• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – O impacto federativo na cidade de Franca-SP: uma amostragem 146

5.1.2 Primeiras impressões 147

Ao chegarmos em Franca, para levar a cabo nossa pesquisa de campo, fomos recebidos por um representante da USE local, Adolfo de Mendonça Junior, ex-presidente da USE-Franca, que se mostrou profundo conhecedor do Movimento Espírita paulista e local, sendo muito atuante. Levados para um city-tour, logo de saída ficamos surpresos com a forte presença institucional espírita na cidade. A todo momento nos deparávamos com um prédio ou uma rua que nos remetia aos espíritas. Partindo da praça central, pela Rua Major Claudiano, logo nos deparamos com o Instituto de Divulgação Espírita de Franca (IDEFRAN), ponto focal do Movimento Espírita da cidade. Conta com ampla e moderna livraria e é a central de comando da liderança do Movimento Espírita, inclusive da USE-Franca. À frente, esta rua muda de nome, passando a se chamar Rua José Marques Garcia, nome daquele que é considerado o pai do Espiritismo local. Nela, conhecemos nada menos que quatro importantes prédios das principais fundações espíritas da cidade: Unidade-I de ensino da Fundação Educandário Pestalozzi situada no número 197; Teatro e Centro de Estudos Agenor Santiago da Fundação Judas Iscariotes, situados no número 395; e o prédio que abriga o Hospital psiquiátrico e área editorial da Fundação Allan Kardec, situada no número 675.

Os prédios das instituições espíritas, tanto as fundações quanto os centros espíritas, têm aparência de que são muito bem cuidados.

(Fundação Allan Kardec – Hospital – foto: Jeferson Betarello – janeiro de 2009)

(Fundação Allan Kardec – Hospital - salão destinado a palestras espíritas públicas foto: Jeferson Betarello – janeiro de 2009)

No mesmo prédio, que faz frente para a Rua José Marques Garcia, também fica a área editorial da Fundação com sua livraria, responsável pelo jornal A Nova Era, o que nos dá a idéia do porte das instituições espíritas francanas e do legado de José Marques Garcia.

(Fundação Allan Kardec – Editora - foto: Jeferson Betarello – janeiro de 2009)

Para se ter uma idéia do tamanho da área desta fundação, que tem 80.000 m2 dentro da cidade de Franca, tivemos que nos valer de uma foto aérea fixada na livraria da editora que fica no mesmo prédio do Hospital. A área desta propriedade da Fundação Allan Kardec está demarcada em amarelo na foto abaixo que data de 2003:

(foto com vista aérea da Fundação Allan Kardec - foto: Jeferson Betarello – janeiro de 2009)

Ainda na Fundação Allan Kardec, duas coisas nos chamaram a atenção, além da excelente estrutura predial: a primeira, uma sala de arquivo com todas as edições do jornal

A Nova Era, que está disponível para pesquisadores; e a segunda é a explicita ação espírita no Hospital que tem um centro espírita dentro dele, onde pacientes e seus familiares podem, se assim desejarem, participar de atividades públicas sobre Espiritismo.

(Fundação Allan Kardec – arquivo do jornal A Nova Era - foto: Jeferson Betarello – janeiro de 2009)

(Fundação Allan Kardec – Centro Espírita José Marques Garcia, dentro do Hospital – onde aparece o historiador espírita Adolfo de Mendonça Junior - foto: Jeferson Betarello – 2009)

(Fundação Educandário Pestalozzi - vista parcial da Unidade-I de ensino foto: Jeferson Betarello – janeiro de 2009)

Na ocasião em que visitamos a escola central da Fundação Educandário Pestalozzi, era época de férias escolares e, apesar de o prédio aparentar excelentes condições físicas, estavam ocorrendo reformas e inclusive a troca de todo o telhado, o que nos deu a impressão de que se trata de solida instituição em termos financeiros. Citamos este fato, pois, em nossos contatos com o meio espírita, o comum é percebermos uma carência de recursos financeiros, ao contrário do que vimos em Franca, não só nas Fundações como em vários centros espíritas. Ao fazermos esta colocação para o representante da USE local, ele nos disse que os espíritas de Franca têm a fama de construtores de centros, e, quando ocorre reforma ou ampliação em um deles, há um estímulo para que outros também executem reformas em seus prédios. Um local inusitado, que corrobora esta informação, é o Centro de Estudos Agenor Santiago, um prédio recentemente reformado, em excelentes condições estruturais, que pertence à Fundação Espírita Judas Iscariotes; destina-se a abrigar os trabalhos dos grupos espíritas que não possuem sede própria, além de ofertar cursos profissionalizantes, como costura e informática. Nesse local, verificamos a existência, concomitante, de alguns grupos espíritas, que se distribuem em diferentes horários e atividades ao longo da semana, caracterizando uma ação que, pelo

compartilhamento do espaço, pode se estender a outros contatos e atividades conjuntas, congregando os novos grupos. Esta construção abrigou por muito tempo o primeiro albergue noturno de Franca, situa-se ao lado de um antigo prédio da fundação, que chegou a ser o único teatro da cidade, portanto, com valor histórico tanto para os espíritas quanto para a cidade. O prédio está localizado na mesma rua das grandes fundações, que tem o nome do pai do Espiritismo na cidade – Rua José Marques Garcia. Na foto abaixo podemos observar a posição e condições do Centro de Estudos e do teatro (ao fundo). Além de totalmente restaurado, o Centro de Estudos Agenor Santiago possui excelentes instalações, constituindo-se de cinco amplas salas, aparelhadas tanto para estudos como para reuniões, tendo também um excelente auditório para palestras, com 180 lugares.

(Centro de Estudos Agenor Santiago da Fundação Espírita Judas Iscariotes - vista parcial foto: Jeferson Betarello)

Tivemos a oportunidade de encontrar um militante espírita na USE-Franca, que aposentou-se como contador de uma das fundações. Ele nos informou que a fundação na qual trabalhou é solidamente instituída em termos financeiros. Perguntamos quais seriam as fontes de renda da instituição, já que, pela nossa experiência, o Movimento Espírita geralmente depende de recursos sazonais. Ele nos respondeu que a fundação possui muitos imóveis na cidade, vivendo da renda destes imóveis além de subsídios estatais inerentes às suas atividades.

Visitamos, além das fundações que tanto nos impressionaram dada a sua materialização no contexto da cidade, dois centros espíritas na região central que estão fortemente ligados ao Movimento Espírita Francano.

O Centro Espírita Esperança e Fé, primeiro centro espírita da cidade, fundado por José Marques Garcia, em 1904, e considerado a casa mãe do Espiritismo em Franca, por onde passaram muitos dos líderes espíritas da cidade, está em pleno funcionamento, mantendo atividades - pela manhã, tarde e noite - ao longo de todos os dias da semana.

(CE Esperança e Fé - Vista lateral – primeiro centro espírita de Franca - foto: Jeferson Betarello)

(CE Esperança e Fé – vista parcial do quadro de atividades que cobre toda a semana foto: Jeferson Betarello)

O segundo centro visitado foi o Grupo Espírita Luz e Amor, onde militam alguns dos diretores da USE-Franca. Consideramos que estes dois centros são historicamente e politicamente muito relevantes para nossa pesquisa, pois pudemos neles constatar a ligação historicamente construída no Movimento Espírita local. Verificamos neste grupo a presença de um modelo ideal de centro espírita nos moldes federativos, assim como no primeiro. Entretanto, o Grupo Espírita Luz e Amor integra-se fortemente à modernidade. Nele encontramos as atividades de atendimento informatizadas por um software que foi desenvolvido em parceria com uma empresa de informática local, e está em vias de ser disponibilizado, sem custos, para o Movimento Espírita em geral. Também encontramos uma sala com conexão por satélite, destinada à audiência de programas de rádio e televisão da Fundação André Luiz da capital, produzidos e veiculados respectivamente pela Rede Boa Nova de Rádio e TV Mundo Maior.

(Grupo Espírita Luz e Amor – auditório - foto: Jeferson Betarello – janeiro de 2009)

(Grupo Espírita Luz e Amor - sala com acesso por satélite para audiência de radio e TV espíritas foto: Jeferson Betarello – janeiro de 2009)

Documentos relacionados