• Nenhum resultado encontrado

49

Agora nós vamos entender melhor como você ganha peso e também entender a ação de 2 importantes hormônios do nosso corpo: insulina e leptina. Não se assuste com esses nomes estranhos! Eu vou te explicar como funciona da forma mais simples possível. Você já viu comigo que nosso corpo não funciona como uma máquina, ou seja, para emagrecer não é só simplesmente comer menos (cortar calorias) e fazer mais exercícios. A boa ciência nos mostra que isso só vai danificar a sua saúde e o efeito sanfona (ganho de peso) é inevitável após algum tempo. Ninguém consegue viver passando fome e ainda mais fazer exercícios físicos nessas condições!

Aí você pode me perguntar: Mas Dr. Rocha, porque eu ganho peso então?

Para entender como o seu corpo engorda, eu quero convidar você a fazer um passeio comigo e vamos juntos entender o trajeto do alimento desde a boca até o sangue e a formação de gordura pelo seu corpo. Vem comigo!

O Centro de Tudo

Tudo começa na sua mente. Você pensa em comer um alimento que não é saudável: pode ser um pão integral, um biscoito integral, uma massa, um doce, ou seja, os carboidratos ruins em geral. Só de você pensar nesse tipo de alimento, o pâncreas (um órgão muito importante do seu corpo) começa a secretar, ou seja, jogar no seu sangue a insulina. A insulina é um hormônio que quando está em grande quantidade no sangue atua como se fosse um mensageiro que diz o seguinte para as células de gordura do seu corpo: Vocês não vão queimar gordura! Vocês vão armazenar, ou

50

seja, acumular mais gordura. Agora eu faço para você uma pergunta secreta: E essa gordura vai aumentar a partir da gordura dos alimentos que você come? Certo? ERRADO! Já vimos que isso é um mito que foi criado pelas indústrias. A gordura que você come não vira gordura no seu corpo! O que vira gordura no seu corpo são principalmente os carboidratos ruins que você come no dia a dia! Esse tipo de alimento traz lucros bilionários para as indústrias de alimentos e são eles os maiores responsáveis pela gordura em excesso no seu corpo.

Os carboidratos ruins geram ciclos de fome. Isso significa que você come agora e daqui a duas ou três horas já está com fome novamente. A maior parte da gordura que é fabricada no seu corpo vem dos carboidratos ruins que você consome e o fígado os transforma em triglicerídeos. Essa gordura em excesso inflama o seu corpo e com o tempo você adoece.

Então quando você ouvir falar em resistência à insulina entenda que isso é causado principalmente pelos carboidratos ruins. Seu pâncreas joga insulina para o sangue todas as vezes que você come esses alimentos. A insulina coloca a glicose para dentro das células do seu corpo (de todos os órgãos, ossos, tendões, etc). Com o passar dos anos, as células do seu corpo vão ficando resistentes, elas não conseguem mais receber a glicose que a insulina precisa colocar dentro da célula. E a partir daí você tem grande chance de se tornar diabético.

Resumindo para você entender melhor, então:

A insulina é um hormônio que atua como um mensageiro e que tem o papel de não deixar acumular glicose no sangue (quem vem a

51

maior parte dos carboidratos ruins). Se ficar muita glicose no sangue, que é tóxico, faz mal para o corpo e a insulina vai entrar sempre em ação para não deixar isso acontecer, não importa o tanto que você engorde!

Enquanto estiver comendo carboidratos ruins, a insulina vai ficar alta no sangue e seu corpo vai só engordar, não vai queimar gordura, sendo assim você come de 3 em 3 h e mantêm o ciclo vicioso.

Agora você pode me fazer outra pergunta: Dr. Rocha, porque eu conheço pessoas que comem muitos carboidratos ruins e continuam magros pela vida inteira? Com elas é diferente? Realmente algumas pessoas são mais, digamos, “sortudas”. Elas têm um metabolismo muito acelerado e simplesmente não engordam, por mais que comam alimentos que não são saudáveis. Agora entenda que são poucas pessoas. E hoje existem muitas pessoas que são magras e desenvolvem resistência à insulina e acabam adoecendo e desenvolvendo diabetes e outros problemas sem engordar. Mas como falei são pouquíssimas pessoas que comem de tudo à vontade e não engordam. Com a maioria acontece da forma como eu mostrei, seu corpo entra em ciclos de fome permanentes.

Outro hormônio muito importante e que fica desregulado quando você come alimentos que não são saudáveis (principalmente os carboidratos ruins) é a leptina. Ela é produzida pelas células de gordura e assim como a insulina, a leptina atua como um mensageiro avisando o centro da fome (que fica no hipotálamo) que você já comeu o suficiente e você fica satisfeita. O problema é que quando você come esses alimentos ruins (carboidratos ruins e

52

alimentos industriais), a leptina fica alta no sangue o tempo inteiro e isso gera uma fome persistente. Seu corpo não fica satisfeito nunca. Isso gera a resistência à leptina e ela geralmente caminha ao lado da resistência à insulina, gerando doenças com o passar dos anos. Concluindo, eu quero que você entenda que com esses dois hormônios desregulados, a insulina e a leptina, é impossível você emagrecer e permanecer magra. E que é fundamental regular os dois hormônios no seu corpo para que ele possa emagrecer mas também permanecer magra e saudável ao longo da vida. E eu vou te mostrar como regular esses hormônios de uma forma bem simples, prática e você poderá iniciar a partir de agora!

No próximo capítulo, você vai aprender os princípios da alimentação estratégica e como já começar a partir de hoje uma vida saudável, magra e feliz!

53

54

Capítulo 5