• Nenhum resultado encontrado

Preparação Corporal do Grupo IAdança

IAdança: Citações na Escola

Álbum 3 Preparação Corporal do Grupo IAdança

No dia 13 de outubro, logo após a performance do grupo IAdança, houve a integração com um conjunto musical formado por alunos do Instituto de Artes

Unesp que é coordenado pela Profª Drª Iveta Fernandes) , com um repertório de choro e samba, em que as crianças além de apreciarem, dançaram junto com o IAdança no pátio do colégio.

Nesse momento, os estudantes também se sentiram à vontade para poder dançar e explorar os movimentos executados nas vivências, porque todos entraram na dança e transformaram o pátio do colégio em um grande salão de baile para se expressar e se divertir.

Com isso, a partir dessa experiência, os estudantes da EMEF Prof. Antônio Rodrigues de Campos puderam compartilhar com o grupo IAdança e estudantes da Universidade Estadual Paulista uma vivência única: a da apreciação estética.

Bibliografia

COHEN, Renato. Work in Progress na cena contemporânea. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006.

FARIA, Ítalo Rodrigues. A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea. Trechos do Relatório da Qualificação da Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Artes. Orientação: Profa. Dra. Kathya Maria Ayres de Godoy, 2010.

OSTROWER, Fayga. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Editora Campus Elsevier, 1999.

______. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

PAXTON, Steve. Material for the Spin: a movement study. Brussels: Contredanse, 2008.

RIBEIRO, António Pinto. Dança Temporariamente contemporânea. Lisboa: Veja, 1994.

______. Por Exemplo a Cadeira: Ensaio sobre as Artes do Corpo. Lisboa: Livros Cotovia, 1997.

ROBATTO, Lia. Dança em Processo. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1994.

SITES

• A origem do dia das crianças. Disponível em

<http://www.portaldafamilia.org/datas/criancas/origemdcriancas.shtml>, acesso em 20/04/2010.

• Metáforas, ou por exemplo as cadeiras. Videodança. Disponível em <http://vimeo.com/7831071>, acesso em 20/04/2010.

Notas de Rodapé

1

Desde 1920, no dia 12 de outubro, no Brasil, comemora-se o dia das crianças. Mas foi apenas em 1960, com os esforços estratégicos criados pelas fábricas de brinquedos (a Estrela em uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson), a fim de aumentar suas vendas, que foi lançada campanha para se comemorar este dia presenteando às crianças.

2

Criado em 2005, sob a coordenação da Profa. Dra. Kathya Godoy, o grupo IAdança é um grupo de dança contemporânea que conta com 20 membros e, nos anos de 2009 e 2010, esteve sob orientação artística de Ítalo Rodrigues Faria, mestrando em Artes – Dança.

3

Work in Progress, ou trabalho em progresso, em Arte designa uma obra inacabada, podendo ser apresentada ao público como parte de um processo de criação (work in process). Também designa, conforme Renato Cohen (1998), uma obra artística aberta, em que está implícita a noção de obra em feitura, de risco, de projeção ao longo do tempo/espaço.

4

É o tema da dissertação de mestrado do orientador artístico do grupo, no Instituto de Artes/UNESP, cuja investigação tem como título: A Dança a dois: processos de criação em

dança contemporânea. Discute e problematiza os processos de criação artística e

coreográfica do Grupo IAdança durante o ano de 2009 com foco na dança a dois.

5

A videodança é uma forma de expressão artística que permite um trânsito entre as linguagens do vídeo, da dança, das artes plásticas e visuais e a música, sendo que nesta obra o que se vê são possibilidades metafóricas do uso da cadeira e a junção dessas linguagens artísticas.

6

O termo JAM, surgiu nos clubes de Jazz nos Estados Unidos; significa Jazz depois da meia- noite, em que ocorrem sessões de improvisação musical. A maior parte destas sessões aconteciam bem tarde, quando o público pagante já se retirara. Daí surgiu a expressão Jam

Session, que também passou a ser utilizada por dançarinos contemporâneos.

7

Improvisação em dança é uma estratégia de investigação corporal que auxilia no processo de criação, utilizando um trabalho que visa ao desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, inteligência, capacidade de reação e combinação com estímulos diversos propostos pelo professor/coreógrafo. Esse processo leva à descoberta de que não somos apenas indivíduos, mas membros de uma família, de um grupo, de uma comunidade, de uma nação, sendo que cada pessoa é uma possibilidade, um potencial com relação ao crescimento do todo.

Despertam a imaginação e a criação além de possibilitar o fortalecimento do processo criativo.

9

Dança contemporânea é o conjunto de danças que acontecem a partir da década de 1950. A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir da utilização de estratégias de criação, como: improvisação, Contato Improvisação, método Laban, Técnica de Release, Body Mind Centery (BMC), Marie Béziers, Eutonia, Alvin Nikolai, Nova Dança, Dança-Teatro, Klauss Viana, entre outras.

10

Intérpretes-criadores, são os dançarinos do grupo IAdança que, enquanto interpretam os seus papéis na dança, também criam sua própria partitura coreográfica.

11

O Contato Improvisação é uma dança a dois, uma forma de mediação, treinamento e criação que propõe a improvisação a partir da escuta do outro e de um apurado treinamento. A dança ocorre por meio da improvisação, do toque, da pressão e do peso entre os corpos dos dançarinos, utilizando apoios, suportes, deslocamentos de eixos, respiração e rolamentos. É realizado em duplas e se dá sem nenhuma predeterminação de movimentos. Nesta técnica de dança aparecem elementos da Yoga, do Aikido (arte marcial), educação somática (estudos provindos da fisioterapia), acrobacias e dança contemporânea.

12

A Release Technique, ou Técnica Release, coloca a ênfase em minimizar a tensão nas articulações e músculos na busca de clareza e fluidez, além de um uso eficiente da energia e da respiração. Começa no solo, partindo progressivamente para movimento amplo no espaço. A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo, desenvolvendo a capacidade de direcionar energia pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e o alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.

13

Quais são elas? A dança, o teatro-físico, a performance corporal e algumas formas de música vocal.

Como se definem? São artes não verbais, ainda que alguns casos a verbalização possa estar presente como complemento comunicacional ou decorativo. (RIBEIRO, 1997, p. 10)