• Nenhum resultado encontrado

PPesquisa de Campo esquisa de Campo esquisa de Campo esquisa de Campo esquisa de Campo

Verifique na sua comunidade quais são as técnicas utilizadas na agricultura e na criação de animais e como elas interferem no equilíbrio ecológico. Registre essa pesquisa em um texto coletivo.

CALCULANDO

1. Leia novamente a seguinte frase do texto:

“Nestes mais de 10 mil anos de agricultura e pecuária, a fome ainda afeta diariamente em torno de 854 milhões de pessoas no mundo, as quais não conseguem o mínimo de alimentos necessário para saciarem-se, manterem-se nutridos e, assim, participar com digninadade da sociedade humana.”

- Nela há duas informações numéricas, isto é, informações que utilizam números. Observe que esses números estão escritos com algarismos e palavras: 10 mil e 854 milhões. Isso tem se tornado comum em manchetes de jornais.

- Vamos pensar um pouco mais sobre isso:

10 mil significa 10 vezes a quantidade mil. Fazendo a conta: 10 x 1.000 = 10.000 854 milhões significa 854 vezes um milhão, e 1 milhão, escrito só com algarismos, é 1.000.000.

Assim, fazendo a conta: 854 x 1.000.000 = 854.000.000. Em síntese:

10 mil = 10.000 e 854 milhões = 854.000.000

- Essas são duas formas diferentes de escrever as quantidades de anos que existe a pecuária e a agricultura, e a quantidade de pessoas que vivem com fome. Todas as duas formas estão corretas. Mesmo sendo mais fácil de ler do jeito que está no texto, é sempre bom aprender outras formas de escrever. Assim, nosso conhecimento se constrói de maneira mais sólida, mais forte e de modo mais amplo.

- Os jornais têm abreviado a palavra milhões para mi, e bilhões para bi, tornando as manchetes mais curtas, como costumam ser, mas também talvez tornando mais difícil a compreensão.

Ampliando os conhecimentos

Ampliando os conhecimentosAmpliando os conhecimentos

Ampliando os conhecimentosAmpliando os conhecimentos

Você sabe o que são ‘falsos alimentos’ e como surgiram? E o que esses ‘falsos alimentos’ têm a ver com a grande agroindústria capitalista? Para saber mais sobre esse assunto, leia e discuta com seus colegas o texto a seguir.

TEXT TEXTTEXT TEXTTEXTOOOOO 6 6 6 6 6

A agrA agrA agroindustrialização capitalistaA agrA agroindustrialização capitalistaoindustrialização capitalistaoindustrialização capitalistaoindustrialização capitalista

A Primeira Guerra aconteceu de 1914 a 1918 e a Segun- da de 1939 a 1945. Pesquise sobre es- sas guerras mun-

diais e traga as in-

formações para a turma.

No processo das duas grandes Guerras Mundiais, o avanço do conhecimento e da indústria química levou à geração dos fertilizantes e dos agrotóxicos. Na metalurgia e siderurgia, avançou a produção de grandes máquinas. Também se aprofundaram os conhecimentos na genética, permitindo a produção dos híbridos e o melhoramento científico das variedades

- Abaixo há alguns exemplos de manchetes. Exercite, escrevendo as quantidades apenas com algarismos.

- Busque em jornais ou em revistas outras quantidades numéricas escritas dessa forma e exercite.

agrícolas e dos animais. Outro ramo industrial no qual se produziram muitas inovações foi a agroindustrialização dos alimentos de origem vegetal e animal.

Quase todo desenvolvimento científico e tecnológico vai sendo controlado e concentrado por capitalistas donos de grandes empresas industriais e comerciais e pelos bancos. Hoje, essa atividade é chamada de agronegócio.

Conv

ConvConv

ConvConversando e rersando e rersando e rersando e rersando e refletindoefletindoefletindoefletindoefletindo

- Qual a relação entre a Primeira e Segunda Guerras e o avanço da indústria química, da metalurgia e da siderurgia, e o avanço da genética?

- O que significa “agroindustrialização dos alimentos de origem vegetal e animal”? - Qual a diferença entre a agroindustrialização das cooperativas agroecológicas e e a agroindustrialização das grandes empresas capitalistas?

- Qual sua opinião sobre o agronegócio?

- O que são os “falsos alimentos”? Qual sua opinião sobre eles?

A

AA

AAtividades escritastividades escritastividades escritastividades escritastividades escritas

1. Que outro título você daria ao texto?

_____________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Faça um pequeno vocabulário do texto. Coloque as palavras em ordem alfabética e explique-as.

siderurgia, metalurgia, fertilizante, agrotóxico, genética, agroindustrialização, artificial, híbrido, sintético

_____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ Pelo fato de sua organização econômica e política se dar a nível global, mundial, o agronegócio vai impondo um modo de vida cada vez mais artificial no campo e na cidade. Essas empresas impõem as tecnologias industriais de produção (adubos químicos sintéticos, agrotóxicos, sementes híbridas e transgênicas, medicamentos veterinários, todo tipo de máquinas etc), sem se preocupar com a degradação sócio-ambiental.

Na grande agroindustrialização capitalista, são usadas enormes quantidades de produtos químicos nos alimentos para conservar, dar cor, cheiro e sabor. Também são fabricados muitos produtos químicos sintéticos que, na verdade, são falsos alimentos.

4. Assim como a ortografia, a acentuação também visa à clareza na leitura. Existem os acentos circunflexo (^), agudo (´) e grave (à), cada um usado em situações diferentes.

Acento grave: é usado apenas sobre a letra “a”, em um caso chamado CRASE. A crase acontece apenas em algumas situações, mas nunca na frente de uma palavra masculina. No texto, por exemplo, temos um caso:

No processo das duas grandes Guerras Mundiais, o avanço dos conhecimentos e da indústria química levou à geração dos fertilizantes e dos agrotóxicos.

O verbo é uma das classes gramaticais. Ele é o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido. De uma maneira geral, verbos exprimem ações, mas muitos deles também permitem manifestar sentimentos, sensações, estados e fenômenos naturais. É próprio de um verbo evocar um processo, isto é, o desenrolar de eventos para os quais podemos identificar seu início e fim.

Esse complemento está na gramática em uma classe gramatical chamada de “preposição”: “palavras que ligam palavras entre si; são invariáveis; estabelecem relação de vários sentidos entre as palavras que ligam”.

A turma pode reunir todas as contribuições em um cartaz. Como ele será exposto, é importante conferir a ortografia de todas as palavras e usar uma letra bem legível

_____________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Em ordem alfabética, liste alimentos de origem vegetal e de origem animal. Depois, compare sua lista com a dos companheiros, acrescentando mais itens. Use seu caderno.

A crase acontece aí porque o verbo levar exige um complemento (quem leva leva a, para algum lugar ou a um situação) e a palavra geração é feminina. Veja outro exemplo desta situação:

Levei meu filho à escola. Levaremos as faixas à casa

do coordenador Levei meu pai à clínica.

Além de analisar a ocorrência ou não da preposição “a”, deve-se observar se a palavra seguinte é feminina e se admite “a”.

Mas nunca use crase diante de verbo, por exemplo: - A partir de hoje não comprarei mais enlatados.

- Ele voltou a frequentar as reuniões. - Ele se pôs a cantar.

Verbos

Pedir Quem pede pede a...

Assistir (presenciar) Quem assiste assiste a...

Perdoar Quem perdoa perdoa alguma coisa a alguém ...

Fazer Quem faz faz a...

Obedecer Quem obedece obedece a...

Visar (ter em mente) Quem visa visa a...

Entregar Quem entrega entrega a...

Dedicar Quem dedica dedica a...

Comparecer Quem comparece comparece a...

Enviar Quem envia envia a...

Exemplo

Aspirar à meta. Assistir à cena.

Perdoar a falta à criança.

Fazer à comunidade. Obedecer à lei. Visar à meta. Entregar à direção. Dedicar à companheira. Comparecer à festa. Enviar à assembléia.

Há outros verbos que exigem preposição “a”, como você pode ver alguns exemplos na tabela a seguir:

Pergunta que você pode se fazer para saber se o verbo pede preposição

`

`

Substantivos,adjeti- vos e advérbios são ou-

tras 3 classes gramati- cais.Você pode consultá- las na gramática.

Contrário Quem é contrário é contrário a... Atento Quem é atento é a...

Devoção Quem tem devoção tem devoção a ... Anterior Algo é anterior a ...

Desfavorável Quem é desfavorável é desfavorável a ... Grato Quem é grato é grato a ...

Idêntico Quem é idêntico é idêntico a ... Nocivo Algo é nocivo a ...

Próximo Algo é próximo a ...

Horror Quem tem horror tem horror a ... Indiferente Quem é indiferente é indiferente a ... Obediente Quem é obediente é obediente a ... Necessário Algo é necessário a ...

Posterior Algo é posterior a ...

Substantivos, advérbios e adjetivos

Perguntas que você pode fazer para saber se a preposição é necessária

Exemplos

Contrário à guerra. Atento à aula. Devoção à santa.

Anterior à invenção da escrita. Desfavorável à doação.

Grato à comunidade. Idêntico à irmã. Nocivo à saúde. Próximo à sala.

Horror à guerra do Iraque. Indiferente à guerra do Iraque. Obediente à lei.

Necessário à escola.

Posterior à invenção da escrita.

Há também substantivos, adjetivos e advérbios que exigem preposição.Veja na tabela a seguir:

Vamos praticar? Coloque a crase apenas onde ela for necessária.

- Fez um pedido a mãe. - Ele é contrário a violência.

- Estamos gratos as mulheres que participaram da reunião. - Eles são desfavoráveis a aprovação dessa lei.

- Entregou o trabalho a professora.

- Nem sempre a obediência a lei é o melhor a fazer.

`

Outros casos de crase:

a) Não se usa crase em: De ... a... Exemplos:

De segunda a sábado ... De hoje a domingo ... De 1 a 5...

De 1ª a 4ª série...

b) Mas se usa quando se define o primeiro elemento mediante o emprego de “do” / “da”:

Exemplos:

As turmas da 1ª à quarta série foram convidadas. Estivemos fora do ar da meia-noite às duas da manhã. A sala ficará aberta desta terça à sexta-feira.

c) Também usamos crase em horas: Exemplos:

Os supermercados abrem às 7h. O jogo será à 1h da madrugada.

À 0h do dia 1.º de janeiro, começará a queima de fogos. - Enviou uma reclamação a companhia.

- Dedicou-se a luta pela terra. - Estamos próximos as eleições.

- A caminhada será a partir de amanhã. - Estava disposto a colaborar.

- Refiro-me a uma pessoa educada.

- Não podemos ficar indiferentes a questão da água. - Todos devem voltar a freqüentar as reuniões. - Todos deverão comparecer a reunião.

- Temos muitas coisas a fazer. - Ele tem horror a violência. - Ela tem horror a cavalos.

Vamos praticar? Use a crase apenas onde ela for necessária.

- A passeata sairá as 15 horas.

- Não haverá expediente de segunda a quinta-feira. - As turmas da 5ª a 8ª séries irão para a horta. - Inscrevi os candidatos de 100 a 150.

- Nasci as 11 horas.

Com a palavra “terra” também é necessário prestar atenção para o uso da crase. Veja:

- Quando “Terra” está no sentido de planeta, ocorrerá crase: Exemplo: Os astronautas voltaram à Terra.

- Porém, diante de “terra”, significando “chão firme”, “solo”, sem especificação, não ocorre acento grave.

Exemplo: Os marinheiros voltaram a terra.

- Diante de “terra”, significando “chão firme”, “solo”, com especificação, ocorre o acento.

Exemplo: Irei à terra de meus pais.

Com a palavra “distância” a regra é a seguinte: se a palavra “distância” estiver determinada, especificada, o “a” deve ser acentuado.

Exemplo:

A cidade fica à distância de 70 km daqui (determinada). A cidade fica a grande distância daqui (não-determinada).

Em algumas expressões o uso ou não da crase é fixo:

Exemplos: Ando a pé. Ando a cavalo. Carro a gás. Escrever a lápis. Venda à vista. Cortar à faca. Dia a dia. Às vezes. A partir de.

`

`

`

`

Vendas a prazo. Escrever à mão. Trancar à chave. Colocar à venda.

Pagou a prestação (A prestação foi paga). Pagou à prestação (Pagou em prestação). Estudar à distância.

Ensino à distância. À procura de.

Vamos praticar? Use crase apenas onde for necessário.

- Os agricultores voltaram a trabalhar a terra. - Voltarei a estudar a partir do mês que vem.

- As pessoas chegaram à terra que deveria ser desapropriada. - O corpo foi devolvido à terra.

- Voltarei à terra onde fui batizado. - Voltarei à terra onde nasci.

- Meu dia a dia é de muito trabalho. - Ele voltou à terra dos avós.

- O próximo encontro será em uma comunidade que fica a 5 quilômetros daqui.

Acento agudo: usado para marcar sílabas tônicas (fortes). Copie do texto as palavras

acentuadas com esse acento.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Acento circunflexo: usado para marcar sílabas tônicas (fortes) com um som ‘fechado’.

Copie do texto as palavras acentuadas com esse acento.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO! Todas as palavras possuem sílabas tônicas (fortes) e átonas (fracas), mas

nem todas as sílabas tônicas são acentuadas. Circule as sílabas tônicas das palavras a seguir e observe que elas não são acentuadas:

TERRA MOVIMENTO FERTILIZANTE ROÇA ARROZ COMIDA VACA LEITE ASSENTAMENTO LONA ALFACE CASA BARRACO ACAMPAMENTO COLETIVO

`

Dica: Quando você tiver dúvida sobre usar ou

não a crase, primeiro veja se está diante de uma palavra masculina. Se estiver, NÃO USE.

`

Ampliando os conhecimentos

Ampliando os conhecimentosAmpliando os conhecimentos

Ampliando os conhecimentosAmpliando os conhecimentos

No texto anterior vimos de que forma o desenvolvimento científico e tecnológico foi sendo controlado e concentrado pelos donos de grandes empresas industriais e comerciais e pelos bancos, levando ao agronegócio. Você sabe que conseqüências o agronegócio traz para o trabalhador? O texto a seguir explica essa questão.

TEXT TEXTTEXT TEXTTEXTOOOOO 7 7 7 7 7

Documentos relacionados