• Nenhum resultado encontrado

Relembrando a questão da pesquisa

Como os professores do 1º ciclo do ensino fundamental, que participaram do projeto Dom da Palavra – uma intervenção de formação continuada baseada na Pedagogia Waldorf – analisaram as contribuições à sua prática pedagógica proporcionadas pelos conceitos e práticas propostos.

Número de participantes e de avaliações.

Nos cinco municípios onde o projeto se realizou, participaram 125 professores – considerando os que concluíram o curso com mais de 70% de presença – e 102 estiveram presentes nos dias em que se fizeram as avaliações do curso, representando 81,6% dos participantes.

4.7.1 - Aspectos a serem analisados

• Aplicabilidade das práticas propostas a) O cumprimento individual aos alunos

b) O uso pedagógico de atividades rítmicas e artísticas c) A organização rítmica da aula e a prática pedagógica d) A avaliação dos temperamentos

• Impactos dos conceitos propostos:

a) O estímulo à reflexão sobre o desenvolvimento humano e a atuação do professor

Faremos uma análise de cada um destes aspectos, e em seguida apresentaremos o material coletado que serviu de base para a mesma.

4.7.2 - Recorte realizado

Conforme informamos em 4.4, esta pesquisa foi realizada a partir de intervenções já desenvolvidas, e os dados disponíveis para análise não obedecem a um padrão metodologicamente planejado para este fim. Para adequa-los, fizemos um recorte selecionando para análise apenas os depoimentos e as perguntas cujas respostas representam indicadores que atendam à questão da pesquisa.

Lembramos também que o projeto Dom da Palavra, que estamos analisando, é composto por dois módulos, o 1º (quadro 17) planejado para ser realizado no primeiro semestre, e o 2º (quadro 18) planejado para ser realizado no segundo semestre. Ocorre que os dados disponíveis para análise do projeto realizado nos municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra, Embu Guaçu e Timburi, referem-se apenas ao 1º módulo, com cerca de 30 horas de aula. No município de Itapecerica da Serra, tanto em 2004 como em 2005, foi realizado também o 2º módulo, mas não foi feita na época uma avaliação desta etapa do projeto. Em São Paulo, foi um módulo menor por ter sido trabalho voluntário. Em Embu Guaçu e Timburi, o projeto teve início no segundo semestre de 2008 com o primeiro módulo, mas não houve recursos para sua continuidade em 2009. Já no município de Espírito Santo do Turvo, o projeto estendeu-se por 3 anos.

Assim, optamos por analisar o material disponível dividindo-o em dois grupos. Sobre cada aspecto analisado, apresentaremos primeiro o material relativo ao grupo 1, coletado nos quatro municípios em que as avaliações se referem apenas ao 1º módulo do PDP (30 horas aula), e em sequência o material relativo grupo 2, coletado em Espírito Santo do Turvo, onde a duração do projeto foi de três anos (200 horas aula).

Veja os indicadores selecionados:

Indicadores quantitativos do grupo 1

Análise de 52 avaliações com 4 perguntas fechadas, apresentadas abaixo, realizadas durante o PDP em Itapecerica da Serra - 2004 e 2005, e que nos deram informações quantitativas, correspondendo a 50.98% do total das avaliações realizadas:

1. Você conseguiu aplicar com seus alunos alguma das técnicas pedagógicas abaixo?

Exercícios com ritmo Declamação de poemas

Realização de uma aula trimembrada Avaliação do temperamento de um aluno

2. Você acha que estas práticas ajudam a tornar suas aulas mais interessantes para os alunos e mais produtivas?

Sim Não

Não foi possível avaliar

3. Você acha que alguma destas práticas pode ser aplicada em seu trabalho cotidiano?

Sim Não

Não foi possível avaliar

4. Em caso positivo, quais delas?

Indicadores qualitativos do grupo 1

1º) Análise de 14 avaliações compostas por textos/depoimentos livres, sendo 12 escritos por participantes do módulo realizado em São Paulo - 2004, e 2 escritos por participantes do módulo realizado em Embu Guaçu - 2008.

2º) Análise de 82 avaliações compostas por respostas a perguntas abertas, sendo 52 realizadas com os participantes dos módulos de Itapecerica da Serra - 2004 e 2005, 19 realizadas com os participantes do módulo de Embu Guaçu - 2008 e 11 com participantes do módulo de Timburi - 2008. As perguntas foram as seguintes:

Itapecerica da Serra - 2004 e 2005

• Informe o que você considerou mais interessante neste projeto até o momento.

• Outros comentários.

Embu Guaçu - 2008 e Timburi – 2008

• O curso veio ao encontro de suas expectativas? Explique.

• O que você pôde extrair do curso para usar em seu dia a dia? Exemplifique. • Comente a dinâmica dos módulos, pontuando o que foi bom, e o que gostaria

de complementar ou aprofundar.

3º) Análise de 17 depoimentos gravados em vídeo, sendo 2 de participantes do PDP em São Paulo - 2004, e 15 de participantes em Itapecerica da Serra – 2004.

Indicadores do grupo 2 – apenas qualitativos

4º) Quatro avaliações realizadas com professoras a partir de perguntas abertas em questionário detalhado, respondido em entrevista gravada, com participantes dos módulos realizados em Espírito Santo do Turvo – 2006 a 2008. Fizemos um recorte, selecionando as perguntas relacionadas aos temas que foram comuns aos módulos realizados nos outros municípios. Isto porque, neste caso, como o projeto durou três anos, os professores tiveram experiência, de acompanhar a classe e de realizar o ensino em épocas, que os participantes nos demais municípios não tiveram. As perguntas selecionadas são abertas, e foram:

• Como foi a experiência de cumprimentar as crianças na porta da sala de aula?

• Como foi, para você, trabalhar com a visão de organizar o ritmo na aula? • Isso teve alguma influência na disciplina das crianças?

• Que habilidades que você acha que as artes desenvolvem em seus alunos? • Além da questão intelectual, quais as habilidades que você acha importante

que seus alunos desenvolvam na escola?

• Que você achou de aprender sobre os temperamentos?

• Como você sentiu o trabalho com as festas escolares – Páscoa, São João, São Miguel e Natal – no ritmo da escola, para as crianças?

• Essa forma de ensinar, com arte, ritmo, festas escolares, ajudou a melhorar o relacionamento com os pais, trazer mais os pais para a escola?

• O projeto Dom da Palavra, que influenciou o trabalho de vocês, influenciou também o relacionamento entre os alunos?

• Quais você acha que são as principais diferenças entre você como professora há três anos atrás, e você como professora hoje?

• De que forma você acha que os professores deveriam ser formados? Imagine uma mensagem que você quisesse mandar para aqueles que são

responsáveis pela formação de professores.

Observação: Todos os textos analisados estão disponíveis no ANEXO A.

CAPÍTULO 5

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DOM DA PALAVRA