• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

6.2. POUPANÇA DE 20% DA RENDA MENSAL

Abaixo no Gráfico 6 podem ser observados os resultados das frequências das iterações com a renda variável, poupando 20 % do valor ao longo da vida profissional.

Gráfico 6 - Frequência de Anos de Carteira em Renda Variável com 20% de poupança

Fonte: Elaborado pelo Autor

Em primeiro lugar, a ausência de distribuição de probabilidade no caso de se transferir a poupança para renda fixa no momento da aposentadoria não surpreende. A renda variável mal superará a inflação a partir de 2035, conforme suposto. Em outras palavras, a alternativa de renda fixa foi capaz de prover, com 20% de poupança da renda disponível, longevidade na complementação de renda.

Isso não se pode dizer da renda variável, que apresenta os seguintes resultados:

a) cerca de 50% das pessoas conseguem viver bem até cerca de 20 anos após a aposentadoria.

b) cerca de 25% das pessoas veem seus recursos para complementação expirarem entre 20 e 25 anos após a aposentadoria (80 e noventa anos de idade).

Conclusivamente, para se atingir o objetivo de manutenção de vida longa e padrão de vida sustentável, o engenheiro-típico necessita poupar cerca de 20% do orçamento durante a longa vida profissional (42 anos), sem experimentar quaisquer interrupções neste fluxo de poupança.

Se a taxa de poupança for de 10% da renda, cerca de metade das pessoas teriam benefícios complementares justos para manutenção de uma vida confortável. A outra metade veria seus recursos se extinguirem até os 85 anos de idade.

7 CONCLUSÃO

A reforma da previdência, instituída como emenda constitucional em 2019, promoveu piora nas condições e nos prazos para o recebimento de benefícios pelos trabalhadores.

No presente trabalho procurou-se avaliar o caso de um engenheiro que tenha se formado em 1993, jamais tenha ficado desempregado e, durante a vida profissional, tenha poupado uma fração da remuneração com aplicações em carteira de renda variável. Ao se aposentar, o engenheiro passará a fazer retiradas da poupança para complementar o teto do INSS e, com isso, manter o padrão de vida.

Para a simulação utilizaram-se dados históricos até 2021, com simulações estocásticas para comportamento da Renda Variável até o momento da aposentadoria, em 2035. Os resultados mostram que, para atingir os objetivos, o engenheiro deve poupar ao menos 20% da remuneração mensal. Caso poupe apenas 10%, as perspectivas de esgotamento precoce de recursos aumentam consideravelmente.

46

Deve-se lembrar que a variação prevista para o índice representativo de mercado foi estreita, significativamente menor que a observada na prática. Apesar de limitar os valores em risco, esta abordagem não captura períodos de euforia nos mercados durante todo o horizonte de simulação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, Felipe Dantas de Castro. Investimento de longo prazo:

alternativas para complemento de aposentadoria. 2019.

BODIE, Zvi; KANE, Alex; MARCUS, Alan. Investimentos. Tradução Suely Sonoe Murai Cuccio. 8ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.

BRUM, Felipe Meneghetti. Aplicação da teoria de Markowitz e índice de Sharpe em um clube de investimento. 2008.

BTG PACTUAL. Carteira de investimentos: o que é, como montar e diversificar. Reportagem BTG Pactual. Brasil, 2017. Disponível em

<https://www.btgpactualdigital.com/blog/investimentos/carteira-de-investimentos>.

Acessado em 30 de maio de 2022.

MARKOWITZ, H. Portfolio selection. The Journal of Finance. v. 7, p. 77 – 91, 1952.

DA COSTA, Rodrigo Simão. Como capacitar a mente para as finanças. Saint Paul Editora, 2021.

Inflação | IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php.

Acesso em: 11 de julho de 2022

FERREIRA, Thaiene Marques; CONCEIÇÃO, André Luiz Zuchi. Previdência social: comportamento financeiro das pessoas após a reforma da previdência de 2019. Gestão-Revista Científica, v. 3, n. 1, 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 Ed. São Paulo:

Atlas, 2008.

LIMA, Ana Paula Goulart Dapper de. Uma análise sobre o mercado de capitais e o mercado de previdência complementar como alternativa para a renda adicional na aposentadoria. 2009.

MACIEL, Daiana Lima. Aposentadoria pós-emenda constitucional 103/2019:

análise dos critérios de concessão e do valor do benefício no regime geral de Previdência Social. 2021

48

MARTINEZ, Luciano. Reforma da previdência: Emenda Constitucional n. 103, de 12 de novembro de 2019: entenda o que mudou. São Paulo: Saraiva Educação, 2020

NOGUEIRA, L., 2022. Teoria das carteiras e análise de investimentos: alpha, Sharpe, sortino - TC | TC. [online] Tc.com.br. Disponível em:

<https://tc.com.br/blog/fundos/risco-retorno-teoria-das-carteiras> Acessado em 31 de maio de 2022.

SHARPE, William F. A simplified model for portfolio analysis. Management Science, p. 277-293, 1963. ZANINI, Francisco Antônio Mesquita;

FIGUEIREDO, Antonio Carlos. As teorias de carteira de Markowitz e de Sharpe: uma aplicação no mercado brasileiro de ações entre julho/95 e junho/2000.

RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 6, p. 38-65, 2021.

OLIVEIRA, Luara dos Santos et al. A reforma da previdência e a emenda constitucional n.º 103/2019: uma avaliação crítica sobre os principais impactos da reforma para as seguradas empregadas, 2019.

PEDROSO, Evelyn Cristina Bassoli et al. A importância da previdência complementar frente às incertezas da previdência social. 2013.

PEREIRA, Leonel Da Silva. Passos Para Investir. Clube de Autores, 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico:

métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho Acadêmico. 2 Ed. Novo Hamburgo:

FEEVALE, 2013.

RAMOS, Gustavo Teixeira et al. (Ed.). O Golpe de 2016 e a reforma da previdência: Narrativas de resistência. Canal 6 Editora LTDA, 2017.

SIEGEL, Jeremy J. Investindo em Ações no Longo Prazo-5. AMGH Editora, 2015. PORTINHO, P. O Mercado de ações em 25 episódios. Rio de Janeiro: Elsevier 2009.

SOUZA, Girlene Santos de; SANTOS, Anacleto Ranulfo dos; DIAS, Viviane Borges. Metodologia da pesquisa científica: a construção do conhecimento e do pensamento científico no processo de aprendizado. Porto Alegre: Animal, 2013.

VEIGA, Luiz Humberto Cavalcante. Tranquilidade Financeira. Saraiva Educação SA, 2017.

Bvmf.bmfbovespa.com.br. Disponível em:

https://bvmf.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoVariacaoAnual.aspx?Indice=IBOV&i dioma=pt-br. Acesso em: 4 de julho de 2022.

Tabela dos tetos previdenciários do INSS de 1994 a 2022 - Previdenciarista.

Previdenciarista. Disponível em: https://previdenciarista.com/blog/tabela-historica-de-tetos-previdenciarios-da-previdencia-social-inss-a-partir-de-1994/. Acesso em: 5 de julho de 2022.

Documentos relacionados