• Nenhum resultado encontrado

2 O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL: MÉTODO,

3.3 Planejamento da pesquisa após projeto piloto

3.3.7 Procedimento de geração e coleta de dados

O Curso de Conversação Intercultural em Língua Espanhola teve início no dia 19 de julho de 2017. As aulas eram às segundas e quartas, de 17h às 18:30h. No primeiro dia apenas enfatizei novamente o objetivo desse curso e os critérios para participação da pesquisa. Além disso, para saber a representação cultural deles a respeito do Paraguai, fiz um grupo focal com a seguinte pergunta: Quando você pensa no Paraguai, qual a primeira coisa que te vem em mente? Nesse mesmo dia, como as aulas eram no laboratório de informática, solicitei aos estudantes que escrevessem no Google Imagens a palavra Paraguai e que salvassem uma foto que visualmente representasse o país na percepção deles. Nesse mesmo dia, dei um diário de campo para cada participante brasileiro para que eles pudessem ir anotando suas percepções durante a pesquisa. Os estudantes paraguaios não escreveram os diários de campo.

Quadro 4 - Etapa da Pesquisa

Primeiros Procedimentos de geração e coleta de dados ➢ Grupo Focal: Quais suas impressões sobre o Paraguai?

➢ Seleção de imagens: A imagem que define o Paraguai em minha percepção. Fonte: elaborado pela pesquisadora

36 Informações estão disponíveis no site da Universidade: https://www.columbia.edu.py/ acesso em 01 de março de 2018.

Após a primeira aula, em que coletei alguns dados para saber qual a percepção dos meus alunos em relação ao Paraguai, fiz uma revisão do conteúdo básico. Essa etapa se estendeu do dia 19 de julho a 09 de agosto. Nesse período, trabalhei pontos referentes ao Ensino de Língua Espanhola como: apresentação, dar informações pessoais, falar da rotina, falar sobre lugares, descrever uma pessoa e local. Do dia 10 de agosto ao dia 28 de agosto tivemos recesso no Instituto Federal de Alagoas, portanto, o curso foi interrompido.

Na semana após as férias realizamos duas oficinas: (1) técnicas de fotografia aplicadas ao ensino de línguas; e (2) o uso do aplicativo VideoShow. A primeira oficina foi ministrada por uma estudante do curso de letras que é fotógrafa e se propôs a contribuir com a pesquisa ensinando metodologias para fazer boas fotografias; já a segunda oficina foi ministrada pela professora pesquisadora com a ajuda de dois alunos do ensino médio integrado em Informática.

Quadro 5 - Oficina de Fotografia

Fonte: acervo da pesquisadora (2017)

Essas oficinas foram pensadas para que os estudantes brasileiros pudessem se familiarizar tanto com as técnicas de fotografia (e percebessem a importância da imagem para a minha tese), quanto para que conhecer o aplicativo VideoShow, que detalharei mais adiante, na próxima subseção. Os estudantes paraguaios não tiveram essa oficina, mas enviei um tutorial disponível no YouTube sobre a utilização desse aplicativo37. Além disso, ao ver algumas conversas trocadas pelo WhatsApp entre os participantes, vi que alguns estudantes brasileiros ensinaram os seus colegas de interação a utilizarem essa ferramenta.

Depois desses momentos de retomada de conteúdo e das oficinas de técnicas de fotografia e sobre as funcionalidades do aplicativo, meus alunos foram orientados a produzir seus primeiros vídeos apresentando-se e falando um pouco do seu dia a dia. Vale destacar que, conforme mencionado na seção 3.1, a pesquisa-ação caracteriza-se pela resolução de

problemas, tomada de consciência e pela produção do conhecimento. Nesse sentido, para

resolver um dos problemas do Ensino da Língua Espanhola (a interação com falantes nativos e o silenciamento da América Latina e, por conseguinte, a tomada de consciência) precisávamos gerar a produção de conhecimento. Diante disso, o primeiro produto foi um vídeo de apresentação.

Quadro 6 - Etapa da Pesquisa

Sequência dos procedimentos de geração e coleta de dados

Tema: Presentarse y hablar de su rutina 1º Fase: Foco na revisão dos conteúdos

➢ Saludos y despedidas;

➢ Verbos ser, estar, tener, vivir, trabajar, estudiar; ➢ Verbos reflexivos acerca de la rutina;

2º Fase: ênfase na elaboração das fotos narradas ➢ Oficina sobre técnicas de fotografia; ➢ Uso do aplicativo VideoShow;

➢ Elaboração das Fotos Narradas: Vídeos elaborados pelos estudantes brasileiros e vídeos-resposta elaborado pelos estudantes do Paraguai.

Fonte: elaborado pela pesquisadora

Os primeiros produtos foram 10 vídeos e/ou fotos narradas elaboradas pelos meus alunos do IFAL, em que eles se apresentaram sem saber quem seria o receptor. Os vídeos foram postados em um grupo fechado do Facebook, onde os únicos integrantes eram os participantes desta pesquisa.

Depois que meus alunos postaram, os estudantes paraguaios começaram a participar efetivamente da pesquisa. Eles tiveram que assistir aos vídeos e escolher uma pessoa com quem iria interagir. Uns escolheram pelas afinidades como, por exemplo, Natasha, que quis interagir com a Sophie, pois as duas fazem aulas de balé. Outros escolheram pela beleza, como César, que foi o primeiro a se manifestar dizendo que queria conversar com a Milena, inclusive, eles continuam em contato até hoje.

Para tentar aproximá-los ainda mais, adicionei os meus alunos no grupo Español

Intercultural, em que os alunos do Paraguai já eram participantes. Com esse grupo, os

estudantes tiveram mais uma ferramenta para se comunicar. Destaco que muitos deles, sem minha intervenção, adicionaram-se para conversas particulares.

Após a postagem dos vídeos dos meus alunos no grupo privado do Facebook, os estudantes da Universidad Columbia tiveram 15 dias para fazer seus vídeos-resposta para a pessoa com quem iriam dialogar. Dois deles não fizeram, mas continuam como participantes desta pesquisa, porque resolveram se apresentar e mostrar seu cotidiano de forma individual, isto é, em conversas por WhatsApp.

Depois de recebermos os vídeos-resposta, os estudantes brasileiros e paraguaios decidiram juntos, pelo grupo de WhatsApp, que os próximos temas das interações multimodais seriam: a cidade e comida, respectivamente.

Sobre o tema cidade, foi instruído aos estudantes brasileiros e paraguaios que ficassem bem à vontade para decidir o que preferiam mostrar, mas, como eles são da área de Turismo e Hotelaria, certamente quiseram mostrar os pontos turísticos. E para captar as fotografias e vídeos que pudessem ser utilizadas nas produções, alguns alunos me convidaram para acompanha-los até a orla de Ponta Verde em um dia de domingo.

Quadro 7 - Etapa da Pesquisa

Fonte: acervo da pesquisadora (2017)

É importante salientar que para os estudantes brasileiros o método de elaboração dos vídeos foi diferente em relação aos estudantes paraguaios, visto que estes são falantes nativos. Assim sendo, antes que meus alunos fizessem seus vídeos, trabalhei alguns conteúdos, os quais detalharei no quadro abaixo.

Quadro 8 - Etapa da Pesquisa

Sequência dos Procedimentos de geração e coleta de dados

Tema: Mi ciudad

➢ Descrever cidades e os serviços que nelas são oferecidos; ➢ Dar informações sobre um serviço comercial ou lugar; ➢ Descrever pontos turísticos de uma cidade.

➢ Falar sobre seu entorno;

Obs: Relacionado às necessidades do curso da área de Gestão em Turismo. 2º Fase: ênfase na elaboração das fotos narradas.

➢ Elaboração das Fotos Narradas/Vídeos elaborados pelos estudantes brasileiros e paraguaios.

Fonte: elaborado pela pesquisadora

Nesta etapa os estudantes do Brasil e do Paraguai puderam fazer suas produções simultaneamente, posto que eles já tinham seus pares de interação.

Por fim, a última produção deles foi sobre uma comida típica do país ou da região em que eles vivem. Deixei claro que não precisava ser nada rebuscado, para que eles não se sentissem intimidados e não deixassem de fazer a atividade.

Novamente, para que meus estudantes pudessem produzir os seus vídeos, trabalhei durante o curso de conversação alguns temas para que pudesse facilitar a produção deles.

Quadro 9 - Etapa da Pesquisa

Sequência dos Procedimentos de geração e coleta de dados

Tema: Comida típica

1º Fase: Foco na revisão dos conteúdos

➢ Dar informações sobre alimentos e bebidas;

➢ Expressar gostos e preferências sobre alimentos e bebidas; ➢ Descrever um prato e os ingredientes que o compõe; Obs: Relacionado às necessidades da área de Hotelaria. 2º Fase: ênfase na elaboração das fotos narradas.

➢ Elaboração das Fotos Narradas/Vídeos elaborados pelos estudantes brasileiros e paraguaios.

Fonte: elaborado pela pesquisadora

É importante ressaltar que, por se tratar de um curso de conversação com dois grupos diferentes de Ensino de Espanhol para Fins Específicos, nossas produções estão dentro dos temas de interesse das duas áreas, pois, como disse anteriormente, os temas foram escolhidos por eles e contemplou as duas áreas.