• Nenhum resultado encontrado

Livro Eletrônico - Emagreça Com o Dr. Rocha.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Livro Eletrônico - Emagreça Com o Dr. Rocha.pdf"

Copied!
137
0
0

Texto

(1)
(2)

Emagreça com o Dr. Rocha

Um guia definitivo para uma vida magra e saudável

(3)

© Emagreça com o Dr. Rocha

Este material é protegido por leis de direitos autorais.

Todos os Direitos Reservados 2014 © - Este guia foi elaborado especialmente para você que quer se tornar uma pessoa mais magra e saudável. Não será permitida a cópia ou distribuição não autorizada, podendo o infrator ser multado em 3.000 vezes o valor deste livro digital.

Se você não adquiriu este livro eletrônico através do site drrocha.com.br, denuncie enviando um e-mail para: suporte@drrocha.com.br

(4)

Índice

Nota (desabafo) pessoal do autor... 01

Introdução... 04

Capítulo 1 – Um Pouco de História e a Matriz da Desinformação... 19

Capítulo 2 – O Mito do Colesterol... 24

Capítulo 3 – Porque Você Não Emagrece: Mitos Detalhados... 31

Capítulo 4 – Porque Você Engorda... 48

Capítulo 5 – A Importância das Gorduras Estratégicas... 54

Capítulo 6 – A Importância das Proteínas... 62

Capítulo 7 – A Importância dos Carboidratos... 68

Capítulo 8 – A Farsa dos Alimentos Diets, Lights e Adoçantes... 78

Capítulo 9 – O Passo a Passo de Uma Alimentação Estratégica... 84

Capítulo 10 – Alimentos Funcionais... 96

Capítulo 11 – A Importância da Flora Intestinal para o Emagrecimento Saudável... 104

Capítulo 12 – Algumas Histórias pelo Mundo Afora... 109

Capítulo 13 – A Importância do Sono para o Emagrecimento e Saúde... 117

Capítulo 14 – Metas e Objetivos... 124

(5)

1

Nota Pessoal do Autor

Estou bastante chateado e feliz ao mesmo tempo. Ficou confuso?

Vou explicar o porquê.

Estamos vivendo um momento onde diversos estudos das Universidades mais renomadas do mundo (Universidade da Califórnia, Harvard, Massachussets e outras) finalmente encontraram as chaves para você emagrecer e permanecer magra. Essa dramática descoberta pode ajudar a resolver o grave problema atual da obesidade, diabetes e outras doenças associadas. E também prevenir e tratar diversas consequências graves dessas doenças que hoje tem maltratado e matado milhares de mulheres e homens pelo Brasil afora como: infartos, derrames, tromboses, cegueiras, amputações e outras. E o problema vai além. Hoje um terço de nossas crianças estão obesas ou com sobrepeso e muitas já estão diabéticas.

E o que mais me deixa chateado é que poucos tem agido com essa poderosa descoberta das universidades, que eu chamo de boa ciência.

Estou frustrado com a atual prática da imensa maioria dos médicos e nutricionistas que estão desinformados quando o assunto é nutrição. E decepcionado com a indústria de alimentos. Todos eles tem ignorado essas informações tão valiosas, seja de propósito ou por “simples” ignorância. Afinal estamos cercados de mitos que dificultam o crédito dessa informação.

(6)

2

Sei disso porque eu tenho usado essa abordagem revolucionária, que está escondida, há cerca de 10 anos. Tenho usado a boa ciência em centenas de mulheres que estão emagrecendo e permanecendo magras ao longo da vida. Mulheres que tem se sentido mais saudável, têm tido mais disposição, mais bem-estar e alegria. Recebo diariamente vários e-mails e telefonemas de pacientes e alunas o que me deixa realizado profissionalmente e como ser humano.

Essa vivência me posicionou e me permitiu descobrir as chaves para uma boa saúde e perda de peso de forma sustentável e definitiva. Ficou muito claro pra mim a separação entre aquilo que funciona e aquilo que não funciona para as minhas pacientes e alunas. Esse livro que você está lendo é resultado dessa experiência médica na prática em consultório. Em treinamentos presenciais e online que tenho dado por todo o país. E é minha missão de vida compartilhar esse conteúdo tão valioso como as mulheres brasileiras pela primeira vez aqui no Brasil.

Nesse livro, eu vou acabar de vez com a confusão e expor os mitos que fazem com que você ganhe peso e se mantenha com sobrepeso ou obesa ao longo da vida. Você ficará surpresa com a descoberta de que quase tudo que já você viu, ouviu ou recebeu de recomendações da área de saúde, quando o assunto é nutrição, alimentação e perda de peso, simplesmente estão errados. Não funcionam e as estatísticas comprovam isso: nunca tivemos tantas mulheres obesas e com sobrepeso no Brasil.

Neste livro eu vou te dar as chaves para você usar essa informação valiosa e usá-la num passo a passo simples, direto que irá te

(7)

3

colocar no caminho do emagrecimento definitivo e dezenas de outros benefícios que irei te mostrar ao longo dele.

Na primeira parte eu vou explicar os mitos que tem causado confusão, mal entendidos e que tem impedido você de emagrecer. Permanecer magra e ter uma vida mais saudável.

Na segunda parte eu vou te explicar o porquê você engorda, você vai entender isso de forma bem simples e vou te dar as chaves para você acelerar o seu metabolismo e começar rapidamente a queimar a gordura do seu corpo, que irá perder peso de forma automática e sustentável.

O segredo que revolucionou a medicina explica porque estamos experimentando uma epidemia de obesidade e doenças associadas sem precedentes na história da humanidade. Você vai encontrar o caminho de retomada da sua saúde e irá conseguir uma perda de peso bem sucedida em longo prazo, sem passar fome, sem contar calorias, sem contar a quantidade de alimento que você come. Venha comigo!

(8)

4

Introdução

Há mais de dois milênios, Hipócrates, considerado o pai da medicina, escreveu: "Que o seu alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento". Ele já sabia desde aquela época, a importância de uma boa alimentação para a boa saúde e bem estar, prevenindo e até tratando doenças.

Hoje estamos em pleno século XXI, na era da informação, onde estamos conectados com todos e a informação circula de forma nunca antes vista na história da humanidade. Por que será então que os homens e mulheres estão cada dia mais doentes? Você sabia que a obesidade é uma doença? Que essa doença tem gerado diabetes, pressão alta e aumento dos triglicerídeos no sangue? A tudo isso deram um nome esquisito chamado "Síndrome Metabólica". Falaremos sobre isso mais adiante.

Porque será que os médicos e nutricionistas continuam seguindo as diretrizes da pirâmide alimentar que o governo brasileiro copiou do governo dos Estados Unidos desde a década de setenta e após isso houve uma explosão dessas doenças lá nos EUA e aqui no Brasil também?

Você sabia que nos EUA hoje de cada três pessoas, duas estão ou obesas ou acima do peso?

Um número assustador com certeza.

No Brasil entre o ano de 2006 e 2010, a população de mulheres acima do peso ou obesas subiu de 28,7% para 48% (metade da população) e entre os homens subiu de 18,5% para 50,1%. São

(9)

5

dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E a previsão é que até o ano de 2017 se tudo continuar no ritmo que está teremos 66% de homens e mulheres acima do peso ou obesas. Porque será que ninguém fala nisso? Estranho não?

Mas chega de perguntas e vou dizer o porquê eu escrevi esse livro.

Minha Sagrada Missão com VOCÊ

Esse livro tem a missão de levar ao maior número de pessoas possível a transformação de que é possível ter uma vida magra, saudável e feliz, a partir de uma alimentação estratégica que você poderá começar ainda hoje.

É possível emagrecer e permanecer magra sem dietas malucas, pílulas milagrosas e sem passar fome. Eu criei uma metodologia que mostra um passo a passo pra você começar ainda hoje e atingir um estilo de vida que irá te trazer diversos benefícios além da perda de peso:

Diminuição dos riscos de doenças cardíacas e diabetes

Com a alimentação estratégica, doenças cardíacas e diabetes podem ser evitadas e também tratadas.

(10)

6

Rejuvenescimento das células de todo o organismo

Você irá conhecer os alimentos antioxidantes, que previnem o envelhecimento e promovem o rejuvenescimento das células do corpo, podendo usá-los na sua alimentação diária.

Melhora do colesterol e frações

A alimentação estratégica promove um aumento do HDL, considerado o bom colesterol, e a redução dos triglicerídeos, que são os vilões produzidos no fígado, que adoecem o seu corpo e te engordam.

(11)

7

Controle da fome

Os alimentos estratégicos te deixam saciada, ou seja, sem fome por várias horas, o que favorece o emagrecimento em longo prazo.

Diminuição dos riscos de câncer

Você conhecerá diversos alimentos que tem propriedades importantes na prevenção de diversas modalidades de câncer, todos comprovados por estudos de grandes universidades dos EUA.

(12)

8

Aumento dos níveis de energia e disposição

Esse benefício é relatado pela maioria das minhas pacientes e alunas. Por email ou por telefone, elas me dizem que estão mais dispostas e com muito mais energia, do início até o final do dia.

Melhora de pacientes que já são diabéticos

Em minha experiência pessoal de consultório, tenho relatado dezenas de casos de pacientes que usavam hipoglicemiante oral (medicamento para controlar a diabetes) e insulina. Para muitos casos houve redução da medicação e da dosagem de insulina e outros a retirada da medicação.

(13)

9

Melhora de pacientes que já são hipertensos

Com a retirada dos alimentos ruins e a introdução da alimentação estratégica, há uma perda de peso e também diminuição da pressão arterial e consequentemente a redução da medicação na grande maioria das pacientes e até a retirada da mesma.

Fortalecimento da defesa do corpo (menos gripes, infecções e etc.)

Quando você passa a se alimentar da forma correta, sua defesa se fortalecerá e você irá desenvolver uma defesa eficaz contra diversas doenças.

(14)

10

Melhora da pele (tônus e celulite)

Esse benefício é relatado por muitas pacientes e alunas. Uma alimentação estratégica constrói uma pele mais firme e saudável, diminuindo a celulite e melhorando o tônus da pele.

Melhora da habilidade de raciocínio e concentração

Quando nos alimentamos de forma estratégica, as células do nosso cérebro passam a receber melhor os nutrientes e isso melhora de forma significativa o nosso raciocínio e a concentração.

(15)

11

Diminuição da ansiedade e depressão

Você irá aprender a usar alimentos que naturalmente aumentam os níveis de serotonina e outros neurotransmissores como a dopamina e isso irá melhorar sua ansiedade e até prevenir e tratar a.

Redução das dores crônicas e artrites

A alimentação estratégica reduz muito o estado inflamatório do corpo, e isso leva a uma diminuição de dores diversas (enxaquecas, artrites, sinusites, dentre outras).

(16)

12

Aumento do metabolismo

Este é um importante benefício que levará à queima da gordura do seu corpo de forma constante, levando à perda de medidas e peso em pouco tempo.

Diminuição de enxaquecas e tensões pré-menstruais

Infelizmente a maioria das mulheres sofrem muito com enxaquecas e tensões pré-menstruais e isso reduz muito a qualidade de vida delas. A alimentação estratégica traz uma melhora importante desses problemas.

(17)

13

Diminuição do risco e Parkinson

Essas são duas doenças degenerativas que ocorrem no cérebro a partir de uma idade mais avançada (cerca de 60 anos de idade). Mas a boa ciência nos mostra que é possível prevenir essas doenças e até aumentar a qualidade de vida das pessoas que já apresentam essas doenças tão debilitantes.

Melhora da saúde dentária

Com a alimentação estratégica você irá prevenir cáries, gengivites e outras doenças bucais. Dentre outros benefícios!

Parece bom demais para ser verdade? Você sabia que hoje já existe uma boa ciência baseada em estudos das maiores e mais

(18)

14

conceituadas universidades do mundo (Harvard, Universidade da Califórnia, Johns Hopkins, e outras) que nos mostra de forma clara, um caminho saudável para emagrecer e permanecer magro de forma definitiva? E o melhor: sem contar calorias, sem dietas malucas, sem se matar em academias!

Tudo isso através de uma alimentação estratégica, uma alimentação inteligente que vai mudar sua forma de se relacionar com o alimento e aprender a fazer dele o seu remédio.

A grande descoberta

Sou médico e trabalho na área de emagrecimento há vários anos. Quando eu comecei a trabalhar nessa área, eu percebia algo que me deixava muito intrigado; na época eu orientava minhas pacientes a comer menos (contar calorias) e fazer mais exercícios. Elas seguiam minhas orientações, perdiam algum peso e pouco tempo depois retornavam ao consultório e a imensa maioria havia ganhado tudo que tinham eliminado e muitas vezes mais ainda, que é o conhecido e temido efeito sanfona.

Aquilo me deixou muito frustrado. Será que não existe outro caminho? Eu ficava horas pensando que tinha que existir algo

(19)

15

diferente. E eu estava disposto a estudar a fundo e descobrir uma solução.

Depois de pesquisar por muitos anos, eu descobri esse caminho. E eu me surpreendi com a quantidade de mitos que impedem as mulheres de emagrecer. Mentiras que ainda são infelizmente divulgadas pela maioria dos profissionais de saúde (médicos, nutricionistas e outros profissionais) que por desinformação estão adoecendo a população.

Desde então, eu passei a orientar minhas pacientes e tive um resultado que me deixou de queixo caído: as pacientes começaram a emagrecer e o melhor, permaneciam magras. Recebi diversos email e telefonemas dizendo que estavam mais felizes, me agradecendo e isso tudo não tem preço. Minha irmã, que também é médica, alertou que eu precisava ajudar mais pessoas e que só no consultório eu ajudaria pouca gente. Ela me mostrou que pela internet isso seria possível. E isso me motivou a escrever esse relato. Esse livro surgiu com parte de uma missão. De ver um mundo magro, saudável e feliz. E o melhor, isso é surpreendentemente possível.

Venha comigo que vou te mostrar como! :) Duas Histórias Interessantes

Agora eu vou te contar duas histórias muito interessantes de pacientes minhas. Eu modifiquei o nome delas pra respeitar a privacidade. A primeira vou chamar de Maria e a segunda de Rosa. Maria me procurou desesperada. Com 38 anos e dois filhos, ela havia chegado a um peso que nunca imaginou que pudesse atingir.

(20)

16

Com 1,60m de altura, estava com 79 kg. Desde o parto do seu segundo filho há um ano, ela só estava ganhando peso e por mais que se esforçasse, não conseguia emagrecer. Pouco antes de me procurar, procurou um cardiologista. Estava sentindo umas dores no peito e cansava fácil, mesmo a pequenos esforços, como subir uma escada ou caminhar por duas quadras. Descobriu que a pressão já estava alta (160x100) e com início de diabetes (pré-diabetes). Foi prescrito pra ela uma medicação para abaixar a pressão (hidroclorotiazida) e encaminhada a mim. Ela estava bastante desanimada e com razão. Havia passado por vários endocrinologistas e nutricionistas, seguia as orientações de dieta hipocalórica (cortava calorias) e atividade física moderada e perdia pouco peso (cerca de 2 a 4 quilos) e logo recuperava tudo ou mais. Depois de conversar bastante com Maria e examiná-la melhor, percebi que o drama dela era o mesmo muitas mulheres no Brasil hoje. Elas simplesmente estão recebendo recomendações erradas. Elas fazem tudo que o especialista diz, tanto o médico, como o nutricionista, mas essas recomendações infelizmente não estão alinhadas com o que as novas descobertas da ciência tem nos mostrado. Isso traz frustração, desânimo e em alguns casos até depressão. Quando ela começou a seguir as minhas recomendações, em um mês ela já havia perdido 5 quilos e o melhor: sem passar fome, sem contar calorias, sem se matar em academias. Após 8 meses ela chegou ao peso desejado. Chegou aos 64kg e ali permanece até hoje. Maria teve outros ganhos: sua pressão normalizou sem medicação (hoje é 120x80), nunca mais sentiu cansaço e o açúcar dela no sangue se normalizou, não

(21)

17

necessitando de tomar medicação para diabetes (hipoglicemiante oral).

A outra história é a de Rosa.

Rosa tem 49 anos e 3 filhos já adolescentes. Ela tinha na época 77kg e 1,70 de altura. Estava um pouco acima do peso. Queria perder 5kg. Mas suas queixas iam além disso. Ela sempre fez bastante atividade física, mas de um tempo pra cá estava se sentindo com a barriga inchada, passava até três dias constipada, tinha fortes enxaquecas semanais e sentia fortes cólicas no período menstrual. Já havia feito vários exames com vários especialistas e o resultado mostrava tudo dentro da normalidade. Expliquei pra ela que hoje os estudos das Universidades mais conceituadas do mundo como Harvard e Universidade da Califórnia nos mostram que existe um caminho seguro e amparado pela boa ciência. E que estamos vivendo cercados de mitos que impedem o emagrecimento saudável e sustentável. Ela relutou um pouco no começo, mas aceitou o desafio que eu propus pra ela: 30 dias seguindo as minhas orientações. Ela me ligou um tempo depois, muito animada com os resultados. Perdeu 4kg em um mês. Mas os benefícios desse novo estilo de vida não paravam por aí: as enxaquecas desapareceram, o intestino passou a funcionar diariamente e as cólicas menstruais diminuíram muito. E estava com uma energia e disposição incrível (palavras dela). No mês seguinte ela perdeu mais 2kg e chegou no peso desejado com a alimentação estratégica.

(22)

18

Essas duas histórias ilustram bem os benefícios que a alimentação estratégica traz para as mulheres. Como eu já falei e vou repetir, quando eu pesquisei e descobri a alimentação estratégica, percebi a necessidade de divulgar essa informação ao máximo possível de pessoas e isso só no consultório médico seria impossível. Dessa forma, eu poderia alcançar milhares de mulheres e divulgar a boa ciência por todo esse país. E esse ebook (livro) é resultado dessa pesquisa e parte da minha missão de divulgar a boa ciência no Brasil e transformar a sua vida e de outras mulheres como fiz com a Maria e da Rosa.

(23)

19

Capítulo 1

(24)

20

Agora eu quero convidar você a fazer um breve passeio na nossa história.

Você já observou as fotos dos nossos avós e bisavós? Para os que ainda os tem vivos e tem o prazer de conversar com eles, pergunte pra eles e eles vão te dizer que antigamente (uns 30 a 40 anos atrás), ser obeso, ter sobrepeso, ter problemas de saúde como diabetes ou pressão alta era algo muito raro. Sabemos que no máximo 5% da população dos nossos antepassados tinham esses problemas. A imensa maioria dessas pessoas eram magras, tinham boa saúde, raramente procuravam um médico. Porque será que algumas décadas depois houve essa mudança tão radical?

Para entender melhor essa questão, temos que observar a alimentação desses nossos antepassados. É claro que existem outros fatores envolvidos como stress, sono, o ritmo alucinante dos tempos atuais. Mas a alimentação é definitivamente o fator que mais influenciou nessa mudança tão radical. Éramos até bem pouco tempo uma população saudável e aos poucos fomos nos tornando uma população doente.

(25)

21

Duas coisas importantes aconteceram: deixamos de comer alimentos saudáveis e importantes para a nossa saúde e passamos a comer alimentos ruins e desastrosos para o nosso corpo.

Mais adiante eu explicarei com mais detalhes como isso aconteceu. Mas é importante você saber que a grande maioria dos alimentos que achamos que nos fazem mal (ex: manteiga, gordura animal, ovos e outros) nós deixamos de comer por conta de um marketing mentiroso e uma má interpretação da ciência e passamos a comer alimentos que nos fazem muito mal, que nos engordou e nos trouxeram diversas doenças (ex: óleo de soja, milho, canola, alimentos à base de trigo, açúcar, alimentos industrializados, dentre outros). Você pode achar isso muito estranho e eu entendo você perfeitamente. A primeira vez que descobri isso eu levei um susto! Então você pode me perguntar: Mas Dr. Rocha, então você está me dizendo que quase tudo que eu como atualmente é o que está me engordando?

SIM! Vivemos hoje o que chamo de Matriz da Desinformação. Falarei num capítulo mais adiante sobre ela. O fato é que por mais que você procure um médico e um nutricionista e siga as suas recomendações, dificilmente você obterá sucesso, simplesmente porque a quase totalidade deles ainda estão no século passado quando o assunto é nutrição e suas orientações vão apenas te deixar mais frustrada. Por mais que eles queiram ajudá-la, eles estão presos nessa matriz de desinformação. Eu digo isso porque já estive aprisionado nessa Matriz da Desinformação e tive que estudar muito para sair dela e estar aqui hoje ao seu lado, te trazendo informação de ponta, com respaldo científico e que irá trazer transformação para a sua vida.

(26)

22

Vamos juntos, derrubar vários mitos e te mostrar o caminho do emagrecimento definitivo e saudável e o melhor, amparado pela boa ciência das melhores universidades do mundo.

A Matriz da Desinformação

A imensa maioria das pessoas vive aprisionada no que chamo de matriz da desinformação. Pra você entender melhor, ela é formada por três indústrias bem conhecidas: a indústria de alimentos, a indústria farmacêutica e o que chamo a indústria do emagrecimento (dietas da moda, clínicas de estética, pílulas milagrosas, etc).

Essas três indústrias trilionárias possuem um marketing poderoso e te fazem crer que não há outra saída, a não ser o que eles propõem.

Essa matriz funciona da seguinte forma: a indústria de alimentos te vende em sua maior parte alimentos que vão te adoecer, te engordar, te tornar hipertensa ou diabética. A indústria farmacêutica irá te vender medicamentos que vão no máximo combater as consequências dos problemas gerados por uma má alimentação, não atuando nas causas e gerando muitas vezes uma série de efeitos colaterais. E a indústria do emagrecimento irá trazer promessas com seus procedimentos estéticos, suas dietas da moda e suas pílulas milagrosas que só aumentam o desespero de milhares de pessoas e geram lucro a essa matriz. É importante você entender que existem indústrias que distribuem alimentos saudáveis, que a indústria farmacêutica produz medicamentos importantes que podem salvar vidas e alguns procedimentos estéticos podem ajudar. Mas são poucos. A grande maioria só

(27)

23

almeja lucro! A sua saúde é o que menos importa para essas indústrias. Sei que é doloroso e polêmico ler isso, mas é fato! E quando abro minha boca em rodas e reuniões de colegas da área de saúde, adivinhe, imediatamente recebo olhares tortos e críticos. Vou mostrar agora alguns mitos que sustentam essa matriz de desinformação e alimentam essas indústrias poderosas.

(28)

24

Capítulo 2

O Mito do Colesterol

(29)

25

Vou mostrar nesse capítulo o principal mito que sustenta essa matriz de desinformação e que alimenta essas indústrias poderosas: o mito de que o colesterol de gorduras saturadas causa doenças cardiovasculares.

Vamos agora fazer um rápido passeio pela história para você entender de onde surgiu a ideia de que o colesterol alto causa problemas cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos) e porque isso é resultado da interpretação da má ciência.

Tudo começou na década de 50, quando um fisiologista chamado Ancel Keys, que não tinha nenhuma experiência clínica (não atendia pacientes doentes) publicou um estudo. Ele realizou um levantamento de 6 países e comparou o consumo de gordura total (percapita) por país e mortalidade cardiovascular (a partir de atestado de óbitos, sem confirmação das causas das mortes). Criou então uma correlação entre as duas: quanto maior o consumo de gordura, maior a mortalidade cardiovascular. Só que tem um detalhe importante: Keys omitiu (deixou de colocar) os dados disponíveis de outros países da época. Se ele tivesse colocado esses outros países, a correlação caia por terra, ou seja, esse foi um estudo forjado por Keys! Esse tipo de estudo atualmente é considerado de baixa evidência científica.

Após esse estudo, foram feitos dezenas de estudos de restrição de gorduras na dieta de milhares de pacientes, estudos que custaram bilhões de dólares e finalmente em 2001 fizeram uma reunião de todos os estudos (chamamos isso de metanálise) que chegou a uma conclusão definitiva: Não há diferença nenhuma no número de mortos (na mortalidade) de pessoas que deixaram de comer

(30)

26

gordura comparando com as que comeram gordura! Esse estudo sim, é de alto nível de evidência científica e portanto confiável.

Então, explicando de uma forma simples: apesar dos inúmeros trabalhos tentando provar que comer a gordura saturada aumenta doenças cardiovasculares, o resultado é que não há nenhuma relação entre uma coisa e outra. O resultado em ciência é chamado de inconclusivo. Isso é o que diz a boa ciência. Não é o que o Dr. Rocha pensa sobre o assunto, é a boa ciência que mostra isso!

As Consequências do mito do colesterol

Com a demonização das gorduras a partir desse estudo mal conduzido por Ancel Keys, um grupo de políticos (isso mesmo, não foi um grupo de médicos, nutricionistas ou cientistas da nutrição) se reuniu na década de 70 e criaram a pirâmide alimentar, um grupo de diretrizes que a partir do que o departamento da agricultura dos EUA achava e determinava o que a população deveria comer.

(31)

27

A base da pirâmide (a maior quantidade de alimentos) é formada por farináceos de trigo ou carboidratos refinados: pães, bolos, biscoitos integrais, açúcar, sucos diversos, panquecas, etc. As gorduras saturadas (carnes gordas, manteiga de leite, bacon, óleo de palma, banha de porco) que até então eram usadas pela população e até por redes de restaurantes, foram retiradas do mercado e substituídas por óleos vegetais (soja, girassol, canola, algodão e outros). Era anunciado o início de uma tragédia.

Tragédia Anunciada

Após essas medidas tomadas pelo departamento de agricultura dos EUA e a criação da pirâmide alimentar, houve uma epidemia de

(32)

28

obesidade sem precedentes na história dos EUA e também do Brasil. Veja o gráfico abaixo pra você entender melhor:

Como consequência do aumento explosivo do sobrepeso, da obesidade, da pressão alta e do aumento dos triglicerídeos, tivemos um aumento enorme de: derrames cerebrais, infartos do coração, amputações, cegueiras, doenças degenerativas (Parkinson, Alzheimer e outras) e etc. Isso é muito grave e tem atingido também as crianças atualmente. Estamos com um terço das crianças com sobrepeso ou obesas e esse número irá aumentar se não fizermos algo.

Chegamos agora ao seguinte absurdo: Apesar do avanço da medicina, a partir de 2005, as crianças que nasceram ou nascerão, terão uma expectativa de vida menor do que a dos pais. Isso nunca aconteceu antes na história da humanidade!

Estamos num momento crucial da nossa história e divulgar essa informação é minha missão como médico. Conto com sua ajuda

(33)

29

nessa missão de informar o maior número de pessoas possível e evitarmos o pior.

O Colesterol é Seu Amigo

Ao contrário do que dizem, o colesterol é fundamental para a sua saúde. O colesterol é fundamental para formar hormônios (são mensageiros que mantêm nossos órgãos funcionando da forma correta), é também necessário para formar as membranas das células do nosso corpo, inclusive do nosso cérebro. Sem o colesterol obtido da alimentação, não há a formação dos hormônios sexuais (progesterona, estrógenos, testosterona).

O que eu quero te dizer é que manter o colesterol total em níveis baixos tomando medicamentos (estatinas) não irá prevenir doenças se você não tiver tido infarto. Tomar medicamentos para manter o colesterol baixo é algo que a boa ciência nos mostra não ter utilidade, a não ser que você tenha tido um infarto. Nesse caso haverá um discreto benefício. Tomar medicamentos para abaixar o colesterol total (estatinas) também gera uma série de efeitos colaterais desagradáveis como o enfraquecimento da musculatura, fraqueza, problemas de memória, tremores, danos cerebrais, dores musculares.

Entenda definitivamente que a boa ciência nos mostra que colesterol não é o inimigo!

É fundamental você entender duas coisas: não é o valor total (colesterol total) que nos mostra o risco de você desenvolver doenças cardiovasculares, mas a quantidade de partículas

(34)

30

pequenas de LDL e triglicerídeos que vão ser produzidos no seu fígado. Saiba também, que não é a gordura animal da alimentação que aumenta o seu colesterol ruim (essas partículas pequenas de LDL e os triglicerídeos, que vão inflamar seu corpo e entupir seus vasos com o tempo). Vamos conhecer agora dois dos principais vilões, dentre os inúmeros que temos.

Dois Vilões:

Os dois principais vilões são o açúcar e o trigo! Eles que vão cair no seu sangue e vão ser transformados em triglicerídeos no seu fígado, que irá inflamar o seu corpo e te engordar, causando uma série de problemas de saúde em longo prazo (diabetes, pressão alta, infarto, derrames cerebrais, etc). Então entenda: o melhor caminho para melhorar o seu colesterol não é diminuir ele, é melhorar a qualidade dele, é ter o tipo certo de colesterol no seu corpo. E aí você pode me perguntar: Como eu faço isso Dr. Rocha? Eu te respondo: eliminando da sua dieta, açúcar e trigo, comendo gorduras estratégicas (veremos mais adiante quais são elas) e proteínas de alto valor biológico.

Então resumindo, para ter um colesterol saudável, uma vida longa e feliz sem essas doenças diversas, além de emagrecer e permanecer magra, é fundamental você ter uma alimentação estratégica e esquecer tudo que já te disseram sobre colesterol. Eu vou te mostrar mais adiante quais são esses alimentos e como começar a utilizá-los já.

(35)

31

Capítulo 3

(36)

32

Eu mostrei no capítulo 1 o mito do colesterol, que eu considero o maior e mais importante mito de todos dentro da alimentação. Agora nesse capítulo eu vou detalhar outros mitos.

Você pode me perguntar: Dr. Rocha, o que são mitos? E porque tenho que conhecer esses mitos, pra que servirá isso?

Eu te respondo que conhecer os mitos é fundamental para você aprender a se alimentar de forma estratégica e sair de forma definitiva da matriz da desinformação, pois os mitos te aprisionam nessa matriz e você fica se alimentando da forma errada achando que está fazendo o certo.

Mas o que são mitos? Quando o assunto é alimentação, mitos são crenças comuns, algo que se acredita, mas que não tem o menor fundamento objetivo ou científico. Ou seja, é um tipo de mentira contada tantas vezes que se torna uma verdade! E as pessoas não questionam, acreditam em algo que já foi superado. E isso infelizmente inclui muitos colegas da área de saúde como médicos, nutricionistas e outros. Precisamos de uma medicina do século XXI. A imensa maioria dos colegas da área de saúde ainda está dando orientações do século XX. Ou seja, estão no século passado. O conhecimento na área de nutrição avançou muito e é muito importante conhecer cada mito para o emagrecimento saudável e definitivo e uma saúde melhor em todos os aspectos.

Agora vou falar de outros mitos que também são muito importantes e que veremos agora.

Quando eu falar mito, é o mesmo que dizer mentira, certo? Vamos lá!

(37)

33

Quando o assunto é emagrecimento, existem milhares de conselhos por esse mundo afora. Uma tonelada de informações. O problema é que a maioria dessas recomendações são baseadas em mitos, que como já falei são mentiras desatualizadas e não são cientificamente comprovadas. E se você acaba acreditando nessas informações, se mantendo acima do peso e o pior, muitas vezes engordando e adoecendo.

Então agora vamos juntos examinar as 10 maiores mentiras (ou os 10 maiores mitos) sobre alimentação:

1) Primeiro Mito: Todas as calorias são iguais.

Se eu te perguntasse: mil quilocalorias de carne e mil quilocalorias de um pedaço de pão são a mesma coisa? Será que elas são iguais?

A maioria iria dizer: claro que sim, as calorias são todas iguais. Infelizmente isso não é verdade. E essa é ainda a crença da maioria dos médicos e nutricionistas. Eles acreditam na ideia de contar as calorias que entram no corpo e as calorias que saem, acreditam

(38)

34

que isso é tudo o que importa em termos de perda de peso. E isso está errado! A boa ciência nos mostra isso!

Nosso corpo não funciona como matemática. Nosso organismo funciona de forma muito mais complexa, buscando o equilíbrio. Tenha em mente que o importante é a qualidade das calorias que você come na sua alimentação, e não a quantidade!

Tomando o exemplo das mil quilocalorias de um pedaço de pão, são calorias de péssima qualidade. Elas irão desequilibrar o seu corpo, irão aumentar os níveis de açúcar no sangue, aumentar os níveis de insulina também (um hormônio importante que falaremos mais adiante) e isso irá te engordar e te trazer ainda mais fome. Por outro lado se você comer mil quilocalorias de carne (picanha com capa de gordura, por exemplo), por ser proteína e gordura, isso irá ter uma lenta absorção pelo seu corpo, não haverá uma elevação de açúcar importante no sangue, você se sentirá cheia (saciada) e não irá engordar, ao contrário do pão. Então perceba que a mesma quantidade de calorias podem ter efeitos muito diferentes no seu corpo entendeu?

Resumindo então, a qualidade das calorias do alimento que você come é o que realmente importa e não a quantidade!

Se você colocar um alimento de má qualidade no seu corpo, o seu metabolismo ficará ruim, lento e você irá sentir fome persistente e engordará. Se você comer alimentos estratégicos, seu corpo irá funcionar de forma equilibrada, seu metabolismo estará funcionando de forma adequada e você irá perder peso naturalmente, é assim que funciona!

(39)

35

Portanto, as calorias não são iguais! A mesma quantidade de calorias de alimentos diferentes terão efeitos muito diferentes no seu corpo, guarde isso!

Mais adiante você irá conhecer os alimentos que possuem calorias de ótima qualidade e os alimentos que você deve evitar.

2) Segundo Mito: Para emagrecer, você tem que comer menos calorias do que gasta.

Quando eu comecei a trabalhar na área de emagrecimento com mulheres, eu atendia em clínicas de estética e consultórios. Eu percebi que todos os profissionais da área (médicos e nutricionistas) usam essa abordagem: para você emagrecer você tem que comer menos calorias e gastar mais calorias com atividade física. Isso é chamado de balanço calórico. É uma teoria totalmente errada! Eu vivi a seguinte realidade, a paciente ouvia atentamente minhas instruções e seguiam elas: comia menos calorias (cerca de 1200 kcal por dia), passava fome e perdia alguns poucos quilos no tempo que suportava seguir esse tipo de dieta restritiva. Mas pouco tempo depois elas voltavam ao consultório frustradas e diziam: “Dr.

(40)

36

Rocha, eu eliminei alguns quilos, mas já recuperei tudo novamente. E eu não suporto mais passar fome! O que faço agora?”.

Algumas delas ganhavam mais peso do que haviam eliminado, que é o conhecido e temido efeito sanfona. Aquilo deixava claro que comer menos calorias não era a solução. Se você comer menos calorias, vai acontecer o seguinte com seu corpo:

1) Ele vai ficar mal nutrido porque você não está dando a quantidade de nutrientes adequada pra ele e isso é ruim para a sua saúde.

2) Você vai reduzir seu peso, mas seu corpo não vai preferir queimar gorduras! Ele vai preferir queimar os seus músculos. Ele vai queimar pouca gordura e muitos músculos. E isso é desastroso para o seu metabolismo, que irá cair. O seu metabolismo é como uma fogueira que tem que estar queimando o tempo todo, ele deve estar elevado para queimar gordura do corpo e pra isso acontecer você tem que preservar os músculos, eles não podem ser destruídos e é isso que acontece quando você come menos calorias.

3) Com o metabolismo baixo, você ganha peso fácil e recupera mais peso do que eliminou, o conhecido e temido efeito sanfona; 4) Isso gera frustração, desânimo e depressão em alguns casos. A situação se agrava quando a paciente é orientada a fazer atividade física nessas condições! Além de passar fome e sentir fraqueza, a dificuldade para emagrecer em outras tentativas se torna cada vez maior.

(41)

37

Então tenha em mente que comer menos calorias é desastroso pra sua saúde, não funciona. Um estudo da Universidade de Harvard de alto nível de evidência científica prova que em 96% dos casos comer menos e se exercitar não funciona, é um mito, uma mentira, irá só prejudicar a sua saúde! Veremos em outro capítulo o que a boa ciência nos mostra que funciona, para você emagrecer e permanecer magra ao longo da sua vida.

3) Terceiro Mito: Se você emagrecer rápido, você irá ganhar tudo novamente.

Esse é outro mito! Na verdade, isso é verdade se levarmos em conta essas dietas tradicionais que não funcionam como eu já mostrei pra você no mito número 2. Se você adotar a alimentação estratégica como estilo de vida, que é a proposta desse livro, você irá perder peso de forma sustentável, e, além disso, você irá emagrecer e permanecer magra.

A boa ciência nos mostra que se você perder peso rapidamente, você poderá mantê-lo e até continuar essa perda de peso com a alimentação estratégica. Você vai ficar mais motivada, ficará com

(42)

38

mais energia. Irá se sentir muito bem em todos os momentos do dia. Então se você quiser perder peso (emagrecer), faça um programa que já te dê um início promissor, que é a nossa proposta, um programa que te ajude a se sentir bem e perder peso rapidamente e você continuará fazendo isso! Você terá motivação para seguir em frente.

4) Quarto Mito: Tudo que você precisa é de força de vontade para perder peso.

Isso é o que o governo e a indústria de alimentos querem que acreditemos! Eles querem que você acredite que somos todos um bando de preguiçosos. Querem jogar a culpa em você. Isso não é verdade! Essa é talvez a maior das mentiras! Se você usar apenas a sua força de vontade, você pode até perder peso, mas eu quero te perguntar: Você conseguiria segurar o seu fôlego debaixo da água por 15 minutos? Impossível não é? Com certeza você se afogaria. Você não poderia fazer isso! É a mesma coisa quando se trata do nosso metabolismo, da química do nosso cérebro e nosso corpo.

(43)

39

A verdade é que as indústrias de alimentos sequestraram o nosso paladar. Mas como assim Dr. Rocha? Isso mesmo! Nosso paladar foi sequestrado pelas comidas processadas industriais (pães, biscoitos, doces, molhos diversos, etc). Isso nos torna incapazes de controlar nosso comportamento e eles sabem disso. Entenda que não há força de vontade que resista. São alimentos altamente viciantes. Então a chave aqui para você entender melhor é ter de volta (resgatar) o seu metabolismo e a química do seu cérebro novamente regulada, utilizando a alimentação estratégica, usando a boa ciência a seu favor e não apenas força de vontade para corrigir esse problema. Eu quero deixar claro pra você que a força de vontade é fundamental para o seu sucesso em qualquer área da vida, inclusive na alimentação. Mas para que isso seja possível, entenda que a alimentação deve ser saudável, estratégica, e não esses alimentos ruins, essas criações da indústria que só visam lucro, que te engordam e te adoecem.

5) Quinto Mito: Você não pode viver sem carboidratos e sem açúcar.

É senso comum, ou seja, a maioria das pessoas, incluindo médicos e nutricionistas acreditam que os carboidratos refinados ou integrais

(44)

40

(pães, bolos, biscoitos, etc) são fundamentais para sua saúde. A ideia é que a glicose presente nos carboidratos é fundamental para dar energia ao corpo e principalmente ao cérebro. Por um lado, a glicose realmente dá energia às células do corpo e do cérebro (sistema nervoso central). Só que ela também passa pelo fígado e parte dela se transforma em triglicerídeos, que são gorduras perigosas quando em altos níveis no sangue, elas além de engordar você, também causam diversas doenças com o passar do tempo como diabetes, pressão alta e outras. O nosso corpo (fígado) fabrica a glicose necessária para fazer com que o cérebro funcione bem. Você pode viver bem sem farináceos de trigo refinados ou integrais (pães, biscoitos, bolos, torradas, etc) e também sem açúcar (doces, refrigerantes, sucos adoçados, etc). Na verdade esses alimentos, que chamo “carinhosamente” de carboidratos ruins, estão adoecendo a nossa população! E eles ocupam cerca de 70% das prateleiras dos supermercados. Possuem um marketing muito forte, em belas embalagens e propagandas. Mas fazem mal, muito mal para o seu corpo! Mais pra frente vou mostrar os outros grandes vilões.

Alimentos como esses que falei causam o que chamo de ciclos de fome. Você come, passa 2 ou 3 horas e já está novamente com fome! Daí a necessidade das pessoas estarem comendo de três em três horas pra manter esses ciclos de fome que levam a um ganho de peso persistente. Veremos adiante com mais detalhes como isto acontece no seu corpo. E como fazer para retirá-los da sua vida, eliminando peso e ganhando muita saúde.

(45)

41

6) Sexto Mito: Refrigerantes zero ou diet são melhores do que o refrigerante normal.

Isso é o que você acredita, certo?

Se você não ingere calorias, como o refrigerante diet ou zero pode te fazer mal? A verdade é que os refrigerantes zero ou diet “lentificam” o seu metabolismo. Lembra-se que falei que o nosso metabolismo é como uma fogueira que tem que estar alta o tempo todo pra queimar gordura? Pois é, os refrigerantes zero ou diet fazem você desejar muito doces e massas. E isso engorda e em longo prazo acaba te adoecendo. Entenda que refrigerantes zero ou diet não ajudam, não são a resposta e devem ser evitados, fique longe deles. O refrigerante (diet, zero ou normal) é considerado o pior alimento que existe! Nem deveria ser chamado de alimento.

(46)

42

7) Sétimo Mito: Alimentos de baixa gordura (light) e cereais integrais são bons para a sua saúde.

Isso é o que o governo nos recomenda. Se você entrar no site do Ministério da Saúde, verá que lá eles recomendam cereais integrais e até dizem que é um alimento funcional, ou seja, que previne e trata doenças. Lá, também, eles dizem que você deve evitar alimentos gordurosos (carnes, derivados do leite) e dar preferência a alimentos desnatados e carnes magras.

Mas o que a boa ciência nos mostra ser bem diferente.

Aqui está a verdade! Alimentos light ou diet contém grandes quantidades de açúcar disfarçado, que o governo não chama de açúcar. Esse açúcar também engorda, danifica seu metabolismo, torna ele lento. E para complicar a sua situação, esses alimentos são mais caros.

Eu quero que você entenda o seguinte: as gorduras naturais (óleo de coco, gorduras de peixe, carne, frango, iogurte, queijo e outras) são saudáveis e não engordam! Retira alimentos diet e lights é o que tem te engordado porque no lugar da gordura eles colocam açucares disfarçados com nomes bem esquisitos.

(47)

43

Agora entenda como esses cereais integrais funcionam no seu corpo: eles viram açúcar no seu sangue e triglicerídeos no seu fígado. Os cereais integrais são até piores que açúcar puro! Dizer que os cereais integrais são saudáveis é uma mentira do marketing! Os cereais integrais estão tornando a nossa população acima do peso, obesa e doente, incluindo os nossos filhos e até idosos. Nós vamos entender melhor isso mais adiante.

8) Oitavo Mito: Se você está acima do peso ou tem diabetes tipo 2, a culpa é da sua genética.

Essa é uma grande mentira! A culpa não é da sua genética. A verdade é que ninguém é refém da sua genética, guarde isso e mais pra frente mostrarei exatamente o por que! A alimentação é muito mais importante do que a genética. Os alimentos ruins, as comidas industriais (processadas) é que tem aumentado o seu peso, e tem adoecido você, sua família, seu amigo, os amigos dos seus amigos! Essa alimentação ruim é a maior responsável por todo esse problema, não são nossos genes! Não é o destino de sua genética te tornar diabética ou obesa, você pode mudar isso! Basta seguir a alimentação estratégica que proponho nesse livro, baseado na boa e verdadeira ciência do emagrecimento.

(48)

44

9) Nono Mito: Comer gordura irá engordar você!

Entenda que as gorduras naturais (gorduras de carnes diversas como peixe, bovina, aves, queijos, abacate, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de peixe, manteiga, nozes, e etc) nunca foram o problema do ganho de peso e da obesidade. Lembre-se que os nossos antepassados (avós e bisavós) não eram obesos e comiam esses alimentos como base da alimentação deles. As gorduras naturais não engordam, não são as culpadas. Pelo contrário, elas ajudam quem quer emagrecer e permanecer magra, pois dão saciedade (sensação de se sentir satisfeita), ou seja, você não vai ficar querendo beliscar a cada três horas e as gorduras naturais também dão energia ao seu corpo, mantendo o metabolismo do seu corpo elevado. As gorduras naturais são estratégicas e são suas amigas! Elas vão te trazer saúde que é a principal chave para manter o seu metabolismo equilibrado. Eu quero que você esqueça essa ideia de que gordura engorda e entenda que te engorda são os grandes vilões, os carboidratos ruins.

(49)

45

Gorduras não são as culpadas. Comer gorduras não irá engordar você! Isso é o que a boa ciência nos mostra! Carboidratos ruins que são os vilões e vou mostrar em detalhes mais pra frente.

10) Décimo Mito: Leite é um alimento perfeito da natureza

Bem, isso só é verdade para bezerros! Entenda o seguinte: 75% das pessoas são intolerantes à lactose, que é a enzima que digere o leite. Então são milhões de pessoas que apresentam problemas de saúde que se agravam com o leite como: espinhas (acne), eczema, problemas diversos de pele, alergias diversas, problemas digestivos, doenças autoimunes (artrite reumatóide, lupus, e outros).

Outro ponto importante sobre o leite: a maior parte deles é industrializado e passa por processos químicos ao ser embalado e submetido a altas temperaturas. Esse leite industrial é repleto de antibióticos (que dão para as vacas). E a lactose também é açúcar e engorda! E como já vimos, leite desnatado também engorda, pois é retirada a gordura natural do leite e substituída por açúcar disfarçado.

(50)

46

Evite leite e prefira derivados do leite (laticínios como queijo, iogurte natural, coalhada) que não contém lactose e melhoram a sua flora intestinal. Mas lembre-se: dê preferência aos laticínios integrais e não desnatados ou light.

Para terminar o capitulo 2, uma breve reflexão: eu sei que praticamente tudo que você já ouviu sobre alimentação caiu por terra neste capítulo. Mas não se assuste! Comigo foi assim também. O momento é de mudança, precisamos de uma revolução alimentar e essa é a minha principal missão como médico e educador em saúde!

História da Kátia

A Kátia me procurou às vésperas de fazer uma cirurgia de redução do estômago. Com um metro e setenta de altura e 112kg, ela já havia tentado todos os tipos de dieta e a história se repetia: eliminava alguns poucos quilos (de 5 a 7kg em média) e após algum tempo ganhava tudo o que havia perdido e sempre um pouco mais. Agora com 42 anos de idade e uma filha adolescente (16 anos), ela já era hipertensa, diabética e estava com os triglicerídeos permanentemente altos (a tudo isso damos o nome de síndrome metabólica) apesar da medicação. Tomava um total de 6 cápsulas de 3 medicamentos todos os dias. Seu sonho atual era poder voltar a se olhar no espelho e caminhar tranquilamente pelas ruas. Ela já havia marcado 3 vezes a consulta médica comigo e nunca aparecia nos dias e horários marcados. Isso me intrigou e resolvi ligar pra ela. Quando me atendeu, marquei horários exclusivos pra ela. Ela me contou sua longa história de luta contra a balança e por último resolveu fazer a cirurgia de redução do estômago, mas precisava para isso, perder pelo menos 12kg, motivo que a fez me procurar.

(51)

47

Expliquei os princípios da alimentação estratégica pra ela que ficou surpresa com o tanto de desinformação que existe hoje e que impedem as pessoas de emagrecer. Começou no dia seguinte a seguir o passo a passo dessa alimentação e em 3 semanas já havia perdido 6kg. Ela me ligou muito empolgada porque pela primeira vez em sua vida ela não passava mais fome e também já se sentia melhor, com mais energia e já perdia medidas. Em 9 meses, Kátia perdeu exatos 27kg. Nunca me esqueço das suas palavras:

“Dr. Rocha, nunca imaginei que sairia da obesidade e hoje já consigo nadar e já caminho sem dores. Diminuí muito a medicação e nunca mais pensei em cirurgia bariátrica. Sinto-me transformada e minha gratidão é eterna. Quero ajudar você a divulgar essa alimentação estratégica. Ontem caminhei pela praia de biquíni pela primeira vez em dez anos e já me olho no espelho sem medo. Estou muito feliz. Obrigada Dr. Rocha!“

(52)

48

Capítulo 4

Porque Você Engorda

(53)

49

Agora nós vamos entender melhor como você ganha peso e também entender a ação de 2 importantes hormônios do nosso corpo: insulina e leptina. Não se assuste com esses nomes estranhos! Eu vou te explicar como funciona da forma mais simples possível. Você já viu comigo que nosso corpo não funciona como uma máquina, ou seja, para emagrecer não é só simplesmente comer menos (cortar calorias) e fazer mais exercícios. A boa ciência nos mostra que isso só vai danificar a sua saúde e o efeito sanfona (ganho de peso) é inevitável após algum tempo. Ninguém consegue viver passando fome e ainda mais fazer exercícios físicos nessas condições!

Aí você pode me perguntar: Mas Dr. Rocha, porque eu ganho peso então?

Para entender como o seu corpo engorda, eu quero convidar você a fazer um passeio comigo e vamos juntos entender o trajeto do alimento desde a boca até o sangue e a formação de gordura pelo seu corpo. Vem comigo!

O Centro de Tudo

Tudo começa na sua mente. Você pensa em comer um alimento que não é saudável: pode ser um pão integral, um biscoito integral, uma massa, um doce, ou seja, os carboidratos ruins em geral. Só de você pensar nesse tipo de alimento, o pâncreas (um órgão muito importante do seu corpo) começa a secretar, ou seja, jogar no seu sangue a insulina. A insulina é um hormônio que quando está em grande quantidade no sangue atua como se fosse um mensageiro que diz o seguinte para as células de gordura do seu corpo: Vocês não vão queimar gordura! Vocês vão armazenar, ou

(54)

50

seja, acumular mais gordura. Agora eu faço para você uma pergunta secreta: E essa gordura vai aumentar a partir da gordura dos alimentos que você come? Certo? ERRADO! Já vimos que isso é um mito que foi criado pelas indústrias. A gordura que você come não vira gordura no seu corpo! O que vira gordura no seu corpo são principalmente os carboidratos ruins que você come no dia a dia! Esse tipo de alimento traz lucros bilionários para as indústrias de alimentos e são eles os maiores responsáveis pela gordura em excesso no seu corpo.

Os carboidratos ruins geram ciclos de fome. Isso significa que você come agora e daqui a duas ou três horas já está com fome novamente. A maior parte da gordura que é fabricada no seu corpo vem dos carboidratos ruins que você consome e o fígado os transforma em triglicerídeos. Essa gordura em excesso inflama o seu corpo e com o tempo você adoece.

Então quando você ouvir falar em resistência à insulina entenda que isso é causado principalmente pelos carboidratos ruins. Seu pâncreas joga insulina para o sangue todas as vezes que você come esses alimentos. A insulina coloca a glicose para dentro das células do seu corpo (de todos os órgãos, ossos, tendões, etc). Com o passar dos anos, as células do seu corpo vão ficando resistentes, elas não conseguem mais receber a glicose que a insulina precisa colocar dentro da célula. E a partir daí você tem grande chance de se tornar diabético.

Resumindo para você entender melhor, então:

A insulina é um hormônio que atua como um mensageiro e que tem o papel de não deixar acumular glicose no sangue (quem vem a

(55)

51

maior parte dos carboidratos ruins). Se ficar muita glicose no sangue, que é tóxico, faz mal para o corpo e a insulina vai entrar sempre em ação para não deixar isso acontecer, não importa o tanto que você engorde!

Enquanto estiver comendo carboidratos ruins, a insulina vai ficar alta no sangue e seu corpo vai só engordar, não vai queimar gordura, sendo assim você come de 3 em 3 h e mantêm o ciclo vicioso.

Agora você pode me fazer outra pergunta: Dr. Rocha, porque eu conheço pessoas que comem muitos carboidratos ruins e continuam magros pela vida inteira? Com elas é diferente? Realmente algumas pessoas são mais, digamos, “sortudas”. Elas têm um metabolismo muito acelerado e simplesmente não engordam, por mais que comam alimentos que não são saudáveis. Agora entenda que são poucas pessoas. E hoje existem muitas pessoas que são magras e desenvolvem resistência à insulina e acabam adoecendo e desenvolvendo diabetes e outros problemas sem engordar. Mas como falei são pouquíssimas pessoas que comem de tudo à vontade e não engordam. Com a maioria acontece da forma como eu mostrei, seu corpo entra em ciclos de fome permanentes.

Outro hormônio muito importante e que fica desregulado quando você come alimentos que não são saudáveis (principalmente os carboidratos ruins) é a leptina. Ela é produzida pelas células de gordura e assim como a insulina, a leptina atua como um mensageiro avisando o centro da fome (que fica no hipotálamo) que você já comeu o suficiente e você fica satisfeita. O problema é que quando você come esses alimentos ruins (carboidratos ruins e

(56)

52

alimentos industriais), a leptina fica alta no sangue o tempo inteiro e isso gera uma fome persistente. Seu corpo não fica satisfeito nunca. Isso gera a resistência à leptina e ela geralmente caminha ao lado da resistência à insulina, gerando doenças com o passar dos anos. Concluindo, eu quero que você entenda que com esses dois hormônios desregulados, a insulina e a leptina, é impossível você emagrecer e permanecer magra. E que é fundamental regular os dois hormônios no seu corpo para que ele possa emagrecer mas também permanecer magra e saudável ao longo da vida. E eu vou te mostrar como regular esses hormônios de uma forma bem simples, prática e você poderá iniciar a partir de agora!

No próximo capítulo, você vai aprender os princípios da alimentação estratégica e como já começar a partir de hoje uma vida saudável, magra e feliz!

(57)

53

(58)

54

Capítulo 5

A importância das Gorduras Estratégicas

(59)

55

Como já falei no capítulo 1, a boa ciência nos mostra que nossos antepassados (avós e bisavós) comiam gorduras naturais na alimentação do dia a dia. Agora e se voltarmos ainda mais no tempo, se voltarmos há milhares de anos atrás? Se nós viajássemos no tempo e encontrássemos um homem do tempo das cavernas (50 mil anos atrás), iríamos perceber que ele se alimentava à base de animais, que ele caçava ou comia peixes que ele pescava e também comia plantas e frutos que ele coletava. Ou seja, era uma alimentação com muita gordura animal, proteína e alguns poucos carboidratos fibrosos (frutos de época). Esse homem tinha uma estatura maior do que os homens de hoje, era mais saudável e estudos arqueológicos de fósseis nos mostram isso. Esses homens e mulheres se alimentavam basicamente à base de gorduras estratégicas e proteínas de alto valor biológico. A genética desse homem de 50 mil anos atrás não é nada diferente da nossa. Como pode ver no desenho, era um homem inteligente e até desenhava:

(60)

56

Porque estou dizendo tudo isso? Você pode me perguntar: Dr. Rocha, porque você está falando de homens da caverna e o que isso tem haver com emagrecimento e saúde?

Eu te respondo, tem tudo haver! Eu quero que você perca o medo das gorduras saudáveis, porque ele é o maior obstáculo para quem quer emagrecer e permanecer magra! Eu quero que você adote uma alimentação estratégica, rica em gorduras saudáveis, como que está presente nas carnes diversas (peixes, porco, gado, frutos do mar) e também nos laticínios integrais (iogurte, coalhada, manteiga), além do óleo de coco, azeite de oliva, banha de porco, abacate, ovos e outros.

Como eu falei no capítulo 3, é um grande mito dizer que gordura engorda. Quase ninguém consegue comer uma quantidade de gordura a ponto de engordar! Porque a gordura traz saciedade, te deixa cheio logo e ela não aumenta o açúcar no seu sangue que é o principal fator que irá engordar você.

Guarde bem isso: É fundamental você adotar uma alimentação rica em gorduras estratégicas aliadas a proteínas de alto valor biológico para emagrecer e permanecer magra. Para ter uma excelente saúde também. Então não tenha medo de gorduras estratégicas: ela é sua mais poderosa arma para uma vida longa, magra e saudável!

(61)

57

Aqui mostramos o nascimento e a morte do mito da gordura saturada/colesterol, que foi capa da revista TIME® por duas vezes.

(62)

58

Gorduras que não são saudáveis.

Agora vamos ver o outro lado. A maioria das gorduras usadas hoje e que tem o consumo estimulado pela indústria de alimentos não são saudáveis. Na verdade elas são nocivas e inflamam o seu corpo. Quais são elas? São os conhecidos óleos vegetais poli-insaturados e a margarina. Todos os óleos vegetais poli-poli-insaturados fazem mal pro seu corpo: óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, etc. São óleos extraídos de sementes e por isso são ricos em ômega 6. Isso acaba inflamando o seu corpo, dificulta muito o emagrecimento, envelhece as células do seu corpo.

No caso da margarina é ainda pior: a margarina passa por um processo de hidrogenação para ser transformada de óleo em gordura. Depois para melhorar o odor ela é passada por um processo de branqueamento. Depois eles adicionam vários aditivos químicos: espessantes, aromatizantes, corantes, vitamina A sintética e outros. Então a margarina é embalada e colocada numa bela embalagem com o rótulo de alimento saudável e nutritivo (e para piorar, um rótulo com o selo de aprovação associação nacional de cardiologia). E as indústrias faturam bilhões com o marketing da família feliz que consome margarina diariamente.

Tantos os óleos vegetais como a margarina, são o alimento perfeito para a indústria, pois possuem um baixo custo industrial, dão lucros enormes e trazem um alto custo para a sua saúde.

Aí você me pergunta: Dr. Rocha eu vou cozinhar com o quê?

Com manteiga, com banha de porco ou com óleo de coco! Porque são gorduras estratégicas que vão devolver a sua saúde, vão

(63)

59

desinflamar o seu corpo, vão te dar energia e disposição e permitir um emagrecimento saudável e definitivo.

Ômega 3 e Ômega 6

Você já deve ter observado em diversos rótulos de alimentos industriais a seguinte frase: contém ômega 3. De fato, o ômega 3 e também o ômega 6 são óleos poli-insaturados muito importantes para a saúde do seu corpo, especialmente do seu cérebro e coração.

Porém tem um detalhe que poucas pessoas sabem; o que realmente importa é a relação entre ômega 6 e ômega 3. Vou explicar melhor: a quantidade de ômega 6 presente na alimentação atual que é em sua maior parte industrial é muito maior do que a de ômega 3. Isso vai tornando o seu corpo num estado inflamatório e é ruim para a sua saúde. O segredo é aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3 e as principais fontes são: peixes (fonte principal), ovos (de preferência caipiras), carnes de animais que pastam (gado), aves e porco, e frutos do mar (camarão, lula, polvo, lagosta, etc). Lembrar que o peixe pescado, principalmente do mar é muito melhor do que esses peixes criados em tanques e alimentados com farináceos de trigo que são ricos em ômega 6 e isso não é bom para a sua saúde. O excesso de ômega 6 consome o ômega 3 e inflama o seu corpo! Então você deve eliminar da sua alimentação os alimentos industriais principalmente as gorduras vegetais hidrogenadas presentes nos óleos vegetais, dessa forma você diminui a quantidade de ômega 6 no seu corpo, melhorando a sua saúde e facilitando emagrecer e permanecer magra.

(64)

60

A Importância da Vitamina D

Agora eu vou falar sobre a importância da vitamina D e você pode me perguntar: Dr. Rocha, porque você vai falar da vitamina D se você está falando de gorduras estratégicas?

Tem tudo haver. A vitamina D é produzida em sua pele a partir do colesterol que você come dos alimentos ricos em gorduras estratégicas. Mas comer esses alimentos não é o suficiente para você produzir a quantidade de vitamina D necessária para o seu corpo. É preciso outro componente fundamental: o sol!

Quando você toma sol, sua pele pode produzir a vitamina D a partir do colesterol. Nos tempos mais antigos, os homens e mulheres tomavam bastante sol e a produção de vitamina D era mais do que o suficiente. Nos tempos atuais as pessoas evitam o sol e isso tem gerado uma série de problemas. Quase a metade da população possui deficiência de vitamina D no corpo e isso é ruim. A vitamina D é um hormônio fundamental para a saúde dos seus ossos, controle dos minerais que entram e saem nas células do seu corpo. A vitamina D tem um efeito anti-inflamatório muito importante e também regula o crescimento das células.

Então além de uma alimentação rica em gorduras estratégicas (gema de ovos caipiras, peixes gordos, etc), é muito importante

(65)

61

tomar sol. Não precisa ser o sol do horário mais quente do dia, pode ser entre 8 e 10 horas da manhã que é um excelente horário. Ou à tardinha se preferir.

(66)

62

Capítulo 6

Referências

Documentos relacionados

Fizemos o máximo para reduzir e simplificar as regras do nosso site. Por isso, separamos abaixo os pontos mais importantes para você, que também podem ser lidos de forma

8.1 - O equipamento completo fornecido pela CONTRATADA terá Garantia e Manutenção Integral, cobrindo mão-de-obra, suporte técnico e reposição de peças,

Nosso serviço ASP lhe dará acesso a uma plataforma INTEGRADA de serviços que implementa recursos tecnológicos de vanguarda, software, redes de comunicações e pessoal qualificado

Uma manhã destas, quando já não houver aulas e os meninos estiverem a brincar na piscina, o Muno pegará na sua mochila e na sua gabardina e partirá para longe, para explorar

Queria que você soubesse que você já é muito importante para mim e que se estou mudando a minha vida é porque ela tinha de ser mudada, mesmo sem você.. Hoje vejo tudo mais

Dos 139 salões de beleza registrados na Vigilância Sanitária do município de Linhares, ES, foram seleciona- dos aleatoriamente a quantidade amostral de 103 salões, onde, por meio

Contudo, não é fácil localizar uma área razoável em Blumenau para criar conjuntos habitacionais4. Os objetivos não são únicos muito

As autarcas foram substituídas pelos candidatos posicionados imediatamente a seguir na lista, Daniel Alexandre e João Fernando Martins Machado, ambos chamados a tomar