• Nenhum resultado encontrado

Chegados aqui, conseguimos adiantar alguns princípios por que se pauta a técnica de inversão do contencioso, os quais são gerais e independentes da definição de inversão de contencioso que se possa adotar.

Desde logo, tem de haver um respeito pelo princípio da igualdade entre as partes nos procedimentos que utilizem esta técnica. A aplicação da técnica da inversão do contencioso implica o suprimento de garantias processuais, ao mesmo tempo que implica um favorecimento para o requerente, dado que este pode ver julgada procedente a sua pretensão de uma forma mais rápida.

Com efeito, podemos concluir que esta técnica coloca visivelmente o requerido numa posição mais desfavorecida, pelo que, e em respeito pelo princípio da igualdade, torna-se necessário uma justificação razoável para a utilização da referida técnica. Ou seja, é necessário um objetivo legítimo que justifique o desequilíbrio entre as partes, pressuposto da utilização desta técnica.

Um dos grandes objetivos é a eficácia dos procedimentos e com isso, a efetividade dos efeitos/direitos que se pretendem salvaguardar. Acontece muitas vezes, os processos serem demasiado morosos e quando temos uma decisão, esta já não se ajusta à realidade, sendo, por vezes, inútil para o fim que se visava atingir. Com feito, torna-se necessário adotar procedimentos mais rápidos, para que possam tornar-se

114 BOULARBAH, Hakim. Requête Unilatérale et Inversion du Contentieux. , ob. cit. , p. 218.

115 Neste sentido LEVAL, Georges de. “Les ressources de l'inversion du contentieux.” In L'eficacité de la justice civile en europe, de Coupain e Marie-Thérèsee e Georges de Leval, 81 - 97. Bruxelles: Larcier, 2000, p. 86 a 89 e BOULARBAH, Hakim. Requête

eficazes e os direitos efetivos. Outro objetivo prende-se com a recuperação rápida de créditos, para continuar a dinamizar a economia.

Um outro escopo prende-se com o facto de se estarem a exigir coisas que à partida não vão ser contestadas pelo requerido, e por isso recorre-se a um processo que da forma como se encontra organizado é mais curto. Nestes casos não fazia sentido algum recorrer a um processo clássico, caracterizado pela sua morosidade para exigir coisas que à partida não serão contestadas, como por exemplo dívidas certas, líquidas e exigíveis.

No que à inversão do contencioso extrajudicial se reporta, nestes podemos ter como objetivos a recuperação de valores para entidades públicas, bem como a necessidade de não deixar determinados comportamentos impunes, mas essencialmente a eficácia de repressão desses comportamentos com a rapidez que são reprimidas as infrações.

Ainda nos procedimentos com aplicação da técnica de inversão do contencioso

tem que ser facultada ao destinatário da medida oportunidade de defesa116. O requerido

tem de ter direito a uma possibilidade de resposta à decisão com utilização da técnica de inversão do contencioso. A defesa oferecida ao requerido trata-se essencialmente de repor a igualdade entre as partes processuais.

Para que o requerido possa exercer a sua defesa, através da oposição, a notificação da decisão com aplicação da técnica da inversão do contencioso deve conter todas as informações necessárias para que a defesa seja efetiva. Com isto, queremos dizer que deve informar o requerido da decisão, das razões que justificaram essa decisão, bem como dos meios de defesa e dos prazos de que dispõe para se opor a tal decisão. Além disso, não devem ser criadas entraves ao requerido para apresentar a sua defesa. Com efeito, esta oposição à decisão dará sempre lugar a um procedimento ordinário garante de todos os direitos de defesa.

Outra característica a apontar prende-se com o controlo prévio nos casos de inversão do contencioso. O procedimento que utiliza a técnica da inversão do

116 Convém aqui fazer uma nota prévia acerca da terminologia utilizada, contestação em vez de recurso. Nesta sede, vamos preferir o termo contestação ou defesa, em vez de recurso, dado que este implica uma segunda via ou fase, e nos procedimentos com aplicação da técnica de inversão do contencioso essa etapa não é diferente, mas sim uma conclusão, ou melhor, continuação do mesmo procedimento. Uma vez que ainda não houve lugar ao contraditório, dado que este, como é característico deste tipo de procedimentos, foi suprimido temporariamente, a contestação será uma continuação, quase como que uma reposição da fase do debate contraditório que num primeiro momento foi colocada de parte.

contencioso pode ver a pretensão do requerente sujeita a controlo prévio. Partido da ideia de que nestes procedimentos a decisão alcançada é precária, porque em desrespeito por alguns princípios e garantias da defesa, e se o requerido não exercer a sua defesa, pode vigorar eternamente, as decisões no âmbito desses procedimentos deveriam ter um controlo de fundo por parte do juiz.

Não obstante, por vezes o controlo da pretensão do requerente é quase nulo, se não nulo. Nos procedimentos em que exigem uma prova documental para a pretensão do requerente, o controlo é efetuado, ainda que de forma sumária. Nos outros modelos, isto é, naqueles em que não se exige prova documental para a pretensão do devedor, o controlo é colocado à responsabilidade do requerido, que tem de contestar a pretensão do requerente se não quiser ser executado. Nestes últimos modelos a decisão ou ordem é quase automática, cabendo ao requerido a responsabilidade de tomar uma iniciativa processual de modo a poder discutir a pretensão do requerente.

Outra característica é o papel de defensor assumido pelo requerido perante a oposição à decisão com aplicação da técnica de inversão do contencioso. A este propósito HAKIM BOULARBAH ensina que "le contradictoire est certes différé, mais

il n'emporte pas pour autant une inversion des rôles respectifs des parties dans le procès enclenché par le contredit"117.

Este entendimento tem importantes implicações no ónus da prova. Passemos a explicar. Quem entende que o defensor passa a assumir a posição processual de demandante é sobre este que vai recair o ónus da prova no procedimento em que se vai abrir o contraditório, caso contrário, isto é, se o defensor continuar a ser visto como demandado, o ónus da prova não se inverte, e manter-se-á à carga do requerente demandante.

Outra característica é o carácter suspensivo do prazo de defesa e da defesa. Normalmente, com a aplicação da técnica de inversão do contencioso, tanto o prazo de defesa, como a defesa propriamente dita caracterizam-se pelo efeito suspensivo. No

entanto, autores como HAKIM118 defendem que pode haver lugar a execução provisória

quando interesses imperiosos o justifiquem e desde que isso não coloque o requerido numa situação grave e irreversível. O autor ainda defende que, nestes casos de execução provisória devem ser disponibilizados ao requerido vias de direito para anular ou reparar

117 BOULARBAH, Hakim. Requête Unilatérale et Inversion du Contentieux. , ob. cit. , p. 285. 118

os efeitos produzidos pela decisão obtida no âmbito de aplicação da técnica da inversão do contencioso.

Outra característica reporta-se à recuperação de créditos aparentemente não contestados de forma mais eficaz. Com o encurtamento do procedimento, permite ao procedimento que utilize este tipo de técnica conseguir o efeito útil que pretendia de forma mais eficaz. Ao proceder a uma economia de procedimento, queremos nós dizer de atos do procedimento, permite diminuir atos inúteis e os custos com o processo. Desta forma, vamos obter uma decisão de uma forma mais célere, que por vezes se assim não fosse, a decisão perderia o seu efeito útil. Assim, podemos ter economia e efetividade processual, nos créditos que não são verdadeiramente litigiosos, permitindo que os procedimentos ordinários se tornem também mais eficazes por lhes serem retirados estes procedimentos e ocuparem-se com o que realmente devem ocupar.

Estes procedimentos permitem que o requerido seja muitas vezes dissuadido a cumprir desde logo a pretensão do requerente, de modo a evitar que este discuta o seu direito num procedimento ordinário.

É claro que, este tipo de procedimento, que de certa forma se encontra diminuído em termos de garantias processuais tem que ter uma razão justificável, que como vimos são designadamente a existência de uma dívida certa, líquida e exigível, ou seja, estes não devem ser verdadeiramente litigiosos, isto é, créditos que aparentemente não serão contestados.