• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II Currículo e Enriquecimento Curricular

3. Procedimentos Metodológicos

O critério que presidiu à escolha dos contextos de investigação foi a diversidade, dois contextos diferentes na situação geográfica: dois municípios diferentes do mesmo distrito; diferentes na localização: um espaço rural e um espaço urbano; diferentes na amplitude de recepção de crianças: um centro educativo que recebe as crianças de várias localidades e uma escola que recebe crianças da área de residência; diferentes na oferta das actividades de enriquecimento curricular.

A diversidade de oportunidades e circunstâncias compromete distintos quotidianos infantis, aos quais as crianças não são alheias e dos quais elas farão uma gestão diferente.

A Voz das Crianças – Uma análise das Actividades de Enriquecimento Curricular

81 3.2. CARACTERIZAÇÃO DOS CONTEXTOS

A Escola Verde43 pertence a um Agrupamento de Escolas do Distrito de Viseu, situado a sudoeste do distrito. O concelho ao qual pertence é relativamente pequeno, com cerca de 112 Km2 de área e 12 500 habitantes. Encontrando-se situado em meio rural, na zona sul do município, abrange três das nove freguesias que o constituem. A Escola Verde é um centro educativo que resultou da desactivação de 7 escolas do 1.º CEB. Cerca de 100 crianças, das 127 que a frequentam, são transportadas em transportes colectivos contratados pela autarquia.

A escola Verde tem uma área total de 13.025,00 m2, sendo constituída por: seis salas de aula, uma sala de expressão plástica, uma sala de informática, uma sala de educação musical, uma biblioteca, uma sala de professores, quatro instalações sanitárias, um refeitório, uma cantina e um ginásio. Todas as salas têm um quadro interactivo e ligação à internet. Possui, ainda, espaço de recreio ao ar livre e um campo relvado sintético.

As 127 crianças estão distribuídas por 7 turmas: 2 turmas do 1.º ano, 1 turma do 2.º ano, 2 turmas do 3.º ano e 2 turmas do 4.º ano.

A Escola Azul44 pertence a um Agrupamento de Escolas de Viseu, situando-se a oeste da cidade. A escola Azul é uma de duas escolas que pertencem a uma freguesia do perímetro urbano. É uma escola do Plano Centenário, constituída por seis salas de aula e instalações sanitárias. Possui espaço de recreio ao ar livre. Todas as salas têm ligação à internet, mas apenas quatro têm computador.

O serviço de almoço e ATL funciona numa parte de um edifício externo à escola, a cerca de 100m desta, cedido à Associação de Pais em situação de empréstimo, estando uma das salas destinada a refeitório.

As 132 crianças que frequentam a escola Azul estão distribuídas por 6 turmas: 1 turma do 1.º ano, 2 turmas do 2.º ano, 1 turma do 3.º ano e 2 turmas do 4.º ano e são transportadas para e da escola pelos próprios pais e familiares.

43 Para salvaguardar o anonimato e a confidencialidade da escola e das crianças envolvidas, atribuiu-se

este pseudónimo à escola em questão. O nome “Verde” deriva da localização da escola, uma escola situada num extenso espaço de mata, num um meio rural.

44 Para salvaguardar o anonimato e a confidencialidade da escola e das crianças envolvidas, atribuiu-se

A Voz das Crianças – Uma análise das Actividades de Enriquecimento Curricular

82 3.3. CARACTERIZAÇÃO DOS ACTORES

Os actores da investigação, alunos do 1.º CEB, têm entre 6 e 11 anos.

Nesta investigação optou-se por envolver todas as crianças que frequentam as AEC, em ambas as escolas. Tal opção resultou de entender as representações que as crianças de cada contexto fazem das AEC, em função das vivências dos seus quotidianos e não de uma escolha selectiva definida como amostra, sob pena de não considerarmos situações importantes que ficassem aleatoriamente excluídas. Mais do que a representatividade, interessa a percepção total das crianças de cada escola específica.

Com o objectivo de salvaguardar a confidencialidade e privacidade das crianças, foi atribuído a cada uma um nome fictício, relacionado com figuras e heróis da fantasia. Tal como referem Lüdke & André (2003), esta é uma medida para manter o anonimato dos intervenientes, assim como a ausência a qualquer referência que os possa identificar.

Todas as crianças da escola Verde frequentam estas actividades. São 127 crianças no total, a quem lhes foi reconhecido o estatuto de actores sociais e parceiros neste estudo.

O facto de a grande maioria das crianças ser de localidades diferentes daquela onde está situada a escola Verde, e por isso serem transportadas pela autarquia, e haver uma flexibilização de horários em que as AEC figuram entre as actividades curriculares, determina uma frequência de 100% das crianças nestas actividades.

No caso da escola Azul, das 132 crianças que a frequentam, apenas 104 estão em Actividades de Enriquecimento Curricular. Para tal contribui o facto de as AEC funcionarem após o período de actividades curriculares, o que possibilita a livre escolha dos pais face à permanência dos seus filhos nestas actividades, como refere o Mickey “eu ando só na música e nunca quis ir para casa em vez de ir para a música” (3.º ano, escola Azul, TL).

Outro factor que contribui para uma frequência mais baixa relativamente à escola Verde é a existência de vários ATL’s (Actividades de Tempos Livres) e academias de estudos com outras ofertas educativas e com maior cobertura horária, quer diária, quer anual, estando em funcionamento nas interrupções lectivas. A escola Azul possui um alargamento de horário até às 19h, em tempo lectivo, gerido pela Associação

A Voz das Crianças – Uma análise das Actividades de Enriquecimento Curricular

83 de Pais e que funciona num edifício externo ao espaço escolar, distante desta cerca de

100m.

3.4. AS AEC NAS ESCOLAS

Na escola Verde as AEC existentes são a Música, Actividade Física, Inglês e Apoio ao Estudo, estas duas últimas de oferta obrigatória em todas as escolas. A Música é realizada na sala de música, a Actividade Física é no ginásio ou no campo e as restantes na sala de aula da turma.

Na escola Azul existe Expressões, Música, Actividade Física, Inglês e Apoio ao Estudo como AEC. As actividades são todas realizadas na sala de aula da turma, à excepção da Actividade Física que é feita no recreio ou, quando está a chover, no pavilhão onde funciona o ATL e almoço.