• Nenhum resultado encontrado

Segundo Ordonéz (1974), a pré-fabricação, “é uma fabricação industrial, fora do canteiro, de partes da construção capazes de serem utilizadas mediante ações

posteriores de montagem”.

Koncz (1995) define pré-fabricação como sendo um método industrial de construção em que elementos fabricados em grandes séries pelos métodos da construção em massa são montados nas obras mediante aparatos e dispositivos elevadores.

Para Hogg et. al (2002), a alvenaria pré-fabricada tem sido introduzida na indústria da construção com o objetivo de aumentar a eficiência, produção e a inovação dos projetos das obras.

De acordo com BIA – Brick Industry Association (1987), os métodos de pré- fabricação em alvenaria têm sido desenvolvidos por vários segmentos da indústria de blocos: empreiteiros, fabricantes de blocos, fabricantes de equipamentos e outros segmentos associados à indústria. Trazem vários desenvolvimentos recentes, que fazem a pré-fabricação de alvenaria de blocos possível. Outros fatores, como a pesquisa com melhores e novos tipos de unidades de tijolo e argamassa, têm ajudado no progresso rápido do processo de pré-fabricação nos EUA.

Segundo Schneider e Dickey (1994), a pré-fabricação oferece vantagens como baixo custo inicial e curto tempo de construção em uma edificação e tem possibilidades de versatilidade em função do espaço, oferecendo também expressão arquitetônica.

Avanços tem sido desenvolvidos para o uso efetivo de painéis pré-fabricados de alvenaria, os quais utilizam os benefícios deste método para certos tipos de construção, dentre os quais pode-se citar:

ƒ agilidade de construção do painel;

ƒ assentamento econômico da alvenaria executado por pequenas equipes de trabalho;

ƒ estéticas e padrões de assentamento, que não poderiam ser possíveis na construção in loco;

ƒ interface mínima com outras operações de local de edifício e facilitação do trabalho de outros comércios de edifício.

A Figura 2 mostra um recente exemplo de pré-fabricação em Santa Ana – Califórnia – EUA.

Figura 2 – Orange County Professional Building, Santa Ana –California – EUA (SCHNEIDER E DICKEY (1994).

Um dos possíveis meios para incrementar os níveis de industrialização do setor da construção civil é a pré-fabricação, pois a eficiência em seu processo de produção é função do cumprimento de tarefas como organização e planejamento, redução no consumo de materiais e mão-de-obra, aumento de produtividade e ganho de qualidade.

Por mais de 40 anos, os processos construtivos utilizados na construção de edifícios em alvenaria provaram ser um método de construção seguro. A racionalização e a administração da qualidade das obras se torna cada dia mais importante na construção das edificações. Com o uso de elementos de parede pré-fabricados, a velocidade da construção pode ser aumentada, e com a ajuda de equipamentos industriais automatizados, os componentes das edificações são produzidos em fábrica de forma que a edificação inteira pode ser montada posteriormente no local da construção do edifício dentro de um espaço muito curto de tempo (KRECHTING, 2004).

Este mesmo autor cita as vantagens alcançadas na pré-fabricação e argumenta que para se obter êxito neste mercado, é decisivo e de extrema importância, mostrar aos usuários e fabricantes sobre os benefícios alcançados em se utilizar este tipo de processo construtivo.

Os processos de alvenaria pré-moldada podem ser divididos em duas categorias: processo total de pré-moldagem e processos de pré-fabricação parcial. Este último pode variar da fabricação de itens simples até a de paredes de vedação combinando partes pré-moldadas juntamente com o processo convencional. As técnicas de pré-fabricação mostram a necessidade de um local seco e de equipamentos adequados para o transporte das peças. Na obra, a movimentação pode ser feita com guindastes móveis (Figura 3).

Figura 3 – (a) e (b) – Movimentação de painel por meio de guindaste móvel.

Os procedimentos de industrialização da alvenaria exigem que os produtos (unidades) sejam adequados aos processos e projetos e que o controle de qualidade seja relacionado ao tempo e custo.

Além disto, a pré-fabricação pode também absorver os aspectos positivos da teoria de construção enxuta (lean construction) e a dinâmica moderna de padronização, diminuindo os custos do processo e garantindo a certeza de qualidade do produto.

Este processo construtivo com painéis pré-fabricados depende também da organização da cadeia de fornecedores. Esta, quando bem organizada, é importante

para a redução de tempo e custo da produção. Da mesma forma, as perdas dos processos, devidas a atividades que não agregam valor aos mesmos, podem ser removidas sem prejuízos da qualidade do acabamento e do valor da construção. O contínuo melhoramento do processo ocasiona melhorias de desempenho, qualidade dos acabamentos e valor do processo.

De acordo com Roman (2000), os benefícios potenciais do processo são:

ƒ menor custo de construção, tanto para painéis estruturais quanto para painéis de vedação de estruturas de concreto;

ƒ benefícios financeiros pela antecipação da construção, ocupação e vendas; ƒ aumento do controle de qualidade associado à maior velocidade de

construção e produção efetiva de elementos simultaneamente; ƒ possibilidade de construção sem restrições climáticas;

ƒ redução do custo de aluguel de andaimes e aceleração das tarefas seguintes;

ƒ melhor entendimento dos riscos de projetos e desperdícios associados a estes, com conseqüente redução de custo dos mesmos;

ƒ maior efetividade na monitoração do produto com eliminação de desperdício; ƒ possibilidade de uso de sistemas de fixação padronizados para os painéis de

alvenaria;

ƒ possibilidade de colocação de painéis com os acabamentos todos incorporados;

A pré-fabricação de painéis de alvenaria com blocos cerâmicos é um campo que está em rápido desenvolvimento e promete mais inovações para o futuro, as quais poderão afetar grandemente seu valor como uma solução de projeto (BIA, 1987).

Documentos relacionados