• Nenhum resultado encontrado

Primeiro Artigo Tecnologias educacionais na promoção à saúde do

A revisão integrativa tem como característica gerar dados atualizados acerca de determinada temática pela identificação, síntese e análise de outros estudos independentes, fundamentando-se no conhecimento científico. Permite a geração de conhecimentos novos por profissionais de diversas áreas, bem como mostra lacunas e sugere pautas para pesquisas futuras83.

Para a construção da revisão integrativa, foram seguidas seis etapas: identificação do tema, elaboração da questão de pesquisa, estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão de artigos, definição de informações a serem extraídas dos estudos selecionados, análise e interpretações dos achados, buscando semelhanças e diferenças para reunir dados sobre o tema investigado, discussão e apresentação dos resultados, pela síntese do conhecimento83,84.

3.1.1 1ª etapa: Identificação do problema ou delimitação da pergunta condutora do estudo

A pergunta condutora do estudo foi: “Quais as produções científicas sobre tecnologias educacionais para promoção à saúde do adolescente na escola?”.

3.1.2 2ª Etapa: Amostragem ou busca na literatura

Para a busca dos estudos, estabeleceram-se critérios de inclusão e exclusão relacionados com a pergunta de pesquisa definida.

3.1.2.1 Critérios de inclusão

 Publicações em Português, Inglês e Espanhol.  Estudos publicados entre os anos 2003 e 2012.

 Publicações que respondessem à pergunta norteadora. 3.1.2.2 Critérios de Exclusão

 Monografias, teses, dissertações.  Artigos de revisão narrativa.  Editoriais, resumos de pesquisas.

 Artigos que se relacionavam especificamente as crianças.  Resumos de pesquisas.

Os estudos indexados foram identificados no vocabulário estruturado e trilíngue dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), por meio dos descritores “Tecnologia educacional”, “Promoção da saúde”, “Adolescente” e “Escola” e suas respectivas traduções padronizadas no Medical Subject Heading (MESH): “Educational Technology”, “Health Promotion”, “Adolescent” e “School”.

A busca das publicações ocorreu por dois pesquisadores entre os meses de setembro e outubro de 2012. Durante a seleção dos artigos foram utilizados as seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis System Online (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino- Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de dados em Enfermagem (BDENF).

Primeiramente, os descritores foram pesquisados individualmente; depois, foram feitos os cruzamentos aos pares, utilizando o operador booleano and e o descritor tecnologia educacional, em seguida foi realizada a integração dos três primeiros descritores e, por fim, os quatros descritores foram cruzados ( Tabela 1)

Tabela 1 - Artigos de acordo com os descritores, seus cruzamentos e Base de dados. Recife/PE, 2012. Continua

Descritores MEDLINE CINAHL LILACS BDENF Total

Tecnologia educacional e promoção da saúde 12 9 20 5 46 Tecnologia educacional e Adolescente 89 3 21 2 115 Tecnologia educacional e Escola 15 1 30 7 53 Tecnologia Educacional e Promoção da saúde e Adolescente 4 1 3 1 9

Conclusão

Em alguns cruzamentos, foram encontradas pelos pesquisadores as mesmas publicações em mais de uma base de dados. Nesses casos, foi considerada a seguinte ordem hierárquica: MEDLINE, CINAHL, LILACS e BDENF.

Para identificar quais as publicações que iriam compor a revisão integrativa dentre as 251 publicações, foram seguidos os seguintes passos:

1. Primeiramente, foram lidos os títulos um a um. Desses, foram selecionados para leitura dos resumos 251 estudos, pois apresentaram algum descritor e/ou palavras que remetessem ao objeto da revisão;

2. Dos 251 resumos lidos, apenas 33 tinham correlação com o objetivo da revisão integrativa e, por isso, foram selecionados para se proceder a leitura do texto na íntegra.

3. Dos 33 estudos lidos integralmente, 27 foram excluídos por não responder à questão norteadora e nem atender aos critérios de inclusão. Assim, ao final da pesquisa foram incluídas seis publicações, sendo três encontradas na MEDLINE e três na LILACS.

Tabela 2 - Descrição das etapas para seleção do corpus da pesquisa. Recife/PE, 2012.

Descritores MEDLINE CINAHL LILACS BDENF Total

Tecnologia educacional e Promoção da saúde e Escola

1 2 2 1 6 Tecnologia Educacional e Adolescente e Escola 2 2 7 7 18 Tecnologia Educacional e Promoção da saúde e Adolescente e Escola Total 0 123 1 19 2 85 1 24 12 251

Quantificação MEDLINE CINAHL LILACS BDENF Total

Cruzamento dos Descritores 123 19 85 24 251

Exclusão pelos títulos e resumos 105 13 72 20 220

Excluídos por Repetição na Base de dados

1 2 4 1 8

Artigos lidos na íntegra Total Incluído 17 3 4 0 9 3 3 0 33 6

3.1.3 3ª Etapa: Categorização dos estudos ou coleta de dados

Para sumarizar e documentar os dados extraídos dos artigos foi utilizado um instrumento adaptado ao Modelo de Ursi84, que possibilitou a síntese dos artigos salvaguardando suas diferenças. O instrumento contempla: título, ano, autor, objetivos, metodologias e resultados (ANEXO C).

Para facilitar a compreensão e a análise, os resultados foram agrupados em duas categorias, de acordo com a proximidade temática:

Categoria 1 - Tecnologias educacionais que promovem a saúde do adolescente; Categoria 2 - Protagonismo juvenil na escola: transformando a realidade educacional;

3.1.4 4ª Etapa: Análise dos dados

A qualidade dos artigos selecionados foi avaliada por meio do instrumento adaptado ao Critical Apppraisal Skills Programme (CASP)85 – Programa de habilidades em leitura crítica, composto por 10 questões referentes a clareza dos objetivos, coerência da metodologia aplicada, critério para seleção da amostra, abordagem ética da pesquisa, análise criteriosa dos dados e exposição dos resultados (ANEXO D).

Em seguida, os artigos selecionados foram qualificados quanto ao nível de evidência baseada no tipo de estudo e metodologia empregada. A qualidade das evidências é classificada em seis níveis84:

 Nível 1: metanálise de múltiplos estudos controlados;  Nível 2: estudo individual com delineamento experimental;

 Nível 3: estudo com delineamento quase-experimental, como estudo sem randomização com grupo único pré e pós-teste, séries temporais ou caso- controle;

 Nível 4: estudo com delineamento não-experimental, como pesquisa descritiva correlacional e qualitativa ou estudos de caso;

 Nível 5: relatório de casos ou dado obtido de forma sistemática, de qualidade verificável ou dados de avaliação de programas;

 Nível 6: opinião de autoridades respeitáveis baseada na competência clínica ou opinião de comitês de especialistas, incluindo interpretações de informações não baseadas em pesquisas.

3.1.5 5ª Etapa: Discussão e análise dos achados

Após análise dos artigos, procedeu-se a discussão dos dados com outros achados da literatura, evidenciando que as ações de educação e Promoção à saúde são estratégias consideradas favoráveis, pois permitem estimular o debate sobre temas de interesse dos adolescentes.

3.1.6 6ª Etapa: Apresentação da Revisão Integrativa

A revisão integrativa está apresentada como artigo científico, em análise pela Revista Gaúcha de Enfermagem, cujas normas encontram-se em anexo (ANEXO A).

Documentos relacionados