• Nenhum resultado encontrado

No início de 2012 buscou-se no site da CAPES editais disponíveis que possuíssem recursos financeiros e de incentivo à realização de um projeto para estender e ampliar a pesquisa

a campo. O projeto, então, foi inscrito no Edital do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Assuntos Estratégicos de Interesse Nacional - Pró-Estratégia - via endereço eletrônico (CAPES, 2013). Em julho do mesmo ano o projeto foi aprovado pela CAPES, sendo formada uma equipe de pesquisadores e conduzido em consonância com os temas centrais das pesquisas de cada mestrando e doutorando.

Os recursos para início do projeto foram liberados em Janeiro de 2013, sendo utilizados em missões de pesquisa, para custear despesas de locação de equipamentos e compra de material de uso e consumo, para as análises de campo e análises laboratoriais necessárias para constituir a base de dados do projeto como um todo.

A coleta dos dados iniciou-se pela internet a partir de uma pesquisa exploratória no website da ABAM, especificamente na opção ‘lista de associados’. No endereço eletrônico mencionado, há uma divisão entre indústrias de máquinas e equipamentos e indústrias de amido, farinha e fécula - fecularias. Optou-se, pelas indústrias de amido, farinha e fécula, considerando o caráter da ecoinovação, especialmente ao que se refere a avaliação dos resultados de biodigestores anaeróbios. A partir desse levantamento, foi possível organizar e classificar por Unidade Federativa (UF) todas as indústrias do segmento associadas à ABAM, conforme já demonstrado na Figura 17, ampliando-se a população para as indústrias associadas ao SIMP. Após os contatos realizados com as empresas para viabilizar as pesquisas de campo, chegou-se às três fecularias que se dispuseram e nas quais os dados foram coletados.

A medida em que o projeto se desenvolvia no âmbito de cada pesquisa - dissertações, artigos científicos e desta tese - foram acontecendo visitas para acompanhamento in loco, observações do grupo de pesquisadores e coleta dos dados primários desta pesquisa que foram originados de entrevistas semiestruturadas iniciadas no segundo semestre de 2013 e finalizadas em abril de 1015, compostas por questões formuladas na forma de um roteiro, permitindo flexibilidade e agregação de fatores eventualmente não contemplados inicialmente e, principalmente, para definição e aplicação dos indicadores selecionados para alimentação do Modelo INOVA-tec System Modificado, conforme detalhado mais adiante.

De acordo com Richardson (1999) o modelo de entrevistas semiestruturado é utilizado para descobrir que aspectos de determinado experimento produzem mudanças, trazendo as informações requeridas e relevantes ao estudo, de acordo com o entendimento dos entrevistados.

As entrevistas foram realizadas com os responsáveis pelo projeto na Planotec - Srª Kharolyn e Sr. Eduardo - e com os gestores de funções diretamente ligadas a inovações em sustentabilidade ambiental escolhidos em função do seu envolvimento direto com a implantação da tecnologia de biodigestores. Uma das características comuns entre as empresas estudadas é a simplicidade da estrutura organizacional, com poucas áreas e níveis hierárquicos, fazendo com que os entrevistados fossem, invariavelmente, o diretor/gerente industrial ou um dos proprietários.

Os dados secundários serviram para a contextualização e para a fundamentação teórica do tema, e foram obtidos por pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, documental e base de dados do Pró-Estratégia.

Creswell (2010) esclareceu que as pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, proporcionar visão geral, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.

De acordo com Godoy (2006, p.61-64) a pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, consiste no esforço do pesquisador em realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema a ser investigado, “[...] sendo desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e trabalhos científicos”. Todo e qualquer tipo de pesquisa necessita dessa etapa para fortalecer o conhecimento sobre o tema de investigação. Esse levantamento bibliográfico pode ser tanto de fontes escritas, como jornais, revistas, livros, artigos e teses, como de fontes orais: rádio, filmes, programas de televisão, vídeos documentados e conferências.

A pesquisa documental fundamenta-se em material que deve receber um tratamento analítico, tais como documentos e bases de dados oficiais de órgãos governamentais, de pesquisa entidades de classe, reportagens especializadas e relatórios/documentos internos das empresas dentre outros. As maiores dificuldades na utilização da pesquisa documental dizem respeito à característica de que muitos documentos não foram produzidos com o propósito de fornecer informação ou, ainda, por não constituírem amostras representativas (Creswell, 2010).

Para o aprofundamento das análises de dados foram observadas as recomendações de Miles e Huberman (1994) para que, na medida em que os dados vão sendo levantados, a análise ocorra concomitantemente, mesmo que ainda seja uma análise superficial, para identificar necessidades de aprofundamento e de complementação com novos dados, além de permitir que os primeiros relatórios interpretativos sejam produzidos pelo pesquisador. Segundo os autores, é

comum que os dados iniciais ainda não representem a essência do fenômeno estudado, e se não houver o aprofundamento - idas e vindas - a qualidade e/ou o prazo de desenvolvimento do estudo podem ser comprometidos.

Tudo aquilo que foi coletado, tais como anotações, observações, gravações, fotos, filmagens, conversas etc., deve ser transcrito/codificado, pois é uma fonte adicional para o entendimento e o reforço dos dados brutos.

Os procedimentos definidos por Yin (2005) também foram aplicados nesta etapa do estudo, a saber:

1. Cada relatório de entrevista foi analisado e comparado em relação a outros entrevistados, salientando-se pontos convergentes e divergentes;

2. Com o mesmo propósito e também para que fossem identificadas peculiaridades relevantes ao estudo, os relatórios finais de cada empresa foram analisados entre si;

3. A análise dos dados também foi efetuada por meio do cruzamento das informações coletadas nas fontes de evidência propostas com as implicações teóricas estudadas, visando verificar o atendimento dos objetivos do trabalho, acrescida dos dados secundários;

4. Após analisados, os relatórios do estudo de caso serviram de base principal para o tratamento dos dados, análises, conclusões e recomendações.