• Nenhum resultado encontrado

O princípio do duplo grau de jurisdição prevê que, em regra, as causas julgadas em

No documento Introdução à Teoria Geral Do Processo (páginas 53-58)

1ª instância ou 1º grau estão sujeitas à revisão, através dos recursos previstos em lei, que serão direcionados à 2ª instância, ou seja, aos tribunais.

Assim, através de uma nova análise, por outro órgão jurisdicional, há a possibilidade de correção das decisões proferidas de forma equivocada.

Porém, há alguns casos em que esse princípio não será aplicado como, por exemplo, nas causas que deverão ser processadas e julgadas originariamente pelo Supremo Tribunal Federal, previstas no artigo 102 da CF/1988.

Dentre elas, podemos citar: as ações diretas de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e as infrações penais comuns cometidas pelo Presidente da República.

Portanto, podemos dizer que a razão desse princípio é submeter a decisão monocrática, proferida por uma única pessoa, a um órgão colegiado e mais experiente, ocorrendo, assim, um controle interno da atividade jurisdicional.

O artigo 5º, inciso LIV da CF/1988, prevê que “ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”. Ele revela o princípio do devido processo legal, que determina que deverá ser observada a lei na tramitação de todos os processos.

Fonte: Disponível em: <http://antonioriccitelli.com.br/>. Acesso em: 30 maio 2015.

Fonte: Disponível em: <https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/en/wiki-category/documentation>. Acesso em: 30 maio 2015.

Figura 1.26 | Princípio do devido processo legal

Exemplificando

Um juiz, ao sentenciar um processo, deixou de fundamentar devidamente a sentença. Isso caracteriza uma violação a esse princípio, já que a legislação não foi respeitada (artigo 93, inciso IX da CF/1988).

Você se lembra da situação da realidade que lhe foi apresentada no início deste livro didático?

Agora, você já está apto a definir qual princípio processual prioritariamente será aplicado ao referido caso concreto. Qual você acha que será?

Após estudar os princípios fundamentais do processo, você deve ter concluído que todos aparecerão, mas, sobretudo, o princípio do contraditório, na medida em que a ação será contestada pelo réu, suposto invasor “C”, que terá a oportunidade de rebater as alegações formuladas pelo comprador “B”.

Ademais, caso o vendedor “C” vença, o comprador “B” acionará o vendedor “A” em regresso, que também se utilizará do princípio do contraditório para se defender.

Assim, pode-se dizer que ele atua nos mecanismos procedimentais, a fim de proporcionar um provimento jurisdicional em concordância com a legislação.

Figura 1.27 | Princípio do contraditório Réu: Invasor "C" Autor: Comprador "B" Denunciação da Lide Se a ação for julgada

improcedente, o Autor – comprador "B", processará o Denunciado – cendedor "A", em regreso, que deverá se defender = pretensão X resistência Ação Reivindicatória

Réu – invasor "C" apresentará sua defesa em face das alegações do Autor – comprador "B" =

pretensão X resistência

Fonte: Elaborada pela autora (2015).

Avançando na prática

Lembre-se

Você se recorda de todos os princípios aplicáveis ao direito processual que estudamos?

Pratique mais! Instrução

Desafiamos você a praticar o que aprendeu, transferindo seus conhecimentos para novas situações que pode encontrar no ambiente de trabalho. Realize as atividades e depois as compare com as de seus colegas e com o gabarito disponibilizado no apêndice do livro.

“Acidente de trabalho” 1. Competência de fundamentos

de área Princípios processuais.

2. Objetivos de aprendizagem Aplicação do princípio do contraditório. 3. Conteúdos relacionados Prova emprestada.

Para que você possa fixar o conteúdo dos princípios, bem como visualizá-los e aplicá-los no mundo jurídico, realize os exercícios a seguir:

“Imagem que revela um princípio processual” 1. Competência de fundamentos

de área Princípios processuais.

2. Objetivos de aprendizagem Aplicação do princípio do contraditório. 3. Conteúdos relacionados Prova emprestada.

4. Descrição da SP

Observe a imagem a seguir e indique qual princípio processual ela ilustra, dizendo em que ideia ele se fundamenta.

Figura 1.28 – Igualdade não significa justiça

Fonte: <diariodefeminices.blogspot.com.br/>. Acesso em: 30 maio 2015.

5. Resolução da SP

A imagem ilustra o princípio da isonomia ou igualdade. Ele garante que todos devem ser tratados de forma igual perante a lei.

Porém, não basta que essa igualdade seja somente formal. Assim, às vezes, é necessário estabelecer benefícios a uns, que estejam em condições de vulnerabilidade e hipossuficiência, para que possam estar em igualdade de condições com os outros.

É tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais.

4. Descrição da SP

“A” sofreu um acidente de trabalho. Daí que propôs ação acidentária em face do INSS e ação indenizatória contra seu patrão, sendo que ambas precisarão ser instruídas com uma perícia médica.

Considerando o princípio do contraditório, responda às seguintes perguntas:

a) Se a perícia realizada na ação acidentária for favorável a “A”, ele poderá utilizá-la na ação indenizatória?

b) Se a perícia realizada na ação acidentária for favorável ao INSS, o patrão poderá utilizá-la na ação indenizatória?

5. Resolução da SP

a) A princípio, não, porque o patrão não participou da produção da prova. Poderá ser utilizada como prova emprestada somente se ele aceitar.

b) Sim, porque “A” participou da produção da prova.

Faça você mesmo

Seis pessoas são acusadas de participarem de uma chacina, que resultou no falecimento de vinte moradores de rua. Tal crime gerou uma grande comoção social, de forma que foi convocado um órgão colegiado especificamente para julgar o caso. Isso é admitido por nosso ordenamento  jurídico? Justifique sua resposta.

Faça valer a pena!

1.

 O artigo 229 do novo Código de Processo Civil estabelece que: “Os

litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de

No documento Introdução à Teoria Geral Do Processo (páginas 53-58)