• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTO PARA SUBSTITUIÇÃO DE APARELHOS DE APOIO

13 SUBSTITUIÇÃO DE APARELHOS DE APOIO

13.1 PROCEDIMENTO PARA SUBSTITUIÇÃO DE APARELHOS DE APOIO

Para a substituição dos aparelhos de apoio devem ser computados os seguintes serviços:

REFERÊNCIA MATERIAL OU SERVIÇO UNID.

COT. 03 Elevação de estruturas para substituição de aparelho de apoio com a

utilização de macaco hidráulico und 0307731 - SICRO Aparelho de apoio de neoprene fretado para estruturas moldadas no

local - fornecimento e instalação dm³ 3806402 - SICRO Limpeza em superfície de concreto com jateamento d'água sob

pressão m²

1108059 - SICRO Microconcreto para reparos e grouteamento m³

Os quantitativos referentes aos consoles são apresentados no projeto de Geometria e Armaduras Consoles na planta 05. O procedimento para a Limpeza encontra-se descrito no capítulo 3.3. A especificações para a aceitação dos aparelhos de apoio está descrita no capítulo 13.2.

Os aparelhos de apoio de elastômero, mais conhecidos como aparelhos de apoio de Neoprene, são constituídos de um bloco de elastômero vulcanizado, que pode ser reforçado por uma ou mais chapas de aço, aparelho fretado, ou não, aparelho de apoio de elastômero simples, conforme definido em projeto.

Os aparelhos de apoio de Neoprene fretado são constituídos de chapas finas de aço, quimicamente aderidas ao elastômero durante a vulcanização e são regulamentados pela NBR 9783.

O tipo e o posicionamento dos aparelhos de apoio, bem como sua locação em planta devem atender às especificações de projeto. O paralelismo dos substratos de apoio superior e inferior deve ser verificado e assegurado.

A interface de contato dos aparelhos de apoio com a estrutura deve ser mantida limpa.Para a troca dos aparelhos de apoio danificados devem ser seguidas as seguintes etapas:

– Execução do encunhamento conforme plantas do projeto executivo; – Colocação dos macacos na carga especificada;

– Executar o procedimento em uma linha de apoio por vez; – Remoção do aparelho de apoio existente;

– Regularização da face inferior da viga e face superior do pilar onde o aparelho de apoio existente encontrava-se em contato;

– Colocação do novo aparelho de apoio na posição especificada em projeto; – Remoção dos macacos.

Objetivo

Definir os critérios que orientam a execução, aceitação e medição além dos cuidados básicos necessários para procedimentos de substituição dos aparelhos de apoio comprometidos.

Definição

Os aparelhos de apoio são elementos de vinculação que associam as peças estruturais e permitem as mobilidades relativas previstas entre estas que podem ser, conforme o caso, translação, rotação ou ambas.

Material e equipamentos

Os materiais utilizados para substituição devem obedecer as especificações para os Aparelhos de Apoio de Neoprene.

Os equipamentos hidráulicos a serem utilizados devem seguir o especificado na memória de cálculo e plantas do projto, conforme imagem abaixo:

Devem ser apresentados os laudos de aferição de todos os equipamentos para macaqueamento da estrutura. Deve ser prevista a manutenção de equipamentos de reserva na obra, para substituição em caso de pane.

Execução

A substituição deve ser feita de acordo com projeto executivo

O tráfego deve ser desviado antes do início dos serviços, só podendo retornar após a conclusão dos serviços.

Condições e recomendações:

a) O procedimento exige operações de macaqueamento;

b) Deve ser dada atenção especial à disponibilidade física de posicionamento dos macacos;

c) Os aparelhos devem ser posicionados de modo a manter contato nas faces superior e inferior na totalidade da sua superfície. Deve ser observada a existência de substrato de apoio plano, horizontal e regularizado;

d) é obrigatório que as juntas estejam limpas antes do início dos procedimentos de macaqueamento;

e) Os equipamentos de macaqueamento devem ser interligados por um circuito hidráulico de modo a garantir uniformidade nas pressões aplicadas a cada macaco;

f) O carregamento deve aplicado lentamente, com aumento uniforme e constante da pressão;

g) À medida que a estrutura se destaque do apoio, devem ser inseridos calços ou equipamentos de auto-travamento de modo a evitar acidentes causados por eventual perda de pressão;

h) Toda a operação de macaqueamento deve ser controlada por instrumentação dos deslocamentos para confirmação da uniformidade de movimentação e para garantir que os deslocamentos estejam de acordo com as previsões indicadas no projeto;

i) Após a substituição dos aparelhos de apoio, a operação deve se dar de modo inverso, com retirada gradual dos calços, e diminuição lenta, uniforme e constante das pressões até que a estrutura esteja perfeitamente posicionada sobre os novos aparelhos;

ser limpo, para evitar eventuais bloqueios físicos que comprometam a mobilidade e funcionalidade dos vínculos.

Controle

O controle, exercido pela fiscalização, deve se ater às qualidades físicas dos dispositivos industrializados e na verificação da conformidade com as definições de projeto.

Aceitação

A aceitação do serviço deve ser efetivada se todos os itens de controle das ET’s correspondentes, foram atendidos.

Controle ambiental

Os procedimentos de controle ambiental referem-se à segurança viária. A seguir são apresentados os cuidados e providências para proteção do meio ambiente a serem observados no decorrer da substituição de aparelhos de apoio.

- Deve ser implantada a sinalização de alerta e de segurança de acordo com as normas pertinentes aos serviços;

- O material descartado deve ser removido para locais apropriados, definido pela fiscalização, de forma a preservar as condições ambientais;

- é proibido o lançamento da água de lavagem das betoneiras na drenagem superficial e em corpos d’águas. A lavagem só deve ser executada nos locais pré- definidos e aprovados pela fiscalização;

- é obrigatório o uso de EPI, equipamentos de proteção individual, pelos funcionários

Critérios de medição e pagamento

Os preços unitários são preços para atividade completa, incluindo todas as operações necessárias, mobilização e desmobilização, fornecimento e transporte de materiais, equipamentos, mão-de-obra e insumos.

Composição do preço unitário para substituição de aparelho de apoio: Punit = Pm + Ps;

Pm = Preço dos aparelhos de um apoio - por unidade;

Ps = Preço atribuído aos serviços operacionais e macaqueamentos - por unidade. Os serviços são faturados pagos após execução, a partir do preço unitário apresentado, e após o aceite formal dos serviços pela fiscalização através de apresentação de atestado de garantia e qualidade dos materiais.

Documentos relacionados