• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO V OS CAMINHOS DA PESQUISA: METODOLOGIA

5 BREVE TRAJETÓRIA NA BUSCA DA CONTEXTUALIZAÇÃO E

5.6 PROCEDIMENTOS FINAIS

O conteúdo das entrevistas foi analisado com base no objetivo proposto, na problematização do tema e à luz da Teoria das Representações Sociais como, também, com autores que trabalham Leitura e Escrita e que subsidiaram teoricamente esta pesquisa.

No percurso da entrevista, não nos esquivamos das demais situações propícias a novos dados, anotando-os quando assim achávamos necessário, nem de prestar atenção aos materiais utilizados como cadernos, livros, textos, procurando verificar os seus objetivos e procedimentos pretendidos o que,

certamente, poderiam revelar-nos a perspectiva de leitura e escrita subjacente à prática do professor.

Ressaltamos que as perguntas que fizeram parte da entrevista semi- estruturada foram reaproveitadas no questionário, visto a pesquisadora, depois de analisar o posicionamento daqueles professores quanto às entrevistas realizadas, perceber a importância de mais escuta sobre os pontos abordados. Portanto, o questionário contém as perguntas que fizeram parte da entrevista.

As entrevistas transcritas encaminharam-nos para a identificação de muitas evidências. Contudo, objetivando restringirmo-nos ao proposto, detivemo-nos nas respostas da entrevista e do questionário, pelos 149 professores, organizando- as em categorias para simplificar a nossa análise e facilitar o encaminhamento da redação da tese de forma mais didática.

Num segundo momento, após o término das entrevistas, iniciamos uma leitura cuidadosa do segundo instrumento a ser aplicado: um questionário (Apêndice B) constituído de alguns dados de identificação e questões abertas e fechadas, interrogando sobre as representações sociais dos professores de Educação de Jovens e Adultos sobre leitura e escrita.

Optamos por este tipo de instrumento por oportunizar a livre expressão de pensamento e por obter informações que exigiam reflexão acerca do tema proposto. Em dias marcados pela coordenação das escolas, para reuniões semanais, reunimo- nos com os professores que ali compareceram, numa sala reservada para esse encontro, e entregamo-lhes o questionário, explicando o motivo daquela visita. Quando requisitados para tirar alguma dúvida, estávamos ali, de prontidão. A coleta de dados foi feita com a garantia prévia do anonimato.

Cento e onze pessoas estiveram em todas as reuniões, dentre as quais duas entregaram o questionário em branco. A primeira parte do questionário consta dos dados dos sujeitos da pesquisa como, sexo, idade, formação, disciplina que lecionam, tempo de serviço e rede de ensino, permitindo traçar o perfil dos entrevistados. A segunda parte do questionário contém as respostas sobre o trabalho e as representações dos professores sobre leitura e escrita; e a terceira e última parte os professores escrevem sobre sua história enquanto leitores e escritores.

109

Com o intuito de facilitar a análise e a redação dessa tese, de forma mais didática, transcrevemos as respostas identificando muitas evidências que nos levaram a organizar as questões em categorias.

O primeiro agrupamento destaca a informação pessoal e profissional dos professores de Educação de Jovens e Adultos (Quadro 1).

Sexo Idade Formação

Tempo de profissão

Rede de ensino a qual pertence

Nome da instituição de ensino médio ou superior que freqüentou Quadro 1 - Formação pessoal e profissional.

O segundo agrupamento enfatiza a atualização docente, dos professores de Educação de Jovens e Adultos, na sua prática (Quadro 2).

Quanto tempo trabalha com educação de jovens e adultos?

Realização de cursos de atualização ou aperfeiçoamento de leitura e escrita, nos últimos cursos de capacitação efetuados.

Caso sua resposta seja afirmativa indique o nome do curso. Em que ano cursou?

Instituição ofertante

Quadro 2 - Atualização docente.

O terceiro agrupamento destaca a sua prática pedagógica na sala de aula quanto ao processo de realização da leitura e da escrita (Quadro 3).

De que forma você trabalha a leitura com seus alunos? De que forma você trabalha a escrita?

A escola oferece-lhe condições de trabalhar a leitura e a escrita da forma que gostaria?

Caso contrário, o que está faltando para que isso aconteça?

Qual a sua representação sobre o seu trabalho como professor de leitura e escrita em EJA?

Visão sobre a escola que trabalha.

O quarto agrupamento evidencia as representações dos professores sobre leitura e escrita (Quadro 4).

Qual a sua representação sobre leitura? Qual a sua representação sobre escrita?

Qual o objetivo do ensino de leitura para você? O que seus alunos escrevem?

Quantas vezes por semana você solicita que seus alunos produzam redações? O que seus alunos lêem?

Você acredita que os professores das diversas áreas de ensino trabalham a leitura e a escrita?

Explique como.

Existem meios que podemos utilizar para melhorar a situação dos alunos com relação a leitura e a escrita?

Quais são esses meios?

O que as pessoas estão lendo ultimamente?

Qual a representação que você faz dos seus alunos enquanto leitores? Qual a representação que você faz dos seus alunos enquanto escritores?

Quadro 4 - Representação dos professores sobre leitura e escrita.

O quinto agrupamento salienta a concepção do professor de Educação de Jovens e Adultos sobre local de trabalho e educação (Quadro 5).

Qual a sua visão em relação à escola em que trabalha? Compara a educação atual com a antiga?

Quais diferenças pode perceber entre a educação atual e a antiga?

Quadro 5 - Concepção sobre local de trabalho e educação.

Por fim, o sexto agrupamento evidencia a história do professor enquanto leitor e escritor (Quadro 6).

Como foi seu envolvimento com a leitura e a escrita? Por que você decidiu ser professor?

Que tipo de livro você está lendo?

Você considera que teve uma infância rica em leitura?

Seus pais ou alguém da sua convivência diária eram leitores? Quem influenciou você a ser leitor?

Na sua adolescência você fazia leituras espontâneas?

Que tipo de livro sua escola ou universidade solicitava para leitura? Você tem o hábito de escrever?

Gostaria de participar de um grupo de leitura?

111

Dessas categorizações e das idéias mais ou menos claras das posições teóricas do estudo, partimos para trabalhar o material acumulado, buscando destacar os principais achados da pesquisa.

Muitos desafios surgiram. Mas, na nossa interação constante com os professores, com os orientadores e com as referências bibliográficas, encontramos reforços para avançar.

5.7 SOBRE A ESCOLHA DO CENÁRIO – AS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Documentos relacionados