• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Primeira Imagem – Consultores de Comunicação (Lisboa)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Primeira Imagem – Consultores de Comunicação (Lisboa)"

Copied!
112
0
0

Texto

(1)

ffl

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas

Ângela Sofia Tavares Costa dezembro

1

2017

(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

Relatório de Estágio

ÂNGELA SOFIA TAVARES COSTA

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

(3)

II

Ficha de Identificação

Nome da Aluna

Ângela Sofia Tavares Costa

Número de Aluna 5007959

Estabelecimento de Ensino

Instituto Politécnico da Guarda – Escola de Educação, Comunicação e Desporto

Docente Orientador

Professor Doutor Mário Meleiro

Instituição onde se realiza o estágio

Primeira Imagem – Consultores de Comunicação Rua Prof. Aires de Sousa, 4E

1600-590 Lisboa Telefone: 217 561 208

Supervisor na Instituição

Dr. Pedro Luiz de Castro - CEO

Início de Estágio: 12 de setembro de 2017

Fim de Estágio: 12 de dezembro de 2017 Duração: 3 meses

(4)

III

Agradecimentos

Após três anos de grandes experiências vivenciadas na cidade mais alta de Portugal, chegou o momento de dizer adeus e de agradecer a todos aqueles que permaneceram comigo ao longo desta etapa.

Começo por agradecer ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG), destacando a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), todos os conhecimentos adquiridos durante o meu percurso académico, pois sempre me proporcionou um ensino de excelência ao trabalhar com ótimos profissionais.

Agradeço também ao meu orientador de estágio, Professor Doutor Mário Meleiro, pelo apoio e orientação dispensada ao longo do meu estágio.

Ao Doutor Pedro Luíz de Castro, que me recebeu de braços abertos e que sempre me acompanhou, orientou e auxiliou durante a minha estadia na sua empresa.

Agradeço a todos os meus amigos, estes que ao longo da minha vida sempre foram um pilar para mim, ajudaram-me a crescer e sempre me apoiaram nas minhas escolhas. Por último, mas o agradecimento mais importante e especial, à minha família. Aos meus pais, que sempre lutaram para que os meus sonhos e ambições se tornassem realidade e agradeço-lhes imenso pelos sacrifícios feitos em prol de um futuro melhor para mim. Aos meus avós, os meus segundos pais, as pessoas a quem devo tudo aquilo que sou hoje. Agradeço-lhes toda a paciência e dedicação ao longo da minha vida.

A todos, um muito obrigada por de alguma forma terem contribuído para a realização de mais um sonho.

(5)

IV

Resumo

O presente relatório corresponde ao estágio curricular desenvolvido na empresa Primeira Imagem, no âmbito da licenciatura em Comunicação e Relações Públicas (CRP), e faz referência às atividades desenvolvidas durante o mesmo.

O estágio teve a duração de três meses, de 12 de setembro a 12 de dezembro. O mesmo permitiu aplicar e desenvolver conteúdos lecionados ao longo dos três anos de curso. Em termos de estrutura, o relatório contém dois capítulos: o primeiro capítulo apresenta e caracteriza a empresa Primeira Imagem; o segundo capítulo refere-se a todo o período de estágio e às atividades desenvolvidas durante o mesmo.

Entre as tarefas realizadas, destaco a elaboração de press release, a organização de eventos para o cliente atual da Primeira Imagem, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA), o melhoramento da organização e atualização da base de dados da Primeira Imagem, a participação em formações de media training e de crisis

managment e a elaboração de propostas de comunicação para potenciais clientes da

Primeira Imagem.

O relatório termina com uma reflexão crítica, em modo de conclusão, que salienta as principais aprendizagens e dificuldades encontradas enquanto estagiária.

(6)

V

Índice Geral

Ficha de Identificação ... II Agradecimentos ... III Resumo ... IV Índice Geral ... V Índice de Figuras ... VII Índice de Tabelas ... VIII Lista de acrónimos e siglas ... IX

Introdução ... 1

Capítulo I - Enquadramento Organizacional ... 2

1. Contextualização ... 3

2. A Primeira Imagem ... 3

2.1. Serviços ... 3

2.2. Clientes ... 6

3. Estrutura Orgânica... 6

4. Missão, Visão e Valores ... 6

4.1. Missão ... 7 4.2. Visão ... 7 4.3. Valores ... 7 5. Objetivos da instituição ... 8 6. Identidade Visual... 9 6.1. Nome ... 10 6.2. Logótipo ... 10 6.3. Slogan ... 11 7. Comunicação ... 11 7.1. Comunicação Interna ... 12

(7)

VI 7.2. Comunicação Externa ... 12 8. Análise SWOT ... 13 Capítulo II – O Estágio ... 16 1. Plano de estágio ... 17 2. Cronogramas ... 17 3. Atividades Desenvolvidas ... 21 3.1. Propostas de Comunicação ... 21

3.2. Redação de Press Release ... 22

3.3. Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito ... 24

3.4. Boletim 9 ... 26

3.5. Mês do Vinho ... 26

3.6. Formação Media Training e de Crisis Management ... 27

3.7. Mais Negócio ... 28

3.8. Primeira Imagem – Melhoramento do site ... 28

Bibliografia ... 38

Webgrafia ... 39

(8)

VII

Índice de Figuras

Figura 1: Logótipo da Primeira Imagem ... 11

Figura 2: Site da Primeira Imagem ... 13

Figura 3: Press Release ... 23

Figura 4: Press Release ... 23

Figura 5: Press Release ... 23

Figura 6: Página Home ... 29

Figura 7: Página Serviços ... 30

Figura 8: Página Clientes ... 30

Figura 9: Página Quem Somos ... 31

Figura 10: Página Contactos ... 31

Figura 11: Página Home ... 32

Figura 12: Página Sobre nós ... 33

Figura 13: Página Sobre nós ... 33

Figura 14: Página Serviços ... 34

Figura 15: Página Serviços ... 34

Figura 16: Página clientes ... 35

(9)

VIII

Índice de Tabelas

Tabela 1: Análise SWOT Primeira Imagem ... 14

Tabela 2: Cronograma de setembro ... 18

Tabela 3: Cronograma de outubro ... 19

Tabela 4: Cronograma de novembro ... 20

(10)

IX

Lista de acrónimos e siglas

IPG – Instituto Politécnico da Guarda

ESECD – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto

CRP – Comunicação e Relações Públicas

ACVCA – Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito

OCS – Órgão de Comunicação Social

SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats

(11)

1

Introdução

O estágio curricular desenvolvido ao longo de três meses na Primeira Imagem, em Lisboa, insere-se na unidade curricular “Projeto/Estágio” no âmbito do curso em Comunicação e Relações Públicas, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda.

A escolha desta entidade para desenvolver o estágio deveu-se à curiosidade de conhecer uma profissão de trabalho que planeio como futuro. A Primeira Imagem é uma empresa que trabalha no âmbito da comunicação e, como tal, suscitou-me interesse pelo trabalho que desenvolve.

O estágio curricular é uma condição para a conclusão da licenciatura, como tal, tem como objetivo fortalecer os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e colocar-nos em primeiro contacto com o mercado de trabalho.

Posto isto, este relatório serve para apresentar uma contextualização da organização onde estagiei, bem como todas as atividades desenvolvidas durante esse período. Relativamente à estrutura do relatório, organizei-o em dois capítulos. O primeiro capítulo diz respeito à empresa, onde apresento a sua definição, juntamento com os seus serviços e clientes, a sua estrutura, as suas características e as suas formas de comunicação. O segundo capítulo trata das atividades desenvolvidas durante o estágio, onde as organizo através de tabelas para melhor compreensão.

A metodologia de trabalho para a elaboração do relatório passou por pesquisas e recolha de informação, recorrendo a conteúdos bibliográficos de forma a fundamentar teoricamente a caracterização da empresa e as atividades realizadas.

(12)

Capítulo I - Enquadramento Organizacional

(13)

3

1. Contextualização

Este capítulo é dedicado à caracterização da empresa, Primeira Imagem, onde tive a oportunidade de estagiar. Para melhor entendimento da empresa vou explicar o seu conceito e os serviços que esta disponibiliza, a sua identidade visual, como o nome, o logótipo e o slogan. Para além disso, vou focar também os seus objetivos enquanto agência de comunicação, a sua missão, valores e visão. A caracterização da comunicação interna e externa da empresa também são temas inseridos neste capítulo.

2. A Primeira Imagem

A Primeira Imagem1 é uma empresa já com alguns anos, foi fundada em 1986, ou seja,

tem mais de 30 anos no mercado na área da Comunicação Empresarial. Considera-se uma empresa de assessoria, consultoria, auditoria, em Comunicação e Relações Públicas.

2.1. Serviços

A Primeira Imagem é uma empresa2 possuidora de todas as competências técnicas para

o desempenho de todas as atividades ligadas ao mundo direto e indireto da comunicação estratégica empresarial e institucional. Posto isto, de seguida abordo os principais serviços da Primeira Imagem:

• Media Relation

Qualquer organização deve ter um Plano de Comunicação Estratégico consistente, que é necessário desenvolver e gerir, pois só assim se garante a notoriedade e a visibilidade em termos de opinião pública.

A Primeira Imagem tem a competência e experiência necessária para dar este tipo de serviço: define uma estratégia de relacionamento com os media, define as técnicas comunicacionais a seguir, gere os “timings” da comunicação, define os conteúdos a ser veiculados para os media (press kits e press releases), organiza ações pontuais

1 Adaptado de: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/ 2 Adaptado de: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

(14)

4

(conferências de imprensa, reuniões e outros eventos com os media e identificam oportunidade para a promoção de entrevistas/reportagens.

• Relações Públicas

Um plano mais vasto de Relações Públicas permite dar maior visibilidade institucional das empresas/organizações. Distribuindo-se informação factual e credível (também pelos media), permite a divulgação e promoção da imagem da empresa/organização, reforçando assim a notoriedade das mesmas.

De acordo com a definição adequada de um plano de Relações Públicas a Primeira Imagem consegue:

- Estabelecer ou intensificar as relações institucionais;

- Apoiar a organização de eventos e outras ações de relações públicas; - Dar apoio em ações de patrocínio, mecenato ou responsabilidade social;

- Contribuir para o reforço da imagem dos clientes, quer a nível interno, quer externo.

• Produção de conteúdos

No âmbito da produção de conteúdos a Primeira Imagem providencia serviços como: - Redação e edição de conteúdos para diversos suportes comunicacionais desde

Newsletters, Flyers e brochuras;

- Responsabiliza-se pela produção gráfica de vários suportes de comunicação; - Aconselha os clientes na segmentação e definição dos públicos-alvo para a

distribuição dos seus suportes de comunicação;

- Executa apresentações institucionais ou de produto em variados suportes (papel, vídeo, DVD, CD).

• Media Training

A Primeira Imagem dispõe de cursos de Media Training, que é cada vez mais um produto fundamental na estratégia de aproximação e articulação com os media. Com

(15)

5

este curso a Primeira Imagem ajuda os responsáveis das empresas a escolher e a preparar os seus porta-vozes, que desta forma passam a ter ferramentas que lhes permitem ter um comportamento e performance profissional adequada, quando têm que contactar e lidar com os media.

• Auditoria

A auditoria serve para detetar problemas que frequentemente as empresas desconhecem, começando pela pouca fluidez na comunicação interna, e acabando muitas vezes na ausência de comunicação externa.

A Primeira Imagem estuda com a sua organização a forma de melhorar os fluxos de comunicação, em termos de relacionamento interno e externo.

• Gestão de Crise

Relativamente à gestão de crise, a Primeira Imagem estuda com as organizações a forma de estarem preparadas para as situações de crise que nunca se sabe como e onde aparecem.

Esta privilegia o planeamento estratégico, propondo a elaboração de planos de atuação em caso de crise, auxilia na criação de um manual de crise e ajuda na constituição de uma equipa de gestão de crise.

• Clipping

A Primeira Imagem disponibiliza aos seus clientes um serviço de clipping, que permite a qualquer organização saber com algum detalhe tudo o que sobre si é divulgado nos

media.

É feita uma recolha de informação em praticamente toda a imprensa, rádio, televisões nacionais e a internet também é monitorizada. Todos os dados obtidos são depois classificados e enviados para o cliente. Para consulta posterior, os dados também são arquivados.

(16)

6

2.2. Clientes

Atualmente, a Primeira Imagem tem apenas um cliente fixo: Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito (ACVCA). Como tal, é a Primeira Imagem que produz e organiza toda a sua comunicação tanto interna, como externa: boletim trimestral, press

release para os órgãos de comunicação social (OCS), participação em concursos de

vinhos, eventos, entre outras.

Os meus três meses de estágio basearam-se na elaboração de trabalhos de comunicação para a ACVCA, no entanto a Primeira Imagem, apesar de concentrar o seu trabalho na ACVCA, não deixa de aceitar outros possíveis clientes.

Como tal, neste período de tempo tive a oportunidade de estar em contacto com outras entidades que pediam propostas de comunicação e relações públicas à Primeira Imagem: a Global Editors Network (GEN) e a revista ENOMIA.

3. Estrutura Orgânica

Como é mencionado por Teixeira (2005: 101), a estrutura organizacional constitui-se nas relações formais entre os colaboradores que formam a organização, as suas funções e os modos de colaboração entre a empresa.

Devido à atual escassez de clientes da Primeira Imagem, esta não se encontra com uma estrutura orgânica devidamente estruturada. Atualmente, a Primeira Imagem é apenas constituída pelo diretor executivo, o meu coordenador: Dr. Pedro Luíz de Castro. Este é quem se encarrega diretamente de todos os serviços prestados pela empresa. No entanto, existem vários colaboradores externos a trabalhar para a Primeira Imagem sempre que necessário e é desta maneira que a empresa consegue responder a todos os trabalhos propostos por clientes.

4. Missão, Visão e Valores

A Missão, Visão e Valores pretendem, respetivamente, saber “o porquê” da instituição existir, que direção vai tomar e que princípios estão na sua base.

(17)

7

4.1. Missão

A missão de uma empresa consiste na definição dos seus fins estratégicos no geral. A missão definida pela empresa deve expressar as intenções fundamentais da gestão da empresa de forma a orientar o seu desenvolvimento futuro (Teixeira, 2005: 35). A missão é considerada o centro da organização, uma vez que define os motivos da organização fazer o que faz e com que finalidade.

A missão da Primeira Imagem passa por prestar serviços de Consultoria a empresas, instituições e a todas as entidades, nas áreas da Comunicação Empresarial. Isto significa estar presente e atuar de forma a garantir assessoria e aconselhamento permanente nas mais diversas situações onde essa assessoria se mostra necessária e fundamental.

4.2. Visão

A visão define a direção desejada pela organização, o caminho que se pretende percorrer e o que a organização deseja ser a médio e a longo prazo e, ainda, como ela espera ser vista pelos seus públicos.3

A Primeira Imagem pretende ser uma empresa de excelência, comprometida com o fornecimento de soluções que "encaixem" nas necessidades (às vezes desconhecidas) dos clientes, ou seja, muitas vezes é a auditoria que executamos que "descobre" problemas até então não detetados nas instituições.

4.3. Valores

Os valores recaem sobre as convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta, tanto de um indivíduo como de uma organização. Assim sendo, os valores organizacionais são definidos como os princípios que guiam a vida da organização.4 “Os valores são um determinado número de opções e de regras de funcionamento coletivo que a empresa se atribuiu e que se impõem a todos” (Béon, 1992: 36).

Desta forma, a Primeira Imagem, destaca os seguintes valores:

3 Adaptado de:

http://www.ie.ufrj.br/intranet/ie/userintranet/hpp/arquivos/221120160310_Anliseestratgica.pdf

4 Adaptado de:

(18)

8

• Responsabilidade - A Primeira Imagem é responsável pelas suas ações e decisões, sempre comprometidos com os objetivos a alcançar para os seus clientes.

• Inovação - A Primeira Imagem procura novas soluções, visando a eficiência e a eficácia das ações comunicacional onde quer que se possam desenvolver.

• Competência - Executa as ações profissionais, sempre com suporte de um profundo conhecimento e experiência, boas práticas e atitudes assertivas.

• Respeito - Age de forma correta, respeitando a diversidade, a sociedade, as regras da conduta empresarial e uma total e estrita confidencialidade em todas as situações.

• Compromisso - Age de forma dedicada e comprometida com os princípios, os valores, a visão e a missão dos seus clientes.

• Profissionalismo - Exerce as suas atribuições com total dedicação, respeito pelos valores éticos, e nunca ultrapassando competências ou mandatos.

• Transparência - Informa e atua de forma clara e verdadeira, ajudando a produzir e divulgar informações que respeitam a verdade.

• Ética - Age de acordo com valores e códigos que norteiam uma conduta rigorosa, íntegra, transparente e honesta.

5. Objetivos da instituição

A Primeira Imagem tem como principal foco a realização dos seguintes dez objetivos5:

1. Diversificar o portfólio de produtos e serviços, sempre na área da Comunicação Empresarial;

2. Aumentar a confiabilidade operacional reduzindo eventuais falhas;

3. Expandir os negócios da empresa, criando relações com entidades empresariais regionais;

(19)

9

4. Internacionalizar a empresa através de associação com grupos internacionais de PR;

5. Aumentar a capacidade de atendimento a clientes, e sobretudo trabalhar na sua fidelização;

6. Melhorar a imagem da Primeira Imagem, e vincar a sua permanente disponibilidade de atendimento;

7. Consolidar a Primeira Imagem em determinados mercados ou abertura de mercados;

8. Realizar parcerias e alianças estratégicas;

9. Tornar a empresa uma referência na área da comunicação empresarial;

10. Demonstrar as valências da empresa em áreas menos conhecidas (Crisis

Management, Media Training e Lobby).

Com o cumprimento destes objetivos, o trabalho da Primeira Imagem estará em constante melhoria e os clientes cada vez mais satisfeitos com os seus serviços.

6. Identidade Visual

No centro da imagem projetada pela organização encontra-se a identidade visual6, que configura explicita ou simbolicamente a identidade global, através do nome, símbolos, logótipo, slogan e cor que utiliza para se distinguir a si própria da concorrência.

Numa perspetiva semiótica, os elementos que compõem a identidade visual fazem parte do sistema de signos que a organização utiliza para comunicar interna e externamente, assumindo um significado real para as pessoas que representam e, ao mesmo tempo, expressar o standard da organização.

Sendo a identidade visual uma manifestação visual da imagem da organização, esta é um auxílio ao reconhecimento e à recordação da organização, de tal forma que deve invocar sentimentos positivos e suscitar significado consensual no público-alvo.

(20)

10

A identidade visual é, então, uma “assinatura” da organização: a incorporação coerente de nomes, cores, símbolos e slogans, e a aplicação consistente destes elementos de forma a transmitir uma mensagem clara ao público-alvo.

A Primeira Imagem é uma empresa que privilegia a importância da imagem que fica associada à empresa na primeira interação, tal como o próprio nome indica. Essa importância ajuda no ganho da visibilidade, do reconhecimento, da divulgação e da imagem no seu mercado de trabalho, e também na diferenciação no mesmo, visto que nos dias de hoje é bastante competitivo.

6.1. Nome

O nome da organização é o principal identificador da marca ou organização. Geralmente constitui o primeiro contacto entre os públicos e a organização e está na base de toda a sua comunicação (Vilar, 2006: 87).

Lindo afirma que o nome deve sugerir o posicionamento da marca, ou seja, deve significar a categoria dos produtos ou dos serviços. Quanto mais o nome significar o domínio de atividade e atributos da marca, mais facilita o posicionamento (Lindon et

al., 2004: 177).

No caso da Primeira Imagem, à primeira vista não descreve de imediato o tipo de serviço que esta disponibiliza, no entanto transmite um dos conceitos pela qual esta se rege, ou seja, a Primeira Imagem para qualquer cliente tem sempre por base melhorar, criar, desenvolver a imagem do mesmo.

6.2. Logótipo

Vilar (2006) afirma que o logótipo deve conter alguma originalidade, de forma a diferenciar-se no mercado, uma vez que o seu sucesso depende do facto de ser capaz de expressar algo mais que a simples justaposição de letras.

O logótipo pode evoluir de maneira a permanecer atual, mas sem perturbar a perceção dos consumidores, ou seja, é necessário que ao passar do tempo a empresa altere o seu logótipo para o tornar mais moderno e original, mas sempre de forma a que o consumidor consiga à primeira vista identificar a marca (Lindon et al., 2004: 177).

(21)

11

O logótipo da Primeira Imagem, como se verifica na figura 1, possui apenas escrita (Primeira Imagem – Consultores de Comunicação) e uma imagem com as duas cores que representam a empresa: azul que transmite tranquilidade, harmonia e serenidade e o amarelo que transmite alegria e otimismo. O logótipo baseou-se nestas condições, precisamente para transmitir a mensagem de profissionalismo, inovação e simplicidade sobre a empresa.

6.3. Slogan

Para além de um contributo próprio para a imagem da organização, o slogan proporciona associações adicionais e reforça os símbolos visuais, eliminando alguma ambiguidade resultante de possíveis diferenças na sua interpretação (Vilar, 2006: 89). Vilar (2006) refere também que o slogan permite difundir a estratégia com o seu estilo visual, expressando deste modo a essência da missão da organização e promovendo. Juntamente com o nome, a verbalização da imagem gráfica.

O slogan da Primeira Imagem retrata a 100% o que referi anteriormente sobre a empresa, “Só temos uma oportunidade para criar uma boa primeira imagem”. Para além de ser um slogan curto e simples é também bastante criativo e atrativo, representa o que a Primeira Imagem visa fazer com todas as empresas/instituições que a contactam, ou seja, melhorar a sua imagem ou até criar uma nova imagem sobre as mesmas.

7. Comunicação

A comunicação encontra-se presente em todos os momentos e em todos os atos do quotidiano do ser humano. Segundo Caetano (2007) “toda a gente comunica” e esta responde a todas as necessidades do Homem.

Communicare, derivado do latim, significa “pôr em comum uma informação, é partilhar

uma opinião, um sentimento, uma atitude, um comportamento” (Caetano, 2007: 23).

Figura 1: Logótipo da Primeira Imagem Fonte: Fornecida na Primeira Imagem

(22)

12

Isto, sempre com a intenção de convencer e persuadir, fazer o outro mudar de opinião e adotar um comportamento diferente.

Laura Deveras (2016) diz que saber comunicar é uma ferramenta muito importante nos dias de hoje e, para além disso, é uma ferramenta essencial para o funcionamento global de uma organização.

Qualquer organização deve utilizar recursos para uma melhor comunicação entre os seus diferentes públicos. Para que tal aconteça, dividem-se em dois tipos - comunicação interna e comunicação externa.

7.1. Comunicação Interna

Na Primeira Imagem, a comunicação interna tem um carácter informal, o número de colaboradores internos é, como já referido anteriormente, reduzido e apesar de existirem bastantes colabores externos existe um clima familiar, de maior proximidade e de maior confiança.

Posto isto, os suportes de comunicação interna utilizados são principalmente cara-a-cara e posteriormente, e-mail e reuniões.

7.2. Comunicação Externa

A comunicação externa da Primeira Imagem é feita, maioritariamente, por interação pessoal. Para além de esta passar maior confiança e segurança sobre a empresa permite uma melhor análise do que o cliente pretende.

Uma das estratégias de comunicação externa da Primeira Imagem é a participação do Doutor Pedro em almoços do grupo Mais Negócio.

Este grupo é um modelo estruturado de networking que possibilita aos empresários gerar mais lucro, desenvolvendo parcerias de sucesso com profissionais das mais diversas áreas.7 Ou seja, o Doutor Pedro é sócio deste grupo e todas as quintas-feiras à hora de almoço encontra-se com o grupo (sócios e convidados) e é ele que “dá a cara” pela Primeira Imagem. O papel do Doutor Pedro nestes almoços é dar a conhecer a sua

7Adaptado de: http://www.mnegocio.pt/

(23)

13

empresa e os seus serviços de forma a informar todos os presentes do trabalho da sua empresa e de cativar possíveis clientes para a Primeira Imagem. Posso dizer que estes almoços são uma mais-valia para a empresa visto que facilmente e frequentemente divulga o seu trabalho e desta forma consegue chegar a um maior número de potenciais clientes.

A Primeira Imagem recorre também ao contacto eletrónico, via e-mail, no entanto esta via é mais utilizada para enviar e receber propostas, orçamentos e faturas eletrónicas. Por último, a Primeira Imagem também disponibiliza de um site, (Figura 2), onde se encontram todas as informações sobre a empresa, como por exemplo, serviços disponível, antigos e atuais clientes, a equipa e os contactos.

No entanto, esta ferramenta de comunicação externa, não está devidamente estruturada. O site da Primeira Imagem, cria muito pouco impacto sobre quem o visita ou até mesmo um impacto negativo.

8. Análise SWOT

Uma organização deve ser permanentemente analisada relativamente ao seu interior e exterior, ou seja, definir interiormente quais os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, e exteriormente, detetar quais as suas oportunidades e as suas ameaças. Tudo isto designa-se por análise SWOT: Strengths; Weaknesses; Opportunities e Threats (Teixeira, 2005: 52).

Figura 2: Site da Primeira Imagem Fonte: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

(24)

14

Segundo Albert Humphrey (1970), com a SWOT obtemos um acrónimo de:

• Strenghts (pontos fortes): vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes;

• Weaknesses (pontos fracos): desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes;

• Opportunities (oportunidades): aspetos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa;

• Threats (ameaças): aspetos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

A análise SWOT é uma ferramenta usada no apoio ao planeamento estratégico de muitas entidades públicas e privadas. A análise observada na tabela 1, permite ao Dr. Pedro Luíz de Castro construir diretrizes para o futuro, tendo em conta que as Forças e as Oportunidades devem ser aproveitadas para um melhor posicionamento no mercado e as Fraquezas e as Ameaças podem dificultar esse posicionamento. Também é necessário corrigir e melhorar os pontos fracos.

Tabela 1: Análise SWOT Primeira Imagem Fonte: Elaboração própria

Pontos Fortes Pontos Fracos

- Boa capacidade de comunicar e de vender os seus serviços;

- Vasta lista de contactos importantes nas mais diversas áreas;

- Competência; - Boas instalações.

- Escassez de recursos humanos; - Não possui presença significativa no mundo on-line.

Oportunidades Ameaças

- Uso de redes socias e sites para divulgação na internet;

- A comunicação está a ganhar cada vez mais força no mercado nacional.

- Crises económicas; - Forte Concorrência.

(25)

15

Na tabela anterior, tabela 1, está presente a análise SWOT referente à Primeira Imagem. Podemos observar que os pontos fortes estão em maioria. Para além das boas instalações da empresa, onde conseguimos ter acesso a todos os materiais necessários para pesquisas e equipamento para a elaboração de conteúdos comunicativos para os clientes, também é de realçar o facto de a Primeira Imagem ter uma longa lista de contactos nas mais diversas áreas, que para além de colaboradores externos da empresa, como já referi anteriormente, também podemos considerá-los vendedores indiretos dos serviços da Primeira Imagem.

Como já referia anteriormente, a falta de recursos humanos é um ponto extremamente negativo. Atualmente, a Primeira Imagem tem apenas um cliente fixo, no entanto existem alturas com maior número de trabalho para esse cliente, o que faz com que o Dr. Pedro tenha que trabalhar mais horas para conseguir responder às expectativas do cliente. Para além disto, ao longo do tempo vão surgindo sempre clientes procurando outros serviços da Primeira Imagem, o que agrava a situação.

Um outro ponto negativo é a pouca presença da Primeira Imagem on-line. Nos dias de hoje, é importantíssimo comunicar e saber como comunicar através de sites e das redes sociais. Penso que relativamente aos serviços da Primeira Imagem não é preocupante esta não estar no mundo das redes socais, como o Facebook, Instagram ou Twitter, mas é de facto essencial ter uma plataforma on-line, um site, dinâmico, acessível, cativante e constantemente atualizado. O que acontece é que, apesar da Primeira Imagem ter um

site, este não está atualizado, é demasiado formal e muito pouco cativante.

A comunicação está cada vez mais a ganhar importância no mundo empresarial. As empresas começam a ter consciência que é necessário ter uma estratégia de comunicação, não só externa, mas também interna, o que faz com que as agências de comunicação tenham cada vez mais impacto e procura.

Relativamente às ameaças, o país tem enfrentado uma grande crise económica que se arrasta há algum tempo e acaba por condicionar todos os negócios, em geral. Em relação à concorrência, os preços mais baixos podem influenciar os clientes de forma a terem menos gastos.

(26)

Capítulo II – O Estágio

(27)

17

1. Plano de estágio

O trabalho desenvolvido ao longo do estágio teve como objetivos pôr em prática todos os tópicos pertencentes ao plano de estágio (Anexo I), nomeadamente:

• Media Relation – Elaboração de press release e o envio dos mesmos para os órgãos de comunicação social.

• Base de Dados – Atualização e melhoramento da base de dados fundamental para os envios atrás referidos.

• Elaboração de propostas – Em função de pedidos recebidos na Primeira Imagem, deverão ser elaboradas propostas de ação de comunicação que se insiram nas competências da Primeira Imagem e correspondam às expectativas dos interessados.

• Crisis Managment – Contacto com a realidade desta atividade na busca de soluções mais adequadas para a resolução de crises. Participação em ações de formação para os habituais clientes da Primeira Imagem.

• Organização de Eventos – Preparação das atividades inseridas nas ações de assessoria da Primeira Imagem para os seus clientes.

Para além do plano de estágio estipulado e previsto, foram surgindo outras atividades não programadas, o que enriqueceu ainda mais a minha aprendizagem durante este período.

2. Cronogramas

Os cronogramas posteriormente apresentados referem-se aos três meses de estágio e às atividades que executei ao longo deste tempo. Para uma melhor compreensão, optei pela elaboração de três cronogramas, em que cada um representa um mês de estágio e as respetivas atividades.

(28)

18 Mês de setembro 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Apresentação/ Observação Press Release Propostas de Comunicação Boletim 9 ACVCA Mais Negócio

Legenda Atividades Desenvolvidas Fim-de-semana

Tabela 2: Cronograma de setembro Fonte: Elaboração própria

Na tabela acima estão representadas as atividades do mês de setembro, optei por a iniciar no dia 12 de setembro, pois foi o dia em que iniciei o estágio. Como se pode observar, o primeiro dia foi apenas dedicado à apresentação das instalações da empresa e o meu coordenador colocou-me a par, não só de todos os serviços que a Primeira Imagem presta, como também sobre o atual cliente e sobre os próximos trabalhos a desenvolver para potenciais clientes.

De uma forma geral, no cronograma deste mês, pode observar-se que elaborei duas propostas de comunicação, press release, mas dediquei-me sobretudo à redação do boletim 9 da ACVCA.

(29)

19

Tabela 3: Cronograma de outubro Fonte: Elaboração própria

No mês de outubro iniciei a atualização e o melhoramento da base de dados da Primeira Imagem, mas, para além disso, foi também neste mês que se iniciaram as primeiras comunicações sobre o evento da Adega “Mês do Vinho”.

Mês de outubro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Propostas de Comunicação Boletim 9 Base de Dados ACVCA Mês do Vinho Press Release

(30)

20

Tabela 4: Cronograma de novembro Fonte: Elaboração própria

O mês de novembro, como se pode observar, estive dois dias em formações de Media

Training com o meu coordenador, iniciaram-se os conteúdos para o boletim 10 da

ACVCA e a atividade que mais se destaca neste mês é a de melhoramento do site da Primeira Imagem. Foi também no mês de novembro que terminei a atualização da base de dados da Primeira Imagem, no entanto, é de referir que a base de dados tem de ser constantemente atualizada.

Tabela 5: Cronograma de dezembro Fonte: Elaboração própria

O último mês de estágio, dezembro, foi dedicado apenas ao site da Primeira Imagem e nos últimos dois dias participei na formação de Gestão de Crise para a Carris.

Mês de novembro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 ACVCA Formação Media Training Base de Dados Boletim 10 Mais Negócio Press Release Criação de site da PI

Legenda Atividades Desenvolvidas Fim de semana Folga e Feriado

Mês de

dezembro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Criação de site para a PI

Formação de Crisis

Management

Legenda

(31)

21

3. Atividades Desenvolvidas

De seguida, serão descritas todas as atividades realizadas durante o estágio curricular, fundamentais na minha preparação profissional como futura Relações Públicas e ainda a possibilidade na formação no âmbito de Assessoria de Imprensa.

3.1. Propostas de Comunicação

Durante os meus três meses de estágio tive a oportunidade de estruturar duas propostas de comunicação para duas entidades.

A primeira proposta, anexo II, foi realizada na primeira semana de estágio, de maneira que para a realização da mesma o meu coordenador mostrou-me alguns exemplos de propostas de comunicação anteriores para eu me familiarizar com as mesmas e seguir a estrutura estipulada na elaboração desta. Para além disso, esteve sempre disposto a ajudar-me e a tirar-me todas as dúvidas existenciais e, no final de elaborar a proposta de comunicação, foi ele quem a supervisionou. Antes de iniciar a proposta foi necessário realizar uma pesquisa sobre a organização em questão para conseguir elaborar uma proposta de comunicação direcionada aos objetivos da mesma.

A proposta de comunicação era destinada a uma organização não-governamental não lucrativa de França, a Global Editors Network (GEN).

Esta organização líder para editores-chefes e executivos de notícias de todo o mundo está comprometida com a inovação dos media e do jornalismo sustentável, capacitando editores-chefes e salas de redação através de uma variedade de programas projetados para inspirar, conectar e compartilhar. A GEN apoia e defende a liberdade de informação e a independência dos meios de comunicação.8

A GEN, desde 2011, organiza todos os anos o GEN Summit, que é um evento que tem o objetivo de trazer mudanças, introduzir novas ferramentas, publicar novos estudos, conhecer novos profissionais na área e contribuir para um jornalismo melhor. A GEN

(32)

22

Summit tornou-se a conferência líder da indústria para editores em chefe e inovadores de media que procuram implementar novas estratégias.9

No próximo ano 2018, será realizada a GEN Summit em Lisboa, de 30 de maio a 1 de junho. Esta organização contactou a Primeira Imagem para que lhe apresentássemos uma proposta de comunicação para lançar o evento nos media portugueses.

A segunda proposta de comunicação, anexo III, foi pedida pelo autor da revista ENOMIA. Esta é uma revista que ainda não foi lançada no mercado e, a proposta de comunicação pedida à Primeira Imagem vai ao encontro do lançamento da mesma. Para a elaboração desta proposta já estava mais preparada visto que já tinha redigido uma anteriormente. No entanto, o meu coordenador sempre se mostrou disponível para o que fosse necessário.

A revista ENOMIA está direcionada para a área vinícola, gastronómica e territorial de Portugal. Será uma revista lançada no mercado português, mas também no mercado internacional, desta forma a revista será publicada em inglês de forma a chegar a um maior número de leitores e promover Portugal além-fronteiras.

Nesta proposta, foram indicadas atividades para se promover a revista, como por exemplo, o evento de lançamento da mesma e a participação em programas de televisão e rádio, bem como a relação que a revista deve manter com os media.

3.2. Redação de Press Release

Durante o estágio, redigi cinco press releases. Apesar de já ter conhecimento sobre as regras de redação dos mesmos, notei algumas dificuldades ao início, não só porque uma nota de imprensa tem de fazer a diferença quando um jornalista a lê, mas também porque não estava muito familiarizada com os temas que tinha que escrever que eram sobre vinho. Foi necessário inicialmente fazer pesquisas mais aprofundadas sobre a Adega e sobre os vinhos que lá eram produzidos para conseguir redigir cada um dos

press release. A ajuda do meu coordenador foi essencial ao longo do tempo, pois para

(33)

23

além da pesquisa realizada por mim, foi ele quem me ajudou a perceber como funciona a Adega, como os vinhos são produzidos e sobre as novas iniciativas da mesma.

O primeiro press release (Figura 3, 4 e 5) a redigir foi sobre uma nova aposta da Adega em produzir vinho de talha com uvas de vinhas centenárias (Anexo IV). A minha primeira dúvida foi sobre o que seria vinho de talha. O processo comum de fazer vinho não me era totalmente desconhecido, no entanto, não era muita a informação que eu tinha sobre o mesmo, muito menos sobre o processo para o vinho de talha.

Como se observa nas figuras, os press release enviados da Adega continham sempre o

template da mesma e, no fim do documento, encontram-se também as informações base

da Adega.

Figura 4: Press Release Fonte: Elaboração Própria Figura 3: Press Release

Fonte: Elaboração Própria

Figura 5: Press Release Fonte: Elaboração Própria

(34)

24

O segundo press release redigido foi sobre o novo vinho da Adega, Vidigueira

Signature (Anexo V), disponível nas prateleiras dos hiper e supermercados do

Continente.

O terceiro press release foi sobre o Mês do Vinho (Anexo VI), o evento anual da Adega que é realizado durante um mês. Este press release foi escrito de maneira a informar sobre as atividades que iriam ser realizadas durante o evento.

O quarto press release foi sobre a nova iniciativa da Adega, a Casa das Talhas, anexo VII, que informa que a mesma está aberta ao público e é possível visitá-la e provar o vinho de talha acompanhado por petiscos típicos da região.

O quinto e último press release, anexo VIII, foi sobre o último fim de semana do Mês do Vinho. A Adega organizou para o dia 2 e 3 de dezembro uma Montaria. Este foi escrito de forma a que todos conhecessem o procedimento da Montaria e que seria uma atividade segura e controlada.

3.3. Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito

Anteriormente referi que o atual cliente da Primeira Imagem é a ACVCA, ou seja, ao longo dos meus três meses de estágio, os trabalhos realizados para a Adega, para além do boletim 9, do evento do Mês do Vinho e dos press release, foram alguns, nomeadamente:

• Orçamentos Agendas 2018

A Primeira Imagem sugeriu à ACVCA que neste Natal fossem oferecidas Agendas 2018 a todos os seus associados, de maneira a que estes se sintam valorizados e de forma a mostrar-lhes que são a parte mais importante que a Adega tem.

Depois de a proposta ser aceite e de a Adega nos ter dado as indicações sobre o tipo de agenda que procurava, comecei por fazer uma pesquisa e seleção de empresas que criavam agendas personalizadas, para depois as contactar a pedir orçamentos.

Das inúmeras empresas que pesquisei, contactei cinco e apenas três delas se mostraram interessadas em dar-me um orçamento. Após ter todos os orçamentos comigo,

(35)

25

organizei-os, como podem observar no anexo IX, e forneci-os ao diretor da Adega para que ele me escolhesse o mais adequado.

• Regulamento Concurso “À conquista de novos horizontes”

Numa viagem que aproxima a ACVCA e a sua vila, Vidigueira, a conquistas de outros tempos, à ligação com Vasco da Gama − o Conde da Vidigueira, esta pretende cumprir a promessa de descoberta e afirmação de uma região tão marcada pela cultura do vinho. Neste sentido, a Adega pretende homenagear Vasco da Gama, criando um vinho que destaque a viagem em descoberta da Índia, dando-lhe assim o nome de “1498”.

Posto isto, a Primeira Imagem sugeriu à Adega que fosse lançado um concurso aos estudantes de Design, em ensino superior de Portugal, para a criação de um rótulo e de uma embalagem devidamente adequado à mensagem que a Adega quer passar sobre este vinho.

Desta forma foi necessário criar um regulamento para o concurso, anexo X, onde explicasse o que é a Adega, o que ela pretende com este concurso e as regras do mesmo.

• Redação de respostas a uma entrevista

A Primeira Imagem tem como função disponibilizar todos os seus serviços à Adega, o que faz com que o Departamento de Comunicação e Marketing da mesma se torne mais completo com a parceria da Primeira Imagem.

Desta forma, sempre que a Adega se expõe publicamente, seja através de entrevistas em televisão, rádio ou jornais, a primeira Imagem disponibiliza todo o conteúdo que a Adega deve transmitir nas mesmas de acordo com aquilo que os jornalistas querem, mas principalmente sobre a imagem que a Adega quer transmitir em cada comunicação que faz.

A Adega foi solicitada pela revista Voz do Campo para dar uma entrevista. A Primeira Imagem preparou as respostas que deviam ser dadas pela a Adega em função das perguntas apresentadas pela revista.

(36)

26

• Atualização da base de dados

A Adega disponibiliza de uma base de dados, onde contém os contactos dos OCS da região alentejana, pois é lá que maior parte da sua comunicação é divulgada.

Logo no meu primeiro mês de estágio, fiz uma atualização dessa base de dados, pois é fundamental que seja constantemente atualizada para que o/a jornalista receba a nossa divulgação da Adega.

3.4. Boletim 9

O boletim da Adega é um dos trabalhos redigidos na Primeira Imagem e após a minha entada na empresa tive a oportunidade de o redigir.

O boletim apresenta apenas conteúdo sobre a ACVCA, é trimestral e é gratuito. O objetivo deste boletim é manter, não só, mas principalmente os sócios da Adega informados.

No mês de setembro foram redigidos os conteúdos para o do boletim 9 (Anexo XI), sobre os meses de julho, agosto e setembro.

Apesar do meu estágio só ter iniciado no dia 12 de setembro, ainda tive oportunidade de redigir alguns conteúdos. Para isso foi necessário a ajuda constante da diretora de comunicação e marketing da Adega para me fornecer todos os dados necessários sobre as notícias que redigi e também a ajuda do meu coordenador que logo ao início me alertou para a estrutura do boletim.

3.5. Mês do Vinho

O evento é considerado um acontecimento que cause impacto e seja razão de notícia. Este tem ainda de ter uma data de realização, bem como hora de início e fim e um local (Pedro et al., 2005: 13).

Qualquer evento, seja ele de pequena ou grande dimensão (apesar de haver diferenças não só económicas, mas também de impacto), deve ser planeado e delineado atempadamente. Segundo o autor Filipe Pedro “o planeamento consiste em estabelecer o

(37)

27

caminho que a organização quer percorrer no futuro, através de estratégias e táticas” (Pedro et al., 2005: 37).

O Mês do Vinho é o evento anual que a ACVCA realiza nas próprias instalações, não só para promover os seus produtos, mas também para transmitir ao seu público esta arte de fazer/beber vinho, principalmente para o público mais jovem.

Para a concretização deste evento foi necessário a Primeira Imagem dar todo o apoio à Adega, começando por se reunir com a Diretora de Comunicação e Marketing para se delinearem os objetivos e definir as tarefas destinadas à Primeira Imagem.

Após o evento estar totalmente organizado e estruturado, eu iniciei a redação de um

press release sobre o Mês do Vinho, como referido anteriormente, informando sobre

todas as atividades do mesmo, de forma a cativar as pessoas a dirigirem-se à Adega. Também escrevi uma carta, anexo XII, destinada ao Presidente do Turismo do Alentejo e os Embaixadores do Alentejo a convidá-los para a participação deste evento, de forma a transparecer a especial atenção da Adega em ter a presença dos mesmo no Mês do Vinho.

3.6. Formação Media Training e de Crisis Management

A UNIMAGEM, uma empresa consultoria de comunicação e imagem, contratou a Primeira Imagem para fornecer os seus serviços a nível de formação de Media Traning e de Crisis Management para um dos seus clientes, a Carris, mais propriamente para o conselho de administração da Carris.

Desta forma, cada tema foi organizado em duas sessões, a primeira uma sessão teórica e a segunda uma formação prática. O objetivo é preparar o conselho de administração da Carris para eventuais contactos com os OCS ou possíveis crises. Uma empresa como a Carris, prestigiada e que serve os seus serviços a muitos dos lisboetas, deve estar preparada para qualquer situação e a verdade é que muitos dos administradores não estão de todo ligados à área da comunicação.

Eu tive a oportunidade de participar nestas sessões, o que melhorou os meus conhecimentos sobre estas áreas que são bastante importantes na minha área.

(38)

28

De uma forma geral, a formação teve um ótimo feedback, apesar de ser necessário muito treino para que numa entrevista escrita ou oral, para a televisão, rádio ou jornal, a pessoa a ser entrevistada esteja com a postura mais correta e que a mensagem que a organização quer passar prevaleça.

3.7. Mais Negócio

O papel da Primeira Imagem nestes almoços é igual a todos os outros associados deste grupo, é o meu coordenador que representa a empresa, comparece todas as semanas à hora de almoço no local indicado para o almoço/reunião e, apresenta a Primeira Imagem (os seus serviços, casos de sucesso, clientes que procura) perante os outros associados e convidados.

O objetivo destes almoços organizados como se de uma reunião se tratasse é principalmente de alargar a lista de contactos de cada um dos participantes, mas sobretudo arranjar clientes que necessitem dos nossos serviços.

Eu tive a oportunidade de participar quatro vezes nestes almoços. As duas primeiras vezes que estive presente, acompanhei o Dr. Pedro de forma a conhecer os membros do grupo, mas também de aprender a vender a Primeira Imagem. Nos outros dois almoços, fui eu quem representou a Primeira Imagem, porque o meu coordenador não tinha possibilidade de comparecer.

Posso dizer que estas duas últimas intervenções nos almoços ajudaram a tornar-me mais confiante a falar em público. Hoje em dia é necessário saber vender o que fazemos, não só através das redes sociais e do website, mas principalmente cara-a-cara. O primeiro impacto com que o outro fica sobre nós e sobre aquilo que dizemos é fundamental para conseguirmos cativar um maior número de possíveis clientes.

3.8. Primeira Imagem – Melhoramento do site

A Primeira Imagem no mercado virtual tem a vantagem de divulgar os seus serviços para todo o país/mundo, no entanto, as barreiras de entrada neste mundo são bastante baixas. A quantidade de concorrentes na internet é abismal, o que vai confundir o consumidor e acaba por prejudicar a venda de serviços da empresa. É necessário gerar

(39)

29

credibilidade no consumidor como condição decisiva para que se consiga ter secesso e lucro (Adolpho, 2012:263).

Antes de ser criado um site, é necessário definir: qual a missão do site, quem são os concorrentes, qual é o público-alvo, o que ele quer. Estas informações são cruciais para que o site tenha o secesso desejado (Adolpho, 2012: 261).

A Primeira Imagem, como já referi anteriormente, encontra-se no mundo virtual através de um site, no entanto não é um site muito atrativo e dinâmico, o que não coincide com os serviços e com a imagem da Primeira Imagem.

Sendo a Primeira Imagem uma empresa de consultoria de comunicação e relações públicas, deve transmitir isso mesmo através do site, não só por palavras, mas também através do design do mesmo.

Como podemos observar nas figuras 6, 7, 8, 9 e 10, o site encontra-se com a informação quase necessária para dar a conhecer a potenciais clientes os serviços prestados pela mesma, mas, no meu ponto de vista, um potencial cliente ao entrar no site, acaba por ficar com uma primeira impressão um pouco negativa sobre a empresa, ou seja, acaba por perder o interesse muito rapidamente, o que vai fazer com que passe pouco tempo no site e não conheça verdadeiramente a Primeira Imagem. Segundo Adolpho (2012), quanto mais tempo o consumidor passar no site melhor, por vários motivos: lembrança da marca, relacionamento com a marca, maior possibilidade de contratação de serviços, ou seja, tem mais contacto com argumentos que o convenceriam a contratar a empresa e uma maior probabilidade de ele o divulgar a amigos, etc.

A Figura 6 retrata a página Home do site. Esta está dividida em quatro páginas: Serviços, Quem Somos, Clientes e Contactos

Figura 6: Página Home

(40)

30

A página dos serviços (Figura 7), refere todos os serviços prestados pela Primeira Imagem. No entanto, penso que estão referidos de uma forma excessiva e para quem lê, torna-se cansativo.

Na página dos Clientes, figura 8, os mesmos estão representados através dos logótipos, no entanto, encontra-se aqui também os casos que a Primeira Imagem tratou sobre cada um dos seus clientes.

Figura 7: Página Serviços

Fonte: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

Figura 8: Página Clientes

(41)

31

A página Quem Somos (Figura 9), é a página que se encontra mais desatualizada sobre a empresa, porque a mesma já não tem os trabalhadores que aqui estão referidos.

Por último, temos a página Contactos, figura 10. Esta página contém todas as informações necessárias para quem necessite de contactar a Primeira Imagem.

Foi perante o meu desagrado pelo site que tomei a iniciativa de propor ao meu coordenador o melhoramento e atualização do mesmo. Tornar o site mais vivo, através de cores e de uma organização diferente da informação da Primeira Imagem, era o meu objetivo.

Figura 9: Página Quem Somos Fonte: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

Figura 10: Página Contactos Fonte: http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

(42)

32

No entanto, para ser criado um site são necessários vários profissionais de diversas áreas para que este seja bem-sucedido. Apesar de eu não ter todos os conhecimentos necessários para a criação do mesmo, ao longo da minha formação no curso de Comunicação e Relações Públicas, fui obtendo alguns conhecimentos base para a criação do mesmo e desta forma criei um novo site num programa on-line:

www.wix.com.

Este programa on-line permite a qualquer um a criação de sites grátis, em que é apenas necessário a criação de uma conta. O programa conta com templates grátis e com ferramentas necessárias para a organização do site. No entanto, para a criação do site da Primeira Imagem optei por criar um site de raiz de forma a fazer o mesmo da maneira que o idealizei.

Inicialmente, o meu objetivo foi criar um site que transmitisse mais vida que o atual. As cores relacionadas com a Primeira imagem são o amarelo e o azul e decidi, para além de utilizar as cores neutras, branco e preto, também utilizar essas cores.

Como se observa nas imagens seguintes, o site está organizado apenas numa página. O utilizador do site encontra no início o menu, com as secções Home, Sobre Nós, Serviços, Clientes e Contactos. Ao selecionar cada uma das secções, automaticamente o

site leva-o lá ou então pode simplesmente ver a página seguida.

Ao abrir o site, o utilizador encontra o que está exposto na figura 11. Tal como referi anteriormente sobre as cores relacionadas com a Primeira Imagem, aqui utilizei o amarelo como fundo, para colocar três dos valores da Primeira Imagem (responsabilidade, inovação e profissionalismo).

Figura 11: Página Home Fonte: Elaboração Própria

(43)

33

Posteriormente, encontramos a secção Sobre Nós (Figura 12), em que do lado esquerdo se encontra o logótipo da Primeira Imagem e do lado direito informação sobre a mesma. Na informação sobre a empresa optei por colocar a mesma do site anterior, uma vez que a achei muito esclarecedora. Aqui optei por utilizar fundo azul, outra cor relacionada com a Primeira imagem.

Ainda em Sobre Nós (Figura 13), coloquei uma citação do meu coordenador, CEO da Primeira Imagem, de forma a transmitir confiança e proximidade com os potenciais clientes.

Figura 12: Página Sobre nós Fonte: Elaboração Própria

Figura 13: Página Sobre nós Fonte: Elaboração Própria

(44)

34

Na figura 14 e 15, encontra-se a secção Serviços, organizados por uma espécie de tabela. Em cada serviço expliquei de uma forma simples, mas direta, o que a Primeira Imagem fazia, de forma a que o utilizador perceba o trabalho da mesma.

Figura 14: Página Serviços Fonte: Elaboração Própria

Figura 15: Página Serviços Fonte: Elaboração Própria

(45)

35

Relativamente à área dos Clientes, (Figura 16), que já passaram pela Primeira Imagem. Organizados de uma forma simples, apenas indicados pelos logótipos. No site atual da Primeira Imagem, os clientes, para além de estarem identificados pelos logótipos, também se encontram com os serviços que a Primeira Imagem lhes prestou, no entanto, não achei relevante essa informação estar disponível no site.

Por fim, temos a secção dos Contactos (Figura 17), onde se encontra disponível a morada, o e-mail, o número de telefone e fax da Primeira Imagem. Achei que seria útil existir uma caixa em que possíveis clientes conseguissem contactar de imediato com a empresa, seja para pedir mais informação ou para contratar serviços da mesma.

Na minha opinião, este site encontra-se com a informação organizada de uma forma muito mais simples e com maior contacto com quem o visita. Para além disso, é um site muito mais vivo e penso que cria logo um impacto mais positivo.

Figura 16: Página clientes Fonte: Elaboração Própria

Figura 17: Página Contactos Fonte: Elaboração Própria

(46)

36

Reflexão Final

Após a realização dos três meses de estágio curricular na empresa Primeira Imagem, deparo-me com uma sensação de dever cumprido. Foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para o meu crescimento profissional, mas também pessoal.

O medo de não estar à altura de desenvolver um trabalho positivo ao longo dos meses de estágio, era um receio inicial, sentia-me insegura e tímida, no entanto superei da melhor forma, demonstrando a minha disponibilidade, interesse, conhecimento, persistência e dedicação, desejando fazer e aprender sempre mais e melhor.

As minhas dificuldades ao longo do estágio foram essencialmente mais notáveis na fase inicial, uma vez que a área em que a Primeira Imagem se encontrava a trabalhar neste período, a área vitivinícola, não era de todo uma área na qual eu me sentisse totalmente à vontade. O meu estágio baseou-se na elaboração de trabalhos elaborados para a ACVCA, o que fez com que eu me tivesse que dedicar bastante à aquisição de informação e conhecimento de temas específicos desta área.

A participação no grupo de networking de Lisboa não estava programada no plano de estágio, aliás, admito que nem se quer conhecia este tipo de reuniões. No entanto, é de referir que foi um agradável desafio para mim e que me superei a mim mesma. Falar para um enorme grupo de pessoas, formal e profissionalmente, era algo para o qual não me sentia preparada, porém consegui superar as expectativas depositadas em mim. É de sublinhar que um profissional de Relações Públicas deve estar a par das mais diversas áreas para se tornar um profissional mais completo. A verdade é que, para além dos conhecimentos base que o curso nos proporciona, é necessário investirmos numa formação mais pessoal e cultural, principalmente nesta área empresarial das Relações Públicas.

Relativamente ao estágio curricular, penso que deveria ser possível realizá-lo durante mais tempo e, eventualmente, ter um primeiro estágio no final do segundo ano do curso. É uma oportunidade que nos proporciona conhecer melhor o mundo real do mercado de trabalho e, para além disso, permite-nos adquirir conhecimentos mais reais. A licenciatura no curso de Comunicação e Relações Públicas conta com um vasto número

(47)

37

de saídas profissionais e só experimentando e vivenciando é que é possível tomar uma atitude válida relativamente ao nosso futuro.

Concluo que o trabalho elaborado por mim, neste período de três meses, foi sempre em prol da minha formação profissional, mas também para o melhoramento da Primeira Imagem. Esta é uma empresa com muito prestígio, que tenta sempre estar atualizada, e podemos ver isso pela sua presença num grupo de networking. Contudo, na minha opinião, o mundo virtual não é um mundo em que a Primeira Imagem se encontra presente e atualizada. Foi, nesse sentido, que propus o melhoramento e atualização do

(48)

38

Bibliografia

ADOLPHO, C. (2012). Os 8PS do Marketing Digital. Alfragide: Texto Editores.

ANDRADE, C. (2003). Curso de Relações Públicas: Relação com os diferentes

públicos. (6ª edição). São Paulo: Pioneira Thomson.

BÉON, P. (1992). Como desenvolver comunicação na empresa. Publicações Europa – América.

CAETANO, J. et al. (2007). Gestão e Planeamento de Comunicação. Quimera.

DEVESA, L. (2016). A importância da Comunicação no Contexto Organizacional. Dissertação de mestrado em Ciência Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal.

HUMPHREY, A. (1970). SWOT Leadership Development. Results focused leadership

thinking and practice from around the Globe. USA: Stanford Research

Institute.

LINDON, D. et al. (2004), Mercator XXI: Teoria e prática do Marketing (10ª edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

PEDRO, F. et al. (2005). Gestão de eventos. Lisboa: Quimera

TEIXEIRA, S. (2005). Gestão das Organizações (2ª edição). Madrid: McGraw- Hill Interamericana de España S.A.U.

(49)

39

Webgrafia

Página Web da Primeira Imagem. Consultada a 07/10/2017, em

http://www.primeiraimagem.pt/pt/home/

Página Web da Mais Negócio. Consultado a 07/10/2017, em http://www.mnegocio.pt/

Página Web da GEN. Consultada a 28/10/2017, em

https://www.globaleditorsnetwork.org

Página Web da ACVCA. Consultada a 28/10/2017, em

http://www.adegavidigueira.com.pt/Home Página Web. Consultado a 07/12/2017, em

http://www.ie.ufrj.br/intranet/ie/userintranet/hpp/arquivos/221120160310_Anliseestratg ica.pdf

(50)
(51)

Lista de Anexos

Anexo I – Plano de Estágio

Anexo II – Proposta de Comunicação GEN

Anexo III – Proposta de comunicação revista ENOMIA

Anexo IV – Press Release “Um novo Vinho de Talha de uvas de vinhas centenárias” Anexo V – Press Release “Branco Vidigueira Signature é nova aposta da Cooperativa” Anexo VI – Press Release “A quarta edição do Mês do Vinho na ACVCA começa em novembro”

Anexo VII – Press Release “Provar Vinho de Talha em plena Casa das Talhas”

Anexo VIII – Press Release “Adega de Vidigueira patrocina evento que eleva tradição de caça”

Anexo IX – Orçamento agendas 2018

Anexo X – Regulamento do Concurso “À conquista de novos horizontes” Anexo XI – Boletim 9

Anexo XII – Carta ao Presidente do Turismo do Alentejo e ao Embaixadores do Alentejo

(52)
(53)
(54)
(55)

COMMUNICATION

ACTIVITIES

(MEDIA

RELATIONS

AND

PRESS

RELEASES)

(56)

1

The content of this proposal is intelectual property of Primeira Imagem – Consultores de Comunicação, and is protected by Law 63/85, 14th March – Code of Copyright. The distribution, transcription, reproduction modification or edition coming from any electronic link to any storage system or recovery of information is not allowed, without previous written authorization from Primeira Imagem, Lda.

The proposal is a piece with intellectual value and commercial secret, containing substantial creative effort, information, ideas and confidential expressions, of restricted circulated to the Global Editors Network (GEN).

INDEX

1. OVERVIEW ... 2 2. OBJECTIVES ... 2 3. FIELD OF ACTION ... 3 A) MEDIA RELATIONS ... 4 4. METHODOLOGY ... 5 5. BUDJET ... 6

6. OTHER ACTIVITES/SERVICES ... 6

Referências

Documentos relacionados

Felipe Sabino de Araújo Neto

Nas Figuras de 3.2 a 3.6 sao apresentadas as correntes no dominio do tempo e seus respec- tivos coeficientes wavelet de detalhe para alguns tipos de registros.. Falta monofasica na

Em vista disso, o objetivo deste estudo foi obter as estimativas de m+a e d, e a depressão por endogamia para as características produtividade de grãos e altura de plantas,

Análise da consideração de impactos cumulativos nos documentos de licenciamento ambiental de projetos do setor sucroenergético paulista Com a finalização da etapa anterior,

Foram avaliados 08 olhos de cães através do Teste Lacrimal de Schirmer, Prova de Fluoresceína, Teste de Rosa de Bengala e demais alterações do globo ocular como blefarospasmo,

Figura 5.30: Detecção por tipo de ataque para classicador SVM aplicado a alertas da base DARPA utilizando-se três semanas de dados para treinamento e duas para testes, com

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS O histórico de degradação ambiental ocorrido no país e o surgimento de uma legislação com a temática relacionada ao meio ambiente possibilitou um menor

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo