• Nenhum resultado encontrado

A Pegasus é uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações atuando no segmento de transmissão de dados, em banda larga, servindo prioritariamente aos mercados corporativo e

11.03 POS ICIONAMENTO NO PROCESSO COMPETITIVO

15/04/2003 09:37:45 Pág: 83 Principais Concorrentes

Até abril de 1999, as subsidiárias da Tele Norte Leste Participações - TNL eram as únicas fornecedoras de linhas fixas locais e prestadoras de serviços de telecomunicação intraestadual na Região. Entretanto, a Regulamentação das Telecomunicações estabeleceu a concorrência nos serviços de telecomunicação no Brasil e determinou que a Anatel permitisse que um concorrente prestasse serviços de telefonia fixa local e intrarregional de longa distância na Região e que um concorrente adicional (além da Embratel) prestasse serviços de telecomunicação intraregional de longa distância. Atualmente, os principais concorrentes da TNL são a Vésper, na telefonia fixa local e intrarregional de longa distância, e a Emb ratel e Intelig, na telefonia fixa intrarregional de longa distância e na transmissão de dados.

A autorização para prestar serviços de telefonia fixa local e intraestadual de longa distância em concorrência à TNL foi concedida à Vésper em fevereiro de 19 99, mediante o pagamento de R$60 milhões. A Vésper começou a operar em janeiro de 2000, utilizando-se, principalmente, da tecnologia wireless local loop, que permite a instalação de telefones fixos sem a utilização de cabos telefônicos. A Vésper passou a operar inicialmente em municípios com mais de 200.000 habitantes. A Vésper deverá ter maiores possibilidades de atuação nas áreas em que a prestação de serviços for deficiente, e que a tecnologia wireless local loop tem alcance limitado no tocante à tran smissão de dados.

Em julho de 1999, a Embratel e a Intelig foram autorizadas a prestar serviços telefônicos intraestaduais de longa distância em a TNL. A Embratel é controlada pela MCI Worldcom. A Intelig, por sua vez, tem como acionistas a National Grid e France Telecom. A Embratel e a Intelig têm uma rede intraestadual limitada e pagam tarifas de uso da rede à TNL nas ligações intraestaduais de longa distância que efetuarem utilizando a rede local da TNL, tanto para completar como para iniciar a chamada. Em julho de 1999, a TNL foi autorizada a prestar serviços interestaduais de longa distância na Região em concorrência com a Embratel, a Intelig e a Vésper.

A TNL também está sujeita à concorrência dos prestadores de serviço móvel celular. Existem dez prestadores de serviço móvel celular na Região, incluindo Tele Sudeste Celular S.A., Telemig Celular S.A. e Tele Leste Celular S.A., além de vários operadores Banda B, entre eles a Algar Telecom Leste – ATL e a Maxitel S.A.. A concorrência dos prestadores de serviço móvel celular é limitada pelo fato das tarifas cobradas pelas ligações feitas via celular serem muito mais caras do que as tarifas cobradas pelas ligações feitas através da rede de telefonia fixa da TNL.

Em dezembro de 1998, a Anatel aprovou resolução que descreve um plano de numeração ("Plano de Numeração") para as prestadoras de serviços de telefonia fixa no Brasil. O Plano de Numeração promoveu a concorrência entre as prestadoras de serviços de telefonia fixa de longa distância através da escolha feita pelo usuário dos números que identificam a prestadora ao efetuar a ligação. A TNL concorre com a Embratel e a Intelig pelos serviços intraestaduais e interestaduais desde de janeiro de 2000, e concorre com a Vésper na prestação de serviços locais e intraestaduais e interestaduais de longa distância.

A partir de 2002, outras empresas poderão ser autorizadas a prestar serviços de telefonia fixa na Região. As empresas com concessão para prestar serviços de telefonia fixa, cada uma delas fornecendo serviços de telefonia local e intra-regional de longa distância em uma das três regiões pré-determinadas (cada uma delas doravante denominada uma "Região de Telefonia Fixa") também poderão concorrer com a TNL, caso, tenham antecipado as metas de expansão da rede estabelecidas para 31 de dezembro de 2003. A Telesp já recebeu autorização da Anatel e começou a oferecer serviços de longa distância a partir de maio de 2002.

A TNL já entregou relatórios dos 16 Estados onde opera dando conta da conclusão da antecipação de metas de dezembro de 2003 e está aguardando autorização da Anatel para operar serviços de longa distância nacional e internacional (voz e dados).

01765-5 TELE NORTE LESTE PARTICIPACOES S.A 02.558.134/0001-58

11.03 - POS ICIONAMENTO NO PROCESSO COMPETITIVO

15/04/2003 09:37:45 Pág: 84 Atualmente, a TNL possui parcerias com a Telesp S.A. e com a Tele Centro Sul Participações S.A., para a prestação de serviços a alguns de seus assinantes.

Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes Outros Concorrentes

É incerto se a entrada de novos concorrentes no setor afetará adversamente os negócios da TNL, a sua posição financeira, resultados das operações e perspectivas. A TNL acredita que a combinação dos efeitos surgidos da entrada de concorrentes no mercado para a prestação de serviços intraestaduais de longa distância e a entrada da TNL no mercado interestadual poderão impactar, de maneira adversa, a parcela de mercado da TNL e suas respectivas receitas operacionais.

Em decorrência da forte expansão da planta Telemar, principalmente em clientes de renda mais baixa – em conformidade com os compromissos contratuais (contrato de concessão), é possível que as receitas de telefonia por linha em serviço da controlada TMAR, continue a cair em termos reais. A Vésper é um concorrente potencialmente forte, com experiência significativa nas áreas de construção e êxito na administração de operações de telecomunicações, tecnologia avançada e finanças internacionais. A Embratel, a antiga prestadora de serviços de longa distância do Sistema Telebrás, tem uma rede de transmissão ampla, vasta experiência e recursos financeiros. A Intelig é de propriedade da National Grid e France Telecom, empresas com ampla experiência no desenvolvimento de redes, na instalação de cabos de fibra óptica e na vanguarda da integração de comunicações sem fio locais e de longa distância. A Telesp, que já recebeu autorização da Anatel para operar serviços de longa distância e local na região da Telemar é uma forte competidora, que ocupa a liderança do mercado de telecomunicação em São Paulo e poderá trazer uma pressão adicional em termos de receita e margens da TNL. Quaisquer efeitos adversos nos resultados da TNL e na sua participação no mercado provenientes das pressões da concorrência dependerão de uma série de fatores que não podem ser precisados no momento e que estão fora do controle da TNL. Dentre esses fatores estão os recursos técnicos e financeiros disponíveis aos concorrentes da TNL, as estratégias comerciais e atributos dos concorrentes, as condições vigentes de mercado, as regulamentações aplicáveis às novas prestadoras e à TNL e a eficácia dos esforços da TNL em se preparar para o aumento da concorrência.

01765-5 TELE NORTE LESTE PARTICIPACOES S.A 02.558.134/0001-58

11.03 - POS ICIONAMENTO NO PROCESSO COMPETITIVO

01765-5 TELE NORTE LESTE PARTICIPACOES S.A 02.558.134/0001-58