• Nenhum resultado encontrado

A partir da necessidade de implementar a SAE em todos os hospitais da rede EBSERH, em respeito aos moldes da Resolução COFEN 358/2009, devido a uma grande variedade de formação profissional e pluralidade cultural, cabe à EBSERH propor uma SAE aplicável em todas as unidades da rede, nas diversas regiões do país, respeitando os níveis de complexidade de cada setor dos HUs envolvidos, promovendo uma visão integrada de rede de assistência à saúde. Por consequência, faz-se necessário organizar de maneira científica as ações de assistência à saúde nos hospitais universitários federais e valorizar as atividades da equipe de enfermagem.

Para viabilizar a produção de conteúdo técnico, metodo- lógico e teórico, é preciso implementar uma solução tecnológica que promova a comunicação entre os HUs. É recomendável haver um canal de discussão, pesquisa, padronização e difusão do conhecimento para a equipe de enfermagem, promovendo, assim, uma produção de soluções compartilhadas e participativas.

3.1 Objetivos

3.1.1 Objetivo Geral

Incentivar a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem nos hospitais geridos pela EBSERH, com intuito de promover melhorias nas práticas assistenciais, na organização assistencial e na gestão de pessoas.

3.1.2 Objetivos específicos

• Estimular a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem para a rede de hospitais geridos pela EBSERH, em atenção à legislação vigente;

• Produzir atualização do conhecimento para equipe de enfermagem, procurando um padrão das ações, respeitando o conceito de rede de atenção à saúde.

4 MÉTODOS

Trata-se de um estudo observacional, transversal e de abordagem quanti-quatitativa. Os dados quantitativos serão analisados com o auxílio de um profissional estatístico ligado a uma universidade federal da rede EBSERH. Serão utilizados o ANOVA seguido do teste de Tukey para análise de variáveis não pareadas, bem como o Teste t de Student quando se tratar de análises pareadas, utilizando-se ainda média ± desvio nas situações que couber, possibilitando responder aos objetivos

deste trabalho, considerando um índice de significância esta- tística de 95%. Portanto, serão consideradas estatisticamente significativas as análises com valor de p<0.05.

Os dados serão digitados em planilha do EXCEL®, em dupla entrada, para validação. Em seguida, serão exportados para o aplicativo SPSS® (Statistical Packge for the Social Science), versão 17.0, para realização da análise estatística descritiva.

Os dados qualitativos serão transferidos para uma planilha em formato Excel, para a análise. As respostas do campo “sugestões” no questionário serão organizadas e cate- gorizadas durante a análise dos questionários.

Será realizada uma coleta de dados por meio de envio eletrônico de um formulário constituído por 10 perguntas destinadas a 10 enfermeiros assistenciais de cada HU filiado à EBSERH. Esses questionários serão enviados aos e-mails institucionais disponíveis no portal da transparência no domínio EBSERH. Suas respostas serão captadas também por meio da ferramenta Google Documentos®. Esses endereços eletrônicos de e-mail estão disponibilizados no endereço: <http://www.Ebserh.gov.br/web/portal-Ebserh/empregados/ portal-da-transparencia-Ebserh>. Este canal disponibiliza os dados dos funcionários públicos ligados à EBSERH, em respeito à legislação vigente. Cada trabalhador recebe um e-mail institucional no ato da contratação, dessa maneira, é possível receber informes, comunicações e solicitações de forma mais rápida e segura, sendo esse o principal meio de difusão da informação aos colaboradores.

A EBSERH conta hoje com uma rede de 39 hospitais federais em todas as regiões do Brasil. Sendo assim, a amostra pretendida será de 390 unidades. Considerando uma devolu- tiva de no mínimo 60% dos questionários, dentro do prazo

estabelecido no cronograma do presente projeto, teremos uma amostra de aproximadamente 234 instrumentos de coleta de dados a serem avaliados.

Os questionários serão identificados pelas iniciais da unidade e pelas inicias do trabalhador, de maneira a preservar sua identidade, garantindo o sigilo das informações. Esse pano- rama da atual situação da aplicação da SAE será uma importante ferramenta para sugestão de intervenções à luz da literatura.

O questionário será enviado por e-mail pela EBSERH SEDE e, após ler um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o trabalhador escolherá participar ou não da pesquisa. Também se permitirá ao enfermeiro fazer observações sobre quais fatores dificultam ou interferem na efetiva aplicação da SAE em seu local de trabalho.

Está em fase de produção um curso sobre SAE, com 90hs de aula, o qual utiliza recursos interativos, videoaulas, PDFs, animações, infográficos e outras ferramentas de ensino. Esse curso será autoinstrucional e voltado para profissionais e estu- dantes de enfermagem. Ele estará disponível de forma gratuita no site: <https://avasus.ufrn.br/>.

O site é uma ferramenta de ensino a distância que difunde cursos ofertados por instituições de ensino com referência em educação a distância. Tem como missão: “promover conheci- mento integrado e acessível em educação para a saúde”.

Cada módulo é preparado para que o aluno tenha a melhor experiência no objetivo de qualificar a formação de profissionais e trabalhadores da saúde, utilizando a ferramenta do apren- dizado remoto. Dessa maneira, é possível proporcionar uma atualização do conhecimento de maneira uniforme, com baixo custo e grande impacto, já que se permite acesso os módulos do curso a qualquer hora, conforme rotina e necessidade.