• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I Enquadramento Organizacional

4. Missão, Visão e Valores

3.8. Primeira Imagem – Melhoramento do site

A Primeira Imagem no mercado virtual tem a vantagem de divulgar os seus serviços para todo o país/mundo, no entanto, as barreiras de entrada neste mundo são bastante baixas. A quantidade de concorrentes na internet é abismal, o que vai confundir o consumidor e acaba por prejudicar a venda de serviços da empresa. É necessário gerar

29

credibilidade no consumidor como condição decisiva para que se consiga ter secesso e lucro (Adolpho, 2012:263).

Antes de ser criado um site, é necessário definir: qual a missão do site, quem são os concorrentes, qual é o público-alvo, o que ele quer. Estas informações são cruciais para que o site tenha o secesso desejado (Adolpho, 2012: 261).

A Primeira Imagem, como já referi anteriormente, encontra-se no mundo virtual através de um site, no entanto não é um site muito atrativo e dinâmico, o que não coincide com os serviços e com a imagem da Primeira Imagem.

Sendo a Primeira Imagem uma empresa de consultoria de comunicação e relações públicas, deve transmitir isso mesmo através do site, não só por palavras, mas também através do design do mesmo.

Como podemos observar nas figuras 6, 7, 8, 9 e 10, o site encontra-se com a informação quase necessária para dar a conhecer a potenciais clientes os serviços prestados pela mesma, mas, no meu ponto de vista, um potencial cliente ao entrar no site, acaba por ficar com uma primeira impressão um pouco negativa sobre a empresa, ou seja, acaba por perder o interesse muito rapidamente, o que vai fazer com que passe pouco tempo no site e não conheça verdadeiramente a Primeira Imagem. Segundo Adolpho (2012), quanto mais tempo o consumidor passar no site melhor, por vários motivos: lembrança da marca, relacionamento com a marca, maior possibilidade de contratação de serviços, ou seja, tem mais contacto com argumentos que o convenceriam a contratar a empresa e uma maior probabilidade de ele o divulgar a amigos, etc.

A Figura 6 retrata a página Home do site. Esta está dividida em quatro páginas: Serviços, Quem Somos, Clientes e Contactos

Figura 6: Página Home

30

A página dos serviços (Figura 7), refere todos os serviços prestados pela Primeira Imagem. No entanto, penso que estão referidos de uma forma excessiva e para quem lê, torna-se cansativo.

Na página dos Clientes, figura 8, os mesmos estão representados através dos logótipos, no entanto, encontra-se aqui também os casos que a Primeira Imagem tratou sobre cada um dos seus clientes.

Figura 7: Página Serviços

Fonte: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

Figura 8: Página Clientes

31

A página Quem Somos (Figura 9), é a página que se encontra mais desatualizada sobre a empresa, porque a mesma já não tem os trabalhadores que aqui estão referidos.

Por último, temos a página Contactos, figura 10. Esta página contém todas as informações necessárias para quem necessite de contactar a Primeira Imagem.

Foi perante o meu desagrado pelo site que tomei a iniciativa de propor ao meu coordenador o melhoramento e atualização do mesmo. Tornar o site mais vivo, através de cores e de uma organização diferente da informação da Primeira Imagem, era o meu objetivo.

Figura 9: Página Quem Somos Fonte: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

Figura 10: Página Contactos Fonte: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

32

No entanto, para ser criado um site são necessários vários profissionais de diversas áreas para que este seja bem-sucedido. Apesar de eu não ter todos os conhecimentos necessários para a criação do mesmo, ao longo da minha formação no curso de Comunicação e Relações Públicas, fui obtendo alguns conhecimentos base para a criação do mesmo e desta forma criei um novo site num programa on-line:

www.wix.com.

Este programa on-line permite a qualquer um a criação de sites grátis, em que é apenas necessário a criação de uma conta. O programa conta com templates grátis e com ferramentas necessárias para a organização do site. No entanto, para a criação do site da Primeira Imagem optei por criar um site de raiz de forma a fazer o mesmo da maneira que o idealizei.

Inicialmente, o meu objetivo foi criar um site que transmitisse mais vida que o atual. As cores relacionadas com a Primeira imagem são o amarelo e o azul e decidi, para além de utilizar as cores neutras, branco e preto, também utilizar essas cores.

Como se observa nas imagens seguintes, o site está organizado apenas numa página. O utilizador do site encontra no início o menu, com as secções Home, Sobre Nós, Serviços, Clientes e Contactos. Ao selecionar cada uma das secções, automaticamente o

site leva-o lá ou então pode simplesmente ver a página seguida.

Ao abrir o site, o utilizador encontra o que está exposto na figura 11. Tal como referi anteriormente sobre as cores relacionadas com a Primeira Imagem, aqui utilizei o amarelo como fundo, para colocar três dos valores da Primeira Imagem (responsabilidade, inovação e profissionalismo).

Figura 11: Página Home Fonte: Elaboração Própria

33

Posteriormente, encontramos a secção Sobre Nós (Figura 12), em que do lado esquerdo se encontra o logótipo da Primeira Imagem e do lado direito informação sobre a mesma. Na informação sobre a empresa optei por colocar a mesma do site anterior, uma vez que a achei muito esclarecedora. Aqui optei por utilizar fundo azul, outra cor relacionada com a Primeira imagem.

Ainda em Sobre Nós (Figura 13), coloquei uma citação do meu coordenador, CEO da Primeira Imagem, de forma a transmitir confiança e proximidade com os potenciais clientes.

Figura 12: Página Sobre nós Fonte: Elaboração Própria

Figura 13: Página Sobre nós Fonte: Elaboração Própria

34

Na figura 14 e 15, encontra-se a secção Serviços, organizados por uma espécie de tabela. Em cada serviço expliquei de uma forma simples, mas direta, o que a Primeira Imagem fazia, de forma a que o utilizador perceba o trabalho da mesma.

Figura 14: Página Serviços Fonte: Elaboração Própria

Figura 15: Página Serviços Fonte: Elaboração Própria

35

Relativamente à área dos Clientes, (Figura 16), que já passaram pela Primeira Imagem. Organizados de uma forma simples, apenas indicados pelos logótipos. No site atual da Primeira Imagem, os clientes, para além de estarem identificados pelos logótipos, também se encontram com os serviços que a Primeira Imagem lhes prestou, no entanto, não achei relevante essa informação estar disponível no site.

Por fim, temos a secção dos Contactos (Figura 17), onde se encontra disponível a morada, o e-mail, o número de telefone e fax da Primeira Imagem. Achei que seria útil existir uma caixa em que possíveis clientes conseguissem contactar de imediato com a empresa, seja para pedir mais informação ou para contratar serviços da mesma.

Na minha opinião, este site encontra-se com a informação organizada de uma forma muito mais simples e com maior contacto com quem o visita. Para além disso, é um site muito mais vivo e penso que cria logo um impacto mais positivo.

Figura 16: Página clientes Fonte: Elaboração Própria

Figura 17: Página Contactos Fonte: Elaboração Própria

36

Reflexão Final

Após a realização dos três meses de estágio curricular na empresa Primeira Imagem, deparo-me com uma sensação de dever cumprido. Foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para o meu crescimento profissional, mas também pessoal.

O medo de não estar à altura de desenvolver um trabalho positivo ao longo dos meses de estágio, era um receio inicial, sentia-me insegura e tímida, no entanto superei da melhor forma, demonstrando a minha disponibilidade, interesse, conhecimento, persistência e dedicação, desejando fazer e aprender sempre mais e melhor.

As minhas dificuldades ao longo do estágio foram essencialmente mais notáveis na fase inicial, uma vez que a área em que a Primeira Imagem se encontrava a trabalhar neste período, a área vitivinícola, não era de todo uma área na qual eu me sentisse totalmente à vontade. O meu estágio baseou-se na elaboração de trabalhos elaborados para a ACVCA, o que fez com que eu me tivesse que dedicar bastante à aquisição de informação e conhecimento de temas específicos desta área.

A participação no grupo de networking de Lisboa não estava programada no plano de estágio, aliás, admito que nem se quer conhecia este tipo de reuniões. No entanto, é de referir que foi um agradável desafio para mim e que me superei a mim mesma. Falar para um enorme grupo de pessoas, formal e profissionalmente, era algo para o qual não me sentia preparada, porém consegui superar as expectativas depositadas em mim. É de sublinhar que um profissional de Relações Públicas deve estar a par das mais diversas áreas para se tornar um profissional mais completo. A verdade é que, para além dos conhecimentos base que o curso nos proporciona, é necessário investirmos numa formação mais pessoal e cultural, principalmente nesta área empresarial das Relações Públicas.

Relativamente ao estágio curricular, penso que deveria ser possível realizá-lo durante mais tempo e, eventualmente, ter um primeiro estágio no final do segundo ano do curso. É uma oportunidade que nos proporciona conhecer melhor o mundo real do mercado de trabalho e, para além disso, permite-nos adquirir conhecimentos mais reais. A licenciatura no curso de Comunicação e Relações Públicas conta com um vasto número

37

de saídas profissionais e só experimentando e vivenciando é que é possível tomar uma atitude válida relativamente ao nosso futuro.

Concluo que o trabalho elaborado por mim, neste período de três meses, foi sempre em prol da minha formação profissional, mas também para o melhoramento da Primeira Imagem. Esta é uma empresa com muito prestígio, que tenta sempre estar atualizada, e podemos ver isso pela sua presença num grupo de networking. Contudo, na minha opinião, o mundo virtual não é um mundo em que a Primeira Imagem se encontra presente e atualizada. Foi, nesse sentido, que propus o melhoramento e atualização do

38

Bibliografia

ADOLPHO, C. (2012). Os 8PS do Marketing Digital. Alfragide: Texto Editores.

ANDRADE, C. (2003). Curso de Relações Públicas: Relação com os diferentes

públicos. (6ª edição). São Paulo: Pioneira Thomson.

BÉON, P. (1992). Como desenvolver comunicação na empresa. Publicações Europa – América.

CAETANO, J. et al. (2007). Gestão e Planeamento de Comunicação. Quimera.

DEVESA, L. (2016). A importância da Comunicação no Contexto Organizacional. Dissertação de mestrado em Ciência Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal.

HUMPHREY, A. (1970). SWOT Leadership Development. Results focused leadership

thinking and practice from around the Globe. USA: Stanford Research

Institute.

LINDON, D. et al. (2004), Mercator XXI: Teoria e prática do Marketing (10ª edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

PEDRO, F. et al. (2005). Gestão de eventos. Lisboa: Quimera

TEIXEIRA, S. (2005). Gestão das Organizações (2ª edição). Madrid: McGraw- Hill Interamericana de España S.A.U.

39

Webgrafia

Página Web da Primeira Imagem. Consultada a 07/10/2017, em

http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

Página Web da Mais Negócio. Consultado a 07/10/2017, em http://www.mnegocio.pt/

Página Web da GEN. Consultada a 28/10/2017, em

https://www.globaleditorsnetwork.org

Página Web da ACVCA. Consultada a 28/10/2017, em

http://www.adegavidigueira.com.pt/Home Página Web. Consultado a 07/12/2017, em

http://www.ie.ufrj.br/intranet/ie/userintranet/hpp/arquivos/221120160310_Anliseestratg ica.pdf

Lista de Anexos

Anexo I – Plano de Estágio

Anexo II – Proposta de Comunicação GEN

Anexo III – Proposta de comunicação revista ENOMIA

Anexo IV – Press Release “Um novo Vinho de Talha de uvas de vinhas centenárias” Anexo V – Press Release “Branco Vidigueira Signature é nova aposta da Cooperativa” Anexo VI – Press Release “A quarta edição do Mês do Vinho na ACVCA começa em novembro”

Anexo VII – Press Release “Provar Vinho de Talha em plena Casa das Talhas”

Anexo VIII – Press Release “Adega de Vidigueira patrocina evento que eleva tradição de caça”

Anexo IX – Orçamento agendas 2018

Anexo X – Regulamento do Concurso “À conquista de novos horizontes” Anexo XI – Boletim 9

Anexo XII – Carta ao Presidente do Turismo do Alentejo e ao Embaixadores do Alentejo

COMMUNICATION

ACTIVITIES

(MEDIA

RELATIONSANDPRESS

RELEASES)

1

The content of this proposal is intelectual property of Primeira Imagem – Consultores de Comunicação, and is protected by Law 63/85, 14th March – Code of Copyright. The distribution, transcription, reproduction modification or edition coming from any electronic link to any storage system or recovery of information is not allowed, without previous written authorization from Primeira Imagem, Lda.

The proposal is a piece with intellectual value and commercial secret, containing substantial creative effort, information, ideas and confidential expressions, of restricted circulated to the Global Editors Network (GEN).

INDEX

1. OVERVIEW ... 2 2. OBJECTIVES ... 2 3. FIELD OF ACTION ... 3 A) MEDIA RELATIONS ... 4 4. METHODOLOGY ... 5 5. BUDJET ... 6

6. OTHER ACTIVITES/SERVICES ... 6

2

1.

O

VERVIEW

The Global Editors Network (GEN) is a non-profit, non-governmental association founded by grants, membership, participation in the annual GEN Summit, sponsorships and donations.

This organization is a leader for chief editors and media business executives committed to media innovation and sustainable journalism, empowering newsrooms through a variety of programs designed to inspire, connect and share. The organization is a community that brings together 1,400 editors of 90 countries.

It aims to prepare newsroom leaders to innovate, breaking down barriers between traditional and new media. The organization encourages multilateral cooperation and collaborates with existing media development bodies and international journalism associations.

Since 2001 GEN has hosted a GEN Summits conference that brings together more than 750 chief editors, journalists, data reporters, developers, designers and entrepreneurs to discuss the latest trends in newsrooms.

GEN Summits is also discovering the winners of the Data Journalism Awards, Startups for News and Editors Lab Final, which are very prestigious programs of GEN throughout the year. The GEN Summit 2018 will take place in Lisbon - Portugal, from May 30 to June 1.

2. O

BJECTIVES

Primeira Imagem would like to say that this document reflects a general course of action, developing in a context assuming any organization needs a Communication and Media Relations plan, in order to be able to communicate or efficiently interact with every target.

3 Within 30 years’ experience, Primeira Imagem has been and keeps delivering Communication and Media Relations strategies for companies, institutions, events and even people who would like to increase their visibility and notoriety by potentiating their media exposure.

In order to reach the objectives of the Global Editors Network, Primeira Imagem’s team has prepared some proposals that pretend:

• To make the GEN well known, as well as its projects and public events in general. • To define the positioning of the GEN according to its targets, taking into

consideration the different communication moments and its infrastructure needs. • To create visibility and notoriety to all of the GEN initiatives, but especially the GEN

Summits in 2018 and 2019.

The mentioned objectives will be permanently monitored and adjusted, so that whenever necessary new adjustments needed by the GEN or this event can be introduced. Another aspect to consider at every time, is to define the recipients of all communications, considering that the communication targets are not static and can always vary.

Primeira Imagem has a vast experience in diverse sectors of activity that allows it to make a benchmark of the best practices in media consultancy in different contexts and for different audiences. We will make this know-how available to the GEN team, maintaining a support relationship and permanent orientation.

3. FIELD OF ACTION

Primeira Imagem intends to act in a pro-active way in the media consultancy proposed to the GEN. With full understanding of all actions and fields of activity implied in

4 of the GEN.

Our posture is of entire collaboration and availability for contributing to the best results of the entity.

Therefore we present a number of orientating measures for the area we intend to collaborate with the GEN, based in a new logic of permanent adaptation to the context and to the evolution in the communication needs of the GEN.

We intend to altogether achieve progressive development of the media consultancy activities of the GEN Summits and therefore to contribute to the definition of a strategy for Media Relations that could trigger the desired notoriety and visibility of this event.

For that purpose, in this first phase we pretend to develop activities mainly in:

A) MEDIA RELATIONS

The relations of organizations with the media correspond to a number of established principles in order to maintain a mutual beneficial relationship. Therefore is fundamental for any institution to count with someone who knows how to deal with the social media and is able to develop a positive link, satisfying the journalists’ needs and protecting GEN interests. There is a number of tools that the GEN could and should use in order to have a media exposure according to its interests, creating a flow of information that will enable a regular media exposure. The delivered information should correspond to the news interest and should be adapted to the addressed social communication medium.

5 consultancy in its relations with the press, acting as intermediate party whenever needed. Besides this constant support, we would develop the following communication instruments with the press.

Press Releases

To define, on time, and along with the GEN, the information to be sent to the media. This way, Primeira Imagem intends to deliver regularly, detailed and exclusive information to the media, enabling journalists with facts and information that could make their job easier whenever informing about activities and successful events of the GEN.

We will be able to make all contacts with the media and known journalists for being colleagues and personal friends.

Negotiating and coordinating media exposure

In this initial phase we think it would be fundamental to introduce GEN and the events GEN Summits to the different national, international and even regional media, and of course social media. Therefore, we will try to negotiate and coordinate the presence of GEN in the news, whenever there is an opportunity.

4. METHODOLOGY

With a vast experience in multiple areas of communication, Primeira Imagem is known for establishing contacts with internal and external audiences in order to make prevail the communication strategies of its customers.

6 facts must be taken in consideration: the news criteria and the background and opportunity in communicating. This way, Primeira Imagem should have access well in advance to all the information regarding all initiatives of the GEN Summit.

5. B

UDJET

It’s somehow complicated to establish our price, for we don’t acknowledge all the communications needs for all the activities (still unknown with details) and the whole project.

It’s very different to think about what can be done, and what it’s really done, and that applies to both parts. Even though it would be reasonable to think that Primeira Imagem could develop activities that would sum up around 600 hours of work distributed along one year, with important variations during the months of the summits.

Therefore, and considering 50 hours of monthly work in average, we calculate our price in 2000 €uros per month, for a period of work from October 2017 to September 2018.

For the 2019 Summit, each part will evaluate and will establish the terms of an eventual collaboration for the following year.

6. O

THER

A

CTIVITES

/S

ERVICES

Primeira Imagem, considers that in the total account of hours already described, other activities considered necessary to the project could be executed. Because we are well acquainted with people, organizations and teaching institutions like Universities and/or Professional Journalist Training Centers, we are prepared to be a true partner in projects and activities that go beyond mere consultancy, communications and media relations tasks.

7

7. T

O YOUR CONSIDERATION

We think that the objectives of this project, are totally achievable with a media consultancy program, correctly structured by a launching and consolidating strategy, investing in some visibility.

This project implies a formal complicity among the different stakeholders, and therefore we assume the commitment to total confidentiality about the people we might get in touch with, as well as the situations, data, facts, references or items of which we become

Documentos relacionados