• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA PROPOSTA (RESFE)

5.1 Principais conclusões do estudo

Quanto à situação atual do setor de RSU na área de estudo, a Análise Sistêmica pode oferecer a compreensão adequada para o diagnóstico do caso da cidade de Juazeiro do Norte, indicando os problemas nos elos da cadeia logística reversa dos RSU e suas interações naquela cidade.

As externalidades não consideradas no atual sistema logístico, mas que também implicam no seu desempenho e que podem ser apontadas como pontos negativos, são o baixo nível de serviço que impossibilita a AMAJU atender todas as demandas do órgão; a falta da cadeia de comércio na cidade para resíduos recicláveis ou reutilizáveis gerados no próprio município; a inexistência de parcerias entre poder público e outros atores (como universidade, sociedade e empresas) para geração, em âmbito local, de opções de cenários alternativos tempestivos para o poder público viabilizar ações à luz da PNRS; e a falta de informações estruturadas em banco de dados que possam ser utilizadas para geração de informações estratégicas de apoio aos gestores públicos no enfrentamento dos problemas referentes aos RSU na cidade.

Como estado atual do setor de RSU na cidade, também podem ser citadas a existência de lixão na cidade; informação à população sobre a temática dos RSU com ações pontuais em escolas e veiculação de propagandas em mídia de massa; esforço da AMAJU em localizar os grandes geradores de resíduos e os tipos de resíduos gerados a fim de reduzir os resíduos recicláveis secos encaminhados ao Lixão da Palmeirinhas; esforço da AMAJU para encaminhar os resíduos recicláveis secos para ecopontos sob gestão compartilhada com associações.

Quanto às possibilidades de melhoria para o sistema público municipal de coleta, armazenagem e destinação dos RSU, diante de eventuais custos de implantação, operação e manutenção desse sistema, propõe-se à luz da PNRS:

a) encerramento do Lixão da Palmeirinha como área de destinação final, implementando ações para o final do ciclo de vida desse equipamento, com cobertura do solo, vigilância e realocação das pessoas com atividades no local.

b) implementação de coleta seletiva nos domicílios e no comércio, serviço e indústrias para destinação às associações e cooperativas de catadores. Com a segregação dos resíduos na fonte, a comunicação à população sobre a valorização energética dos resíduos e tipos de resíduos comercializáveis na cidade, pode haver fortalecimento da cultura para geração de energia no biodigestor com uso dos RSU e participação dos catadores na coleta de recicláveis, com incremento de renda e geração de empregos. c) instalação de equipamentos como ecopontos no centro geográfico do conjunto de ZGL

vizinhos, de modo a atender a uma demanda específica para coleta de resíduos. Isso pode reduzir o custo total de um ecopontos, uma vez que estará dimensionado para atender a demanda específica de uma área.

Outra proposta de melhoria, identificada a partir dos indicadores técnico-econômicos desta pesquisa, é a estruturação da cadeia de comércio de resíduos não comercializados na cidade, como o caso da ausência do comércio de pneus inservíveis na cidade. Com o desenho esquemático da tendência das rotas tecnológicas para cidade, a partir da identificação dos atores envolvidos (catadores, associações, empresas de reciclagem na cidade, poder público, sociedade), pode-se apontar um fluxo de comércio para esses materiais na cidade e os devidos equipamentos logísticos a serem empregados, como ecopontos e biodigestor. Essa ação pode envolver catadores avulsos, associações de catadores e cooperativa, gerando, consequentemente, novos empregos e o aumento da renda pelo comércio de produtos antes não realizado na cidade.

O meio ambiente também foi objeto de análise no plano de indicadores deste estudo; com isso, outra proposição premente é a monitoração de áreas contaminadas, com a fiscalização das atividades ambientais, como na produção de tintas, vernizes e esmaltes na cidade, pois algumas empresas, por meio de exaustores, emitem pigmentos no ar que acabam sendo depositados em locais ainda desconhecidos pelo poder público.

Com os indicadores da variável ambiental, foi estimado que, das 250 ton/dia endereçadas ao Lixão da Palmeirinha, 50 ton/dia seguem para reciclagem, fruto do trabalho dos catadores organizados naquele Lixão. Esse desvio pode permitir ao poder público ensejar a estruturação de rotas tecnológicas para fortalecimento da cadeia de comércio dos resíduos, mesmo que fora da cidade como atualmente ocorre.

Ainda, apesar da ausência do estudo de gravimetria para o município de Juazeiro do Norte, pode-se justificar o tipo de UGER a ser adotada para cidade a partir do Projeto de Ecopontos para Juazeiro do Norte, que apresenta a média de 51% de matéria orgânica a ser recebida pelos ecopontos. Portanto, a tecnologia de biodigestores se mostra adequada, á luz da literatura, para implantação na cidade, gerando energia e biofertilizantes.

Quanto aos métodos de análise empregados, a viabilidade da técnica para decisão de localização dos ecopontos (PLFC) partiu da literatura e julga-se aderente ao caso de Juazeiro do Norte, uma vez que a localização dos ecopontos e os custos obtidos para os cenários partiram de técnicas consagradas e sem arbitrariedades.

O método de Análise de Conteúdo e Emparelhamento foram adequados ao caso, uma vez que foi coletada uma grande quantidade de documentos: gravados em áudio e transcritos; arquivos eletrônicos, como fotos, textos e projetos arquitetônicos. Com uso de uma grade mista, os conteúdos puderam ser devidamente categorizados e analisados á luz da literatura pertinente.

Quanto às alternativas de cenários analisados e à justificativa da alternativa sugerida neste estudo, os três cenários elaborados fazem parte do esforço metodológico de análise para identificar opções para o poder público refletir sobre as atividades de transporte e a localização estratégica dos equipamentos logísticos, com vistas a minimizar os custos

envolvidos nestas operações. O “Cenário C – Expansão-II” mostrou-se plausível, sugerindo a

instalação 5 ecopontos a serem instalados estrategicamente na cidade de Juazeiro do Norte. Os objetivos deste estudo foram atingidos. Para atender ao primeiro objetivo específico foi esquematizada a Metodologia RESFE, inspirada no Projeto RESURB. Essa metodologia foi operacionalizada com o questionário de pesquisa, que possui todas suas questões associadas às variáveis técnico-econômicas, logísticas e ambientais a fim de permitir uma compreensão sistêmica do problema de pesquisa.

O segundo objetivo específico foi alcançado e descrito no Capítulo 4, descrevendo os elementos componentes pertinentes para área de estudo, os elos da cadeia logística reversa dos RSU na cidade e apresentando os resultados da Metodologia RESFE, que estruturou as rotas tecnológicas para os RSU na cidade e definiu cenários alternativos para a quantidade de ecopontos a serem instalados.

O terceiro objetivo específico foi satisfeito a partir das proposições de políticas e ações relatadas nesta Conclusão, auxiliando a visão sistêmica do setor de RSU da cidade, privilegiando a geração de energia com a geração de emprego e renda para os catadores e a mitigação dos impactos ambientais na cidade, além do atender as exigências na PNRS.