• Nenhum resultado encontrado

Os procedimentos metodológicos estão relacionados com o delinear, o modo como se procederá à pesquisa. O pesquisador deve apresentar o conjunto de procedimentos metodológicos que será utilizado para a realização da pesquisa (RODRIGUES, 2006, p. 166). Como forma de abordagem neste estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa, o método estudo de caso. Tendo em vista que dela faz parte à obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo.

A pesquisa qualitativa é uma atividade situada que localiza o observador no mundo. Consiste em um conjunto de práticas materiais e interpretativas que dão visibilidade ao mundo (DENZIN & LINCOLN, 2007). No caso deste estudo, em que envolvem aspectos subjetivos, como a percepção de servidores a respeito da qualidade de vida no trabalho, este tipo de abordagem parece melhor se adequar.

Os estudos de pesquisa qualitativa diferem entre si quanto ao método, à forma e aos objetivos. Godoy (1995) ressalta a diversidade existente entre os trabalhos qualitativos e enumera um conjunto de características essenciais capazes de identificar uma pesquisa desse tipo, a saber:

1- O ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumental fundamental;

2- O caráter descritivo;

3- O significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida como preocupação do investigador;

4- Enfoque indutivo.

Desta forma estas características configuram este projeto ora apresentado, funcionando como orientadores da sua conduta metodológica.

Godoy (1995) aponta existência de, pelo menos, três diferentes possibilidades oferecidas pela abordagem qualitativa: a pesquisa documental, o estudo de caso e a etnografia. Nesta pesquisa utilizaremos o método do estudo de caso, na medida em que concentraremos a investigação em uma unidade específica da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Pernambuco, a Gerência Regional Recife Norte.

De uma forma geral, o método de estudo de caso é utilizado nas pesquisas a serem realizadas em diversas áreas: sociais, psicologia, comportamento organizacional, administração, entre outros. Para Stake (1988), o estudo de caso não é uma escolha

metodológica, mas fundamentalmente, à escolha de um determinado objeto a ser estudado, que pode ser uma pessoa, um programa, uma instituição, uma empresa ou um determinado grupo de pessoas que compartilham o mesmo ambiente e a mesma experiência (GODOY

et.al, 2010, p. 119).

Sharan B. Merriam (1988) se refere ao estudo de caso qualitativo como uma descrição (holística e intensiva) de um fenômeno bem delimitado, o interesse do pesquisador está mais voltado à compreensão dos processos sociais que ocorrem num determinado contexto do que as relações estabelecidas entre variáveis (GODOY, et.al, 2010, p. 119).

Para Yin (1989), o estudo de caso é uma forma de se fazer pesquisa empírica ao investigar um fenômeno atual dentro de seu contexto de vida-real, onde as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas (GODOY et. al, 2010, p. 122).

Segundo Yin (1989), a preferência pelo uso do Estudo de Caso deve ser dada quando do estudo de eventos contemporâneos, em situações onde os comportamentos relevantes não podem ser manipulados, mas onde é possível se fazer observações diretas e entrevistas sistemáticas. Apesar de ter pontos em comum com o método histórico, o Estudo de Caso se caracteriza pela “... capacidade de lidar com uma completa variedade de evidências – documentos, artefatos, entrevistas e observações” (BRESSAN, 2000).

O método de Estudo de Caso tem como objetivos capturar o esquema de referência e a definição da situação de um dado participante, permitir um exame detalhado do processo organizacional e esclarecer aqueles fatores particulares ao caso que podem levar a um maior entendimento da causalidade (BRESSAN, 2000).

Essas especificidades e considerações sobre o estudo de caso orientaram o desenvolvimento da presente pesquisa, permitindo-nos explorar de forma variada, as dimensões do objeto de investigação dentro de sua realidade histórica e social. O caso selecionado parece-nos ser representativo de outros casos análogos, por considerarmos como típico de um conjunto mais amplo do qual se torna o representante que pode melhor ajudar a estudar como as Políticas Públicas de Recursos Humanos na Secretaria de Educação de Pernambuco influenciam a Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores da Gerência Regional de Educação Recife Norte.

A Gerência Regional de Educação Recife Norte, que serviu como campo de estudo, encontra-se localizada no bairro de Santo Amaro, onde é responsável diretamente por 82 Escolas Estaduais e 234 Escolas Particulares, possuindo 95 servidores efetivos na sua sede, fazendo parte da amostra para coleta de dados os servidores efetivos que possuam três anos ou mais na Rede Pública Estadual de Educação. Foi delimitado na amostra os servidores efetivos

e o mínimo de anos no serviço público considerando que os mesmos já terem finalizado o estágio probatório e terem vivenciado as políticas desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

A investigação foi desenvolvida utilizando como coleta de dados observações e entrevistas semiestruturadas. Considera-se que a observação tem um papel essencial no estudo de caso qualitativo, pois é por meio dela que se podem apreender aparências, eventos e/ou comportamentos (GODOY, 2010).

Por sua vez, a observação possibilita um contato com a estrutura e funcionamento do campo empírico, favorecendo melhor compreensão da realidade pesquisada. Consiste em uma técnica de coleta de dados a partir da observação e do registro, de forma direta, do fenômeno ou fato estudado. Pode ser realizada individualmente, em equipe, na vida real, em laboratório, de modo participante e de modo não participante (RODRIGUES, 2006, p. 92-93).

A técnica da observação frequentemente é combinada com a entrevista. A entrevista é um instrumento bastante adequado para obtenção de informações acercam do que as pessoas sabem, creem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram, bem como acerca de suas explicações ou razões. Ela permite correlações e esclarecimentos, visando à obtenção de aspectos relevantes ao tema pesquisado. Neste estudo optou-se por utilizar de entrevista semiestruturada, tendo em vista que a mesma tem como objetivo principal compreender os significados que os entrevistados atribuem às questões e situações relativas ao tema de interesse e a compreensão do mundo do entrevistado e as elaborações que ele usa para fundamentar suas opiniões e crenças (GODOY, 2010, p. 134).

Segundo Flick (2009) a relevância da entrevista semiestruturada é que diferentes tipos de questões permitem aos pesquisadores lidarem de forma mais clara com as pressuposições que levam para a entrevista em relação aos pontos de vista do entrevistado (FLICK, 2009, p. 153). As entrevistas semiestruturadas são elaboradas com perguntas abertas e fechadas, o pesquisador deve seguir um conjunto de questões previamente definidas, mas possui a oportunidade de discutir sobre o assunto estudado acrescentando novas perguntas durante a entrevista, como também esclarecer ao entrevistado algo que não tenha sido entendido pelo mesmo, para que os objetivos desejados sejam alcançados.

As entrevistas se deram no período de 10.04.13 a 19.04.13, utilizou-se o roteiro de entrevista (anexo 1), baseado nas oito dimensões do Modelo de Walton (1973) e três perguntas direcionadas a percepção dos servidores sobre a QVT, buscando atender aos objetivos específicos: identificar a percepção dos servidores da Gerencia Regional Recife

Norte em relação à qualidade de vida no trabalho e descrever ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco sobre a Qualidade de Vida no Trabalho.

Posteriormente, uma análise de conteúdo foi utilizada como método de análise dos dados coletados, descrevendo as etapas e analisando as condições que as formatam.

A análise de conteúdo é um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, através de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo de mensagens indicadores (quantitativos ou não) que permitam inferir conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) dessas mensagens (BARDIN, 1979, p. 31).

Esta análise permitiu extrair tendências claras e empreender um estudo minucioso do conteúdo referente ao material coletado. A análise de conteúdo aplica-se a grande diversidade de materiais e permite abordar uma variedade de objetos de investigação, podendo assim usá- la no estudo de caso. Através desta análise as categorias vão sendo escolhidas e organizadas, para que o pesquisador possa proceder à classificação das unidades e enfocar- lhes à disposição das etapas por vir (LAVILLE & DIONE, 1999). Segue abaixo Quadro 6 que demonstra para melhor entendimento relação entre o objetivo específico, a método de coleta e a fonte de dados utilizada neste estudo.

Quadro 6- Objetivos Específicos x Características de QVT

Objetivo Específico Met. de Coleta Fonte de dados

Levantar as Políticas Públicas de Recursos Humanos da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Pesquisa através de documentos oficiais e estudos realizados sobre as Políticas Públicas de Educação em Pernambuco.

Pesquisa através de documentos oficiais e estudos realizados sobre as Políticas Públicas de Educação em Pernambuco. Identificar a percepção dos

servidores da Gerencia Regional Recife Norte em relação à qualidade de vida no trabalho.

Observações e entrevistas semi– estruturadas.

Campo de estudo: GRE Recife Norte, Servidores Efetivos e estudo sobre as dimensões de QVT segundo Walton.

Descrever ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco sobre a Qualidade de Vida no Trabalho.

Entrevistas semi–estruturadas e pesquisa sobre ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco referente à QVT.

Servidores efetivos e pesquisa sobre ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco referente à QVT.

Relacionar as Políticas Públicas de Recursos Humanos da Secretaria de Educação de Pernambuco com as dimensões da QVT conforme modelo de Walton, segundo os funcionários da GRE Recife Norte.

Entrevistas semi–estruturadas e estudo sobre QVT segundo Walton.

Servidores efetivos e sobre QVT segundo Walton

Após, analisar o percurso do processo das leituras, embasamento teórico, observação, entrevistas, foi feita considerações procurando sintetizar os principais achados da pesquisa, levantando questionamentos e proposições que sejam propulsores de novas discussões, como também fornecer a Secretaria de Educação de Pernambuco um diagnóstico sobre a Qualidade de Vida no Trabalho dos funcionários da Gerência Regional Recife Norte a partir das políticas públicas de Recursos Humanos, que proporcione novas práticas mais aderentes à realidade dos funcionários da SEE no que se refere à QVT.

Documentos relacionados