com correção para uma amostra finita - para uma população já sabidamente reduzida.

A limitação de tempo e de recursos financeiros também torna inviável a realização de estudos com grandes amostras (MOURÃO JUNIOR, 2009).

4.3.4.2 Randomização

Uma vez atendidos os critérios de inclusão e manifestada concordância em participar, os sujeitos foram designados aleatoriamente para um dos dois grupos do estudo.

O intuito da randomização, ou seja, da designação aleatória, é que cada participante tenha chances iguais de ser incluído em cada um dos grupos, evitando assim um desvio sistemático relativo a atributos que possam afetar a variável dependente. Seu propósito é garantir a formação de grupos equivalentes em termos de variáveis que podem causar confusão, sem que haja nenhuma decisão consciente dos pesquisadores sobre quais variáveis devem ser controladas (POLIT; BECK, 2011).

Optou-se então pela randomização em blocos. Esse tipo de seleção é caracterizado pela formação de blocos fixos de indivíduos, de igual tamanho, dentre os quais são distribuídos os tratamentos em questão, bloco por bloco, até que termine o processo de alocação dos participantes da pesquisa (HULLEY et al., 2008; MEDRONHO et al., 2003).

Dentre suas vantagens está o fato de ser especialmente útil em estudos com número reduzido de pacientes, pois a randomização simples feita a partir de uma tabela de números aleatórios só garante a homogeneidade entre os grupos quando há um grande número de participantes a serem randomizados (MEDRONHO et al., 2003).

Para gerar a lista aleatória foi utilizado o programa de computação Random Allocation Software, versão 1.0, de 2004, sendo utilizados blocos fixos de 10 indivíduos.

No quadro 3 é apresentada a sequencia gerada pelo programa para cada um dos quatro blocos, sendo que a mesma foi aplicada à medida que os sujeitos foram recrutados e ingressaram no estudo.

Blocos Sujeitos

1 2 3 4

1 Controle Caso Controle Caso

2 Caso Caso Controle Controle

3 Caso Caso Caso *

4 Controle Caso Caso *

5 Caso Controle Caso *

6 Controle Caso Caso *

7 Caso Controle Controle *

8 Controle Controle Caso *

9 Caso Controle Controle *

10 Controle Controle Controle *

*Foram recrutados e compuseram a amostra 32 sujeitos

Quadro 3 – Sequencia de randomização gerada pelo programa de computação Random Allocation Software, versão 1.0

O programa está disponível para download no endereço eletrônico http://mahmoodsaghaei.tripod.com/softwares/randallo.html.

4.3.4.3 Composição da amostra do estudo

Considerando a necessidade de um período de tempo médio de um mês entre o recrutamento de cada participante e a finalização da coleta de dados, foram avaliados quanto aos critérios de elegibilidade para inclusão no estudo os pacientes internados para realização do TCTH alogênico no período de 1º de janeiro de 2012 a 1º de dezembro de 2013.

Nesse período ocorreram 157 internações, sendo 41 reinternações, 30 internações de pacientes de outras clínicas, 20 doadores de CTH, 11 internações para realização de exames pré-TCTH e 55 internações de pacientes para realização do TCTH. Dentre esses, 18 crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, e 37 maiores de 18 anos.

Quando verificados os 37 pacientes adultos quanto aos critérios de elegibilidade, um foi submetido ao TCTH singênico, no qual não há necessidade de utilização de imunossupressores, um sujeito foi submetido ao TCTH autólogo para tumores sólidos por duas vezes (sendo este o esquema terapêutico preconizado) e em um caso verificou-se a impossibilidade de coleta das amostras de sangue em acesso venoso periférico. Ocorreu ainda um TCTH autólogo em um paciente com diagnóstico de linfoma pela indisponibilidade, no momento necessário, de leito na unidade destinada a esse fim.

Assim, uma vez verificado que 32 pacientes maiores de 18 anos atendiam aos critérios de inclusão, foram-lhes explicados os objetivos e aspectos relacionados ao desenvolvimento do estudo e realizado o convite para participação no mesmo; sendo que todos aceitaram participar manifestando-se verbalmente e por meio da leitura e posterior assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE).

A amostra do presente estudo foi então composta por 32 sujeitos. O fluxograma relativo à composição da mesma é apresentado na figura 2.