• Nenhum resultado encontrado

POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE

No documento Aula6 Tec.Informacao Educacao MaterialApoio (páginas 37-41)

As possibilidades de aplicação da tecnologia compu- tacional como veículo para a aprendizagem da arte é inegável. Segundo Turkle (2003), o pluralismo faz da máquina, com suas linguagens de programação, seus sistemas operacionais e seus programas, um recurso precioso para a aprendizagem e o auto-enriqueci- mento, uma vez que as pessoas tendem a aprender melhor quando o fazem de acordo com seu estilo próprio. Ao fazê-lo, servem-se do contato com os ob- jetos e idéias para se manterem a par dos seus tem- pos. Como objeto-propiciador-do-pensamento pri- mordial da era pós-moderna, o computador torna-se não apenas um elemento integrador no movimento cultural, como também veículo para novas formas

de conhecimento que dependem da simulação e da representação. Usufruir de tais qualidades, potencia- lizando seus efeitos na aprendizagem da arte e di- recionando-os à sistematização de uma metodologia de aprendizagem em arte, é um dos objetivos dos estudos relatados neste artigo.

Para alcançar tal objetivo deverão ser empreendidas pes- quisas a respeito das abordagens teórico-metodológicas aplicadas à educação em arte e à educação a distância. Para realizá-las, obviamente deveremos propor um mé- todo adequado de pesquisa que nos conduza, por sua vez, à proposição de outro método mais específico, di- recionado ao ensino e à aprendizagem da arte. Ambos devem considerar a condição pós-moderna multi/inter/ transdisciplinar que emerge nas ciências, sem perder de vista as especificidades da arte e de sua aprendizagem. Ao propor uma sistematização metodológica de pes- quisa deveremos realizar sínteses que transcendam as proposições atuais, buscando abarcá-las para transcen- dê-las. Essa proposição consiste em uma transgressão do status quo metodológico que, no dizer de Souza (2008, pp. 78-81), só poderá ser feita com base no conhecimen- to profundo da própria epistemologia do conhecimen- to científico, pois não se pode transgredir ou transcen- der o que não se conhece.

Definir esse método e, com base nele, realizar pesquisas a respeito das metodologias aplicadas à aprendizagem da arte, à educação a distância, além de analisar as possi- bilidades de uso pedagógico da tecnologia computacio- nal e dos recursos disponíveis nas redes sociais (weblogs, mundos virtuais, games, ambientes virtuais de aprendi- zagem) são condições essenciais para a sistematização da abordagem teórico-metodológica a ser realizada.

REFERÊNCIAS

CAMPELLO, S. M. C. R. Educação em Arte: uma pro- posta de formação continuada de professores de artes visuais por meio da utilização das tec- nologias de informação e comunicação, disser- tação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Arte – IdA/UnB: Brasília, 2001.

CASTELS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

HENDRICKS, Jon (Curador e Editor). O que é Fluxus? O que não é! O porquê. Catálogo da exposição Fluxus no Brasil. Brasília/Rio de Janeiro/Detroit: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), The Gil- bert and Lila Silverman Collection Foundation, 2002.

EMO, P. Conhecimento moderno: sobre ética e in- tervenção do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vo- zes, 1997.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

GIBSON, W. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 1991 GIDDENS, A. The consequences of Modernity. Cam-

bridge: Polity Press, 1990

GOFFMAN, I. A Representação do Eu na vida cotidia- na. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HARASIM, L. et al. Redes de aprendizagem: um guia para o ensino e aprendizagem on line. São Pau- lo: Editora Senac, 2005.

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface: como o com- putador transforma nossa maneira de criar e co- municar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34,

1999.

_____ As Tecnologias da Inteligência – Futuro do Pen- samento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

PRADO, G. “Dispositivos interativos: imagens em re- des telemáticas” in

Revista Mente, Cérebro e Filosofia, nº 6 – Foucault e Deleuze: a dissolução do Sujeito. São Paulo: Editora Duetto, sem data.

RIBEIRO, G. Tecnotopia versus tecnofobia, o mal- estar no século XXI. Série Antropologia – 248. Brasília: UnB, 1999.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

SCHEPS, R. (org.) O império das técnicas. Campinas: Papirus, 1996.

STIEGLER, B. “Reflexões (não) contemporâneas”. MEDEIROS, M. B. (org. e trad.), Chapecó: Argos, 2007.

TURKLE, S. A vida no ecrã: a identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio d´Água, 1995.

VENTURELLI, S. Arte: espaço_tempo_imagem. Brasí- lia: Editora UnB, 2004.

NA WEB

http://www.mundoeducacao.com.br/iluminismo/ acesso em 14 de setembro de 2009 http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet - acesso em 14 de setembro de 2009 http://www.imdb.com/title/tt0168122/ - acesso em 14 de setembro de 2009 http://www.imdb.com/title/tt0168122/ - acesso em 14 de setembro de 2009 http://www.arte.unb.br/lis2/silepticoscorpos.html# - acesso em 14 de setembro de 2009 http://www.itaucultural.org.br/desertesejo/ - acesso em 14 de setembro de 2009 http://www.youtube.com/watch?v=sFD4jxi3L64 –

acesso em 14 de setembro de 2009 http://mud.valinor.com.br/ http://whatisthematrix.warnerbros.com/ http://www.terra.com.br/cinema/infograficos/sta- rwars/03_18.htm http://secondlife.com/ http://www.thesims3.com/ http://www.gameogre. com/reviewdirectory/reviews/Battlefield_Vietnam. php http://artsci.ucla.edu/BlueMorph/ http://images.google.com.br/images?q=The%20 s i m s & o e = u t f - 8 & r l s = o r g . m o z i l l a : p t - BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF- 8&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi www.orkut.com http://free.napster.com/ www.lastfm.com.br http://www.mmocrunch.com/2008/05/21/could-dia- blo-3-be-announced-soon/ http://www.ebah.com.br/ http://www.facebook.com/home.php?#/home. php?ref=home Acessos em 14 de setembro de 2009

No documento Aula6 Tec.Informacao Educacao MaterialApoio (páginas 37-41)

Documentos relacionados