• Nenhum resultado encontrado

POSIÇÕES DA MESAPOSIÇÕES DA MESA

POSIÇÕES DA MESA

Antes de eu mostrar as posições da mesa, gostaria que ocê fixasse muito na sua mente a frase: Posição é poder.

cartas que tem. Porque o oponente não sabe as cartas que você tem. Jogando em posição, você pode decidir a ação a ser tomada, após o seu oponente jogar.

A posição em que você vai jogar é a chave para o o crescimento do seu Stack durante os campeonatos. Deve-se sempre procurar jogar em posição contra os seus adversários, ter a antagem de jogar após os seus oponentes é um fator determinante na nossa estratégia. Você pode tomar as decisões, após o seu oponente tomar a dele, e assim determinar entre call, entre blefar, resumindo, como ganhar o máximo de suas fichas.

Nomenclatura das posições: Partindo da esquerda do botão do Dealer, o qual troca a cada rodada para a próxima posição à esquerda. Depois do ,temos o SmallBlind, seguido do

Big Blind. As primeiras posições após as Blinds são chamadas de UTG ( under the gun ) e UTG 1. Logo em seguida, teremos MP1, MP2 e MP3 ( middle positions). Por final, temos as posições onde se tem maior vantagem para serem jogadas, por ser os últimos a tomar a ação da mesa, a vantagem é poder observar o que os seus oponentes fizeram. Enfim, as posições finais, Hi-Jack, Cut-off e finalmente, o último a tomar a ação, o DEALER. Considerado a melhor posição para se jogar.

Separando as combinações por grupos de cartas que aprendi em um dos cursos que fiz, e adotando a minha estratégia Tight Agressive, iremos usar o teorema básico do poker, para escolher as cartas inicias a serem jogadas, de acordo com o grupo de cartas que recebemos.

Para você que é iniciante, é muito importante seguir firme essa estratégia, mas fique atento, todos os jogadores que

decidem estudar sobre o poker, conhecem essa estratégia e esse teorema, então é possível que alguém perceba o seu padrão e tome antagem disso. Também, é uma boa oportunidade para usar essa informação a nosso favor. Por exemplo, se você sobe a aposta do UTG, os outros jogadores respeitarão você, achando que você tem uma mão muito forte como AA ou KK.

Mas se fizer isso muitas vezes, logo alguém perceberá e começará a aplicar raises nas suas apostas, tente mesclar ao máximo o seu jogo.

Exemplo de mãos jogadas em posição:

Exemplo 01. Você resolveu abrir do UTG1 com 22 na mão. Você sabe que o único valor do par de 2 é a possibilidade de fazer uma trinca. Dificilmente você irá ganhar no ShowDown com um misero par de 2 na mão. Com blinds em 50/100, você abre o raise de 200, raise padrão de 2x a blind. Os oponentes até o Hi-jack dão fold na mão. O Jogador no botão do dealer aplica emocê um 3-bet de 600. Quais as opções que você tem? Aplicar um 4-Bet? O jogador pode estar simplesmente fazendo o que deve ser feito em posição, ele pode ter uma mão lixo como 35off, mesmo com essa mão ruim, você tem tem 50% de chances de ganhar a mão no showdown. Se aplicar um 4-bet, você teria que apostar 1.800 fichas. Isso seria 18 Big Blinds. Realmente, há algum valor em jogar tantas fichas com um simples par de 2 na mão?

A segunda opção seria apenas dar o call e tentar acertar a trinca no flop. Ainda assim, são muitas fichas para se colocar com o par mais baixo do jogo. Vamos dizer que você optou pelo call para tentar acertar a trinca no flop.

O flop trouxe 354 raibow ( naipes diferentes ).

Você tem outs para ganhar a mão. Se bater um Ás ou um Seis, você acerta a sequência com o seu dois. Você ainda pode acertar a trinca no turn e no river, mas ai dará a sequência ao oponente se ele tiver um Ás na mão. Você está perdendo para qualquer par possível.

Qual a próxima ação a ser tomada?

A melhor ação a ser tomada é o Check, torcendo para que o oponente dê check também para ver mais uma carta. Mas como ele deu Raise no flop ele não irá lhe dar nenhuma carta grátis. Então, ele aposta metade do pote, e você deve optar pelo fold. Agora vamos analisar a mesma mão, mas jogada em posição.

Você recebe 22 em posição, está no botão do Dealer. O ogador em Utg+1 abre raise de 200, os outros jogadores dão Fold até chegar em você, você está jogando em posição, se o jogador abriu de uma posição inicial, ele deve estar jogando com cartas Altas.

Ele pode ter na mão cartas como AK, AQ, AJ, AT, QK, QJ.

Eu recomendaria dar apenas o call em posição para acertar a trinca, mas ao dar um raise, nós obtemos informação sobre a mão do oponente, se ele tiver um par alto, do tipo JJ ou maior, ele tentará empurrar todas as fichas no Pré-flop.

O seu oponente rapidamente dá check na mão. Nessa altura, com este flop e com as informações que você tem até agora, você pode "****** DEMO - www.ebook-converter.com*******"

apostar metade do pote e esperar que ele dê fold.

Você precisa de coragem para jogar dessa maneira agressiva, abordarei mais jogadas assim no segundo volume, este foi um exemplo para que você consiga entender melhor a grandeantagem que você tem jogando em posição. Eu faço muitas jogadas assim, na maioria das vezes você consegue coletar as fichas no flop.

Mas existem condições para que você consiga jogar assim.

Dentre elas:

Qual o perfil do jogador que você está enfrentando? Ele irá desistir da mão ou irá pagar até o River?

Nunca faça esse tipo de jogadas, com jogadores de estilo Kamikaze, que pagam todas as brocas, todos os pares, deve reconhecer o perfil do adversário que estará enfrentando. Mas esse é um assunto que falarei em outro capitulo.

pensarem que você tem um jogo pequeno e apenas está usando a posição para tentar coletar fichas.

Imagine o cenário, você tem 150 mil fichas. Recebe AA no botão do Dealer, está jogando numa fase intermediária do torneio, com antes de 500 e blinds de 2.500 e 5.000.

O oponente no UTG tem 300 mil fichas, ele abre raise de 10.000 fichas. Você aplica um 3-bet de 20.000 fichas.

O oponente pensa, ele sabe que você é um jogador que faz muito dessas jogadas, e resolve dar um 4-bet grande, de 80.000 fichas.

Nessa altura o pote já tem mais de 150.000 mil fichas. Você poderia ir ALLIN e jogar de maneira conservadora e coletar todo esse pote.

Dando call, você ficou com 70.000 fichas restante.

Você tem tempo para pensar, nunca tome as atitudes muito rápido, muitos oponentes fazem a leitura da sua mão baseado no seu tempo de tomar as decisões, um jogador

inexperiente, imediatamente daria ALLIN, dominado pela emoção e ansiedade e não aproveitaria a chance de extrair todas as fichas "****** DEMO - www.ebook-converter.com*******"

do seu oponente.

Mas não deve temer o que está por vir, par de Ás é a melhor mão do Poker, e se você jogar ele com medo de perder então irá perder. Sempre tenha o pensamento positivo.

Você acertou a trinca, se o oponente tem AK, ele nunca irá desistir da mão, se ele tem, AQ, AJ e baseado no tamanho do pote, ele irá pagar qualquer oposta, e no momento ele está

drawing dead.

Ele tem a ação primeiro, ele aposta 35.000, metade do que você tem restando. Você pensa e empurra ALLIN, nesse momento não tem porque fazer slow play, ele já está comprometido com o pote.

Ele revela dois pares, AK e você revela Trinca. Dobrou o seu Stack.

Fazendo o certo, é como se os Deuses do Poker ajudassem você. Essa mão a seguir, eu joguei no The Big 27 do Pokerstars, neste mesmo dia eu peguei a mesa final e por azar acabei eliminado em sexto lugar, mas rendeu uma boa premiação.

Sempre que sou eliminado na mesa final sem ter chegado em primeiro ou segundo, é impossível de conter aquele sentimento de culpa, de poderia ter ido mais longe, então eu sempre analiso.

Se eu joguei e perdi apenas por sorte do oponente, então eu sei que estou no caminho certo e acabo não me deprimindo.

Estava na fase intermediária do torneio, ante de 125 e blinds de 500/1000. Eu recebo 89suited em MP1. Como eu estavadominando a mesa, eu resolvo jogar um pouco mais Loose, ogando mais flops que costumo jogar. Eu tenho um stack de 45.000 fichas.

Abro raise de 2.000 fichas. Os jogadores dão fold até chegar ao jogador no Dealer que tem 39.000 fichas, que resolve aplicar um 3-bet de 3.380. O jogador no small Blind, que costumaer todos os flops, resolve dar call. Então, eu paro para analisar, ele está me dando um 3-bet light, colocou poucas fichas a mais, está dando re-raise do Dealer, então a credibilidade do raise dele não é assim tão grande, se eu estivesse no dealer, eu também daria raise e já tem um call na mão, o que me dá Odds para encerrar a mão ali mesmo e colocar o pote, que já tinha certa de 10.000 fichas.

Eu iria para 55.000 fichas, aumentaria meu stack em 20% sem precisar nem ao menos mostrar as cartas.

Eu nunca jogo ALL IN, nunca. ALL IN pré-flop eu "****** DEMO - www.ebook-converter.com*******"

eliminei do meu jogo, apenas com AA e KK eu considero bom para colocar todas as minhas fichas no jogo sem ter visto o flop.

Resolvo aplicar um 4-bet, mas antes de aplicar o 4-bet, eu já penso no próximo passo, se houver call, eu terei que dar um C- bet, e se novamente tiver call, serei obrigado a dar mesa e desistir

Sabendo o que farei depois, eu aplico o 4-bet de 7.290. "****** DEMO - www.ebook-converter.com*******"

O jogador no botão do dealer, apenas dá call, o do Small Blind que deveria ter apenas uma mão especulativa dá fold na mão.

O oponente deu call, estou em uma enrascada, se ele não desistir após o meu c-bet, eu terei que desistir das minhas fichas.

Mas eis que os deuses do Poker sorriem para mim, e o flop traz: K 8 8

Eu acertei uma trinca. Eu estaria perdendo para KK ou para uma trinca com maior kicker.

Como estou fora de posição, eu não vou sair apostando, pois meu oponente pode ter QQ ou JJ e achar que eu apliquei o 4-bet com "****** DEMO - www.ebook-converter.com*******"

uma mão tipo AK. Então, eu resolvo dar apenas check.

Ao fazer isso, meu oponente, imediatamente vai ALL IN. Eu só tenho o trabalho de dar call e coletar as fichas.,

Como eu dei mesa no flop, e o pote já estava gigante, meu oponente achou que valia a pena colocar toda as fichas dele com um TT, baseado no fato de que havia apenas uma over card no flop.

Qual a jogada que ele deveria ter feito então?

Acho que foi justo o call no flop, para tentar trincar a mão. Após o flop, ele deveria dar mesa. Como o turn trouxe outro K, meu fullhouse seria o mais baixo da mesa, eu já poderia estar amedrontado para colocar todas as minhas fichas em jogo.

Provavelmente eu faria uma pequena aposta no turn, e ele poderia desistir, perder 7 mil fichas mas continuar no jogo, mas ele tentou blefar na hora errada.

Aqui está outro exemplo, eu não lembro ao certo qual campeonato era, as blinds estavam no nível intermediário, com ante de 200 e blinds de 800/1600.

Eu recebo 55 na posição do HI-Jack, o oponente em utg aposta, o que está no utg+1 dá call, eu resolvo dar call para tentar trincar.

penso no valor da minha mão. Eu penso “Ninguém quer o pote, eu ou querer então.”

Aposto metade do pote, e os dois dão fold, coleto fichas sem precisar mostrar as cartas da minha mão.

Existem padrões para aumentos no pré-flop. Em fases finais, todos sabem que a maioria dos raises são na verdade meras tentativas de Steall, ou seja roubar as blinds.

Nessa hora, você deve traçar os perfis dos oponentes e ogar de acordo. Os jogadores em posição irão aplicar raises e re- raises com cartas de qualquer grupo.

O jogador no botão do Dealer, irá tentar roubar as blinds, caso a mesa rode em fold, ou gap.

Se todos desistirem, o small blind sempre tentará roubar as fichas do big blind.

Nesse exemplo, eu dou um Hero Call, numa mão em que eu sabia que o oponente estava tentando roubar as minhas fichas sem ter uma carta na mão.

A mesa roda em fold, o jogador no small blind abre raise "****** DEMO - www.ebook-converter.com*******"

na minha Blind.

Eu apenas dou call com 55 na mão. O flop vem Qt2.

Ele aplica o C-bet.

Esse C-bet já era esperado, eu resolvo dar call, para ver se no turn ele dá mesa, e eu possa aplicar uma pequena aposta e faça ele desistir da mão.

Isso é chamado de floating.

No turn, ele foge do padrão de aposta, e aposta muito pouco para o tamanho do pote. Eu novamente dou call. Quando

surge o river, ele explode uma aposta gigante.

Eu penso muito antes de pagar a aposta, já havia visto ele ogar exatamente assim contra um outro adversário, era o tick dele, sempre que ele ia blefar no river, ele entrava de all in ou apostando alto. Se ele tinha um jogo, ele apostava um valor que pudesse ser pago.

Em varias ocasiões ele jogou assim e cometeu um terrível erro, "****** DEMO - www.ebook-converter.com*******"

ficou vaidoso, mostrou as cartas, mostrou que estava blefando, ele á tinha esse padrão para os seus blefes.

Baseado em toda essa anàlise, eu resolvo dar call, e sim, eu estava certo, era mais uma tentativa de blefar sem ter nada.

Não apostar o que deve é um grave erro no poker, apostas erradas custam muito dinheiro para qualquer jogador.

Agora você já deve ter entendido a força que você tem, se estiver jogando em posição contra os seus oponentes.

Você irá ler no próximo capitulo a estratégia certa para padronizar as suas apostas.

Documentos relacionados