• Nenhum resultado encontrado

55 de rescisão do jogador Esta transferência dota-se ainda de maior relevo considerando que se trata de

um atleta formado na Cidade Desportiva SCB, consubstanciando o reconhecimento máximo até à data da capacidade formativa da Braga SAD. Verificou-se ainda a alienação dos direitos de inscrição desportiva do atleta Claudemir Souza ao Sivaspor KD (Turquia).

Face à excelência da performance desportiva que determinou uma sobrecarga acentuada do número de jogos a realizar na segunda metade da temporada, a Braga SAD avançou no “mercado de inverno” para as contratações dos atletas Bruno Wilson ao CD Tondela SAD (contrato válido até 2022/2023) e Rolando Fonseca (até 2021/2022). Por outro lado, foi identicamente celebrado com o FC Barcelona um acordo para a cedência temporária dos direitos de inscrição desportiva do atleta Abel Ruiz, ficando a Braga SAD com a obrigação de aquisição desses direitos no final da temporada 2019/2020. No sentido inverso, e como reflexo da escassez de tempo de jogo, a Sociedade optou por ceder temporariamente os direitos de inscrição desportiva dos atletas Bruno Xadas ao CS Marítimo SAD, Hassan Mahgoub ao Olympiakos FC (Grécia), Lucas Cunha ao Estoril SAD, Murilo Costa ao Sporting Gijón (Espanha), Pablo Santos ao FC Rubin (Rússia) e Wanderson Martins “Caju” ao Góias (Brasil), assim como proceder à sub-cedência dos direitos de inscrição desportiva dos atletas Erick Serafim ao Náutico (Brasil), Rafael Assis ao Londrina (Brasil) e Uche Agbo ao Deportivo Coruña (Espanha).

Também na segunda metade da temporada, a Braga SAD celebrou com a Sporting CP SAD um acordo de transferência do seu treinador da equipa principal, Rúben Amorim, e da respetiva equipa técnica, mediante o pagamento, por parte daquela entidade, de uma contrapartida monetária equivalente à cláusula de rescisão do seu então técnico da Sociedade. Os 10 Milhões de Euros contratualizados (aos quais acresceram cláusulas despoletadas pelo incumprimento do plano de pagamentos estabelecido) correspondem à segunda contrapartida mais elevada, à escala mundial, recebida por uma sociedade pela saída de um treinador de futebol.

Adicionalmente, e seguindo a lógica subjacente às renovações de contrato previamente enunciadas, foi revisto o contrato do atleta Fransérgio Barbosa (contrato válido até 2023/2024), um dos capitães da equipa principal da Braga SAD, designadamente no que respeita à cláusula de rescisão. Foram ainda assinados contratos profissionais pelos atletas João Faria (até 2022/2023) e Miguel Falé (até 2022/2023). Por fim, e já com a época 2020/2021 no horizonte, a Braga SAD procedeu ao exercício da opção de compra dos direitos de inscrição desportiva do atleta Lukas Hornicek prevista no contrato de cedência temporária celebrado com o FK Pardubice (República Checa). Foi também celebrado com o FC Nürnberg um acordo de cedência temporária, por uma temporada, dos direitos de inscrição desportiva do atleta Iuri Medeiros e ainda um contrato de trabalho desportivo com o atleta Guilherme Schettine (válido até 2024/2025).

MARKETING E COMUNICAÇÃO

A época 2019/2020 caracterizou-se por um nível de singularidade sem par na história da Braga SAD. Na verdade, e se até março de 2020 as atividades levadas a cabo refletiam o rigoroso planeamento que havia sendo feito tendo em vista o cumprimento dos objetivos estratégicos delineados (fundamentalmente alicerçados na aproximação da marca Sporting Clube de Braga aos adeptos e à cidade de Braga, sem descurar o projeto de responsabilidade social traçado), o inopinado surgimento da pandemia provocada pela Covid-19 ergueu consideráveis desafios e obrigou a uma significativa capacidade de adaptação às novas (e inusitadas) circunstâncias.

C.

RELATÓRIO DE GESTÃO

56

De facto, a declaração do Estado de Emergência Nacional, medida de caráter extraordinário e proporcional à gravidade da conjuntura, que especificou direitos, liberdades e garantias cujo exercício ficou suspenso ou restringido, impôs o bloqueio dos canais tradicionais de aproximação quer dos adeptos, quer da cidade, designadamente os canais de matchday, exigindo um significativo empreendimento no reforço dos canais digitais.

Pese embora o desafio intrínseco a tal inflexão de paradigma se revelasse considerável, importa destacar que este coincidiu harmoniosamente com a fase final do processo de remodelação tecnológica iniciado pela Braga SAD no exercício transato.

A este particular, e após a renovação do site oficial, da loja online e o lançamento da plataforma digital SCB Next (plataforma de distribuição audiovisual que faz o acompanhamento das equipas da Braga SAD e que transmite em direto os jogos das equipas B, sub-23, sub-19, sub-17 e sub-15, entre outros), ocorridos no período transato, a época 2019/2020 fica indelevelmente marcada pelo lançamento da App

Oficial SC Braga.

Concebida para adeptos e simpatizantes, esta plataforma (disponível para smartphones) consubstancia uma revolução digital, permitindo a distribuição centralizada de conteúdos do universo Sporting Clube de Braga (designadamente notícias das várias equipas, feed de jogos em direto, calendários, plantéis, entre outros), o acesso à SCB Next, à loja online, ao site oficial, assim como a aquisição de bilhetes online e o respetivo acesso ao estádio em dias de jogo. Disponibilizada em fevereiro, esta aplicação visava consubstanciar um elemento nevrálgico na relação da Braga SAD com os seus adeptos e simpatizantes, agregando uma panóplia de serviços e utilidades até então inexistentes ou manifestamente dispersos. Como corológico lógico do previamente exposto, a Braga SAD encarou com otimismo redobrado o desafio inerente à situação epidemiológica provocada pela Covid-19, procurando, num contexto de extrema adversidade, garantir níveis sem precedentes de interação digital com adeptos e simpatizantes. Com esse intuito, foi reforçada a periodicidade da publicação de artigos e entrevistas exclusivas, assim como foram criadas diversas rubricas, em particular o “Planeta Braga” e o “Duas de Letra”, esta última cujo conceito se alicerçava na realização de Q&A’s, em direto e por videoconferência nas redes sociais da Braga SAD, pelos adeptos e simpatizantes ao Presidente António Salvador, a atletas (por exemplo, com Francisco Trincão, João Palhinha, Raul Silva, Rui Fonte, Ricardo Esgaio, Nuno Sequeira, Paulinho, Tiago Sá, entre outros), treinadores (Custódio Castro, Vasco Faísca) e ex-jogadores (Vukcevic, Marafona). Estas iniciativas viabilizaram estreitar elos de ligação entre a Sociedade e os seus adeptos e simpatizantes, bem patente nas crescentes interações digitais verificadas no período em apreço.

Tendo em vista operar como garante da presença (virtual) do futebol no dia-a-dia e igualmente ver reforçada a relevância do distanciamento social em pleno auge do surto pandémico, a Braga SAD aliou-se à LPFP e à Sport TV, participando em jornadas virtuais live de FIFA 20, sendo os desígnios da equipa da Sociedade comandados por atletas pertencentes à equipa principal da Braga SAD. Ainda no universo dos videojogos foram organizados torneios de FIFA 20, assim como jogos de Football Manager 2020, onde intervieram jogadores dos quadros da Sociedade e cuja transmissão live foi assegurada pelas plataformas digitais da Braga SAD.

Por outro lado, a pandemia exigiu que o programa de responsabilidade social da Braga SAD, o SC Braga Solidário, se assumisse mais ativo do que nunca. De facto, a dimensão e a projeção nacional e

57