• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – Delineamento da pesquisa

5.5. Procedimento de coleta de dados

• Aplicação do texto com lacunas para seleção dos sujeitos

Procedimentos

Após as devidas autorizações, foi aplicado coletivamente às 2ª, 3ª e 4ª séries, o texto com lacunas (cloze): Os dois amigos e o urso, que contém 32 omissões (Alliende,1994:102), a fim de selecionar os sujeitos em três níveis relativos à compreensão de leitura.

Antes de aplicar essa prova, o experimentador pediu às crianças que lessem o texto “Os dois amigos e o urso” na íntegra, sem omissões (Anexo 2). Em seguida, recolheu a folha do texto e entregou o texto com lacunas (cloze). O experimentador solicitou que eles pensassem na palavra que melhor completasse cada um dos espaços em branco. Na seqüência, foi proposto que a criança relesse o texto e escrevesse as palavras omitidas, dispondo, para isso, de 30 minutos.

DOIS AMIGOS E O URSO

Complete o texto

Dois amigos, Jaime e Eduardo, passeavam pela cordilheira. De repente, foram atacados por __________ urso enorme.

Jaime disparou __________ subiu numa __________, enquanto Eduardo se estirou no __________, fingindo-se de morto. O urso, grunhindo, __________-se do __________ que estava no _________, louco _________cravar as garras nele.

Mas _________ amigo, que estava trepado _________ árvore ajudou o outro. __________ uma fruta da árvore _________ tacou _________ enormes costas do bicho.

__________ urso se esqueceu do _________ que estava estirado e partiu _________ cima do que estava _________ árvore. Enquanto isso, Eduardo, _________ se fazia de morto, aproveitou que _________ animal se afastava e subiu noutra árvore, __________ onde também __________ atirou uma fruta no urso _________ que deixasse _________ amigo em paz.

O urso começou __________ correr de uma árvore __________ outra. Toda vez que __________ um dos __________ era atingido por um tremendo __________ nas costas.

- Assim é __________ - disse ele. – Vocês _________ ver quando a gente__________ encontrar num lugar sem __________.

E lá se foi o urso apalpando o lombo que estava muito dolorido por causa dos frutaços que tinha levado.

Para classificação dos sujeitos foram utilizados os seguintes níveis gerais de compreensão de leitura, através da técnica cloze, segundo Bormuth, apud Alliende, ibid.:15 e 16: Nível independente (acima de 57% de respostas corretas), Nível de instrução (entre 44% e 57% de respostas corretas) e Nível de frustração ( abaixo de 44 % de respostas corretas).

O experimentador apurou o número de respostas corretas, considerando como tais as palavras exatas do texto. Contabilizando esses dados, extraiu-se o percentual, tendo por base o número de palavras omitidas no texto (N=32) conforme a tabela 3.

Tabela 3 – Critérios de pontuação para o texto: “Os dois amigos e o urso”

Nível de compreensão de leitura

Número de respostas corretas

Porcentagem

Independente Acima de 19 palavras Acima de 57%

De instrução Entre 15 e18 palavras Entre 44 e 57% De frustração Abaixo de 14 palavras Abaixo de 44%

Aos sujeitos selecionados (N=24) aplicou-se o jogo Descubra o Animal.

Aplicação do Jogo Descubra o Animal

Explicação das regras

Após as autorizações da escola e dos pais, o experimentador apresentou as figuras aos sujeitos (N=24), individualmente, dispostas em 4 colunas sem nenhuma ordem, ficando o sujeito livre para manipulá-las.

Em seguida, o experimentador mostrou ao sujeito que ele dispunha exatamente das mesmas imagens. Uma vez constatada a igualdade das figuras, o experimentador escondeu o seu conjunto. Depois, retirou uma delas, escondendo-a igualmente.

Regras do jogo

Para descobrir o animal escondido, o sujeito deveria propor apenas 6 perguntas, sendo que as respostas deveriam ser “sim” ou “não”. Quando o sujeito não tocava nas colunas, o experimentador sugeria que “arrume as figuras como quiser,

para ajudá-lo a fazer perguntas ainda melhores”. O experimentador ficou atento e

perguntou, freqüentemente, se o sujeito podia encontrar perguntas ainda melhores. Algumas vezes, questionou sobre o por que que uma dada pergunta foi feita. No final, perguntou por que o sujeito acreditava que era aquele o animal que estava oculto.(Piaget,1996)

Troca de papéis

O experimentador propôs a troca de papéis. Nesta etapa, foi o sujeito quem escolheu o animal, retirando de seu conjunto, ocultando-o, afim de ser descoberto pelo experimentador. Este, por sua vez, fazia perguntas de acordo com um sistema lógico e também realizou exclusões à vistas do sujeito.

Variante do jogo

O experimentador escondeu simultaneamente dois animais que tinha uma relação entre eles (dois voadores, por exemplo). Contudo, não indicou qual e nem se essa relação existe. Este procedimento permitiu verificar se o sujeito estabelecia uma relação entre os dois animais escondidos, fazendo uso de inferências e também se favoreceria a descoberta do animal como propõe a regra do jogo.

Registro de observações

O experimentador registrou se o sujeito organizou ou não as figuras do jogo; como realizou essa organização e se a utilizou para elaborar as perguntas. Também foram registrados os tipos de perguntas que fez; se realizou exclusões explícitas ou implícitas entendendo esta última quando o sujeito não retira a figura do jogo, contudo deixa de fazer perguntas relativas à ela. Por fim, se o sujeito excluiu todas ou apenas algumas das imagens que poderiam ser excluídas.

• Retomada do texto com lacunas

Após o jogo foi retomado o texto com lacunas: Dois amigos e o urso, a fim de melhor observar os níveis de compreensão de leitura, segundo o proposto por Bormuth (apud Alliende et al., 1994), que sintetiza as características dos níveis considerando os seguintes aspectos:

Nível independente (acima de 57% de respostas corretas) • Pode ler com facilidade e fluência

• Apresenta boa compreensão • Escasso número de erros

Nível de instrução (entre 44% e 57% de respostas corretas) • Pode ler, satisfatoriamente

• Às vezes, necessita de apoio do experimentador

• Apresenta dificuldade em alguns trechos, mas consegue abordá-los. Nível de frustração ( abaixo de 44 % de respostas corretas)

• A leitura é fragmentada • A fluência desaparece • Maior números de erros

• A compreensão e a memorização são fracas • A criança revela sinais de tensão e ansiedade

Nesta fase, os sujeitos individualmente, fizeram uma leitura em voz alta do texto na íntegra, a reconstituição oral do texto e a justificativa da escolha da palavra, para isso, o experimentador lhes colocou as seguintes questões:

• Por que você escolheu esta palavra? Ou,

• O que fez você pensar que seria esta a palavra oculta?

O objetivo foi verificar se o sujeito estabelecia inferências ou relações entre partes do texto com o todo, na medida em que procurou justificar a escolha da palavra que completava a lacuna.