• Nenhum resultado encontrado

Principais resultados a destacar da análise dos portais governamentais

4.1 RESULTADOS DOS PORTAIS GOVERNAMENTAIS

4.1.1 Principais resultados a destacar da análise dos portais governamentais

Diante dos dados expostos e com base no alcance do primeiro objetivo específico que buscou identificar a comunicação dos princípios de governança pública nos portais eletrônicos municipais das prefeituras das capitais mais

0 10.000 20.000 30.000 40.000 50.000 60.000 70.000

África América Ásia Europa Oceania Responsabilidade

Transparência e abertura de informações Estado de direito

Competência e capacidade Conduta ética e integridade

Prestação de contas e relacionamento com as partes interessadas Gestão de Riscos e Sistemas de Gestão

populosas do mundo, pode-se verificar que em todos os continentes houve a intenção de divulgar e dialogar com os cidadãos questões sobre governança pública, sendo destacada a atuação das cidades da Oceania, Europa e América, principalmente.

Ottawa-Gatineau (América), Cidade de Panamá (América), Tokyo (Ásia), Melbourne (Oceania) e Sydney (Oceania), por exemplo, foram prefeituras protagonistas na inserção de temas referentes à governança pública dentro dos portais governamentais entre todos os princípios, não servindo somente como ferramenta para divulgar notícias sobre as cidades ou meio de divulgação de eventos, como pode ser visto em alguns municípios.

Ademais, com relação à comunicação efetiva dos princípios de governança pública, na parte prática (primeira etapa do formulário de observação), averiguou-se que “estado de direito”, “visão estratégica e foco nos resultados” e “competência e capacidade” são os princípios com maior presença nos portais governamentais, alcançando médias de 29%, 28% e 25%, respectivamente, no quesito “muito alto”, conforme figura 6.

Figura 6 - Nível médio "muito alto" de presença dos princípios de governança pública.

Fonte: Autoria própria (2019).

Enquanto que na parte teórica (segunda etapa do formulário), “gestão de riscos e sistemas de gestão”, “estado de direito” e “transparência e abertura de informações” foram os princípios mais comunicados, com 85.356, 60.305 e 57.390 resultados, quando buscadas as palavras-chaves. “Visão estratégica e foco nos resultados” apresentou 28.204 citações e Competência e Capacidade 47.124, demonstrados na figura 7.

Figura 7 - Ranking de citação dos princípios de governança pública.

Fonte: Autoria própria (2019).

Dessa forma, verificou-se que há uma discrepância entre os resultados teóricos e práticos, pois, de um lado, nos portais governamentais municipais, há muitas ações relacionadas às habilidades, conhecimentos e experiências dos gestores públicos, como divulgação do currículo e projetos em que os profissionais estejam envolvidos. De outro, não há a comunicação expressiva do princípio em si, ficando este em 4º lugar no ranking de resultados encontrados nos sites das prefeituras.

Visão estratégica e foco nos resultados também apresentou uma desconexão, pois enquanto teve um dos maiores índices de presença nos portais, na busca por documentos e notícias relacionados ao tema, houve somente 28.204 resultados entre todos os sites pesquisados.

Diferentemente do princípio “estado de direito" que manteve as primeiras ocupações tanto na teoria quanto na prática. Houve um nível “muito alto” de 29% nas ações preconizadas pelas prefeituras e 60.305 resultados de resultados englobando as palavras-chaves referentes ao assunto. Fato que demonstra a intenção efetiva dos municípios de proteger os direitos dos cidadãos e atuar conforme a legislação e regulamentos vigentes.

Vale destacar que, na pesquisa, muitos portais, apesar de divulgarem expressivamente notícias referentes à “transparência e abertura de informações “(57.390 resultados), nenhuma prefeitura exibiu nível “muito alto” nesse quesito. Isso, pois, ainda há a ausência de acompanhamento dos fluxos orçamentários e o cidadão, raramente, consegue visualizar e monitorar, em tempo real, as despesas e receitas públicas.

Da mesma forma, o princípio “gestão de riscos e sistemas de gestão” pode ser encontrado em 85.356 materiais disponibilizados nos portais eletrônicos analisados. Contudo, pouco se aplica em relação a ele, pois relatórios ou comissões envolvidas na análise de riscos e de monitoramento contínuo são raros na esfera municipal, não sendo possível verificar atuação ativa relacionada a esse princípio.

Ademais, verificou-se que entre os continentes, o princípio de “prestação de contas e relacionamento com as partes interessadas” foi o mais presente na África e na Ásia. “Competência e capacidade” na América, “estado de direito” na Europa e “visão estratégica e foco nos resultados” na Oceania, ilustrado na figura 8.

Figura 8 - Princípios de governança mais presentes por continente.

(continua)

Figura 8 - Princípios de governança mais presentes por continente.

(conclusão)

Fonte: Autoria própria (2019).

Assim sendo, percebe-se que “estado de direito” e “prestação de contas e relacionamento com as partes interessadas” podem ser considerados os princípios mais ativos entre as prefeituras das grandes cidades, demonstrando que há um grande interesse e preocupação em divulgar o planejamento orçamentário à sociedade e assegurar que a atuação do governo esteja conforme com a legislação.

Um ponto importante a ressaltar é que, muitas cidades, principalmente da Europa, possuem 2 versões de portais governamentais, uma dedicada ao cidadão e outra ao visitante. Isso facilita na usabilidade e eficiência e efetividade do governo, pois há o direcionamento específico para cada persona. Quando logado na versão inglesa (ou em outro idioma disponibilizado pelo site), o indivíduo possui acesso somente às questões turísticas ou sobre curiosidades da região. Já quando o acesso ao portal é feito na versão da língua nativa, há uma gama de serviços e links para o cidadão usufruir, permitindo que temas mais relevantes à população sejam expostos na página da Internet facilmente.

Ademais, pode-se verificar que não houve relação entre volume populacional e a comunicação efetiva dos princípios de governança pública, pois, apesar de todas as prefeituras analisadas serem classificadas como big cities, os resultados foram

divergentes entre as cidades. Contudo, pode-se destacar o protagonismo dos municípios europeus e americanos quando analisados os índices por continente.