• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 1. ESPAÇOS PÚBLICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA

1.5. PRAÇAS DO BAIRRO MANAÍRA

João Pessoa é uma cidade de porte médio, com área territorial de 211,475km², que abriga uma população de 723.515 habitantes (IBGE, 2010). É uma cidade que passou nas últimas décadas por um acelerado crescimento, com expansão de sua área territorial urbana

(QUEIROZ e FRANCH, 2011). Dentre os 66 (sessenta e seis) bairros de João Pessoa, o bairro Manaíra situa-se no litoral da cidade (ver Figura 3), e teve sua ocupação intensificada com edificações térreas a partir da década de 1960, após a abertura de avenidas que ligam o centro à praia. Em meados da década 1980 iniciou-se um processo intenso de verticalização na área, com edificações destinadas para a classe média e média alta (QUEIROZ e FRANCH, 2011).

Figura 3 - Mapa de João Pessoa e divisão de seus bairros, com destaque ao bairro Manaíra

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa 3

Nota: Editado pela autora, 2013.

Nesse contexto, o bairro apresenta hoje uma combinação de edificações de várias idades, com exemplares de edificações de pavimento térreo e prédios de tamanhos variados. Nestes são dispostos vários usos, incluindo usos comerciais e de prestação de serviço. Com esta configuração caracteriza-se como uma área de alta valorização imobiliária. Na maioria dos imóveis verifica-se a presença de grandes muros, construídos como forma de isolar o meio externo do interno, e na tentativa de preservar a segurança. Também é comum a

existência de áreas de lazer voltadas para o uso privado, como as localizadas no interior dos condomínios, o que estimula um estilo de vida individualizado.

O bairro do Manaíra apresenta 08 praças (ver Figura 4), de tamanho e características diferentes. Dentre elas, a Praça Chateaubriand Arnaud, a Praça Alcides Carneiro e a Praça Sílvio Porto são as que apresentam maiores áreas territoriais.

Figura 4 - Mapa do bairro de Manaíra, com destaque (verde) para praças

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa 4

Nota: Editado pela autora, 2013.

Para um reconhecimento inicial das praças a serem estudadas, foram feitas visitas nas praças e seus entornos. Entre as três foi possível notar similaridades relativas à dimensão das praças, e por estarem no mesmo bairro, apresentam uma população com perfil semelhante. Observa-se que das três praças apenas uma delas não sofreu reforma de requalificação realizada pela Prefeitura de João Pessoa.

A praça Sílvio Porto está limitada pela rua Sebastião Azevedo Bastos, avenida Sape, rua Santos Coelho Neto e rua Manoel Bezerra Cavalcante, e abrange uma área de aproximadamente 10.130m² (ver Figura 5). Ela sofreu uma última reforma em 2011, e além das melhorias na pavimentação foram inseridos equipamentos para aumentar usos que já eram

4 Disponível em: <http://geo.joaopessoa.pb.gov.br/digeoc/htmls/mapas.html>. Acesso em 25 Jun. 2013.

PRAÇA CHATAUBRIAND ARNAUD PRAÇA SILVIO PORTO PRAÇA ALCIDES CARNEIRO

oferecidos. No local existe 01(um) quiosque de uso comercial, parque infantil, equipamentos de academia, quadra de areia e quadra poliesportiva, espaço do cachorro, mesas com cadeiras, área de estacionamento para veículos, além de bancos e lixeiras (ver Figura 6 e Figura 7). Em visita na praça Silvio Porto foi possível verificar intenso número de pessoas.

Figura 5 - Planta baixa da praça Sílvio Porto - Bairro Manaíra/ JP

Fonte: Secretaria de Planejamento de João Pessoa (SEPLAN/JP). Nota: Editado pela autora, 2013.

Figura 6 - Vista diurna na praça Sílvio Porto

Fonte: Acervo da autora, 2013.

Figura 7 - Vista noturna da praça Sílvio Porto

A praça Alcides Carneiro está localizada entre os limites da rua João Câncio da Silva, rua Euzely Fabrício de Souza, avenida Sapé e rua Francisco Claudino Pereira, e apresenta área de aproximadamente 11.180m² (ver Figura 8). Esta foi a primeira praça de João Pessoa que foi objeto de reforma dentro do projeto de requalificação realizada pela Prefeitura de João Pessoa, cuja reforma ocorreu em 2005. Dentro da área da praça existem 02 (duas) quadras de areia, um anfiteatro, 01(uma) academia da terceira idade, 01(uma) academia com equipamentos metálicos, espaço com caixa de areia, além de bancos e lixeiras. Também é encontrado um estabelecimento comercial do tipo floricultura, que tem a concessão de funcionamento da Prefeitura de João Pessoa, e sua estrutura fixa foi considerada desde o projeto de reforma. Em visita na praça foi presenciado um elevado número de pessoas utilizando o espaço, e segundo informações de um funcionário de estabelecimento comercial da proximidade, a área era pouco utilizada e passou a ser mais aproveitada após a reforma (ver Figura 9 e Figura 10).

Figura 8 - Planta baixa da praça Alcides Carneiro - Bairro Manaíra/ JP

Fonte: SEPLAN/JP Nota: Editado pela autora, 2013.

Figura 9 - Vista diurna na praça Alcides Carneiro

Fonte: Acervo da autora, 2013.

Figura 10 - Vista noturna na praça Alcides Carneiro

Fonte: Acervo da autora, 2013.

A praça Chateaubriand Arnaud, localizada entre os limites da avenida Guarabira, avenida Ingá, avenida Umbuzeiro e avenida Doutor João França, tem sua área dividida em duas partes pela avenida Manoel Morais, e as duas partes totalizam uma área de aproximadamente 17.200m² (ver Figura 11). Esta praça nunca passou por reformas, porém o projeto está em desenvolvimento na prefeitura. Atualmente existe no local um prédio que funciona a sede policial da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), 01(uma) quadra poliesportiva, uma caixa de areia, área para estacionamento de veículos, além de bancos e lixeiras. Em visita na praça notou-se um baixo número de pessoas circulando no local. Observa-se que em um dos períodos visitados, foi constatada a existência de uma feira- livre noturna, com venda de objetos para uso pessoal, as bancas eram montagens provisórias de metal e lona, localizadas em uma das áreas destinadas para estacionamento (ver Figura 12 e Figura 13).

Após as visitas de reconhecimento da área para caracterização das três praças, concluiu-se que apesar de ter portes dimensionais semelhantes, estas apresentam fortes diferenças da ordem espacial, que vão desde a localização em relação as vias principais do bairro, a configuração espacial da praça e do seu entorno, além da presença de dispositivos diferentes no interior delas.

Figura 11 - Planta baixa da praça Chateaubriand Arnaud - Bairro Manaíra/JP

Fonte: SEPLAN/JP Nota: Editado pela autora, 2013.

Figura 12 - Vista diurna da praça Chateaubriand Arnaud

Fonte: Acervo da autora, 2013.

Figura 13 - Vista noturna da praça Chateaubriand Arnaud