• Nenhum resultado encontrado

53 do presente exercício, o qual será considerado juntamente com o exercício de 2020/2021 no próximo

período de reporte. Como consequência, o break-even da Braga SAD, para efeitos de inscrição nas competições da UEFA na temporada 2020/2021 (que, assim, toma por referência apenas os períodos de reporte de 2017/2018 e 2018/2019), traduz-se num superavit de 8,412 Milhões de Euros, pelo que o referido indicador se encontra observado.

DIVIDAS VENCIDAS E NÃO PAGAS

Segundo as diretrizes da UEFA, as entidades que pretendem o licenciamento nas competições europeias devem comprovar (até ao dia 31 de março que antecede a participação na prova) a inexistência de dívidas vencidas e não pagas a clubes de futebol ou sociedades desportivas relativamente a cedências temporárias e/ou definitivas de direitos de inscrição desportiva e dos direitos económicos de atletas. Deverá ainda ser garantida a inexistência de qualquer dívida a trabalhadores, autoridades tributárias e segurança social.

Refira-se que, por referência ao licenciamento para a temporada 2020/2021, e em virtude da situação epidemiológica vivenciada a 31 de março de 2020, a UEFA aceitou prorrogar a data-referência previamente referida para 30 de abril de 2020. Com efeito, a 30 de abril de 2020, a Braga SAD não apresentava dívidas na situação acima apresentada, pelo que o referido indicador se encontra cumprido.

CONTINUIDADE DAS OPERAÇÕES E CAPITAIS PRÓPRIOS NEGATIVOS

De acordo com o FFP, as entidades que pretendem o licenciamento devem comprovar a inexistência de fatores que ponham em causa a sua capacidade de operar em continuidade até ao final da época objeto de licenciamento.

A este respeito, as diretrizes da UEFA assentam no binómio continuidade das operações/capitais próprios negativos. O primeiro indicador avalia a existência no relatório de auditoria de ênfases ou de uma opinião que ponham em causa a continuidade das operações da Sociedade, enquanto o segundo atesta se ocorreu uma deterioração do capital próprio quando este já se encontre negativo.

De acordo com o conhecimento do Conselho de Administração, o relatório de auditoria da Braga SAD, a 30 de junho de 2020, será emitido sem ênfases que manifestem dúvidas quanto à manutenção do princípio da continuidade da Sociedade, pelo que se conclui que o aludido indicador se encontra observado. Adicionalmente, os capitais próprios da Braga SAD superam, na referida data, os 41 Milhões de Euros (19 Milhões de Euros do final da temporada 2018/2019), pelo que este indicador também se encontra cumprido.

C.

RELATÓRIO DE GESTÃO

54

04. OUTROS FACTOS OCORRIDOS DURANTE O EXERCÍCIO

OPERAÇÕES RELEVANTES

Dando cumprimento ao plano estratégico delineado, a Braga SAD avançou, no início de 2019/2020, para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva dos atletas Rui Fonte ao Fulham FC (contrato válido até 2021/2022), Wanderson Martins “Caju” ao Santos FC (contrato válido até 2022/2023) e Wenderson Galeno à FC Porto SAD (até 2023/2024) que, juntamente com os atletas contratados no término do exercício findo a 30 de junho de 2019, nomeadamente, André Horta, Vitor Tormena (ambos até 2023/2024), Diogo Viana e Eduardo Carvalho (ambos até 2020/2021), dotaram a equipa principal da Braga SAD da qualidade e da profundidade necessárias para encarar uma época com várias frentes de competição. Tal dotação foi ainda superior por via da integração no plantel principal dos atletas Uche Agbo (do Standard de Liege) e Wallace Santos (da SS Lazio), ambos cedidos por uma época desportiva pelos respetivos clubes. Por outro lado, e com vista a operar como garante da valorização desportiva (e consequentemente financeira) de atletas cujo tempo de jogo no plantel principal se antevia insuficiente face ao seu estágio de desenvolvimento, foram efetuadas diversas cedências temporárias de atletas, a saber, Alef Saldanha ao Apoel Football (Grécia), Andrej Lukic ao Sheriff (Moldávia), Crislan Sousa ao Shonan Belmare (Japão), Diogo Figueiras ao Rio Ave FC SDUQ, Eduardo Teixeira ao Xanthi (Grécia), Erick Serafim ao Gil Vicente FC SDUQ, Fábio Martins ao FC Famalicão SAD, Luther Singh ao Moreirense FC SAD, Nikola Stojljkovic ao Boavista FC SAD, Rafael Assis ao Al-Fayha (Arábia Saudita) e Ricardo Ryller ao CA Bragantino (Brasil). Já no que concerne a alienações de direitos de inscrição desportiva de atletas, o início de época ficou marcado pela venda do atleta Lazar Rosic ao FC Moreirense SAD, num negócio avaliado em 300 milhares de Euros, conservando a Braga SAD 50% dos direitos económicos do jogador. Por outro lado, verificou- se também no início da temporada 2019/2020 a alienação, por parte da SS Lazio, dos direitos de inscrição desportiva dos atletas Pedro Neto e Bruno Jordão ao Wolverhampton Wanderers, o que determinou o cumprimento automático dos objetivos condicionados à performance daqueles atletas previstos nos contratos celebrados entre a Braga SAD e a SS Lazio, nos montantes de 2.500.000 Euros e 1.000.000 Euros, respetivamente.

A Braga SAD chegou ainda a acordo com os atletas André Ribeiro, Miguel Crespo, Saná Gomes e Simão Azevedo para a rescisão do respetivo contrato de trabalho desportivo.

No decurso da primeira metade da temporada, a Braga SAD avançou identicamente com a renovação dos contratos de trabalho desportivo de atletas com influência significativa na equipa principal da Sociedade. Destacam-se, assim, as renovações de contrato dos atletas Ricardo Esgaio, Ricardo Horta (ambos com contratos válidos até 2023/2024) e Nuno Sequeira (até 2021/2022) que, além de preverem uma revisão salarial, viabilizaram o incremento das respetivas cláusulas de rescisão, demonstrando a convicção da Administração da Braga SAD na importância da continuidade destes atletas no plantel da Sociedade face à crescente cobiça que os jogadores da Sociedade vêm gerando em equipas de topo nos últimos exercícios. Por outro lado, e com o intuito de reforçar a aposta em atletas oriundos da formação, foram também celebrados contratos de trabalho profissionais com os atletas Eduardo Ribeiro, Eduardo Soares (ambos até 2024/2025), Samuel Costa (até 2022/2023) e Vasco Moreira (até 2021/2022). Por sua vez, o mês de janeiro de 2020 ficou indelevelmente marcado pela maior transferência da história da Sociedade: a Braga SAD chegou a acordo com FC Barcelona para a alienação dos direitos de inscrição desportiva do atleta Francisco Trincão por 30.940 milhares de Euros, valor acima da cláusula

55