• Nenhum resultado encontrado

VI. ESTRUTURA DE COMERCIALIZAÇÃO

3. Práticas comerciais

Negociações e contratos de importação

Praticamente toda a correspondência comercial é redigida em inglês. Os catálogos dos produtos a serem comercializados na Malásia devem, igualmente, ser escritos em inglês. O fax é amplamente utilizado por ser mais rápido e mais barato. Os homens de negócios malaios dão muita importância ao tempo, portanto toda e qualquer comunicação recebida deverá ser respondida com presteza, mesmo que não haja interesse da parte receptora. As comunicações por e-mail, contudo, estão superando as realizadas através do fax.

Os preços devem ser cotados em base CIF, no Porto Klang, em dólares norte-americanos, salvo quando especificado em contrário. Recomenda-se, com grande ênfase, obedecer, sempre, aos prazos de entrega previamente acordados. Os pagamentos da importação na Malásia são concretizados, de modo geral, por cartas de crédito.

Designação de agentes

A designação de agentes é realizada por meio de carta, correspondência eletrônica ou por fax seguido de carta confirmatória. Os exportadores brasileiros podem designar agentes que trabalham no porto de importação para cuidar da documentação ou de outras formalidades.

Durante as negociações para a designação de um agente, o exportador brasileiro poderá solicitar ao Secom da Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur informações cadastrais sobre as firmas eventualmente interessadas na representação. As informações são obtidas junto aos bancos locais e trazem os seguintes dados: capital da empresa (autorizado e pago), ano de fundação, natureza do negócio e uma avaliação bastante geral do conceito da firma junto à comunidade de negócios local. De qualquer modo, não é conveniente designar agentes sem antes obter cadastro bancário e outras informações sobre sua idoneidade. No

recorrer à justiça. O recurso à corte de justiça só é invocado quando as partes não concordam com a escolha do árbitro ou em casos muito complicados.

Nos contratos, a cláusula de arbitragem pode ser incluída, sendo especificado o país sede da arbitragem.

Foi estabelecido, em Kuala Lumpur, o Regional Centre of Arbitration, entidade não governamental que lida com processos de arbitragem em âmbito nacional e internacional. Alternativamente, a arbitragem pode ser conduzida tomando por base a United Nations Commission on International Law (Uncitral), de 1976.

empresa de origem, ou participar da administração das filiais que a companhia de origem possa, eventualmente, ter na Malásia.

Geralmente, a autorização de abertura e de funcionamento de um escritório de representação tem o prazo de validade de dois anos, podendo esse prazo ser estendido.

Seguros de embarque

O seguro de cobertura dos bens exportados por uma empresa brasileira, em base FOB, pode ser obtido pelos importadores locais ou pelas companhias locais de seguros, ou ainda, através dos agentes de seguros no Brasil. O Governo da Malásia encoraja os importadores locais a fazerem a cobertura de seguro em companhias de seguro incorporadas localmente, concedendo às mesmas deduções de impostos nos prêmios de seguro pagos pelos produtos importados.

Supervisão de desembarque

O agente do escritório de representação supervisionará o desembarque da carga até a sua liberação pelas autoridades alfândegárias.

O Governo da Malásia, devido à crise econômica, realocou e aumentou os impostos de importação para uma série de produtos, entre os quais, maquinaria pesada e bens duráveis. Existem vias de acesso direto entre o Brasil e a Malásia, através do Porto de Santos e o Porto Klang (20 km de distância da capital) mas o transbordo ou reexportação via Cingapura é uma opção. A Malaysian Trade Consortium é uma entidade formada por 25 companhias malaias com o objetivo de promover o comércio entre a Malásia e os países da America Latina.

Litígios e arbitragem comercial

A prática de arbitragem para resolver disputas de cunho comercial está se difundindo na Malásia, devido à multiplicação do comércio, tanto no nível nacional quanto internacional. Geralmente, os contratos contêm cláusulas que obrigam as partes signatárias a resolverem as pendências bilateralmente, ou através de um árbitro independente, sem

Uma lista de entidades que fornecem serviços de distribuição pode ser obtida no Ministry of Domestic Trade and Consumer Affairs in Malaysia, pela Matrade, em São Paulo ou pela Embaixada do Brasil, na Malásia.

4. Promoção de vendas

O tipo de promoção de vendas a ser utilizado varia conforme o produto. Produtos vendidos diretamente ao público podem ser promovidos através de anúncios em revistas e jornais, enquanto os que são vendidos a atacadistas ou varejistas podem ser promovidos através de amostras ou catálogos.

O assunto deverá ser discutido com o

importador/representante, que informará sobre as práticas habituais, resultando daí subsídios para a elaboração da política a ser adotada.

A participação em feiras ou mostras locais gera oportunidade para a promoção de produtos brasileiros.

5. Consultoria de Marketing

Uma série de empresas locais e filiais de grupos internacionais na Malásia pode realizar estudos de mercado sobre produtos específicos. Dependendo da sofisticação requerida, pequenas empresas locais estão aptas a desenvolver a pesquisa.

6. Práticas comerciais

Em suas transações comerciais com empresas da Malásia, aconselha-se aos exportadores brasileiros atentarem para os seguintes aspectos:

- o idioma inglês deve ser utilizado, tanto na correspondência como nos catálogos de produtos; - as cartas, fax e e-mails devem sempre ser respondidos, ainda que negativamente caso a proposta não seja interessante;

- os produtos devem apresentar medidas no sistema métrico decimal.

- a pontualidade nos encontros comerciais é primordial; a língua utilizada na conversação e nos cartões de visita

VII – RECOMENDAÇÕES ÀS EMPRESAS BRASILEIRAS

1. Remessa de amostras e material publicitário

As amostras comerciais e o material publicitário podem ser enviados à Malásia pelo correio. Entretanto, o remetente deverá se certificar de que o tipo de material não é considerado nocivo ou ofensivo aos padrões muçulmanos vigentes no país. Pacotes enviados à Malásia estão sujeitos à liberação alfandegária e ao eventual pagamento de impostos. Todos os pacotes, portanto, deverão ser cuidadosamente etiquetados e acompanhados de fatura específica. Deve ser usado o sistema DHL, Federal Express, ou outro serviço de entrega rápida.

2. Embarques: Documentação e formalidades

Ao declararem seus bens na alfândega malaia, os exportadores brasileiros devem estar preparados para apresentar os seguintes documentos:

Formulário de declaração de importação (Customs Form Nº 1), fatura comercial, o bill of lading ou air way bill, além de outros, dependendo do caso. O formulário de importação deverá ser preenchido e apresentado pelo importador ou pelo agente alfândegário autorizado. Todos os preços deverão ser indicados também na moeda local, o Ringgit.

3. Canais de distribuição

Produtos que requeiram serviços pós-venda são promovidos e distribuídos mais adequadamente pelas grandes empresas (trading houses européias ou grandes firmas locais), que estão há muito estabelecidas no mercado malaio e possuem comprovada capacidade técnica e financeira. Estas empresas, no entanto, representam, muitas vezes, apenas seus fornecedores tradicionais.

Existe, também, no país, um grande número de empresas médias e pequenas, geralmente especializadas em determinada linha de produtos e com bom conhecimento de mercado, em condições de promover e distribuir mercadorias específicas na Malásia.

disposição do código penal, da Malásia, que estipula a pena de morte para os visitantes em cujo o poder seja encontrada droga, durante a chegada ou por ocasião da permanência no país. As cortes criminais malaias têm sido inflexíveis na aplicação da pena.

12. Assistência profissional da Embaixada:

O Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur está apto a oferecer aos exportadores brasileiros os seguintes serviços:

- fornecimento de dados estatísticos sobre importações de produtos específicos;

-fornecimento de listas de importadores e de informações cadastrais sobre os mesmos;

- preparação, mediante solicitação do exportador, de programas de reuniões com importadores do ramo pertinente;

- elaboração de estudos de mercados sucintos, para produtos específicos;

- acompanhamento dos exportadores, quando necessário e com prévia solicitação, nas visitas às firmas locais; follow up de visitas de exportadores brasileiros a empresas da Malásia;

- informações e assistência à participação em feiras e exposições;

- apoio à participação em concorrências públicas internacionais.

é o inglês;

- o follow-up das visitas, com envio de correspondência eletrônica ou postal, é considerado indispensável.

7. Designação de agentes e instalação de escritório

A designação de agente/representante reveste-se de grande importância para o bom andamento das vendas para o mercado malaio. Antes de contratar um agente/representante na Malásia é aconselhável e conveniente obter informações cadastrais sobre o mesmo.

A abertura de escritório de representação comercial no país apresenta-se como um processo relativamente simples, rápido e barato. Contudo, recomenda-se a contratação de escritório de advocacia ou despachante especializado para concretizá-lo.

8. Reclamações, litígios e arbitragem comercial

A abordagem normalmente adotada pelas empresas da Malásia relativa às reclamações e litígios comerciais é bastante pragmática e os problemas que surgem tendem geralmente a ser resolvidos apenas entre as partes envolvidas. Com o objetivo de proporcionar aos exportadores brasileiros maior segurança em suas vendas para o mercado malaio, aconselha-se o uso de fatura pró forma, que deve ser assinada e carimbada pelas empresas importadoras.

9. Viagens de negócios

Aconselha-se evitar viagens à Malásia no período de uma semana antes e uma semana depois do Ano Novo Chinês, data móvel comemorada em fevereiro, quando grande parte da população viaja em férias; ou durante o Hari Raya Puasa, feriados comemorativos que celebram o fim do mês de Ramadã. São dias de festas religiosas que podem cair em qualquer época, dependendo do calendário muçulmano. A Embaixada em Kuala Lumpur dispõe deste calendário. Durante o resto do ano, as viagens podem ser realizadas normalmente, não havendo problemas de acomodação nos hotéis locais, que são confortáveis e ainda razoavelmente baratos. Os empresários brasileiros devem ser alertados para a

Ministry of Agriculture

Wisma Tani

Jalan Sultan Salahuddin 50624 Kuala Lumpur Tel.: (60) (3) 2698 2011 Telex: MA 33045 – TANIAN Fax: (60) (3) 2691 3758 Ministry of Finance Khazanah Malaysia

Block 9, Government Offices Complex Jalan Duta

50592 Kuala Lumpur Tel.: (60) (3) 2098 2000 Telex: MA 30777 Fax: (60) (3) 2095 6264

Ministry of Primary Industries

6th – 8th Floor, Menara Dayabumi Jalan Sultan Hishamuddin 50654 Kuala Lumpur Tel.: (60) (3) 2274 7511 Telex: MA 30808 Fax: (60) (3) 2274 5014

Bank Negara (Banco Central)

Jalan Dato’ Onn 50480 Kuala Lumpur

Tels.: (60) (3) 2698 8044 / 2698 9044 Telex: MA 30201

Fax: (60) (3) 2691 2990 / 2693 3791

Public Works Department

Ibu Pejabat JKR Jalan Sultan Salahuddin 50582 Kuala Lumpur Tel.: (60) (3) 2691 9011 Telex: MA 30415 Fax: (60) (3) 2692 1202 ANEXOS I - ENDEREÇOS 1. Órgãos oficiais 1.1. Na Malásia

a) Representação diplomática e consular brasileira: Embaixada do Brasil

(Chancelaria, Setor Consular e SECOM) 22, Persiaran Damansara Endah

Damansara Heights 50490 Kuala Lumpur P.O. Box 12363 50776 Kuala Lumpur Tels.: (60)(3) 20948607/20940593 Secom: (60)(3)61387729 Fax: 20955086

Expediente (dias úteis): 8:30h às 16:30h Websites: WWW.BUYBRAZIL.ORG e WWW.BRAZILTRADENET.GOV.BR E-mails: brazil@po.jaring.my brzad@tm.net.my brztrade@tm.net.my brzsecom@tm.net.my

b) Órgãos oficiais malaios de interesse dos empresários brasileiros:

Ministry of International Trade and Industry

Block 10, Government Offices Complex Jalan Duta

50622 Kuala Lumpur Tel.: (60) (3) 6203 3022 Telex: MA 30634 Fax: (60) (3) 6201 0827

Escritório Comercial da Malásia - Matrade

Av. Paulista 1776, 20o andar 01310-200 São Paulo-SP

Tels.: (11) 328 52966 / 328 52542 / 289 5878 Fax: (11) 289 1595

E-mail: matradesp@terra.com.br b) Órgãos oficiais brasileiros:

Divisão de Informação Comercial - DIC

Informações sobre o mercado malaio, inclusive condições de acesso, dados sobre importadores locais e oportunidades comerciais. A Divisão é ainda responsável pela edição e distribuição das publicações da coleção "Estudos e Documentos de Comércio Exterior" (guia "Como Exportar"), do MRE.

Endereço: Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios

Anexo I - 5º andar - sala 513 70170-900 Brasília-DF

Tels.: (061) 411 6390/6391/6425 Fax: (061) 322 1935

E-mail: dic@mre.gov.br

Divisão de Operações de Promoção Comercial – DOC

Apoio aos brasileiros interessados em expandir seus negócios ou obter contato direto com importadores malaios. O apoio é dado, tanto aos empresários brasileiros, através de missões comerciais à Malásia, como aos importadores e investidores malaios, em missões ao Brasil.

Endereço:Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios

Anexo I - 4o andar - sala 427 70170-900- Brasília-DF Tels.: (61) 411 6665/6578/6577 Fax: (61) 411 6007

E-mail: doc@mre.gov.br Malaysian Industrial Development Authority (MIDA)

Tingkat G, 3 - 6, 9 & 11 Wisma Damansara Jalan Semantan 50490 Kuala Lumpur Tel.: (60) (3) 2095 3633 Fax: (60) (3) 2095 7970

Royal Customs and Excise Department

Ibu Pejabat Jabatan Kastam dan Eksais Diraja Malaysia Block 11, Government Offices Complex

Jalan Duta 50596 Kuala Lumpur Tels.: (60) (3) 6201 6088 / 6201 9088 Telex: MA 30928 Fax: (60) (3) 6201 4927 Statistics Department Wisma Statistik Jalan Cenderasari 50514 Kuala Lumpur Tel.: (60) (3) 2694 4264 Fax: (60) (3) 2693 1132

National Printers Malaysia Bhd

Jalan Chan Sow Lin 50554 Kuala Lumpur Tel.: (60) (3) 9221 2022 Fax: (60) (3) 9222 0690

1.2 No Brasil

a) Representação diplomática e comercial da Malásia Embaixada da Malásia

Kedutaan Besar Malaysia QI-05, Chacara-62 70477-900, Brasília-D.F.

Tels.: ( 5561) 248 5008 / 248 6215 Fax: (5561) 248 6307

Documentos relacionados