• Nenhum resultado encontrado

3. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

3.2 Método

3.2.4 Procedimentos para coleta de dados

Para a elaboração deste projeto de pesquisa, foi realizado um levantamento teórico em bases de dados científicos sobre o assunto abordado, com a intenção de compreender o pensar dos profissionais fisioterapeutas acerca de atendimento interdisciplinar/humanizado aos pacientes com deficiência física no ambiente de UTI. Houve o contato inicial com o local para a coleta de dados, a fim de apresentar a proposta e os motivos da escolha do ambiente da Instituição para a realização da pesquisa, pois a pesquisadora faz parte de equipe de trabalho.

Seguindo os princípios éticos de pesquisa com seres humanos, foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie o projeto de dissertação com os modelos das Cartas de Informação e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido à Instituição de realização e aos

participantes da pesquisa.

Após o recebimento da Carta de Aprovação do Comitê de Ética (processo CEP n°1405/10/2011 e certificado CAAE 0099.0.272000-11), o projeto e a carta de informação foram enviados à Instituição para autorização dos responsáveis legais (Anexos A e B). Para explicação formal da pesquisa, foi feita reunião com o superintendente e coordenador da equipe, evidenciando os objetivos e procedimento a ser realizado.

A aplicação do questionário foi feita em ambiente calmo, isolado da UTI, em sala especialmente reservada para ministrar aulas, porém dentro do complexo hospitalar, com tempo suficiente para responder o questionário e sem interferir no atendimento prestado aos pacientes. As informações levantadas no questionário envolvem a questão da deficiência, atendimento interdisciplinar/humanizado entre profissionais e para com o paciente, além do questionamento final a respeito da importância de se ter encontros temáticos a fim de instigar a reflexão sobre estes assuntos e melhorar sua atuação.

Foram elaborados três questionários distintos:

 Questionário A: aplicado aos fisioterapeutas pós-graduandos concluintes (grupo concluinte), que iniciaram o curso no início de 2011, incluindo ainda mais duas questões: uma referente aos encontros temáticos/atuação humanizada, e outra sobre o aprofundar do conhecimento de atendimento profissional/humanizado. Total: 7 questões (Anexo C).

 Questionário B: aplicado aos fisioterapeutas pós-graduandos iniciantes (grupo iniciante) em Fevereiro de 2012, com as questões básicas do questionário. Total: 5 questões (Anexo D).

 Questionário C: aplicado nos mesmos fisioterapeutas que responderam o questionário B, após quatro meses dos encontros temáticos, composto dos itens I a V e mais: quais os aspectos que podem interferir no atendimento humanizado e se a sua atuação técnico/humanizada foi mais prontamente aperfeiçoada devido à participação dos encontros temáticos. Total: 7 questões (Anexo E).

Ainda em relação à aplicação dos questionários, foi feita através de contato direto, o pesquisador pode explicar e discutir os objetivos da pesquisa e do questionário e responder eventuais dúvidas que os entrevistados tinham em certas

perguntas, sempre com cuidado para não colocar o ponto de vista aos participantes da coleta de dados.

Os dez pós-graduandos que fizeram parte do grupo concluinte apenas responderam o questionário (A), não participaram de encontros temáticos e que estavam terminando a pós-graduação; e dez pós-graduandos do grupo iniciante que responderam o questionário (B), participaram de encontros temáticos sobre humanização em início de curso e responderam ao questionário (C) após quatro meses de estágio.

 Primeira etapa

Para o grupo concluinte foi aplicado o questionário A para os fisioterapeutas que estavam terminando o curso de especialização, com o intuito de averiguar seus conhecimentos acerca do trabalho interdisciplinar/técnico/humanizado prestado às pessoas com deficiência física adquirida em ambiente de UTI, sendo que estes não receberam orientação formal a respeito de trabalho interdisciplinar e humanizado, apenas adquiriram conhecimento através da própria experiência e observação. Esse grupo é formado por dez fisioterapeutas que iniciaram o curso em Fevereiro de 2011 e terminaram em Fevereiro de 2012.

 Segunda etapa

Para o grupo iniciante foi aplicado o questionário B ao novo grupo de fisioterapeutas com início da pós-graduação em Fevereiro de 2012, logo na primeira quinzena do mês vigente.

No início de curso, período considerado de ambientação da rotina, foram realizados encontros temáticos com o intuito de proporcionar visão mais integral e humanista dos profissionais. Foram cinco encontros com duração de uma hora e meia, realizados na própria instituição em ambiente adequado para ministrar aulas.

Com o intuito de trazer a visão de humanização/interdisciplinaridade no trabalho da UTI, foram convidados diversos profissionais que compõem a equipe a apresentar os temas elencados. Desta forma, a pesquisadora ministrou apenas um encontro.

Ao final de cada encontro temático, houve a presença de um profissional a dar seu parecer sobre o tema abordado, incluindo a importância da fisioterapia dentro da equipe da UTI.

 Terceira etapa

A aplicação do questionário C para os fisioterapeutas do grupo iniciante foi realizada quatro meses após período de encontros temáticos e de atuação do estágio no ambiente de UTI.

No início da primeira e da segunda etapa, foi feita uma apresentação do projeto em questão e em seguida o convite para participar da pesquisa. Após o aceite e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, a aplicação do questionário foi realizada pela própria pesquisadora.

A pesquisa ofereceu risco mínimo moral, físico ou material aos entrevistados, uma vez que: o sigilo das informações de todos os participantes foi garantido; só participaram da entrevista aqueles que compreenderam o procedimento e objetivos da pesquisa acadêmica para fins de conhecimento científico e que consistiu em responder questionário; todos os participantes da pesquisa tomaram conhecimento antecipado de que a participação é voluntária, sem remuneração e que poderiam desistir de participar a qualquer momento, mesmo depois de iniciado ou finalizado o questionamento; as pessoas incluídas no estudo foram informadas de que os dados obtidos foram utilizados para fins exclusivos dessa pesquisa e que a pesquisa só teve prosseguimento somente após a autorização por escrito das mesmas.

Também fornecida uma cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado aos participantes da pesquisa.

Por ocasião do relatório final da pesquisa, foi feita uma devolutiva à instituição de realização e aos participantes da mesma.

Documentos relacionados