• Nenhum resultado encontrado

“RECUERDOS DE YPACARAÍ – DE QUANDO O BRASIL QUASE ENTROU (DE NOVO) EM GUERRA CONTRA O PARAGUAY”

4.2 Procedimento de Análise dos Resultados

Em relação ao empreendimento analítico, procedemos ao levantamento e à análise do caráter intersemiótico da atividade teatral, levantando e organizando descritivamente as semioses multimodais nas atividades propostas, relacionando-as com sua emergência no contexto de determinados recursos metodológicos citados no Capítulo 3.

Esse quadro intersemiótico do PET do CCA, além de constituir o domínio empírico da reflexão sobre a natureza interacional e multimodal dos jogos teatrais e seus potenciais impactos na competência pragmática e comunicacional de afásicos, levou à constituição de um corpus acerca das atividades desenvolvidas, de forma a permitir que o estudo verticalizado de aspectos teóricos e metodológicos do PET pudesse ser registrado em mídia e, com isso, poder oferecer um material que pudesse demonstrar a relevância da solidariedade de processos semióticos variados na construção dos sentidos, seja no Teatro, seja nas práticas discursivas de afásicos e não afásicos do CCA, ressalvando que práticas discursivas foram abordadas analogicamente e não compuseram o escopo desta Dissertação.

A partir das próximas seções pretendemos apresentar a análise que foi enunciada no Capítulo 3, verificando trechos transcritos de nosso corpus, procedendo a uma apreciação posteriormente a cada trecho apresentado. Refletindo sobre o exemplo que será demonstrado no Dado 1 a seguir, veremos nas análises que o que saltou à vista em nosso material foi precisamente o levantamento das semioses coocorrentes e simultâneas e de como elas se dão solidariamente; constatamos que o atuador afásico tem na ação física, nos movimentos faciais e corporais e nos gestos uma ferramenta que o auxilia na construção de significados, no direcionamento do foco da atenção conjunta aos objetivos de cena e para dar coerência à história e às falas dos personagens.

Uma parte considerável de nossa pesquisa foi vasculhar e encontrar em meio às sessões vídeogravadas do PET tais semioses, para que pudéssemos proceder à etapa seguinte, justamente à análise propriamente dita. As semioses coocorrentes observadas são solidárias por causa da ação que as demandou, ou seja, o contexto da montagem da peça radiofônica.

São solidárias de uma forma específica porque são pertinentes ao evento comunicativo desenvolvido durante PET, derivadas da qualidade interativa dos participantes e do propósito pelo qual estavam reunidos e é esta a chave interacional que fez com que elas comparecessem daquela forma e não somente porque se trata de teatro, de maneira geral.

As semioses que estudamos em nosso levantamento de dados – gesto icônico, gesto metafórico, gesto dêitico, gestos ritmados, movimento práxico, dêitico especial verbal, negação gestual, dêitico verbal, dêitico espacial verbal, dêitico gestual, junção entre dêiticos gestuais e verbais, expressões formulaicas, direcionamentos de olhar, emblemas (cf. VEZALI, 2011) compareceram sob determinado aspecto porque o jogo teatral, a ação teatral que estávamos vivenciando possuiu um estilo próprio de realização e foi isto que as convocou, conforme verificaremos nos quadros de análise a seguir, nos quais as associamos às nossas nervuras da ação: i) a Corporeidade da ação; ii) a Intenção comunicativa; iii) a Sensorialidade/espaço compartilhado e a iv) Conectividade/objetivo comum.

É importante ressaltar que as semioses (gestos, falas, ações, olhares, sons) não comparecem da mesma forma em contextos diferentes. Caso estivéssemos envolvidos com outra ação e jogo, como uma peça de teatro de máscara, de teatro épico ou de mímica, as semioses comparecidas seriam outras, pois é a natureza do contexto enunciativo, comunicativo ou discursivo que põe em relação os elementos semióticos gerados.

Segue abaixo o programa do espetáculo, entregue à audiência do dia da estreia. Nele figura a sinopse da peça radiofônica, versão final do trabalho construído coletiva e colaborativamente.

4.2.1 Apresentação da Peça Radiofônica: Programa Completo do Espetáculo

(Para ouvir a peça na íntegra, acesse o link:

O Programa de Expressão Teatral – PET do CCA orgulhosamente apresenta:

“RECUERDOS DE YPACARAÍ – DE QUANDO O BRASIL QUASE ENTROU (DE NOVO) EM GUERRA CONTRA O PARAGUAY”

Estreia Nacional: 12/12/13 – Auditório do IEL/UNICAMP Direção e Coordenação: Juliana Calligaris

Estrelando (em ordem alfabética):

Edwiges Morato... Elenco de Apoio/ Sonoplastia/ Back Vocal/ Efeitos Sonoros Evandra Carneiro... Sonoplastia/ Efeitos Sonoros

Juliana Calligaris... Elenco de Apoio/ Sonoplastia/ Back Vocal/ Efeitos Sonoros Lázaro Moreira ... Segurança e guarda-costas de Angelita Joli

Maria Natália da Fonseca... Natalícia – Repórter Investigativa da Rádio Kustura FM Mario Serra... Futrício Jr. – Radialista Sensacionalista e Encrenqueiro

Raquel Brito Theodoro... Babá de Ernestinho / Carmen Gutierrez – Presidente e Generalíssima dos Exércitos do Paraguay

Shizue Sakae Itaya... Shizuana -Jornalista da Radio Nipom Pom Pom; parceira da Rádio Kustura FM

Silvano Pavan... Ernestinho (filho imaculado de Angelita) Natália Ferrari... Angelita Joli -Mãe de filho imaculado

Atriz internacional, símbolo e benfeitora do Paraguay Nathália Epifânio... Mama Perlita

Mãe de Angelita, índia guarani, xamã, bruxa e astróloga Rafahel Parintins... Ludovico – Jornalista de Belém do Pará e suposto pai /

Dr. Charlatán – médico que explica a concepção de Angelita Renato Corrêa Lellis... Micky Jaguar – roqueiro paraguaio

Enterno noivo e amante apaixonado de Angelita

Sinopse:

Tudo começou quando a grande atriz internacional, símbolo e benfeitora do Paraguay, Angelita Joli, veio ao Brasil para o lançamento do seu novo filme. Ela veio de navio pelo Rio Paraguay, descendo em Puerto Stroessner, em Foz do Yguaçu. Muitos

paparazzi e repórteres queriam entrevistá-la, mas Futrício Jr. fura o cerco de seguranças e, quando aborda a atriz, acusa-a de ter

um filho brasileiro – Ernestinho – nascido em Belém do Pará há 15 anos, que seria filho do jornalista paraense Ludovico. O Segurança afasta Futrício e sai com a atriz. Natalícia, irritada, exige provas da acusação, que poderia gerar uma intriga internacional. Ele, Futrício, diz que vai provar! E a partir daí, todos os quiproquós acontecem. Futrício suborna o Segurança e Natalícia os espiona, mas não consegue ouvir o nome do suposto pai. Futrício e Natalícia, em seus programas de rádio, entrevistam os envolvidos na trama, tentando desvendar o mistério de quem seria o pai de Ernestinho. Mama Perlita, irritada, lança uma praga em Futrício Jr., que se cumprirá se ele não se calar. Micky Jaguar traz um médico paraguayo para explicar a concepção imaculada de Angelita. E a Generalíssima Presidenta do Paraguay, Carmen Gutierrez, ameaça entrar em guerra com o Brasil de nuevo, caso esta situação diplomática constrangedora, que ameaça a honra do Paraguay, não se encerre. Até que, quando Mama Perlita, a única que sabe La Verdad, decide contar a todos sobre seu neto, acontecimentos bizarros e estranhos, vindos da parte do além, calam-na para siempre! Convidamos a todos a saborear esta saga! Intriga, drama, ação, suspense e paixão são os ingredientes desta história muy dramática! ¡Viva el Paraguay!

4.3 A experiência teatral de afásicos: aplicação das nervuras da ação e formas de análise