• Nenhum resultado encontrado

Os dados do primeiro questionário foram divididos em dois grupos distintos: dados referentes aos professores em formação inicial (participantes que se encontravam no primeiro ano da graduação), e dados relativos aos professores em formação continuada (cursavam pós-graduação ou eram graduadas em Letras). O objetivo dessa divisão se justifica pelo fato de os participantes apresentarem maturidade acadêmica distinta, uma vez que os alunos cursando a graduação ainda não tinham tido contato com teorias relativas a área de ensino e aprendizagem de línguas. Já as professoras em formação continuada, por outro lado, tiveram contato com essas teorias ao longo de sua graduação e, desse modo, apresentaram perspectivas muito diferentes sobre assuntos

relevantes para esta pesquisa, assim justificamos essa divisão. Os alunos do curso de extensão, ou seja, os professores em formação inicial e continuada, foram a única fonte de dados desta pesquisa.

Para responder a primeira pergunta de pesquisa- Como os princípios teóricos subjacentes

ao PBT são materializados por professores de línguas em formação inicial e continuada ao elaborarem atividades baseadas neste planejamento ao final de um curso de extensão? - foram

analisadas as atividades elaboradas pelos professores em formação, a partir dos critérios definidores de tarefas apresentados e selecionados na fundamentação teórica desta pesquisa. Em seguida, esses dados foram comparados com a apresentação oral (gravada e transcrita) da atividade realizada pelos próprios professores durante o curso de extensão. Cada aspecto do enunciado das tarefas propostas foi analisado por meio da comparação com os critérios definidores selecionados, e também a fim de verificar se o enunciado da tarefa era compatível com o objetivo do “elaborador”. Assim, foi preciso também analisar os aspectos mencionados em suas apresentações orais. Além disso, após a leitura do questionário respondido pelos professores foi possível observar suas percepções sobre a realização de atividades em contexto de aula de línguas. Esses dados foram relevantes para investigar as possíveis influências das experiências vivenciadas pelos professores em formação nas tarefas elaboradas, além de contribuírem para a resposta da primeira pergunta da pesquisa.

Os dados provenientes da entrevista foram interpretados e categorizados com objetivo de melhor compreender as concepções dos nossos participantes de pesquisa sobre tarefa, após a participação no curso de extensão. Ademais, os dados gerados a partir das aulas gravadas em vídeo e áudio foram transcritos e comparados com as respostas da entrevista. Assim, foi possível responder à segunda pergunta de pesquisa- “Quais concepções os professores apresentaram ao

final do curso sobre os princípios teóricos do PBT?”. Alguns dos relatos em sala de aula foram

considerados por nós dados muitos relevantes, pois, foi possível verificar, com a comparação das respostas da entrevista, como o curso de extensão pode ter influenciado ou não na maneira como compreenderam a noção de tarefas e as consequências dessa compreensão para elaboração das mesmas.

O quadro a seguir apresenta uma síntese da metodologia de pesquisa abordada nesta seção:

Quadro 3 – Resumo da metodologia da pesquisa

Contexto Curso de extensão sobre elaboração de atividades comunicativas

Participantes Professores em formação.

FI: Eduardo, Jorge, Manuela e Vivian FC: Aline, Carla e Gabriela

Instrumento de coleta e geração de dados Questionário Entrevista

Gravação e transcrição das aulas do curso Atividades elaboradas pelos professores FI e FC

Objetivo Analisar de que maneiras os professores em

formação materializaram os princípios do PBT ao elaborarem atividades (tarefas) ao final do curso; Melhor compreender quais as concepções dos professores em formação a respeito do PBT após a participação no curso;

Perguntas de pesquisa 1. Como os princípios teóricos subjacentes ao

PBT são materializados por professores de línguas em formação inicial e continuada ao elaborarem atividades baseadas nesse planejamento ao final de um curso de extensão?

2. Quais concepções os professores apresentaram ao final do curso sobre os princípios teóricos do PBT?

Procedimentos de análise Análise e categorização dos dados

A seguir, apresentamos os resultados obtidos por meio da análise dos dados que foram triangulados e cotejados com os princípios teóricos que fundamentam este estudo.

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

Neste capítulo, o intuito é o de apresentar os resultados da análise e a discussão dos dados da nossa investigação, juntamente com aporte teórico apresentado anteriormente no primeiro capítulo desta dissertação. Nosso objetivo primordial era o de responder as duas grandes perguntas norteadoras desta pesquisa, sendo:

1. Como os princípios teóricos subjacentes ao PBT são materializados por professores de línguas em formação inicial e continuada ao elaborarem atividades baseadas nesse planejamento ao final de um curso de extensão?

2. Quais concepções os professores apresentaram ao final do curso sobre os princípios teóricos do PBT?

Assim, o capítulo está dividido em duas seções. A primeira apresenta uma análise das atividades elaboradas pelos professores em formação a partir dos critérios definidores de tarefa, provenientes da fundamentação teórica. Buscamos, com essa análise, verificar se as atividades podem ou não serem consideradas tarefas. Para isso, comparamos a proposta de tarefa (seu enunciado) com a explicação apresentada pelos professores no último dia do curso de extensão. Ainda nessa seção, procuramos elencar dificuldades e benefícios apontados pelos professores participantes com relação à elaboração de tarefas, pois o nosso objetivo é o de melhor compreender as influências e caminhos percorridos no seu processo de elaboração. Na segunda seção, buscamos melhor compreender as concepções dos professores FI e FC sobre o PBT após a participação no curso. E, por fim, ao final da seção, comparamos as concepções apresentadas com as tarefas elaboradas por eles.

No quadro a seguir, apresentamos as subcategorias e os referidos instrumentos utilizados para análise em cada uma delas.

QUADRO 4: Síntese das subcategorias e instrumentos utilizados na análise.

SUBCATEGORIAS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA

ANÁLISE 4.1.1 Análise das atividades (tarefas)

elaboradas pelos professores em formação inicial.

Comparação de relatos durante o curso de extensão com a versão escrita da tarefa elaborada

4.1.2 Análise das atividades (tarefas) elaboradas pelas professoras em formação continuada.

Comparação de relatos durante o curso de extensão com a versão escrita da tarefa elaborada

4.1.3.1 Percepções de atividades dos professores em formação inicial

Questionário e Entrevista

4.1.3.2 Percepções de atividades dos professores em formação continuada

Questionário e Entrevista

4.1.4 Elaboração de atividades: dificuldades e contribuições.

Entrevista

4.1.5 Possíveis desafios enfrentados ao elaborar ou utilizar tarefas, apontados pelos professores FI e FC.

Entrevista

4.2.1 Concepções dos professores em formação sobre o PBT antes do curso de extensão.

Entrevista

4.2.2 Concepções dos professores em formação sobre o PBT após o curso de extensão.

Entrevista e relatos durante o curso de extensão.